1 - Webinar discute projeto de eficiência energética da UFSJ

 
O Webinar "Eficiência Energética - Projeto UFSJ" ocorre nesta sexta-feira (17/7), das 9h às 11h, como parte  do Projeto de Eficiência Energética da instituição. Participam da palestra e treinamento o reitor Marcelo Pereira de Andrade; o gerente de Eficiência Energética da CEMIG Distribuição S.A., Lucas Queiroz; o advogado e presidente da Associação Brasileira das Empresas de Serviço de Conservação de Energia (Abesco) e da Deode Inovação & Eficiência, Frederico Rocha de Araújo; e o engenheiro e coordenador de Projetos da Deode Inovação & Eficiência, Henrique Rodrigues. 
 
O evento será transmito pelo Microsoft Teams e as inscrições devem ser feitas neste formulário. Será fornecido certificado de participação. 
 
Confira a programação do evento:
 
9h – 9h10 - Recepção dos participantes;
9h10 – 9h15 - Abertura do evento;
9h15 – 9h40 - Projeto de Eficiência Energética UFSJ II (Henrique Rodrigues - Deode Inovação e Eficiência);
9h40 – 10h05 - Ações de Eficiência Energética e Sustentabilidade da UFSJ (Prof. Dr. Marcelo Pereira  de Andrade- UFSJ);
10h05 – 10h30 - Programa de Eficiência Energética CEMIG (Lucas Queiroz, CEMIG D.);
10h30 – 10h55 - O Mercado de Eficiência Energética e Tendência de Futuro (Frederico Rocha - Abesco)
10h55 – 11h - Encerramento
 
Mais informações no fôlder de divulgação.
 
Eficiência energética na UFSJ
Durante projeto foram substituídas 9967 lâmpadas, entre lâmpadas de áreas internas e externas (Iluminação Pública), contemplando os campi Santo Antônio, Dom Bosco, Tancredo Neves, Centro-Oeste Dona Lindu e Sete Lagoas, além do Solar da Baronesa.
 
O Projeto de Eficiência Energética da UFSJ foi contemplado na Chamada Pública (CPP 001/2019) da CEMIG Distribuição S.A, conforme estabelecido no Programa de Eficiência Energética (PEE). O financiamento foi realizado pela CEMIG Distribuição S.A., com execução pela empresa Deode Inovação & Eficiência e regulamentação pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
 
 

2 - Prazo para indicação de alunos de iniciação científica encerra em 25 de julho 

 
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope) lembra que o prazo para a indicação dos alunos para os projetos com vigência de agosto de 2020 a julho de 2021 termina em 25 de julho. 
 
Alunos titulados, afastados por qualquer tipo de mobilidade acadêmica (inclusive intercâmbio) ou com matrícula trancada, não podem ser orientandos. Os coordenadores dos projetos em PIIC também devem fazer a indicação do orientando.
 
Para conhecer as instruções para indicação, acesse:
 
- Edital 003/2020: https://ufsj.edu.br/pic/edital_003_2020.php
 
- Edital 005/2020: https://ufsj.edu.br/pic/edital_005_2020.php
 
- Edital 007/2020: https://ufsj.edu.br/pic/edital_007_2020.php  
 
Atenção: a não indicação do orientando implicará no cancelamento do projeto
 
 

3 - Progp debate mudança organizacional

 
Em tempo de grave crise sanitária mundial de saúde pública, causada pela pandemia da Covid-19, surgem novos desafios para os mais diversos setores da sociedade: Ciência, Educação, Cultura, Economia, Política, com destaque para as relações sociais. Subitamente afetadas pelo distanciamento social, as relações familiares, de lazer, religiosas, educacionais e trabalhistas sofreram impactos significativos no que definia sua própria essência.
 
Nesse contexto, é preciso se reinventar: encontrar novas formas de se relacionar, novos modos de trabalhar, e de se estar inserido no serviço público. A vida pessoal, profissional e social demanda continuidade, apoiando-se nas tecnologias virtuais de mediação, mesmo que com algumas limitações.
 
O trabalho remoto se apresenta como alternativa para conter a disseminação do novo coronavírus. No entanto, essa nova realidade traz inúmeros desafios, que demandam mudanças organizacionais e operacionais na gestão das atividades administrativas.
 
