1 - Sinds promove capacitação em gestão de conflitos

 
O Sindicato dos Servidores da UFSJ (SindsUFSJ) promove, no período de 13 de julho a 7 de agosto, curso on-line de capacitação em Gestão de Conflitos e Proteção do Servidor na Universidade, destinado a técnicos em Administração, terceirizados e docentes. Serão 35 vagas em oferta, com prioridade de inscrição para filiados até a próxima sexta, 3 de julho, neste link. Demais interessados têm até o dia 10 de julho para se inscreverem.
 
O curso irá tratar das relações interpessoais entre servidores, com o intuito de aprimorar a comunicação entre categorias, incentivando a construção de canais de diálogo e de novas dinâmicas que contribuam efetivamente para a identificação e soluções de conflitos institucionais. Com início previsto para 13 de julho, o material didático da capacitação estará disponível na plataforma Moodle, as aulas virtuais agendadas às segundas e quartas, das 19h às 22h, via Google Meet, com término em 7 de agosto.
 
O coordenador do SindsUFSJ, Denílson Ronan de Carvalho, destaca que as inscrições são gratuitas mas, para dar “seguimento às ações de solidariedade a pessoas vulneráveis nesse momento dramático”, quem se inscrever pode colaborar voluntariamente, doando o valor de uma cesta básica.
 
 

2 - Geetec lança site em comemoração a 10 anos de projeto

 
O Grupo de Extensão no Ensino de Tecnologias Computacionais (Geetec), do Campus Alto Paraopeba, lançou novo site para divulgar as realizações da primeira década do projeto Aplicação de Tecnologias Computacionais no Ensino Regular. Desde 2010, o projeto leva a Tecnologia da Informação a crianças e adolescentes da rede pública de ensino como forma de incentivo à inovação e ao empreendedorismo. Nesse período, o grupo atendeu cerca de 29 escolas públicas de Conselheiro Lafaiete e região, beneficiando mais de 1.700 estudantes.
 
As atividades se dividem em quatro frentes: inclusão digital; segurança na internet; ensino da linguagem de programação; e introdução à eletrônica e robótica. E ainda prepara estudantes para disputar a Olimpíada Brasileira de Informática.
 
Idealizado pelo professor Fernando Teixeira, do Departamento de Tecnologia em Engenharia Civil, Computação e Humanidades, o projeto envolveu 10 professores e 25 estudantes do Campus Alto do Paraopeba. Como se lê no material de celebração da data, “foram muitos desafios e várias alegrias ao longo desses 10 anos de projetos e programas. Aprendemos muito com a sabedoria e as dificuldades da comunidade local que nos acolheu em suas escolas e procuramos contribuir, da melhor forma que pudemos, para o ensino na região.”
 
O Geetec dá seguimento às suas atividades durante o isolamento social de forma remota: iniciou o desenvolvimento de um aplicativo para celular, de modo a garantir que os alunos continuem acessando o material didático e realizando as atividades mesmo sem a conexão constante com a internet. Os alunos ainda têm à disposição conta no Instagram e um canal no YouTube para compartilharem informações acerca dos assuntos trabalhados em sala.
 
 

3 - Café com Matemática discute estatística aplicada à pesca em evento on-line quinta-feira (2/7)

 
O ciclo de seminários Café com Matemática, do Departamento de Matemática e Estatística (Demat/UFSJ), promove o segundo evento de 2020 com o debate sobre "Estatística Aplicada à Pesca", ministrada pelo professor do Demat Davi Butturi. O encontro ocorre nesta quinta-feira (2/7), às 19h.
 
As inscrições podem ser feitas até o quarta-feira (1/7), por meio de preenchimento e envio de formulário on-line. O link para a sala virtual da apresentação será enviado por e-mail aos inscritos no dia 2 de julho. 
 
Os seminários têm por finalidade promover a divulgação científica, apresentando e discutindo temas relevantes e atuais, das diferentes áreas da matemática e afins. Em 2020, devido ao isolamento social, eles estão sendo realizados virtualmente.
 
Para mais informações acesse o site ou página do Facebook

Última atualização: 30/06/2020