1 - Progp oferece atendimento psicológico para servidores

 
Em continuidade às ações de enfrentamento da pandemia do Coronavírus, a Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progp) comunica aos servidores docentes e técnico-administrativos a oferta de serviço de atendimento psicológico na modalidade virtual durante o período do isolamento social.
 
Informamos abaixo, de forma sucinta as características deste serviço:
 
I) Para quem é ofertado?
 
Docentes e técnico-administrativos de toda a UFSJ, lotados em todos os campi.
 
II) Quem é o profissional? 
 
Ráfel Maciel, psicólogo do trabalho da PROGP ; Formado pela PUCMG e especialista em Psicologia do Trabalho. Trabalhou como técnico concursado na Cemig e UFTM , além de clínicas particulares.
 
III) Como acontece? 
 
Sessões semanais, de cerca de 1 hora, em horário comercial. A conexão será feita via Skype. A duração do atendimento, a depender do pactuado com o servidor poderá ser de até 6 meses.
 
IV) Quais os objetivos? 
 
Lidar com o isolamento social; lidar com possíveis sintomas de estresse e ansiedade; administrar possíveis dificuldades inerentes ao trabalho remoto na UFSJ; adquirir controle emocional frente ao risco de contágio pela Covid-19; trabalhar fatores psicológicos que impactem no trabalho na UFSJ; trabalhar outras demandas diversas relatadas pelo servidor.
 
V) Quais as regras que norteiam o trabalho? 
 
Sigilo profissional; empatia; ética; comprometimento; prevenção do adoecimento; postura profissional amoral, imparcial e respeitosa.
 
VI) Técnica utilizada: psicodinâmica breve
 
VII) Como contactar? 
 
Exclusivamente pelo e mail rafel@ ufsj.edu.br. Marcação de forma prática, sem maiores dificuldades.
 
Observação geral: A UFSJ parte da premissa de que a saúde mental de seus servidores e estudantes e primordial, sendo que o delicado momento que estamos atravessando impacta psicologicamente as pessoas, que por consequência, afeta também ao trabalho na Universidade. Portanto, cuidar da saúde mental é  também cuidar do nosso trabalho.
 
 

2 - Proae lança tira-dúvidas sobre o auxílio-emergencial do Governo

 
A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) lançou cartilha com esclarecimentos sobre o auxílio-emergencial que será pago pelo Governo Federal durante três meses.  
 
Um dos pontos abordados são os estudantes que recebem auxílio da Proae. Caso preencham os requisitos para solicitar o auxílio-emergencial, também poderão solicitar o recebimento dos R$ 600 que serão pagos por três meses. 
 
Onde baixar o aplicativo
 
App Store, Google Play e site da Caixa.
 
 

3 - Covid-19: UFSJ cria cartilha com informações para gestantes e puérperas

 
As professoras doutoras Luciana Netto e Vânia Oliveira, do Curso de Enfermagem da UFSJ, em Divinópolis (MG), produziram e estão lançando a cartilha "Pandemia do Coronavírus (Covid-19): Recomendações para Gestantes e Puérperas". A publicação virtual traz informações sobre a pandemia e destina-se a um público que, apesar de não ser considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como grupo de risco, merece atenção especial: as mulheres grávidas e as puérperas, ou seja, aquelas que tiveram partos recentes.
 
A cartilha foi produzida durante o isolamento social da pandemia, a partir de um trabalho colaborativo pela internet. As professoras participam de um grupo de pesquisa e coordenam dois programas de extensão - "NASCER" e "Roda Viva", voltados para a "Saúde da Mulher", em Divinópolis (MG).  
 
Neste trabalho, elas contaram com a participação de estudantes e docentes do Curso de Enfermagem. A publicação, de 78 páginas, traz, na primeira parte, informações gerais sobre o novo coronavírus, com destaque para as suas formas de transmissão e cuidados preventivos para evitar a contaminação; e, na segunda, trata de assuntos mais específicos, relacionados às gestantes e puérperas, como os cuidados no pré-natal, no parto e na amamentação. Todas as informações disponíveis são baseadas em evidências científicas, consultadas em fontes citadas ao final da cartilha.
 
Segundo a professora Luciana, a ideia de se produzir a cartilha surgiu tão logo a mídia começou a tratar incessantemente do tema. "Percebemos que havia muita informação disponível nas diversas fontes oficiais e em todas as mídias, mas poucos materiais específicos para as gestantes", afirma a professora.
 
Ela explica ainda que "apesar delas não serem consideradas do grupo de risco, estudos mostram que as grávidas podem ter maior risco de doença grave em comparação com a população geral, devido às mudanças fisiológicas que ocorrem durante a gravidez, constituindo um estado de imunossupressão relativa em comparação com a população". A opção foi, com os recursos e condições disponíveis, produzir um material de informações seguras, de leitura mais agradável e didática, com ilustrações retiradas dos sites pesquisados.
 