Pensando em contribuir para essa nova organização do trabalho, a Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progp) vem realizando debates especializados com membros de sua equipe. O primeiro gerou em torno do tema Mudança Organizacional – conceitos principais e relação com o trabalho remoto, mediado pelo psicólogo da UFSJ, Ráfel Diosinay Maciel de Araújo Ribeiro, em vídeo. “Nossa ideia, dada sua relevância para o momento atual, é apresentar esse material para todos os servidores da Universidade”, destaca a pró-reitora Conceição Santos.
 
 

4 - Cuidados com saúde e alimentos é tema de projeto em Sete Lagoas

 
O projeto Covid-19: cuidados com a saúde e os alimentos, coordenado pela professora Cristiane Alcantara dos Santos, do Departamento de Ciências Exatas e Biológicas (Deceb), Campus Sete Lagoas, produziu vídeo para ensinar o uso adequado das máscaras de proteção. O material está disponível no Instagram do Laboratório de Microbiologia Ambiental do Campus Sete Lagoas (Lamam).
 
O grupo é composto por 10 estudantes dos cursos de Engenharia de Alimentos e Bacharelado Interdisciplinar em Biossistemas, que pretendem produzir outros vídeos para divulgar orientações e informações sobre medidas de prevenção durante a pandemia, com foco na saúde alimentar. Todas as informações são extraídas de documentos oficiais da OMS e do Ministério da Saúde.
 
Cotidiano
Os estudantes faziam parte do projeto de extensão Microbiologia no dia a dia, do curso de Engenharia de Alimentos, também coordenado pelo professora Cristiane Alcantara. A atuação na rede básica de ensino teve suas atividades suspensas devido às medidas de distanciamento social.
 
A coordenadora do projeto conta que as atividades atuais são uma forma de manter contato com a comunidade. “Queremos participar do processo de conscientização da população quanto a essa nova realidade que estamos vivendo, e auxiliá-la na melhoria da qualidade de vida com ações simples que podem ser realizadas por todos”, explica.
 
 

5 - Práticas integrativas para amenizar os impactos do isolamento social

 
O Laboratório Acadêmico de Promoção e Práticas Integrativas em Saúde (Lappis) iniciou uma série de atividades direcionadas a essas práticas durante o período de isolamento social decorrente da pandemia da Covid-19. O grupo organizou materiais didáticos, disponíveis no perfil do Instagram, sobre cada uma das práticas trabalhadas: a meditação, a fitoterapia e o Lian Gong, prática corporal fundamentada na Medicina Tradicional Chinesa.
 
O projeto é coordenado pela professora Luciana Netto, do Departamento de Enfermagem do Campus Centro-Oeste Dona Lindu, conta com três estudantes do curso de Farmácia, e tem como objetivo difundir bem-estar e saúde. “As práticas integrativas e complementares podem ser utilizadas para proporcionar aos usuários um momento de relaxamento, para evitar o estresse causado pelo isolamento social e seus desdobramentos, que alteram o equilíbrio pessoal”, explica a coordenadora.
 
Conheça um pouco as práticas oferecidas pelo Lappis:
 
Meditação
A meditação é uma prática mental individual milenar, descrita por diferentes culturas tradicionais, que consiste em treinar a focalização da atenção de modo não analítico com o intuito de proporcionar maior integração entre mente, corpo e mundo exterior. Além de introduzir a meditação e apresentar práticas guiadas, o grupo também tem um chat no WhatsApp para discutir a prática.
 
Fitoterapia
A fitoterapia é um tratamento terapêutico caracterizado pelo uso de plantas medicinais em suas diferentes formas farmacêuticas, sem a utilização de substâncias ativas isoladas, ainda que de origem vegetal. A prática foi institucionalizada no SUS por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC) e da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF). O grupo elaborou um material com orientações sobre o preparo e o uso de chás com efeito calmante, com o intuito de ajudar a reduzir os níveis de ansiedade causados pela quarentena.
 
Lian Gong
O Lian Gong é uma prática corporal fundamentada na Medicina Tradicional Chinesa e tem o intuito de aliviar estresse e dores físicas a partir de exercícios. Abordagem terapêutica milenar, que tem como base a teoria do yin-yang e a teoria dos cinco elementos. A introdução da prática e os exercícios estão disponíveis no Instagram do Laborátorio.
 
O Lappis
O Laboratório Acadêmico de Promoção e Práticas Integrativas em Saúde foi criado em 2018 com o objetivo de contribuir para a reorientação do modelo assistencial, de modo a quebrar o paradigma assistencial-biomédico. A promoção das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no campo da extensão e da pesquisa busca trabalhar com a integralidade do indivíduo, valorizando o autoconhecimento, o autocuidado, a participação social e a tomada consciente de decisões sobre o processo saúde-doença. Além de promover sessões e oficinas das práticas trabalhadas, o programa também implantou hortas medicinais para uso da comunidade próxima ao Campus Centro-Oeste Dona Lindu, em Divinópolis (MG).
 
