1 - Servidores podem solicitar o envio de resultado de exames periódicos por e-mail

 
O Setor de Apoio ao Servidor (Seaps/Progp) informa que o andamento dos exames periódicos continua suspenso, temporariamente, por conta da pandemia de Covid-19.
 
O resultado dos exames de sangue que foram realizados no período de fevereiro a março de 2020 já foram encaminhados para a Clínica de Medicina do Trabalho. Todavia, os servidores não serão convocados para consultas, nem para efetivação dos demais exames previstos na Portaria nº 6.856, de 25 de maio de 2009.
 
Como alguns servidores podem precisar do resultado dos exames para consulta com um profissional de sua confiança, será possível o envio dos exames por e-mail. Para fazer o pedido, basta preencher este formulário on-line no período de 23 a 30 de julho. 
 
Assim que forem retomadas as atividades presenciais, todos os servidores serão convocados pelo Seaps para avaliação pelo Médico do Trabalho para elaboração do ASO, bem como para os demais exames previstos na Portaria.
 
Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo e-mail seaps@ufsj.edu.br
 
 

2 - Comitê de Enfrentamento à Covid-19 publica cartilha com orientações sanitárias

 
O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 na UFSJ desenvolveu cartilha com instruções básicas de segurança sanitária, com o intuito de diminuir os riscos aos quais a comunidade acadêmica está exposta diariamente, durante a pandemia. Prevenção à Covid-19 em ambiente de trabalho apresenta orientações individuais que podem ser aplicadas tanto no ambiente doméstico quanto no ambiente laboral.
 
O conteúdo foi elaborado com foco em incentivar as pessoas a redobrarem os esforços e evitarem a contaminação e a disseminação do vírus, uma vez que o Brasil registra um número ainda crescente de casos da doença. Em todo o país, os números oficiais apontam para mais de 2 milhões de pessoas infectadas, transposta a marca de 80 mil óbitos, número tão expressivo que supera em quase quatro mil casos a capacidade do Maracanã, por exemplo.
 
Representante técnica no Comitê e organizadora da cartilha, Ana Flávia de Abreu, formada em Nutrição, trabalha no Campus Sete Lagoas. Para ela, a pandemia impôs uma nova realidade a todos, exigindo mudanças de hábitos e rotinas. “As pessoas ainda têm muitas dúvidas sobre como devem se portar para minimizar os riscos de contaminação”, afirma, revelando uma das motivações para a criação do material. As ilustrações da cartilha foram criadas pelo PET Conexão de Saberes DPCFC, do Campus Alto Paraopeba, Ouro Branco (MG).
 
Hábitos assimilados
Já é possível perceber a assimilação de alguns hábitos pela população, como o uso de álcool em gel e de máscaras de proteção. No entanto, é importante que cada pessoa fique atenta aos procedimentos de higienização de corpos e objetos.
 
A primeira seção da cartilha, intitulada Hábitos comportamentais, traz informações sobre o uso de máscaras e a assepsia das mãos. A máscara deve cobrir completamente boca e nariz, não pode ser compartilhada e tem que ser lavada imediatamente após o uso, com sabão ou cloro.
 
Há também dicas sobre a atual “etiqueta respiratória”, indicando a necessidade de cobrir a boca com um pano ou com o próprio cotovelo ao tossir ou espirrar, impedindo assim que as gotículas liberadas no ambiente se espalhem pelo ar. O ideal, contudo, é estar usando máscara em todas as situações de proximidade ou contato físico. Evitar se relacionar com pessoas do grupo de risco ou que apresentaram sintomas do novo coronavírus é igualmente essencial.
 
Cuidados no ambiente de trabalho
É preciso assimilar todas as informações e instruções transmitidas pelas instituições acadêmicas ou de saúde, além de identificar ações que devem ser tomadas para garantir a segurança sanitária no ambiente de trabalho, como escritórios, que reúnem diversas pessoas num local fechado.
 
De acordo com as recomendações, é necessário realizar todos os dias a higienização de estações de trabalho e áreas comuns, assim como de teclados, mouses e telas sensíveis. Os tradicionais bebedouros representam um risco sanitário nesse momento; copos ou garrafas de uso individual devem ser utilizados.
 
A cartilha também define o transporte público como outro tema sensível, dada a dificuldade de se manter o distanciamento social, a falta de ventilação e o número de pessoas em cada viagem. Como a maioria das pessoas não tem acesso ao transporte particular (seja de automóvel ou bicicleta), recomenda-se o uso de máscaras em todo o percurso, a higienização das mãos antes e depois de cada viagem e, enfim, a lavagem da roupa que se usou na rua.
 
“A Universidade é peça-chave nesse período de pandemia”, afirma Ana Flávia, elencando dois motivos principais. Primeiro, por ser a Universidade Pública referência em pesquisas científicas, que se tornam imprescindíveis para entender o comportamento do vírus. Segundo, porque pode dispor de sua infraestrutura física e capital intelectual para atender às demandas da população, caso da realização de testes de detecção da Covid-19 e da produção de álcool em gel.
 
As orientações presentes na cartilha podem representar mudanças significativas de hábitos, seja durante ou após a pandemia. Ana Flávia vê o uso adequado da máscara como a mudança mais difícil de ser adotada. “Gera certo desconforto, abafa a fala, dificulta a respiração. Para ajustar a máscara, as pessoas pegam onde não deveriam, colocam a máscara no queixo, entre outros manuseios inadequados.” 
 
 

3 - SBPC lança carta com questionamentos sobre a Chamada nº 25/2020 do CNPQ

 
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) lançou carta em que externa preocupação com a discussão sobre a Chamada nº 25/2020, do CNPq, com o nome de “APOIO À PESQUISA CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E DE INOVAÇÃO: BOLSAS DE
MESTRADO E DOUTORADO”.
 
Acesse o documento da SBPC na íntegra.
 
 

4 - Pós em Psicologia: UFSJ e UFBA promovem debate on-line nesta quinta (23)

 
Desafios à inclusão de pessoas com deficiência no mundo do trabalho. Esse é o tema do debate on-line que os programas de pós-graduação em Psicologia das federais de São João del-Rei (UFSJ) e da Bahia (UFBA) promoverão nesta quinta-feira, 23, a partir das 16h.
 
O tema será debatido pelas professoras Maria Nivalda de Carvalho Freitas (UFSJ), Daiane Bentini (UFBA) e Luciana Drumond Almeida (UFMG). A discussão poderá ser assistida na página no Facebook do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFBA. 
 
 

5 - Debate sobre educação pública no Festival do Conhecimento conta com participação de professora da UFSJ nesta quinta (23)

 
A professora Mônica de Ávila Todaro, do Departamento de Ciências da Educação da UFSJ, participa hoje, 23, das 17h às 19h, do Festival do Conhecimento, evento on-line realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mônica vai debater o tema Escola pública: uma articulação necessária entre ciência, arte e cultura.
 
A acadêmica é líder do grupo de pesquisa Pedagogia do corpo consciente (CNPq) desde 2014, e também do Núcleo de Estudos sobre Corpo, Cultura, Expressão e Linguagens (Neccel) da UFSJ, desde 2020. “Minha ideia é defender a importância dos professores nesse momento tão difícil. Acredito que num tempo de corpos ausentes, os afetos são potencializados por meio da comunicação e, portanto, de diálogo”, analisa.
 
Será conferido certificado aos participantes, que podem se inscrever por meio de formulário disponibilizado pelo evento. A programação completa pode ser acessada aqui, e estará disponível no canal da TV UFRJ e no da Extensão.

Última atualização: 23/07/2020