1 - Auxílio à inclusão digital na UFSJ: R$ 2 mil para a compra de equipamentos

 
Em live realizada na noite de quinta-feira (13/8), a pró-reitora de Assuntos Estudantis da UFSJ, Janice Carvalho, apresentou as modalidades de inclusão digital e os valores do auxílio disponíveis para alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica cadastrados na Proae.
 
Os recursos se destinam a graduandos matriculados em unidades curriculares do período remoto emergencial, com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. De fluxo contínuo, os editais contemplam duas situações: a compra de equipamentos e a contratação de pacotes de internet, com destinação financeira de, respectivamente, R$ 2 mil - um dos maiores valores do país - e R$ 100 mensais, havendo a possibilidade de inscrição nos dois editais.
 
Confira a íntegra da entrevista da pró-reitora, que esclareceu as dúvidas da comunidade acadêmica, com mediação da jornalista Luciene Tófoli, na página da TV UFSJ. Dúvidas, podem ser encaminhadas para o e-mail auxiliodigital@ufsj.edu.br.
 
 

2 - Fala Ciência: para bom cientista meia palavra não basta

 
Curso de divulgação científica capacita pesquisadores, comunicadores e estudantes
 
Em sua oitava edição, o Fala Ciência, curso de comunicação pública da ciência e tecnologia, traz uma programação para sensibilizar e compartilhar possibilidades para a divulgação científica. Os conteúdos são voltados não apenas para profissionais da área da Comunicação, mas também para pesquisadores, sejam professores ou estudantes, de todas as áreas de conhecimento.
 
Pela primeira vez on-line, o evento, que acontece no dia 27 de agosto, será composto por três mesas-redondas e três sessões simultâneas. Para as sessões à tarde, o objetivo é aproximar palestrantes e espectadores, buscando uma experiência intensa de interação. Durante as apresentações, estará disponível o envio de perguntas e observações.
 
A abertura será apresentada pelo presidente interino da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Paulo Sérgio Beirão, e pela jornalista Bárbara Duque, coordenadora da instituição organizadora do evento, a Rede Mineira de Comunicação Científica (RMMC). A programação será exibida no canal oficial da Fapemig no Youtube. A participação confere certificado e, embora não seja necessário realizar a inscrição para participar do evento, os interessados em obter a certificação devem inscrever-se pelo Sympla. A seguir, mais detalhes da programação.
 
Mesas-redondas: divulgação científica na pandemia
Ao todo, o Fala Ciência será composto por três mesas-redondas distribuídas ao longo da manhã e início da tarde. Em ordem de apresentação: Divulgação Científica e Covid-19: ação e pesquisa, Políticas institucionais de divulgação científica e Por que os cientistas (mais do que nunca) precisam falar com os jornalistas. Todas têm duração de uma hora e meia.
 
Dando início à programação do evento, às 9h30, a sessão que debate a cobertura jornalística da Covid-19 recebe os jornalistas Luisa Massarani, coordenadora do Instituto Nacional de Comunicação Pública em Ciência e Tecnologia da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e Luis Felipe Fernandes Neves, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde da Fiocruz, na linha de pesquisa Divulgação, Popularização e Jornalismo Científico. A mediação será realizada pela jornalista Fernanda Fabrino, da Epamig.
 
A segunda mesa-redonda, às 11h, é voltada para a divulgação de pesquisas em diferentes instituições, de forma a potencializar as ações de comunicação e popularização da ciência. Também serão apresentadas políticas institucionais bem-sucedidas neste campo. As convidadas são Diélen Borges (UFU), Édina Ferreira (UFRGS), Nayane Breder (Funed), Priscilla Fujiwara (Funed) e Sônia de Oliveira (Cefet-MG). A PUC-MG também se faz presente pela mediação de Marisa Cardoso.
 
Já na terceira apresentação, às 14h, as jornalistas Sabine Righetti, da Agência Bori, e Amanda Milléo Almeida, da Gazeta do Povo, conversam sobre a atuação jornalística como uma ponte entre os cientistas e a população. Tópicos como a disponibilidade dos pesquisadores como fontes e a construção da relação de confiança entre esses profissionais e o público também serão abordados. A jornalista Diélen Borges vai mediar esse debate.
 
Sessões: divulgação científica em podcasts, escolas e imprensa
No ato de inscrição, os interessados devem optar entre três sessões que acontecem simultaneamente, entre 15h30 e 17h: Assessoria de imprensa: agite antes de usar; Divulgação científica ao pé do ouvido: surfando na onda do podcast; e Escola Básica: lugar de divulgação científica.
 
