1 - Festival realiza chamada de voluntários para comunidades UFSJ e IF Sudeste MG

 
O 32º Inverno Cultural UFSJ recebe, de 6 de março a 3 de abril de 2020, propostas voluntárias de participação entre as comunidades internas da UFSJ e IF Sudeste-MG, especialmente as oriundas de projetos e programas de artes e extensão. Neste ano, o festival será de 18 a 26 de julho de 2020 em São João del-Rei/MG.
 
As ações podem ser desenvolvidas por servidores, funcionários e/ou estudantes das instituições convidadas a participar do festival. Os interessados podem apresentar oficinas, contação de histórias, exposições de artes visuais, espetáculos de artes cênicas, apresentações musicais, performances poéticas, vivências literárias, ateliês livres, espetáculos e vivências direcionados ao público infantil e mostra de cinema infantil, dentre outras atividades culturais. As propostas serão avaliadas pelas comissões de seleção e coordenações de áreas do Inverno Cultural, divididas entre Artes Cênicas, Artes Visuais, Arte Educação, Música e Literatura.
 
As atividades ocorrerão de forma descentralizada por praças e bairros, espaços culturais, museus e os campi da UFSJ em São João del-Rei. A ideia é proporcionar um circuito de vivência pela e na cidade por meio da arte e cultura. A chamada visa abrir espaço, principalmente, para aos servidores da UFSJ, os quais não podem participar do edital para a seleção de atrações remuneradas do festival, conforme as restrições da Lei 8.666/93 (Artigo 9º, inciso III).
 
Os critérios de seleção das propostas voluntárias se dividem em três: criatividade, originalidade e qualidade da proposta; adequação ao formato do evento (espaços disponíveis, diversidade de públicos atingidos, relação com a temática); e viabilidade técnica e orçamentária da proposta, considerando a reduzida demanda por infraestrutura e materiais. O resultado da seleção será divulgado no dia 17 de abril, no site do Inverno Cultural.
 
A temática do 32º Inverno Cultural UFSJ inspira-se na prática cômica ritualística do sacerdote do riso “Hotxuá”, da etnia indígena Krahô, do norte do Tocantins, para problematizar a alegria como elemento-base da sociedade, em que o brincar e fazer rir constituem-se como práticas necessárias para o estabelecimento de laços, harmonia, equilíbrio social e resistência. Ao assumirem suas contradições, os palhaços sagrados atuam com o corpo e tornam-se como conhecedores de si por transgredirem e transitarem entre as dicotomias do mundo. Nesse sentido, alegria, riso e humor, intensificados pela força dos povos originários que habitam nosso Brasil, poderiam ser formas disruptivas e meios capazes de afirmar a vida.
 
As inscrições podem ser feitas deste formulário on-line.
 
 

2 - Pós em Artes Cênicas convida para defesa de dissertação

 
O Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) convida a comunidade acadêmica para a defesa da dissertação "Teatro da Caravana Siga Bem, Diversão, Educação, Criticidade", do mestrando Josemir Medeiros da Silva. 
 
Quando:13 de março de 2020, às 14h. 
Onde:Sala 2.11 - campus Tancredo Neves (CTan).
Banca: professores doutores Carina Maria Guimarães Moreira, Mônica de Ávila Todaro, Berilo Luigi Deiró Nosella e Alberto Ferreira da Rocha Júnior - suplente. 
 
 

3 - Defesa de dissertação da Pós em Ciência da Computação

 
O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) convida a comunidade acadêmica para a defesa da dissertação "An Adaptive and Distributed Traffic Management System for Vehicular ad-hoc Networks", do mestrando Thiago da Silva Gomides.
 
Quando: 13 de março de 2020, às 14h.
Onde: Departamento de Computação (DComp) - campus Tancredo Neves (CTan). 
Banca: Daniel Ludovico Guidoni (orientador/PPGCC/UFSJ), Fernanda Sumika Hojo de Souza (PPGCC/UFSJ), Robson Eduardo De Grande (Brock University), João Guilherme Maia de Menezes (UFMG) e Felipe Domingos da Cunha (PUC/MG).
 
 

4 - Pós em Bioquímica e Biologia Molecular convida para qualificação de tese

 
O Programa Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM) convida toda comunidade acadêmica para o Seminário de Qualificação da Tese “Análise histológica e proteômica de larvas de Culex quinquefasciatus em resposta à xenobióticos", da doutoranda Lorena Sales Ferreira.
 
Quando: 24 de março de 2020, às 15h.
Onde: Sala 302, Bloco C - campus Centro-Oeste Dona Lindu.               
Banca: professores doutores Hérica de Lima Santos (orientador/CCO/UFSJ), Hélio Batista dos Santos (CCO/UFSJ), Luciana Alves Rodrigues dos Santos Lima (CCO/UFSJ) e Helder Magno Silva Valadares - suplente (CCO/UFSJ)

Última atualização: 12/03/2020