1 - Reitoria garante debate amplo para ações que definem futuro da UFSJ

 
“O retorno às aulas na Universidade Federal de São João del-Rei, seja em qualquer modalidade, presencial ou por meio de atividades remotas emergenciais, só será definido depois de amplo debate com a comunidade acadêmica, e em decisão colegiada.” Foi o que garantiu, nesta terça-feira (26/5), o reitor da UFSJ, professor Marcelo Pereira de Andrade. Nesse primeiro momento, de acordo com Marcelo, o importante é a segurança e a saúde de toda a comunidade universitária. Por isso, continua em vigor a Resolução 002, de 17 de março de 2020, que suspende o calendário acadêmico da graduação e pós-graduação para os cursos presenciais.
 
Marcelo esclareceu que a questão é bastante complexa e demanda muita discussão e planejamento. Por isso, nessas duas primeiras semanas da nova gestão, Reitoria, Vice-reitoria e Pró-reitorias, em conjunto com representantes de todos os segmentos - ADUFSJ, SINDS/UFSJ E DCE/UFSJ -, iniciaram uma série de encontros, de forma remota, para tratar do contexto que estamos vivendo. “Nossa equipe conversou com estudantes, técnicos e professores. Os posicionamentos são os mais variados. Entretanto, a UFSJ só vai deliberar depois de analisar a fundo toda a conjuntura”, observou Marcelo.
 
O reitor informou que, agora, estão sendo estruturados instrumentos de sondagem junto a professores, técnicos e alunos. O objetivo é saber, em primeiro lugar, como a comunidade universitária está no cenário de pandemia. “Por isso, a participação de todos será fundamental. Os resultados vão servir para subsidiar a gestão da Universidade, nortear o debate e traçar estratégias. Antes de qualquer decisão, vamos ouvir e considerar todos os segmentos da UFSJ”, concluiu.
 
 

2 - UFSJ nomeia Comitê de Enfrentamento à Covid-19

 
Para coordenar as ações institucionais de combate à pandemia do novo coronavírus, a Reitoria da UFSJ recompôs seu comitê de crise, que conta com representantes dos segmentos docente, técnico e discente. Nas duas reuniões on-line realizadas desde o dia 15, foram estabelecidos seus objetivos, sua composição e estratégias de atuação. “Como representação consultiva pelo tempo que durar a crise pandêmica, nosso trabalho será o de integrar interlocuções”, explica a vice-reitora Rosy Maciel, que está à frente do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 UFSJ.
 
Nesse sentido, está sendo realizado o diagnóstico da situação da pandemia nos municípios onde estão localizados os campi da UFSJ, incluindo o entorno, a fim de informar a comunidade acadêmica e a sociedade sobre projetos próprios ou colaborativos, desenvolvidos para apoiar demandas das autoridades de saúde. É também objetivo do Comitê de Enfrentamento a elaboração de procedimentos sanitários que possibilitem o retorno às atividades acadêmicas e administrativas de forma segura, quando for possível.
 
O Comitê se reúne semanalmente, às sextas-feiras.
 
 

3 - Projeto de extensão promove curso de alfabetização computacional

 
Entre os dias 18 e 28 de maio, o projeto de extensão Saberes Digitais oferece curso on-line gratuito de ferramentas computacionais a alunos do Ensino Médio. O conteúdo será dividido em aulas expositivas, aplicação de questionários e dinâmicas. Ao todo, serão disponibilizadas nove aulas com uma hora de duração, em um horário a ser combinado com os alunos que fizeram sua inscrição. 
 
Em conjunto com o professor Dárlinton Carvalho, do Departamento de Ciência da Computação (Dcomp), o projeto tem como objetivo promover o contato e alfabetização digital de forma ampla da população. Tendo em vista o isolamento social, o curso está funcionando de forma totalmente virtual. 
 
A estudante de Engenharia Elétrica, Stephanie Lopes, integrante do projeto, diz ser importante dar continuidade ao curso, mesmo que no formato a distância. “Além de manter os alunos ocupados e produtivos durante esse período, o curso estimula a busca do desenvolvimento de raciocínio lógico, além de abordar as principais ferramentas computacionais utilizadas atualmente”, explica.
 
