1 - Cenários para provável retomada

 
 
 

2- Avalie os cenários de retomada

 
 
CENÁRIO 1 - NÃO RETOMAR AS ATIVIDADES
 
 
AMBIENTE INTERNO
 
FATORES POSITIVOS
•Garantia da isonomia entre os discentes em relação ao acesso à Universidade • Contribuição para a segurança sanitária da comunidade acadêmica • Garantia da oferta dos cursos na modalidade indicada no projeto pedagógico
 
FATORES NEGATIVOS
•Desmotivação e evasão dos discentes, considerando o longo período de perda de vínculo com a instituição • Todos os discentes continuam sem aula • Reposição dos semestres suspensos simultaneamente com o semestre atual após o retorno presencial (sobrecarga de atividades e falta de infraestrutura) • Dificuldade ou mesmo impossibilidade de reposição das aulas suspensas, a depender do tempo que durar a suspensão • Risco de perda de bolsas, verbas de custeio e interrupção de financiamentos para pesquisas e projetos de extensão e de ensino e projetos de iniciação (PIBEC, PIBEX, PIBID) • Risco de cortes de salários de servidores • Atrasos na conclusão do curso e em novas possibilidades de trabalho para os discentes • Riscos de prejuízos para progressão de servidores
 
 
AMBIENTE EXTERNO
 
FATORES POSITIVOS
• Contribuição em esforços para seguimento das normas sanitárias
 
FATORES NEGATIVOS
•Possibilidade de cobranças trabalhistas (não se cumpririam as 8 horas de aula por semana) • Não permite a entrada dos novos discentes (1º semestre - 1.905 vagas e 2º semestre - 890 vagas) • Suspensão do ensino público, gratuito e de qualidade • Judicialização da não continuidade das atividades acadêmicas de ensino • Não ocorrência do retorno de serviços contratados (RU, trailer)
 
 
CENÁRIO 2 - RETOMADA DE FORMA PRESENCIAL
 
 
AMBIENTE INTERNO
 
FATORES POSITIVOS
• Continuidade dos cursos de graduação e pósgraduação para veteranos • Garantia do ingresso com atividades acadêmicas para calouros • Resgate do ambiente acadêmico como espaço de formação • Garantia de oferta dos cursos na modalidade indicada no projeto pedagógico
 
FATORES NEGATIVOS
•Não garantia da totalidade de segurança sanitária da comunidade acadêmica
 
 
AMBIENTE EXTERNO
 
FATORES POSITIVOS
• Manutenção do ensino público, gratuito e de qualidade • Ocorrência do retorno de serviços contratados (RU, trailer)
 
FATORES NEGATIVOS
•Aumento do fluxo de pessoas com consequente aumento do risco de infecções e disseminação do vírus entre a comunidade
 
 
CENÁRIO 3 - RETOMADA DE FORMA REMOTA
 
 
AMBIENTE INTERNO
 
FATORES POSITIVOS
•Menor atraso na conclusão do curso e em novas possibilidades de trabalho para os discentes • Menores riscos de prejuízos para progressão de servidores • Continuidade dos curso de graduação e pós-graduação para veteranos com segurança sanitária da comunidade acadêmica • Possibilidade de ingresso com atividades acadêmicas para calouros • Diminuição da evasão considerando o resgate do vínculo com a instituição • Manutenção de bolsas, verbas de custeio e financiamentos para pesquisas e projetos de extensão e de ensino e projetos de iniciação (PIBEC, PIBEX, PIBID) • Garantia de continuidade de salários de servidores • Contribuição para minimizar os problemas de saúde mental ocasionados pelo isolamento social • Possibilidade de aprendizagem em relação a utilização das TDICs no processo pedagógico
 
FATORES NEGATIVOS
•Não garante a isonomia entre os discentes em relação ao acesso ao ensino • Evasão dos discentes que não tenham condições de acompanhar as atividades remotas • Risco de baixa adesão dos discentes • Postergar conteúdos práticos pela inviabilidade das aulas presenciais • Não há ofertas dos cursos na modalidade indicada no projeto pedagógico
 
 
AMBIENTE EXTERNO
 
FATORES POSITIVOS
•Manutenção do ensino público, gratuito e de qualidade
 
FATORES NEGATIVOS
• Não ocorre o retorno de serviços contratados (RU, trailer)
 
 
NO CASO DA RETOMADA DE FORMA REMOTA
 
PERÍODO EMERGENCIAL
• O período emergencial consiste no(s) período(s) de atividades acadêmicas remotas (não presenciais) com o auxílio de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), não caracterizando a conversão dos cursos presenciais em cursos a distância, mas sim, na adaptação de conteúdos previstos nos Projetos Pedagógicos dos Cursos, quando possível, devido à pandemia da Covid-19. • Cada período emergencial terá a duração de 8 semanas • A participação nas Atividades Remotas Emergenciais é facultativa para os docentes e discentes. • O calendário de preparação do período emergencial está na página 8 deste link.
 
