1 - Matéria excluída para republicação

 
2 - Projeto do CCO divulga informação contra fake news
 
Idealizado pelos estudantes do curso de Medicina Ana Luísa Souki Parreira e Pedro Bergamini, sob coordenação do professor Hygor Kleber Cabral Silva, do Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO), o Projeto CCOnversando Saúde tem por objetivo divulgar informações sobre o novo coronavírus, em oposição à onda de fake news que se levanta diariamente nos meios de comunicação. A série foca na produção de conteúdos transmídia.
 
De acordo com Ana Luísa, “o projeto é uma oportunidade que temos de fazer o conhecimento circular para além do meio científico.” As conversas sobre saúde adotam também formatos contemporâneos, caso do podcast 5 minutos em saúde, disponível pelo Soundcloud na plataforma Linktree, que reúne 13 episódios, no quais profissionais de diferentes especialidades falam sobre a pandemia e seus efeitos em várias frentes. O grupo ainda vai desenvolver uma série de vídeos educativos, a serem veiculados no canal do projeto no Youtube.
 
Para o coordenador do projeto, essa iniciativa será levada adiante, num momento pós pandemia, devido à necessidade de discutir temas relacionados à saúde de forma educativa. “É fundamental que a produção de Ciência não fique somente dentro dos muros da Universidade. Um de nossos maiores desafios é dialogar com a população, prestar serviços voluntários e tirar dúvidas quanto a temas importantes para a saúde.”
 
Para informações e sugestões, acesse: @cconversandosaude.ufsj.
 
 

3 - Nota da Andifes sobre cortes de adicionais ocupacionais

 
iante da aprovação de parecer (0038/2020/DECOR/CGU/AGU) por parte do Advogado Geral da União que torna vinculante o entendimento de que deve ser obrigatoriamente cumprido pelos gestores (inclusive reitores das IFES) o teor da IN 28 do Ministério da Economia a respeito da suspensão do pagamento de adicionais ocupacionais durante o período de pandemia, a Andifes vem a público, como já havia feito antes na forma de ofícios ao MEC, para externar a sua mais profunda crítica e contrariedade.
 
Em primeiro lugar, pelo equívoco jurídico ocorrido na referida IN 28 (já apontado pelo Departamento de Consultoria da Procuradoria Geral Federal em seu Parecer 0026/2020), que ignora o alcance da expressão “efetivo exercício” de funções (Decreto-Lei 1.873/1981, art. 4o) que abrange, por exemplo, situações de licenças para tratamento de saúde ou em decorrência de acidente em serviço, dentre tantas outras situações de excepcionalidade. Os afastamentos de serviço em função da calamidade pública decorrente da pandemia, declarada por lei, são claramente discriminados.
 
Em segundo lugar, pela particular injustiça com aqueles trabalhadores que têm suas trajetórias marcadas pela exposição a fatores adversos que sempre justificaram o recebimento de adicionais funcionais – sobretudo os da área da pesquisa e da saúde, que hoje talvez sejam os mais necessários no nosso contexto de emergência – e que hoje, por razões que determinam o seu exercício do trabalho de modo remoto que são alheias às suas vontades, são tolhidos do recebimento de parte de suas remunerações e injustamente discriminados com outros trabalhadores.
 
Em terceiro lugar, em vista da desconsideração por este imenso contingente de trabalhadores das IFES, docentes e técnicos, pela incômoda sensação de desamparo governamental justamente com aqueles que sempre dedicaram seus melhores esforços em favor da saúde e da pesquisa ao longo de suas atividades públicas. Justamente num momento tão delicado e difícil como o presente, o que se espera é cuidado, amparo, solidariedade, reconhecimento e atenção oficial com os seus servidores, em particular aqueles que sempre estiveram até aqui nas trincheiras em favor da ciência e da assistência de saúde.
 
Com estes servidores, os reitores das Instituições Federais de Ensino Superior se solidarizam e prestam sua homenagem.
 
Brasília, 30 de Abril de 2020
 
 

4 - Estudante de Ciências Econômicas da UFSJ desenvolve pesquisa com técnicos administrativos

 
A estudante do curso de Ciências Econômicas da UFSJ elis Gonçalves Pinto desenvolve pesquisa para a Monografia "Overeducation em uma instituição pública de ensino superior: um estudo de caso para a UFSJ" e solicita o apoio dos servidores técnico-administrativos da UFSJ no envio de informações por meio de formulário indicado abaixo. 
 
"Caros técnicos admminstrativos, este questionário faz parte de uma pesquisa referente a Monografia apresentada para obtenção de créditos da disciplina de Monografia II do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de São João del Rei. O objetivo principal da pesquisa é traçar o perfil dos servidores técnicos da UFSJ, do ponto de vista da sobre-educação e subeducação, com atenção às diferenças de perfis entre homens e mulheres. A proposta é também elencar os fatores motivacionais e conjunturais que justifiquem a 'escolha' desses servidores públicos por postos de empregos no setor público na condição de sobre-educados, além de abordar questões de discriminação sexual no ambiente de trabalho.  
 
O preenchimento deste questionário é de extrema importância para garantir uma amostra representativa, de forma a atender aos objetivos propostos na pesquisa. Agradecemos, desde já, sua disponibilidade em contribuir com a execução dessa pesquisa. O formulário pode ser acessado neste link." 
 
 

5 - Pesquisa da UFSM avalia a (in)segurança financeira em virtude da pandemia

 
Um grupo de discentes e docentes do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (PPGAP) está pesquisando a “(In)segurança Financeira em Virtude da Pandemia”. O isolamento social está trazendo consequências econômicas e financeiras para os diferentes setores da sociedade, inclusive para a vida financeira de muitas famílias. Diversos trabalhadores informais estão sem poder trabalhar, alguns trabalhadores formais tiveram a renda reduzida e outros perderam o emprego ou estão convivendo com a ameaça da demissão. 
 
Assim, o principal objetivo da pesquisa é avaliar a mudança na situação financeira dos brasileiros em função da pandemia da COVID-19.
 
Para isso, basta acessar o formulário on-line.
 
Os responsáveis pela pesquisa são o professor Leander Luiz Klein, a professora Kelmara Vieira e os discentes David Marzzoni e Fabiene Guasch do Programa de Pós-graduação em Administração Pública da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do Rio Grande do Sul.

Última atualização: 05/05/2020