Na sessão sobre como estreitar a relação entre pesquisadores e assessorias de imprensa, serão abordados os desafios e as estratégias para estimular cientistas a divulgarem seus estudos em formatos mais acessíveis. Os convidados são os jornalistas Carlos Orsi e Bruno Lara, respectivamente, editor-chefe da Revista Questão de Ciência e pós-doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília (UnB). As apresentações serão mediadas pela jornalista Lea Medeiros.
 
Já na sessão sobre divulgação científica em podcasts, serão apresentadas formas de construir e preparar programas que caiam no gosto tanto de pesquisadores quanto de ouvintes. Os convidados são os jornalistas Bernardo Esteves e Bia Guimarães. Ambos apresentam e roteirizam seus respectivos podcasts. Esteves representa o programa A Terra é redonda, vinculado à revista Piauí; já Guimarães, o podcast 37 graus, cuja série mais recente foi realizada em parceria com a Folha de São Paulo. A mediação fica por conta da jornalista Laís Cerqueira.
 
As escolas como terrenos férteis para a divulgação científica são o tema de mais uma sessão. Nela, serão discutidas formas de apresentar a experiência científica para jovens, além de exemplos bem-sucedidos inserção de cientistas no cotidiano de estudantes e professores de escolas básicas. Os convidados são os pesquisadores Luciano Mendes e Guilherme Lopes; o primeiro é secretário regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) Minas, enquanto o último é coordenador do A ciência que fazemos, projeto de extensão da UFJF. A mediação será feita pela jornalista Ana Eliza Ferreira.
 
 
 

3 - Hackathon Vertentes: novas possibilidades para o ensino remoto

 
Na noite da última segunda, 10, foi aberta a primeira edição do Hackathon Vertentes, evento organizado pela UFSJ em parceria com o IF-Sudeste São João del-Rei e o Uniptan. Na cerimônia de abertura, palestra de Eduardo Zanini, diretor de Gerenciamento de Produtos da startup Geekie, que atua no mercado educacional brasileiro buscando soluções aplicáveis para a realidade do ensino básico.
 
A mesa de abertura contou com a presença de representantes das três instituições de ensino que viabilizaram o evento, com mediação do professor Dárlinton Barbosa, do Departamento de Ciência da Computação da UFSJ. A pró-reitora de Ensino de Graduação, Elisa Tuler de Albergaria, destacou que o desafio a respeito do uso de tecnologias na Educação não é novo; o momento, porém, nos leva a repensar a atuação em diversas áreas de mercado, inclusive a Educação. “Podemos contribuir criando novos paradigmas e possibilidades que possam ser aplicadas mesmo depois da pandemia.” Como docente do curso de Computação da UFSJ, Elisa lembrou que acompanha mais de perto as questões ligadas à tecnologia, que, no entanto, “se tornam mais interessantes quando relacionadas à Educação.”
 
A reitora do Uniptan, Maria Tereza Gomes Lima, ressaltou a relevância do tema, que atende ao “novo normal da pandemia”. A importância da parceria entre as três instituições de ensino que promovem a Hackathon foi outro ponto reforçado por Maria Tereza. “Nossos estudantes vão pensar em inovações relacionadas à Educação, trazendo boas ideias para caminharmos por esse período de tanta insegurança, oferecendo o que temos de melhor para suprir as demandas de ensino.”
 
O professor Celso Luis Souza, responsável pelo Setor de Inovação do IF-Sudeste Minas, campus São João del-Rei, chamou a atenção para o fato de que a competição pode representar uma oportunidade significativa para a cidade e para a região, “pois tem como objetivo cultivar uma cultura inovadora e empreendedora, além do fortalecimento do laço científico e extensionista das três instituições.” Para ele, esse tempo pandêmico coloca o modelo educacional vigente em xeque em todo o mundo. “Mas essa transformação está impulsionando a Educação para algo inovador, que nos permitirá produzir conhecimentos que trarão mudanças para o futuro. A inovação nunca foi tão importante quanto é hoje.”
 
A Hackathon Vertentes é um desafio que propõe soluções para viabilizar o ensino remoto em todos os três os níveis de ensino. Ao longo desta semana, os participantes se reuniram para propor ideias e projetos que sejam acessíveis e escaláveis para viabilizar as aulas em todo o país.
 
A Geekie no mercado educacional
Fundada em 2011, a Geekie é uma empresa que atua no mercado da Educação, criando ferramentas como a plataforma Geekie Games, utilizada nacionalmente por estudantes jovens e adultos. Para Dárlinton, a palestra de Eduardo Zanini, um profissional que “vive na prática a inovação em Educação”, foi muito marcante: ao compartilhar lições aprendidas ao longo da sua trajetória profissional, inspirou os alunos a trilhar e transformar esse caminho.
 