 

3 - Conheça os caminhos que norteiam o processo de debate

 
Encaminhamentos da Comissão
 
•A discussão das diretrizes deve ser realizada pela comunidade acadêmica e o retorno de cada colegiado/unidade administrativa e instância de representação de todos envolvidos deve ser enviado por formulário específico. Procure seus representantes! •Os componentes da comissão podem ser convidados para reuniões locais para que apresentem as diretrizes discutidas e aqui descritas. •A comissão sugere a constituição de uma subcomissão especificamente para analisar as diretrizes no contexto da pós-graduação. •Deve ser realizada junto aos envolvidos a análise da viabilização operacional do Período Emergencial. •Deve ser elaborado um plano de capacitação para a comunidade acadêmica.
 
 

4 - Siga as orientações para se pronunciar

 
Se você é estudante, pode apresentar suas sugestões aos CA’s, DA’s e DCE. Se você é docente ou técnico, deve conversar diretamente em seus colegiados/unidades administrativas, bem como contribuir com o debate promovido pelos sindicatos, AD-UFSJ e Sinds-UFSJ. Vale destacar que as diretrizes apresentadas para o cenário de retomada remota das atividades acadêmicas podem ser mudadas, ao longo do curso do debate. As sugestões serão recebidas pela Comissão de Análise, encaminhadas para a Congregação, que as levará aos Conselhos Superiores da Universidade. Ou seja: teremos muita conversa pela frente!
 
 

5 - Grupo oferece meditação guiada gratuita

 
Diante do cenário pandêmico com isolamento social, é necessário redobrar os cuidados com a saúde. As incertezas da situação atual têm afetado a saúde mental da população, podendo agravar casos de ansiedade, depressão e aumentar a sensação de insegurança.
 
Para auxiliar na prevenção e na promoção de saúde mental, o coletivo de meditação do Campus Centro-Oeste Dona Lindu criou grupo no WhatsApp para postagens diárias de áudios de meditação guiada e formas de estimular o corpo. A ideia é que cada pessoa ouça e realize as atividades quando desejar.
 
 
Além de neste canal, áudios, textos, orientações e dicas sobre meditação e saúde mental são postados no blog Indança: corpo, meditação e emoção
 
Aos interessados em receber o link de acesso às promoções do coletivo, basta enviar mensagem para este e-mail meditacaoguiada.mtna@gmail.com
 
Meditação guiada
A meditação guiada é uma prática benéfica de contribuir para a saúde física e mental. Tendo como um dos objetivos o equilíbrio de emoções, esse método oferece uma nova forma de promover a calma e a paz interior, usando áudios com duração de três a 30 minutos, dependendo da finalidade ou intensidade.
 
Dentre as vantagens da meditação, podemos citar o desenvolvimento da criatividade, melhoria da memória, normalização da pressão arterial e redução da frequência cardíaca. Já no campo psicológico e emocional, a atividade contribui para o relaxamento, reduzindo o estresse e ansiedade. Além de aumentar a sensação de conforto, elevar a autoconfiança e a autoestima.
 
 

6 - Pós em Engenharia Química convida para defesa de dissertação

 
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ) convida a comunidade acadêmica para a defesa da dissertação "REDUÇÃO DO TEOR DE SÓDIO NA PRODUÇÃO DE QUEIJO TIPO MINAS FRESCAL SUPLEMENTADO COM NONOPROTEÍNAS DE β- LACTOGLOBULINA ENCAPSULADA COM QUERCETINA E VITAMINA B2", da mestranda Brunna D’Onofre Couto.
 
Quando: 14 de julho, Às 9h, pelo Google Meet (meet.google.com/hau-fifn-ooe).
Banca: professores doutores Ígor José Boggione Santos (DQBio - PPGEQ/UFSJ), Demian Patrick Fabiano (Dequi - PPGEQ/UFSJ), Daniela Leite Fabrino (DQBio/UFSJ), Delaine Meireles Gouvêa Boggione e Sandra de Cássia Dias (DQBio/UFSJ) - suplente.

Última atualização: 10/07/2020