1 - Projetos da UFSJ são aprovados no Pibid e Residência Pedagógica

 
A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) teve aprovados projetos no  Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e no Programa de Residência Pedagógica, ambos lançados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no início de 2020.
 
Os projetos, que serão desenvolvidos por docentes e discentes dos cursos de Licenciatura da UFSJ e envolverão estudantes e professores de escolas de educação básica de São João del-Rei, Santa Cruz de Minas e Tiradentes, contemplam as áreas de Arte (Música e Teatro), Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia e Química.
 
O Pibid e o Programa de Residência Pedagógica integram a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC). O primeiro visa proporcionar aos discentes, na primeira metade de cursos de grau acadêmico Licenciatura, uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas. 
 
Já a Residência Pedagógica tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de grau acadêmico Licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Última atualização: 07/05/2020