Esta é a primeira edição local da maratona, que desde já impôs à organização o desafio de realizá-la de forma remota. Apesar de ser da área da Computação, causou estranhamento ao mediador falar o tempo olhando para uma câmera, sem a interação com o público. Uma das saídas foi aprender a lidar com a plataforma de transmissão, ao mesmo tempo em que se ia descobrindo os benefícios da ferramenta. “Tivemos participantes do Brasil todo, com palestrantes e estudantes de várias regiões, o que seria mais difícil viabilizar em um evento presencial.”
 
A cerimônia de abertura foi transmitida pela plataforma Zoom, e pode ser assistida na íntegra na página da TV UFSJ.
 
 

4 - NEPGA produz infográficos sobre administração de vacina BCG e imunobiológicos

 
O Núcleo de Estudos e Pesquisa em Avaliação e Gestão de Serviços de Saúde (NEPGA), do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), em parceria com a Coordenação Estadual do Programa de Imunizações (SES-MG), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), produziu infográficos sobre os seguintes temas:
 
- Administração da vacina BCG via intradérmica;
- Administração de imunobiológicos via intramuscular;
- Administração de imunobiológicos via subcutânea.
 
Pela UFSJ, participaram do projeto as professoras doutoras Eliete Albano de Azevedo Guimarães e Valéria Conceição de Oliveira.
 
 

5 - Progp divulga texto de médica do CAP sobre saúde nos tempos atuais

 
A Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progp) divulga texto da médica perita do campus Alto Paraopeba (CAP), Vanessa Oliveira, sobre saúde nos tempos atuais:
 
"O que é saúde?
 
Saúde não é somente ausência de doenças.
 
Outrora já se considerou saúde como um estado de perfeito de bem-estar físico, mental, emocional, espiritual e social do ser humano.
 
Atualmente, alguns defendem a ideia de que a saúde seria um estado de razoável harmonia entre o sujeito e a sua própria realidade.
 
Poderíamos considerar, então, saúde como um conjunto de hábitos e atitudes que nos ajudariam a manter o equilíbrio saudável em nossa vida, tais como: alimentação saudável, sono de qualidade e prática de atividade física. Além de cultivar laços familiares e de amizade, de fortalecer e cultivar nossa fé e de valorizar quem a gente ama. Não se esqueça de reservar um tempinho para você, para fazer o que mais gosta, para se cuidar.
 
Estamos em momento de mudanças no mundo todo, de reestruturação em nossas vidas, de mudar nosso olhar, nossos pontos de vista, de olhar mais para dentro, mais para perto, de repensar nossos conceitos.
 
'Tenho esperança na humanidade. Vamos sair melhores.'- Papa Francisco".
 
 

6 - Pós em Ciências Morfofuncionais convida para defesa de dissertação

 
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais (PPGCM) convida a comunidade acadêmica para a defesa da dissertação “AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS IMUNOLÓGICOS E EXPRESSÃO DOS RECEPTORES DO PEPTÍDEO VASOATIVO INTESTINAL (VPAC1 E 2) EM BAÇOS DE CAMUNDONGOS NEONATOS ORIUNDOS DE MÃES INFECTADAS E NÃO INFECTADAS COM ZIKA VÍRUS", do mestrando Filipe Resende Oliveira de Souza.
 
Quando: 17 de agosto, às 8h30, pelo Google Meet.
Banca: professores doutores Patrícia Maria D’Almeida Lima (presidente/UFSJ), Fabíola Mara Ribeiro (UFMG), Etel Rocha Vieira (UFVJM), Luciene Bruno Vieira (UFMG) - suplente - e Raquel Alves Costa (UFSJ) - suplente. 
 

7 - Matrículas abertas para os WEBMinicursos da 72ª Reunião Anual da SBPC

 
Os interessados podem se inscrever até o dia 28 de agosto. Participe!
 
Estão abertas até o dia 28 de agosto as matrículas para os WEBMinicursos da 72ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) que serão realizados na primeira semana de setembro. 
 
Os WEBMinicursos foram oferecidos pela primeira vez durante a Mini Reunião Anual Virtual, realizada em julho. Devido ao sucesso da atividade e grande procura do público, a SBPC ofertará novamente na primeira semana de setembro alguns dos cursos que tiveram as inscrições esgotadas mais rapidamente no mês passado, para poder atender à demanda excedente de interessados, tais como “Luz, sua natureza, interação com a matéria e aplicações”, “Como preparar, avaliar, publicar e divulgar um artigo científico”, “Boatos, mentiras, desinformação e ciência”, e “Ciência empreendedora: levando sua pesquisa da bancada para o mercado”. A lista completa dos minicursos online está disponível neste link.
 
