1 - Instrução Normativa exige Estudos Técnicos Preliminares para aquisição de bens e contratação de serviços e obras

 
A Divisão de Materiais e Patrimônio informa a comunidade acadêmica que, no dia 22 de maio de 2020, foi emitida, pela Secretaria de Gestão do Ministério da Economia, a Instrução Normativa (IN) nº 40/2020, que cria a obrigatoriedade de elaboração de Estudos Técnicos Preliminares (ETP) para aquisição de bens e contratação de serviços e obras. Cabe salientar que, para a contratação de serviços, a exigência já era estabelecida pela IN nº 05/2017. O novo texto amplia a exigência do ETP para aquisição de bens (material de consumo e permanente) e contratação de obras.
 
A IN nº 40/2020 entra em vigor a partir nesta quarta-feira (1/7) e, não sendo mais permitida a inicialização de instrução de processo licitatório sem que antes sejam elaborados os documentos de formalização de demanda (DOD) e os Estudos Técnicos Preliminares (ETP). 
 
Atualmente existe na UFSJ a Comissão de Planejamento da Contratação (Coplac), que está apta a orientar os requisitantes na elaboração dos referidos documentos. 
 
Sendo assim, todas as aquisições e contratações deverão primeiramente ser encaminhadas à Coplac para análise do DOD e ETP e, só após análise da comissão e emissão de parecer favorável à aquisição/contratação, que o processo será encaminhado ao Secol.
 
Está disponível um modelo de ETP, que pode ser encontrado na página da Coplac. Porém, foi apresentado pelo governo federal o sistema do ETP digital, que será de uso obrigatório a partir de agosto de 2020. Posteriormente serão dadas novas instruções acerca da operacionalização desse sistema.
 
Mais informações na página da Coplac.
 
 

2 - PET Mecânica promove live com reitor Marcelo Andrade

 
Nesta quarta, 1º de julho, o PET Engenharia Mecânica recebe o reitor Marcelo Pereira de Andrade para debater os tempos de incerteza que a Universidade vive face à pandemia do novo coronavírus. O debate será transmitido ao vivo, a partir das 19h, via direct do Instagram.
 
De acordo com a capitã do PET Mecânica, Mariana de Miranda Oliveira, a iniciativa busca esclarecer os anseios comuns à comunidade acadêmica. “Acredito que essa incerteza e angústia é compartilhada por todos. Pensamos nessa live para, além de unir a comunidade da UFSJ nesses tempos nebulosos, trazer um alento e tirar dúvidas, principalmente as nossas, estudantes da UFSJ.”
 
Fazem parte do grupo PET, além de Mariana, mais 10 alunos da Engenharia Mecânica: Marina de Brito Arruda Medeiros, Gabriel Turini Speroto, Thalyson Vitorino de Oliveira, Ianca Colombo, Igor Messias Candido, Victor Antônio Dias Pereira, Catarina Vieira Gomes Misson, Agnaldo Sindomar de Paula Junior, Leandro Carvalho Alves de Oliveira e Felipe Henrique Nogueira da Rocha. Acompanhe o trabalho no perfil do PET no Instagram.
 
 

3 - SISU para o segundo semestre de 2020 abre inscrições dia 7 de julho

 
Processo de matrícula será totalmente on-line, devido ao isolamento social
 
De 7 a 10 de julho, estarão abertas, no site do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), as inscrições para candidatos aos cursos que oferecem entrada no segundo semestre deste ano. Na UFSJ, serão disponibilizadas 890 vagas em 22 cursos, ministrados nos seis campi da Universidade (veja a relação de cursos e vagas abaixo).
 
Segundo José Trindade da Silva, presidente da Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) da UFSJ, acaba de ser publicado o Edital nº 3/2020, que traz todas as orientações e normas para as próximas matrículas. “Todo o processo de matrícula será feito on-line.
 
As normas desse edital sofreram alterações em função do isolamento social”, adianta José Trindade, acrescentando que já está definido um calendário para os estudantes interessados pelas vagas da UFSJ.
 
A agenda é a seguinte: no dia 14 de julho, está prevista a publicação do resultado da chamada regular, ou seja, a primeira chamada do Sisu 2020/2. De 14 a 21 do mesmo mês, o estudante que não for classificado na chamada regular deverá manifestar interesse pela lista de espera que, segundo a Copeve, será publicada no dia 24. A partir do dia 28, a UFSJ divulgará novas chamadas.
 
Vagas
Confira, abaixo a lista de cursos e vagas oferecidas pela UFSJ no Sisu 2020/2: Engenharia Elétrica Integral (50 vagas); Engenharia Mecânica Integral (50); Engenharia Mecânica Noturno (50); Matemática (20); Medicina em São João del-Rei (20); Psicologia (35); Arquitetura e Urbanismo (30); Ciência da Computação (45); Zootecnia (50); Engenharia Civil (50); Engenharia de Bioprocessos (50); Engenharia de Telecomunicações (50); Engenharia Mecatrônica (50); Engenharia Química (50); Bioquímica (50); Enfermagem (40); Farmácia (50); Medicina em Divinópolis (30); Bacharelado Interdisciplinar em Biossistemas (20); Engenharia Agronômica (40); Engenharia de Alimentos (40); e Engenharia Florestal (20).
 
Acesse este link para chegar às informações sobre matrículas no 2º semestre na UFSJ, pelo SISU, inclusive ao Termo de Adesão.
 
 

4 - Curso de Jornalismo debate o contemporâneo em múltiplas telas

 
Entre os dias 30 de junho e 13 de agosto, o Departamento de Comunicação Social da UFSJ (DComs), juntamente com o Centro Acadêmico do Curso de Comunicação (CaCoS), promove o 1° Seminário Jornalismo, Comunicação e Cultura Contemporânea no tempo de múltiplas telas.
 
Serão 14 dias de eventos, com 27 lives, sempre às terças e quintas, com convidados de Minas, São Paulo e Espírito Santo.
 
As discussões trazem temas como Jornalismo em tempos de pandemia; Comunicação e Grupos Minorizados; Televisão e Futebol; Jornalismo, Meio Ambiente e Sustentabilidade; entre outros.
 
A ideia surgiu da necessidade de aproximar alunos e professores da Comunicação em torno do debate de questões que perpassam a realidade da formação e da profissão em tempos de pandemia, isolamento social e suspensão de aulas presenciais. “Somos agora, mais do que nunca, pessoas multitelas”, afirma a professora Vanessa Maia.
 
As inscrições, para alunos e demais interessados, e podem ser feitas neste link.

Última atualização: 01/07/2020