1 - UFSM e UFMG solicitam colaboração para pesquisa sobre percepção do coronavírus

 
Pesquisadores das universidades de Minas Gerais (UFMG) e de Santa Maria (UFSM) realizam, neste momento, a pesquisa “Percepção da Pandemia do Coronavírus”. A coleta de informações será feita por meio deste formulário, que pode ser acessado e preenchido por servidores e estudantes. 
 
A equipe ressalta que a pesquisa foi aprovada pelo Conselho Nacional de Ética em Pesquisa e, portanto, atende às recomendações éticas e as informações fornecidas têm sua privacidade garantida.
 
 

2 - UNE e ANPG lançam plataforma Ciência Salva Vidas

 
A União Nacional dos Estudantes (UNE) e a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) lançaram, semana passada, o site Ciência Salva Vidas. O objetivo da plataforma é mapear as instituições públicas de Ensino Superior que vêm desenvolvendo iniciativas contra o novo coronavírus, no intuito de facilitar estratégias de financiamento, além de divulgar as ações de cada universidade.
 
Para contribuir, os interessados podem fazer doações pela plataforma de arrecadação Vakinha, pelo Pagseguro ou ainda realizar um depósito bancário na conta da UNE. O valor arrecadado, de acordo com o site, será usado na subvenção de projetos e ações em desenvolvimento, como a distribuição de cestas básicas e produtos de higiene para a população de rua e famílias que estejam sem renda no momento, o que será feito a partir da doação dos recursos para associações de moradores de rua e movimentos da periferia. Os recursos e materiais serão destinados ao Estado de origem de cada doador.
 
De acordo com o levantamento feito pela UNE e pela ANPG, já são 36 instituições públicas de Ensino Superior trabalhando no combate à pandemia. Dentre as ações destacadas, estão a produção de álcool em gel, máscaras, testes para a Covid-19, softwares de monitoramento de infectados e coleta de dados, bem como a produção e manutenção de respiradores pulmonares.
 
 

3 - Curso de Farmácia cria projeto para informar sobre a Covid-19

 
O Núcleo de Ensino e Pesquisa em Farmácia Clínica (NEPeFaC) da UFSJ criou o Projeto Covid na Rádio. A iniciativa pretende disseminar informações técnicas e científicas em linguagem acessível aos ouvintes de rádios e aos internautas, sejam de municípios mineiros, sejam de outras localidades.
 
Na produção, estão envolvidos 10 profissionais da área de Farmácia, entre docentes, mestrandos e estudantes de graduação. Os membros do NEPeFaC são responsáveis pela elaboração, revisão e formatação do material.
 
Segundo o professor André Baldoni, um dos coordenadores do projeto, a iniciativa “surgiu da necessidade social de a universidade pública ajudar o Brasil neste momento tão importante, e da necessidade de veicular informações em um meio de comunicação” (o rádio) que, a depender do perfil do usuário, tem um alcance maior do que as redes sociais.
 
Nessa primeira etapa, o projeto se realiza em cinco rádios - quatro comerciais, nas cidades de Carmo de Cajuru, e uma na cidade de Itaúna. A proposta, entretanto, é convidar todas as 432 rádios FM do Estado de Minas Gerais a participar do projeto.
 
Interessados em aderir ao Covid no Rádio devem entrar em contato pelos seguintes e-mails: andrebaldoni@ufsj.edu.br, marianapereira@ufsj.edu.br ou nepefac@gmail.com.
 

Última atualização: 23/04/2020