Os WEBMinicursos contarão com quatro aulas, sendo as três primeiras videoaulas gravadas e disponibilizadas de 31 de agosto a 08 de setembro, e a última ao vivo, pelo Moodle, será realizada em data específica, na semana de 09 a 11 de setembro. Cada minicurso tem carga horária de oito horas, com direito a certificado de frequência para quem assistir a todas as aulas gravadas e à aula ao vivo. 
 
Com o tema “Ciência, Educação e Desenvolvimento Sustentável para o Século XXI”, a versão estendida e virtual da 72ª Reunião Anual da SBPC será realizada em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) nas primeiras semanas dos próximos meses: de 1º a 4 de setembro; de 6 a 9 de outubro; de 3 a 6 de novembro; e de 1º a 4 de dezembro de 2020. 
 
A programação científica será composta por painéis, mesas redondas e conferências, com transmissão pelo canal da SBPC no YouTube. O evento contará ainda com sessão de pôsteres e, nos sábados de cada mês, serão realizadas atividades da SBPC Jovem e do Dia da Família na Ciência, com atrações para todas as idades. 
 
Os WEBMinicursos também serão ofertados todos os meses, com assuntos de diversas áreas do conhecimento. Os interessados poderão se inscrever em até três minicursos por ciclo.
 
Mais informações no site do evento: http://ra.sbpcnet.org.br/72RA/
 
Fonte: Assessoria de Comunicação da SBPC
 
 

8 - Funpresp atualiza regulamento do Plano de Gestão Administrativa

 
O Plano de Gestão Administrativa (PGA), que trata dos recursos financeiros destinados a custear as despesas de funcionamento da Funpresp, foi modificado para refletir o alcance do ponto de equilíbrio, em 2018, entre as suas receitas e despesas administrativas. A partir daí, a Entidade começou a devolver aos patrocinadores dos planos de benefícios ExecPrev e LegisPrev o valor de R$ 73,8 milhões, correspondente ao aporte inicial utilizado para viabilizar o início das atividades da Fundação.
 
Para adequar o PGA a essa nova realidade, o Conselho Deliberativo aprovou, em julho de 2020, algumas alterações no respectivo regulamento. Foi excluído o dispositivo que explicitava que os termos de compromisso fixados entre a Funpresp e a União determinariam os critérios objetivos para a comprovação e validade do alcance do ponto de equilíbrio. Essa exclusão ocorreu porque a estabilidade e a consolidação na relação entre receitas e despesas administrativas foi comprovada no balanço anual de 2018, devidamente auditado, atestando o regular funcionamento da Fundação. Agora, no lugar, o PGA estabelece a necessidade de que o orçamento anual traga indicadores de gestão administrativa, tais como receitas e despesas per capita.
 
Outra atualização foi a retirada da previsão da antecipação de contribuições futuras pelos patrocinadores como principal fonte de recursos da Entidade, uma vez que a Funpresp não necessita mais desses recursos. Em razão disso, o regulamento atualizado passou a tratar das receitas administrativas e seus respectivos rendimentos, como as fontes de custeio do PGA.
 
Eficiência administrativa - Somente em 2019, a Funpresp devolveu aproximadamente R$ 20 milhões aos patrocinadores dos poderes Executivo e Legislativo Federal. O valor é três vezes maior do que os R$ 6,2 milhões previstos inicialmente. A devolução respeita os termos de compromisso que definiram a devolução de 1% da receita de contribuição mensalmente. Em 2020, a previsão orçamentária inicial é devolver mais R$ 10,7 milhões.
 
Após o alcance do ponto de equilíbrio, a Entidade, por não ter finalidade lucrativa, intensificou o processo de redução da taxa de carregamento, cobrada dos participantes e destinada ao PGA para manutenção das atividades administrativas. Desde abril de 2020, está em vigor a 4ª redução da taxa de carregamento, escalonada de acordo com o tempo de contribuição aos planos, até chegar a 2,5%. 
 
Vale lembrar que, pela legislação vigente, a Funpresp é autorizada a cobrar até 9,0% de taxa de carregamento (sobre o fluxo de contribuições mensais) e até 1% de taxa de administração (sobre o estoque da reserva previdenciária). Esta última, entretanto, não é praticada pela Entidade.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação da Funpresp

Última atualização: 17/08/2020