1 - Plataforma de estudos da UFSJ para o Enem é premiada em concurso nacional

 
O Ramo Estudantil IEEE-UFSJ lançou, nesta terça-feira, 19, plataforma on-line de assistência estudantil para alunos que estão se preparando para o Enem 2020. O projeto, recém-criado, foi vencedor do concurso Hackahome: do IEEE-UFJF para o IEEE Brasil, realizado pelo Ramo Estudantil da Universidade Federal de Juiz de Fora, e disponibiliza questões de Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Química e Redação.
 
Com a pandemia da Covid-19, as aulas do Ensino Médio nas escolas públicas de todo o país foram suspensas, alterando a rotina de aprendizado e preparação para o Exame. Por meio do fórum virtual criado pelo IEEE-UFSJ, os alunos podem fazer perguntas e abrir discussões sobre as matérias, que serão respondidas pelos voluntários do projeto. Estarão disponibilizadas também listas de exercícios, separadas por conteúdos, além de um guia vocacional, com o apoio da psicóloga Jomara Corgozinho, que preparou ebook para auxílio nessa área.
 
Filiado ao Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE), o Ramo Estudantil local conta com a orientação dos professores Erivelton Geraldo Nepomuceno, Leonidas Chaves de Resende e Wesley Peres, do Departamento de Engenharia Elétrica da UFSJ, sendo presidido por Thiago Santos, aluno do curso que coordena 17 voluntários.
 
No Hackahome, as equipes participantes deveriam propor iniciativas para soluções humanitárias, educacionais, técnicas e de gestão, que pudessem ser implementadas durante o período de quarentena. O projeto da UFSJ foi apresentado pela aluna Rízia Amaral Almeida, presidente da Women in Engineering (WiE), rede global de membros do IEEE cujo principal objetivo é encorajar o protagonismo das mulheres nas Ciências, Engenharias, Matemática e Tecnologia.
 
Thiago Santos destaca: ‘‘Buscamos cumprir nosso papel de cidadãos com essa proposta. Com o fórum on-line, pretendemos alcançar alunos que agora têm pouco ou nenhum contato com seus professores, ou que não têm internet rápida o suficiente para participar de videoaulas. Contamos com a competência do Estado para prover soluções às pessoas que não pudemos incluir.”
 
Enem 2020
Na tarde desta quarta, 20, o Ministério da Educação decidiu adiar a realização do Enem, por um período de 30 a 60 dias, sem definição de data por hora. O Exame estava previsto para os dias 1º e 8 de novembro, na versão presencial, e para os dias 22 e 29 de novembro, na versão digital.
 
A decisão veio após o Senado aprovar, por 75 votos a 1, projeto de lei que adiava a realização do Enem e demais vestibulares para ingresso no Ensino Superior. Nesta manhã, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, reconsiderou a manutenção da data, como vinha sendo defendido pelo MEC: “Diante dos recentes acontecimentos no Congresso, e conversando com líderes do Centro, sugiro que o Enem seja adiado de 30 a 60 dias. Peço que escutem os mais de quatro milhões de estudantes já inscritos para a escolha da nova data de aplicação do Exame.”
 
 

2 - Ex-aluno da UFSJ coordena primeiro voo de novo caça da FAB

 
O ex-estudante da UFSJ e engenheiro de Ensaios em Voo da Embraer, Denner Cunha, coordenou, em abril, o primeiro voo dos brasileiros com o Gripen NG, o novo caça da Força Aérea Brasileira (FAB). Denner faz parte do departamento de flight test do Projeto Gripen, firmado em 2013 entre FAB e a sueca SAAB, que selou a compra de 36 novos caças de combate para reequipar e modernizar a frota brasileira. O projeto vai envolver 350 brasileiros; 15, dos 36 caças adquiridos, serão montados no Brasil.
 
Graduado em Engenharia Mecânica pela UFSJ, Denner ingressou na instituição em 2013. Durante a graduação, fez parte do grupo PET - Materiais e Inovação Tecnológica (ligado ao projeto Trem Ki Voa Micro), além de estágios na Hochschule Merseburg, na Alemanha, e na Embraer. O jovem engenheiro considera que seu engajamento na equipe Trem Ki Voa, tetracampeã brasileira em aerodesign, foi fundamental para definir seu caminho profissional. Mesmo a UFSJ não possuindo curso de Engenharia Aeronáutica, não foi empecilho para difundir os conhecimentos da área, nem para as conquistas da equipe em competições nacionais e internacionais. ‘‘Posso dizer com propriedade que o aerodesign mudou minha vida, exercendo papel fundamental em minha formação acadêmica e futura inserção na indústria aeronáutica’’, declara.
 
Após o sucesso do primeiro ensaio de voo, os treinamentos com o Gripen continuam. A previsão é que o primeiro caça chegue ao Brasil em 2021, e o restante das aeronaves, até 2026.
 
Projeto Gripen
Superando empresas americanas (Boeing) e francesas (Dassault), o caça sueco Gripen NG foi escolhido para modernizar e reequipar a frota de jatos militares supersônicos da Força Aérea Brasileira. O acordo, negociado desde 2006, selou a compra de 36 novos caças de combate, a transferência total de tecnologia e acordos de compensação e participação da indústria nacional. O caça sueco é considerado uma das aeronaves de combate mais modernas do mercado, e deverá ser o último jato adquirido pelo governo brasileiro de um fornecedor externo.
 
O contrato firmado, no valor de 16,8 bilhões de reais, entre FAB e SAAB, prevê que quase a metade das 36 unidades encomendadas sejam fabricadas no Brasil, nas versões Gripen E (um tripulante) e Gripen F (dois tripulantes). O caça deverá ser, pelas próximas três décadas, a aeronave de superioridade aérea operada pela FAB.
 
 

3 - Pós em Geografia convida para defesa de dissertação

 
O Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeog) convidatoda a comunidade para a sessão pública de apresentação e defesa da dissertação “O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS GEOGRÁFICOS E CARTOGRÁFICOS A PARTIR DE PROCEDIMENTOS INTERGERACIONAIS, da mestranda GISA FERNANDA SIEGA ROCHA.
 
Quando: segunda-feira (25/5), às 14h30, via Google Meet.
Banca: professores doutores Silvia Elena Ventorini (orientadora/UFSJ), Paula Cristiane Strina Juliasz (UFF), Giovana Scareli (UFSJ) e Leonardo Cristian Rocha (UFSJ) - suplente.

Última atualização: 21/05/2020