1 - Dipre realiza manutenção preventiva em aparelhos de ar-condicionado

 
A Divisão de Prefeitura de Campus (Dipre) informa que, durante a próxima semana, realizará manutenção preventiva nos aparelhos de ar-condicionado dos campi de São João del-Rei - Santo Antônio (CSA), Dom Bosco (CDB) e Tancredo Neves (CTan). Durante as atividades, haverá representante da Prefeitura de Campus acompanhando o trabalho dos técnicos da empresa responsável. Confira o cronograma: 
 
Segunda (24/8) - CTan;
Terça (25/8) - CTan;
Quarta (26/8) - CDB;
Quinta (27/8) - CTan;
Sexta (28/8) - CSA.
 
 

2 - Pré-inscrição para bolsas Santander vai até este domingo (23/8)

 
A Assessoria para Assuntos Internacionais da UFSJ (Assin) comunica que estão abertas, até este domingo (23/8), as pré-inscrições para o Programa de Bolsas Santander Ibero-Americanas.
 
Para se habilitar ao edital que em breve será publicado pela Assin, os interessados devem, obrigatoriamente, se cadastrar na plataforma virtual do Santander, a fim de garantir as condições de concorrer em duas modalidades: pela seleção da UFSJ, ou pelo Curso de Experiência Internacional, disponibilizado no link acima, que traz conteúdo dedicado àqueles que desejam vivenciar a experiência de um intercâmbio com base em orientações para apoiá-los desde as decisões iniciais até a conclusão de suas vivências em outro país.
 
Mais informações pelo e-mail assin@ufsj.edu.br e na página do Facebook.
 
 

3 - Prorrogadas as inscrições para as Comunicações Orais do Simpósio do Museu Regional de São João del-Rei 

 
O evento, gratuito e online, recebe inscrições até a sexta-feira, dia 28 de agosto
 
O prazo para as inscrições das Comunicações Orais no “I Simpósio Virtual do Museu Regional de São João del-Rei: Reflexões acerca da identidade e identificação do Museu” foi prorrogado. Os interessados podem submeter seus trabalhos até o dia 28 de agosto de 2020. O edital do projeto está disponível no site da instituição. 
 
A iniciativa virtual terá a participação de colaboradores da instituição, pesquisadores e convidados. A programação das mesas temáticas será divulgada em breve no site e pelas redes sociais do Museu. Os participantes discutirão temas como: Patrimônio Cultural e Museus; Museus em Minas Gerais; e Museu Regional: reflexões identitárias. 
 
O Simpósio está inserido na programação da 14ª Primavera de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A edição deste ano da Primavera ocorre entre os dias 21 e 27 de setembro.
 
A iniciativa de um simpósio surgiu a partir da necessidade de se refletir e reforçar a identidade do Museu Regional de São João del-Rei e a forma como a comunidade o identifica. Como explica a diretora da instituição, Eliane Zanatta, “o simpósio tem como objetivo identificar, analisar, avaliar e refletir sobre as dimensões do nosso Museu, visando ampliar a sua atuação no campo da preservação, da acessibilidade, da sustentabilidade e da investigação”.
 
Além dos convidados para as mesas temáticas, pesquisadores e profissionais de áreas ligadas ao campo museal que desejarem participar do evento poderão se inscrever para as Comunicações Orais.  O interessado deve enviar um resumo simples sobre a sua pesquisa. Ele também deve disponibilizar um vídeo apresentando seu objeto de estudo. Os trabalhos escolhidos serão transmitidos nas plataformas digitais do Museu. Após a apresentação, os participantes serão convidados a publicar seus trabalhos completos nos Anais do Evento, também de forma digital.
 
O edital e a bibliografia básica poderão ser encontrados no site do Museu Regional, clicando aqui
 
Primavera de Museus
Realizada tradicionalmente durante o mês de setembro, a Primavera de Museus é uma iniciativa desenvolvida pelo Ibram e realizada desde 2007. O projeto possui um tema específico para cada edição e tem como objetivo divulgar e promover as ações desenvolvidas por museus de todas as regiões do Brasil. Para 2020, o tema escolhido para a 14ª Primaveras de Museus foi “Mundo Digital: Museus em Transformação”.
 
Museu Regional de São João del-Rei
Aberto ao público em 1963, o Museu Regional de São João del-Rei é sediado em um casarão datado de meados do século XIX. A construção do imóvel partiu do desejo do Comendador João Antônio da Silva Mourão, poderoso comerciante são-joanense, em possuir um espaço para abrigar sua residência e também um comércio de secos e molhados. O sobrado passou pelas mãos de duas famílias, até ser vendido para uma empreiteira. Ele foi parcialmente demolido, desapropriado e restaurado. Das ruínas, veio a se tornar o Museu que hoje conta com um acervo arquivístico, bibliográfico, museológico, diversificado, datado entre o final do século XVIII e início do século XX, em sua maioria originária do estado de Minas Gerais. A maior parte da coleção é composta por obras de arte sacra, utensílios e mobiliários domésticos, imaginária, documentos e uma biblioteca especializada em arte, História e arquitetura.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação do Museu Regional de São João del-Rei.

Última atualização: 21/08/2020