Saberes digitais
Além de promover a alfabetização computacional e o desenvolvimento de habilidades por meio da utilização de ferramentas, o projeto Saberes Digitais traz a educação computacional de forma abrangente e acessível, em razão da importância dos jovens dominarem as ferramentas e tecnologias que mudarão o jeito como eles vão fazer as atividades do dia a dia. 
 
Esta ação faz parte do conjunto apoiado pelo edital PIE-COVID-19. Caso uma pessoa tenha interesse no conteúdo, mas não tenha feito a inscrição, pode entrar em contato com a estudante através do e-mail lopesstephanie2016@gmail.com, para assim ser analisado a viabilidade de disponibilizar o material ou as aulas gravadas.
 
 

4 - Plataforma faz a divulgação de comércios e prestadores de serviços em SJDR

 
O projeto auxilia na sobrevivência dos comércios, ajudando no processo de comercialização de mercadorias
 
Devido a pandemia causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV2), a população mundial vem sofrendo uma mudança de hábitos. As restrições impostas acarretaram em uma transformação na forma em que comerciantes e prestadores de serviço realizam suas atividades.
 
Essa mudança foi sentida especialmente por empreendedores que não realizavam entregas e não tinham nenhum tipo de divulgação, principalmente on-line, impactado nas vendas. Além disso, essa mudança também representa dificuldades para os consumidores, principalmente aqueles que não estão acostumados com o serviço de entrega.
 
Pensando nisso, surgiu o Merx (antigo EntregaSJDR) com o objetivo de fazer a divulgação de comerciantes e prestadores de serviços de São João del-Rei e região. Os setores presentes na plataforma são alimentação (açougue, hortifruti e supermercado), bebidas, eletrônicos e eletrodomésticos, farmácia, papelaria, pet shop e vestuário.
 
O cadastro pode ser feito no site, preenchendo os campos com os dados do negócio, como nome, tipo de estabelecimento, telefone, contato na internet ou redes sociais, produtos e serviços oferecidos, métodos de entrega, entre outros.
 
Atualmente, a equipe conta com quatro alunos, um ex-aluno e uma professora do curso de Ciência da Computação que estão desenvolvendo a plataforma e trabalhando em sua divulgação. Cada membro da equipe trabalha de casa, em 4 diferentes cidades. Realizam, no mínimo, três encontros semanais, de forma virtual, para discutir os recursos da plataforma e o que pode ser feito para melhorar a comunicação entre os comerciantes e os consumidores.
 
O Merx está em constante desenvolvimento, por isso, ao longo do tempo novas funcionalidades poderão surgir. A iniciativa foi uma das contempladas no Programa Institucional de Auxílio ao Enfrentamento à Pandemia Covid-19, seus Impactos e Efeitos (PIE-Covid-19).
 
 

5 - Comitê de Ética do CCO retifica edital de seleção de novos membros

 
O Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos do Campus Centro-Oeste Dona Lindu (Cepco) retificou o edital de seleção de novos membros, de acordo com a seguinte distribuição: dois docentes representantes do curso de Medicina; um docente representante do curso de Farmácia; um discente representante das pós-graduação; e um representante dos servidores técnico-administrativos do CCO.
 
Os interessados devem realizar a inscrição até segunda-feira (1/6), com envio de formulário e atendimento de exigências do edital para o e-mail cepco@ufsj.edu.br
 
A eleição vai ocorrer no dia 15 de Junho de 2020, por meio de votação on-line. 
 
 

6 - Comissão Nacional de Ética em Pesquisa orienta sobre condução de pesquisas e atividade dos CEP durante a pandemia 

 
A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), do Conselho Nacional de Saúde (CNS), orienta sobre a adoção das diretrizes do Ministério da Saúde (MS) decorrentes da pandemia causada pelo Coronavírus SARS-CoV-2 (Covid-19), com o objetivo de minimizar os potenciais riscos à saúde e a integridade dos participantes de pesquisas, pesquisadores e membros dos Comitês de Ética em Pesquisa (CEP).
 
Confira o documento na íntegra
 

Última atualização: 27/05/2020