1 - PROGP e NTInf realizam capacitação sobre o SIGAA na quinta (13/8)

 
A Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PROGP) e o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTInf) realizam, na próxima quinta-feira (13/8), o treinamento do "SIGAA - Módulo Stricto Sensu - Portal do Docente".
 
A atividade tem o objetivo de capacitar sobre o SIGAA e é uma oportunidade para os docentes que atuam ou pretendem atuar na pós-graduação stricto sensu, sendo mais uma etapa na implantação do Módulo Acadêmico do SIG.
 
O treinamento ocorrerá das 10h às 12h, de forma on-line pelo Google Meet. Aos presentes, será fornecido certificado de participação. 
 
 

2 - Professora da Medicina publica em periódico internacional

 
Efeitos do exercício físico no sistema musculoesquelético de ratos com isquemia cerebral (Effects of physical exercise on skeletal muscles of rats with cerebral ischemia, no original em inglês). Esse é o título do artigo que a professora Laila Cristina Moreira Damazio, do Departamento de Medicina (Demed), publicou recentemente no Brazilian Journal of Medical and Biological Research, periódico especializado nas áreas de Medicina e Morfologia.
 
Segundo a professora, que é fisioterapeuta, com doutorado em Biologia Celular e Estrutural, o artigo demonstrou que a prática de exercício moderado antes da isquemia cerebral ocasionou diminuição da atrofia muscular (fibras tipo I) em ratos. “Assim, podemos evidenciar os benefícios da prática no sistema musculoesquelético quando realizado de forma preventiva antes de eventos isquêmicos cerebrais”, explica.
 
Laila Damazio, que leciona no curso de Medicina em São João del-Rei, afirma que a realização desse estudo, feito em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), possibilitou a implantação do modelo de indução da isquemia cerebral em ratos no Laboratório de Reabilitação do Demed e, dessa forma, a reprodução do modelo experimental vem contribuindo com a elaboração de outros estudos nessa linha de pesquisa.
 
Um exemplo é que, nos últimos dias, foi submetido a esse mesmo periódico um estudo concluído pela mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais da UFSJ, Nathália Nascimento Vasconcelos, como dissertação de mestrado, intitulado Exercício físico de alta intensidade promove aumento da lesão cerebral em ratos com isquemia cerebral induzida por oclusão da artéria carótida comum bilateral. O trabalho aguarda avaliação.
 
Laila destaca também que a parceria com diversos professores da UFSJ tem alavancado o estudo nessa linha de pesquisa. O grupo de pesquisadores inclui os docentes Vinícius Rosa Cota, Alessandro de Oliveira, Andréa Carmen Guimarães, Maira de Castro Lima e Flávia Carmo Horta Pinto.
 
 

3 - Evento celebra semana da Economia com palestras virtuais

 
O Dia do Economista é celebrado no dia 13 deste mês. Para comemorar a data, será promovida a Semana de Economia REpense, organizada pela Sempre, empresa júnior do curso de Ciências Econômicas da UFSJ. O evento, gratuito, vai até dia 15 de agosto, e será transmitido de forma remota, com inscrições neste formulário virtual.
 
A programação do evento traz como destaques palestras que buscam tratar do cotidiano da profissão de forma abrangente, como explica a presidenta da Empresa Júnior, Laís Moraes. O público-alvo são estudantes do próprio curso de Economia, das Ciências Contábeis, História e Geografia que, como Laís define, “conseguem se enxergar como profissionais da área, mas ainda assim buscam por direcionamento e formas de otimização dos seus estudos.” Na sua opinião, há casos de evasão que se justificam por esses motivos, e pelo não entendimento das possibilidades da profissão de economista.
 
Na abertura, nesta segunda (10/8), a doutora em Economia Aplicada, Aline Cruz, falará sobre o tema Mulheres e a pandemia: falsas dicotomias sob o olhar da economia feminista. Em pauta, um panorama crítico do modelo econômico tradicional, que desvaloriza a importância do trabalho doméstico intradomiciliar, o que se torna ainda mais pertinente neste contexto de pandemia e isolamento social, em que a jornada dupla (ou tripla) das mulheres se intensifica. Aline é docente da UFSJ, atuando no mestrado em Desenvolvimento, Planejamento e Território, do Departamento de Ciências Econômicas, e também como coordenadora do curso de Ciências Econômicas.
 
Dia 11, o fundador da UFSJ Consulting Club, Pedro Dias, falará sobre consultoria estratégica, seus conceitos e aplicações. Graduado em Engenharia Química pela UFSJ, Pedro é docente do curso de Engenharia de Bioprocessos, Campus Alto PAraopeba, e mestrando em Engenharia pela UFMG.
 
Já no dia 12 de agosto, a consultora financeira Priscila Lelis apresenta a palestra Planejamento financeiro: um novo campo de atuação para economistas, em que ela abordará sua trajetória profissional, enfocando os desafios de atuação nessa área. Priscila é formada em Ciências Econômicas pela UFSJ, e pós-graduanda em Gestão de Pessoas, Carreiras e Liderança na PUC-RS.
 