Recomendações
 
A cartilha traz inúmeras recomendações para o público-alvo. Entre elas, Luciana destaca que a grávida deve continuar o pré-natal iniciado, mantendo sempre contato telefônico com o profissional ou a unidade de saúde, buscando evitar comparecer em locais de atendimento público. 
 
O cuidado deve ser redobrado para as que enfrentam gravidez de alto risco. Neste caso, a professora recomenda que estas devem estar sempre em contato com a equipe que as atendem no PNAR (pré-natal de alto-risco). "Ficar em casa é fundamental, mas se tiver que sair para vacinar contra a gripe (H1N1), é importante que a gestante use a máscara e mantenha distância de dois metros dos demais usuários do serviço de saúde", adverte.
 
Para as que deram à luz, além da suspensão das visitas ao recém-nascido pelo isolamento social, Luciana orienta manter a amamentação e o uso de máscara facial, cobrindo completamente nariz e boca ao amamentar, e lavar sempre as mãos ao lidar com o recém-nascido, antes e depois do contato físico.
 
A Covid-19 tem gerado insegurança em muitas gestantes e puérperas, intensificada pelo isolamento social, por isso foi elaborado esse material para que esse público possa conhecer mais a doença, suas formas de prevenção e cuidados. "Para que mamãe e bebê possam enfrentar essa situação com mais segurança, paciência, e tranquilidade", finaliza a professora Luciana Netto.
 
 

4 - Projeto de extensão oferece curso online gratuito durante pandemia

 
Entre os dias 20 e 29 de abril, o projeto de extensão Semeando o Empreendedorismo vai oferecer curso online gratuito de empreendedorismo a alunos do Ensino Médio. Os interessados devem se inscrever pelo link do Formulário Google e consultar o edital.
 
O curso ofertado está no site do Semeando o Empreendedorismo, criado exclusivamente para abrigar as ações do projeto durante a quarentena. O conteúdo será dividido em aulas expositivas, aplicação de questionários e dinâmicas. Serão oito aulas de uma hora cada, em horário a ser combinado com os alunos inscritos. O curso já havia tido edições anteriores nas escolas estaduais Amélia Passos e Doutor Garcia de Lima, e na Associação Comercial e Industrial de São João del-Rei.
 
A estudante de Engenharia Mecânica Alice Cunha, integrante do projeto, diz ser importante dar continuidade ao curso, mesmo que a distância. “Além de manter os alunos ocupados e produtivos durante esse período, o curso estimula a busca de conhecimento e soluções para problemas do dia a dia”, explica.
 
O site do projeto também engloba cursos de empreendedorismo e finanças de outras plataformas, como Fundação Getúlio Vargas, Sebrae e Senai, todas com serviços 100% gratuitos durante o isolamento. “O intuito do site é oferecer soluções para empreendedores que estão passando por dificuldades nesse período, por meio de cursos direcionados para cada tipo de empreendedor”, completa Alice.
 
Semeando o Empreendedorismo
 
O projeto de extensão tem como objetivo promover a conscientização e desenvolvimento de habilidades empreendedoras na região de São João del-Rei, amparado em estratégias de atuação centradas na pessoa. As ações do projeto proporcionam uma experiência personalizada de acordo com o contexto e necessidades da comunidade.
 
 

5 - Revista Repertório abre chamada para publicação de trabalhos

 
A Revista Repertório, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), abriu chamada para a publicação de textos na sua 35ª edição, que vai discutir a dramaturgia em seu campo expandido na contemporaneidade. Interessados devem submeter seus trabalhos até o dia 29 de maio, pelo portal seer da UFBA. A edição está programada para dezembro deste ano.
 
Os trabalhos devem ser inéditos e de pesquisa avançada, para o que devem contar com um doutor ou doutorando como co-autor. As modalidades aceitas são artigo, ensaio, entrevista, resenha ou texto teatral.
 
De acordo com o edital, os trabalhos podem se encaixar em três seções: Em foco, com textos que abordem conteúdos relativos à temática central da edição; Persona, para textos desenvolvidos em torno de uma personalidade das Artes Cênicas, que pode ou não estar vinculada ao tema central do número; e Repertório livre, que abriga textos com temática à escolha do autor.
 
O objetivo dessa edição é estabelecer diálogos com o conceito de dramaturgia na cena contemporânea. De acordo com os editores, autores que têm realizado “pesquisas empíricas em torno da prática dramatúrgica” estão convidados para “articular reflexões críticas sobre suas pesquisas e produções atuais, a fim de evidenciarem os desenvolvimentos da atividade dramatúrgica na contemporaneidade.”
 
Mais informações, acesse o portal da Repertório.

Última atualização: 18/04/2020