1 - Comissão eleitoral republica edital da CIS com cinco vagas

 
A Comissão Eleitoral para Eleição de Membros da Comissão Interna de Supervisão (CIS) republicou o Edital nº 01/2020, com cinco membros titulares e três membros suplentes, que serão preenchidas por meio de eleição. Podem se candidatar servidores técnico-administrativos ativos e aposentados.
 
As inscrições serão realizadas exclusivamente no e-mail coaco@ufsj.edu.br, a partir das 8h do dia 20 de julho até às 23h59 do dia 22 de julho, constando as seguintes informações: I - Assunto do e-mail: "CIS - inscrição de candidato para o Edital nº 1/2020"; II - Nome completo do candidato; III - Matrícula SIAPE; IV - Telefone para contato; V - Data de nascimento; V - Data de ingresso no cargo do PCCTAE; VI - Data de ingresso na UFSJ, no cargo PCCTAE.
 
Confira o Calendário Eleitoral:
I - Retificação e republicação do Edital: 15 de julho de 2020;
II - Recursos ao Edital: até 17 de julho 2020;
III - Período de Inscrições: das 8h do dia 20 de julho de 2020 às 23h59 do dia 22 de julho de 2020; 
IV - Homologação e divulgação das candidaturas: 23 de julho de 2020 (até 17h);
V - Período para realização da campanha eleitoral pelos candidatos: 23 de julho de 2020 (a partir das 17 h) a 27 de julho de 2020; 
VI - Data de eleição: 28 de julho de 2020, das 0h01 às 23h59, exclusivamente no endereço eletrônico https://eleicoes.ufsj.edu.br
VII - Homologação e encaminhamento à Reitoria: 29 de julho de 2020.
 
São atribuições da Comissão Interna de Supervisão (CIS):
1- acompanhar a implantação do plano de carreira em todas as suas etapas, bem como o trabalho da Comissão de Enquadramento;
2- orientar a área de pessoal, bem como os servidores, quanto ao plano de carreira dos cargos técnico-administrativos em educação;
3- fiscalizar e avaliar a implementação do plano de carreira no âmbito da respectiva instituição federal de ensino;
4- propor à Comissão Nacional de Supervisão as alterações necessárias para o aprimoramento do plano;
5- apresentar propostas e fiscalizar a elaboração e a execução do plano de desenvolvimento de pessoal da instituição federal de ensino e seus programas de capacitação, de avaliação e de dimensionamento das necessidades de pessoal e modelo de alocação de vagas;
6- avaliar, anualmente, as propostas de lotação da instituição federal de ensino, conforme o inciso I do § 1 o do art. 24 da Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005;
7- acompanhar o processo de identificação dos ambientes organizacionais da IFE proposto pela área de pessoal, bem como os cargos que os integram;
8- examinar os casos omissos referentes ao plano de carreira e encaminhá-los à Comissão Nacional de Supervisão.
 
 

2 - Comissão Eleitoral homologa resultado das eleições para Conselhos e CPPD

 
Cumprido o prazo regulamentar para recursos, a Comissão Eleitoral da UFSJ homologou nesta quarta, 15, o resultado das eleições realizadas no último dia 9, para recomposição dos membros do Conselho Universitário, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, Conselho Diretor, e da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), nos termos do Edital 001/2020.
 
Segundo o professor Dimas José de Resende, presidente da Comissão Eleitoral, a eleição ocorreu de forma muito tranquila, com expressiva participação dos técnico-administrativos e dos docentes, tanto nas inscrições de candidatos, quanto no processo de votação. “Isso demonstra o interesse da comunidade em participar e contribuir democraticamente nas discussões e deliberações relacionadas à vida acadêmica da UFSJ”, avalia.
 
O resultado completo do processo eleitoral pode ser acessado na página da Comissão Eleitoral
 
 

3 - 17ª edição do Cinema Comentado discute o filme "Primeiro Ano"

 
No 17º encontro do projeto "Cinema Comentado", que ocorre na próxima segunda-feira (20/7), a discussão gira em torno do fileme "Primeiro Ano". A obra discute a entrada na universidade a partir da experiência de Benjamim, que acaba de sair do ensino médio e entra para a Faculdade de Medicina; e Antoine que esta repetindo o primeiro ano pela terceira vez.
 
O filme pode ser assistido gratuitamente no site do Festival Varilux de Cinema Francês em Casa
 
O link de acesso ao debate deve ser solicitado no e-mail agrello.matnal@ufsj.edu.br
 
 

4 - X Seminário da Imigração Italiana abre inscrições de trabalhos

 
Estão abertas as inscrições de trabalhos para o X Seminário da Imigração Italiana em Minas Gerais, que será realizado na modalidade virtual, entre os dias 6 e 10 de outubro deste ano. Inscrições dos trabalhos acadêmicos e não-acadêmicos, elaborados a partir de pesquisas concluídas ou em andamento sobre as influências italianas, podem ser feitas pela internet, até o dia 15 de agosto. São três linhas temáticas: o desenvolvimento econômico e social na diversidade regional mineira; a formação cultural e identitária em suas manifestações materiais e imateriais; e difusão, organização e popularização dos esportes em Minas Gerais.
 
Realizado on-line pela primeira vez, devido à pandemia, o Seminário terá como tema principal a influência italiana no desenvolvimento, cultural e esportes em Minas Gerais. O evento é promovido por uma rede interinstitucional, que inclui a Ong Ponte entre Culturas, o Conselho Geral dos Italianos no Exterior e universidades federais do Estado. A UFSJ, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex), é instituição parceira.
 
Imigração em Minas
A imigração em Minas Gerais ocorreu a partir do final do século XIX, e teve profundas ligações com a Abolição da Escravatura. O processo migratório marcou a vida sócio-cultural e a economia estaduais. Minas Gerais foi o terceiro Estado do país que mais recebeu imigrantes italianos, ficando atrás apenas de São Paulo e Rio Grande do Sul. A cidade de São João del-Rei se tornou um dos mais importantes destinos em Minas desses grupos de trabalhadores europeus, sendo que a recepção destes na cidade começou em 1.888. Os bairros Colônia do Marçal e Colônia do Giarola foram as áreas onde se estabeleceram os primeiros imigrantes.
 
Inscrições
As propostas devem ser enviadas para para o e-mail seminarioimigracaoitalianamg@gmail.com. O edital completo está disponível aqui

Última atualização: 16/07/2020