Ao todo, nove palestras compõem a programação da REpense, que também vai contar com a presença da youtuber Yolanda Fordelone, do canal Econoweek. Acompanhe o evento no perfil da Sempre no Instagram.
 
 

4 - "Pais da UFSJ": Amor à primeira vista

 
O desejo de adotar uma criança sempre acompanhou Saulo de Araújo Pereira, técnico-administrativo da UFSJ. A vontade se materializou quando João, uma criança de dois anos de idade, surgiu em sua vida. A paternidade se concretizou no primeiro instante, quando Saulo viu uma foto de João: “tive a certeza de que era meu filho.”
 
O primeiro encontro também não foi diferente. Pai e filho se apegaram de forma instantânea, não conseguiram mais ficar separados. A afinidade foi tamanha que, em dez dias, tempo mínimo necessário estabelecido por lei, João estava apto a morar com a nova família.
 
A convivência só fez crescer o amor e a cumplicidade. Saulo se emociona ao falar do filho que hoje está com oito anos. “João é uma criança de luz própria, carinhoso, cativante e inteligente.”
 
Saulo conta ainda que, ao se tornar pai, passou a ter a convicção de que tudo se ajeita no tempo e nas circunstâncias necessárias. “Planejamentos e projeções podem ser feitos, mas a vida nos coloca novas condições. Ao conviver com João, percebi que, diante de tudo que se pode desejar, a criança quer apenas um abraço e um carinho, estar com você, e isso me fez repensar muitas coisas.”
 
As lições aprendidas com o filho fazem Saulo comemorar a data em homenagem aos pais cheio de orgulho e felicidade. “João é o filho que eu sempre esperei”, celebra.
 
Personagens do dia:
Saulo de Araújo Pereira, pai e técnico-administrativo da UFSJ
João, filho, 8 anos
 
Confira a matéria com imagem no nosso site.
 
 

5 - Museu Regional de São João del-Rei realiza segunda live pré-Simpósio

 
As transmissões servem como antecipação para o evento de setembro, que acontece durante a Primavera de Museus.
 
O Museu Regional vai transmitir a sua segunda live na próxima quarta-feira (12), às 15h, através da sua página no Facebook. Ao todo, a instituição propôs a realização de quatro transmissões. Todas elas têm como objetivo propor um debate acerca de temas relacionados à formação da instituição, suas ações e seu acervo. Nesta segunda apresentação, o assunto abordado será “Museu Regional: Educação e Identidade”
 
Esta exibição será apresentada pela responsável do Setor Educativo do Museu Regional, Ana Maria Nogueira e equipe desse setor. A mediação será realizada pela diretora da instituição, Eliane Zanatta.
 
Com essas transmissões, o Museu Regional pretende apresentar ao público características e curiosidades a respeito da instituição, convidando pessoas que estão diretamente ligadas ao cotidiano e à história do Museu. Os eventos online são uma forma de manter contato com o público mesmo durante o período de isolamento social devido a pandemia do novo Coronavírus.
 
A série de 4 transmissões quinzenais, iniciada em 29 de julho, é uma antecipação à 14ª Primavera de Museus, que esse ano será marcada pelo I Simpósio Virtual do Museu Regional de São João del-Rei. Trazendo o tema “Reflexões Acerca da Identidade e Identificação do Museu”, esse evento acontecerá entre 21 e 25 de setembro e tem a intenção de refletir e reforçar a identidade do Museu Regional de São João del-Rei. Ele contará, ainda, com inscrições para Comunicações Orais e distribuição de certificados aos participantes. Para saber mais sobre o simpósio acesse o site e a página do Facebook do Museu Regional.
 
Primavera de Museus
Realizada tradicionalmente durante o mês de setembro, a Primavera de Museus é uma iniciativa desenvolvida pelo Ibram e realizada desde 2007. O projeto possui um tema específico para cada edição e tem como objetivo divulgar e promover as ações desenvolvidas por museus de todas as regiões do Brasil. Para 2020, o tema escolhido para a 14ª Primaveras de Museus foi “Mundo Digital: Museus em Transformação”.
 
Museu Regional de São João del-Rei
Aberto ao público em 1963, o Museu Regional de São João del-Rei é sediado em um casarão datado de meados do século XIX. A construção do imóvel partiu do desejo do Comendador João Antônio da Silva Mourão, poderoso comerciante são-joanense, em possuir um espaço para abrigar sua residência e também um comércio de secos e molhados. O sobrado passou pelas mãos de duas famílias, até ser vendido para uma empreiteira. Ele foi parcialmente demolido, desapropriado e restaurado. Das ruínas, veio a se tornar o Museu que hoje conta com um acervo arquivístico, bibliográfico, museológico, diversificado, datado entre o final do século XVIII e início do século XX, em sua maioria originária do estado de Minas Gerais. A maior parte da coleção é composta por obras de arte sacra, utensílios e mobiliários domésticos, imaginária, documentos e uma biblioteca especializada em arte, História e arquitetura.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação do Museu Regional de São João del-Rei.

Última atualização: 11/08/2020