 

6 - Abertas inscrições para curso de Empreendedorismo Digital

 
O projeto de extensão Semeando Empreendedorismo, juntamente com o Saberes Digitais, promoverá curso sobre Empreendedorismo Digital neste mês de julho. O curso é gratuito e terá início no dia 20, seguindo até 4 de agosto, de segunda a sexta, com duração de uma hora, numa carga horária de 12 horas.
 
O curso será ministrado pelas alunas Alice Cunha e Stephanie Lopes, dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica, respectivamente. Ambas integram o projeto de extensão e irão ensinar aos participantes como elaborar um projeto empreendedor. “Além do conteúdo, iremos compartilhar a experiência que tivemos no desenvolvimento de um projeto real para ser implementado durante a quarentena. Todo o passo a passo será detalhado para que os participantes conheçam as habilidades necessárias para a criação de um negócio”, explica Alice.
 
Na primeira parte, serão ensinadas as dez habilidades empreendedoras e abordados assuntos como empreendedorismo na prática, pesquisa de mercado, modelo de negócio, criação de nome e de marca para site e redes sociais. Na temática digital, instruções do uso de PowerPoint, de como montar planilhas no Excel, programação, aplicativos e sites estão em pauta.
 
Empreendedorismo Digital é aberto a todos os interessados; o único pré-requisito é estar, no mínimo, no Ensino Médio. O formulário de inscrição pode ser acessado neste link. O horário das aulas ainda será definido.
 
Semeando Empreendedorismo e Saberes Digitais
O projeto Semeando Empreendedorismo faz parte da Incubadora de Desenvolvimento Tecnológico e Setores Tradicionais do Campo das Vertentes (Indetec), que busca promover a conscientização e o desenvolvimento de habilidades empreendedoras na comunidade sãojoanense.
 
Já o projeto Saberes Digitais proporciona aos jovens alfabetização computacional e o desenvolvimento de habilidades por meio da utilização de ferramentas de forma abrangente e acessível.
 
 

7 - "Educação nos novos tempos” é tema das atividades da Mini Reunião Anual Virtual da SBPC  desta quarta-feira

 
Às 12h, o secretário de Educação de Sobral, Herbert Lima coordena painel com Suzani Cassiani, da UFSC, Claudia Costin, da FGV, Carlos Bielschowsky, da UFRJ, e Maria Beatriz Luce, da UFRGS. A conferência das 18h será apresentada pelo professor de ética e filosofia da USP, Renato Janine Ribeiro. Toda a programação será transmitida pelo canal do YouTube da SBPC
 
As atividades desta quarta-feira, 15 de julho, da Mini Reunião Anual Virtual da SBPC trarão discussões sobre a educação nos novos tempos. Toda a programação será transmitida no canal do YouTube da SBPC.
 
O painel das 12h contará com a participação de Suzani Cassiani, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Cláudia Costin, da Fundação Getulio Vargas (FGV/RJ), Carlos Eduardo Bielschowsky, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Maria Beatriz Luce, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
 
Já a conferência das 18h será feita pelo ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro, que é professor de ética e filosofia na Universidade de São Paulo (USP) e membro do conselho da SBPC.
 
A “Mini Reunião Anual Virtual da SBPC”, que vai até o dia 24 de julho, contará com uma série de atividades virtuais, como conferências e painéis, além dos WEBMinicursos. A programação científica acontece até sexta-feira, 17 de julho, sempre com um painel ao meio-dia e uma conferência às 18h, com transmissão pelo canal da SBPC no YouTube.
 
O evento é uma versão online e reduzida de sua 72ª Reunião Anual, que aconteceria de 12 a 18 de julho, na UFRN, em Natal. Realizado ininterruptamente desde 1949, o maior evento científico da América Latina precisou ser adiado por conta da pandemia de coronavírus, ainda com nova data a definir. A SBPC realiza o evento virtual para marcar esse período tão emblemático para a ciência brasileira em que tradicionalmente aconteceria o encontro.
 
Mais informações no site do evento: http://ra.sbpcnet.org.br/mini-ravirtual.
 
* Com informações da Assessoria de Comunicação da SBPC
 
  

Última atualização: 15/07/2020