1 - 100 dias de Trabalho UFSJ: Os desafios de uma gestão que se inicia num cenário atípico

 
Os 100 dias são uma tradição no jornalismo político, que remonta ao contexto norte-americano de avaliação do comportamento de uma nova administração. No Brasil, desde a década de 90, esse marco vem sendo utilizado como forma de acompanhamento de governos recém-empossados.
 
Na UFSJ, o período - que se seguiu à posse do novo reitor Marcelo Pereira de Andrade, em 9 de maio - coincidiu com a pandemia da Covid-19, e um cenário nunca antes vivido na história da instituição: atividades administrativas e aulas presenciais suspensas. Em consequência, o trabalho remoto impôs-se como realidade numa conjuntura de transição, já complexa por si.
 
Os desafios vividos nesses 100 dias de intenso trabalho são tema do vídeo publicado nesta sexta, 21, e que pode ser assistido na página da TV UFSJ. Assista e compartilhe!
 
 

2 - Professores já podem cadastrar disciplinas no Portal Didático

 
O Núcleo de Educação a Distância (Nead) da UFSJ informa que as inscrições para o uso do Portal Didático (1º período Ensino Remoto Emergencial ) estão abertas. O professor pode cadastrar todas as disciplinas que ele ministrará durante este semestre, pois não há limite de número total, por meio deste link.
   
O Portal é um ambiente estruturado, dividido por tópicos ou por semanas, em que o professor pode inserir vários tipos de material (páginas web, páginas de texto, links etc), utilizar formas de interação (como fórum, chat, questionários), além de disponibilizar material de apoio, como arquivos em PDF.
 
As disciplinas serão criadas no prazo de até 24 horas (dias úteis) e o professor será informado por e-mail da sua criação. Os alunos serão importados somente a partir do dia 14 de setembro, início do semestre letivo.
 
Comunidades Virtuais
Dentro do espaço do Campus Virtual existe um espaço para as Comunidades Acadêmicas Virtuais, que é independente do Portal Didático, dedicado a Grupos de Pesquisa,  PETs e outros grupos acadêmicos que forem necessários. A existência das comunidades é atemporal, não está ligado a ano e semestre letivo. 
 
Para solicitar uma Comunidade Acadêmica Virtual ou em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail campusvirtual@ufsj.edu.br
 
 

3 - CPA ouvirá a comunidade sobre ensino remoto

 
Começa neste sábado, 22, a pesquisa on-line da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFSJ para levantar a opinião de professores, estudantes, técnicos e terceirizados sobre o ensino remoto na UFSJ. A pesquisa será feita em duas etapas. O questionário para respostas da comunidade estará disponível no site da CPA, e nos links relacionados abaixo.
 
De acordo com o professor do Departamento de Ciências Econômicas e membro da CPA, Douglas Ferreira, a ideia é investigar as opiniões da comunidade acerca do ensino remoto. “Essa proposta surgiu na Comissão, para avaliarmos as expectativas e os desafios em relação ao ensino-aprendizagem de forma remota”, explica.
 
A pesquisa on-line é bem objetiva, com um questionário rápido, de nove perguntas, que pode ser preenchido em apenas três minutos. “Por meio dela é que vamos investigar as expectativas e as dificuldades que as pessoas estão vivenciando”, adianta Douglas. Além das pesquisas que compõem o processo anual e obrigatório de auto-avaliação institucional, esse levantamento é uma exceção na forma da CPA atuar, promovendo um inédito mapeamento de opiniões.
 
Para Ricardo Resende, secretário da CPA, o questionário, ao final do primeiro semestre remoto, deverá será aplicado aos alunos durante o processo de inscrição periódica. A técnica administrativa Daniele Patury, também da CPA, espera que a pesquisa tenha boa adesão, uma vez que o ensino remoto vai afetar a vida de toda a comunidade.
 
Para participar
Estudantes de Graduação Presencial / Estudantes de Pós-Graduação Stricto Sensu
https://forms.gle/VMi327JeoPBEuqEK9
 
Professores
https://forms.gle/nxCt8fCt7meedXWs7
 
Técnico-Administrativos / Colaboradores Terceirizados
https://forms.gle/EtNQULpWAyFXprY8A
 
CPA
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), sendo composta por representantes comunidade acadêmica - estudantes, docentes, técnico-administrativos - e da sociedade civil.
 
A CPA tem a responsabilidade de coordenar, conduzir e articular o processo contínuo de autoavaliação da UFSJ, em todas as suas modalidades de ação, com o objetivo de fornecer informações sobre o desenvolvimento da Universidade, acompanhando as ações implementadas para a melhoria de qualidade do ensino e do seu comportamento social.
 
O atual presidente da CPA é o professor Carlos Alberto da Silva Júnior (Demat).
 
 

4 - Congresso de Produção Científica é adiado

 
A UFSJ está atenta às informações sobre a disseminação da Covid-19 no Brasil e, fiel ao compromisso com a segurança e o bem-estar de todos, as pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope) de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) comunicam o adiamento do XVIII Congresso de Produção Científica e Acadêmica da UFSJ, composto pelo XXVII Seminário de Iniciação Científica (SIC), XVIII Semana de Extensão Universitária (Semex) e demais eventos associados, que aconteceriam em outubro deste ano. Tal medida se faz necessária devido à impossibilidade de garantir suporte técnico adequado a um congresso on-line deste porte, com a inevitável circulação de servidores em nossos campi. É hora evitar a propagação do novo coronavírus. É hora de garantir a saúde e a segurança de todos, e das pessoas ao nosso redor.
 
O evento, ainda sem data confirmada para 2021, garantirá a participação de todos os discentes e docentes desenvolvedores de projetos de Iniciação Científica e de Extensão inscritos nos editais de 2019 e 2020, que quiserem se inscrever.
 
As datas para submissão de trabalhos e afins serão informadas posteriormente, assim como todos os dados referentes ao XVIII Congresso de Produção Científica e Acadêmica da UFSJ, que poderão ser obtidas em www.ufsj.edu.br/cpc.
 
Reforçamos nosso compromisso com a segurança de todos e seguimos atentos à evolução da pandemia, com serenidade e responsabilidade.
 
Fiquem em casa, fiquem bem!
 
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários
 
 

5 - Apoio Acadêmico abre processo seletivo

 
Oportunidade para discentes dos cursos de Pedagogia, Ciência da Computação, Jornalismo, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil!
 
A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen) acaba de lançar o edital de Bolsa Institucional de Ensino Aprendizagem, para seleção de discentes que vão auxiliar as atividades multidisciplinares da Proen e do Setor de Apoio Acadêmico da UFSJ.
 
Inscrições estão abertas até o dia 25 de agosto.
 
 

6 - Ex-aluna do Jornalismo vence concurso internacional de fotojornalismo

 
A fotógrafa e atriz Priscila Natany foi uma das vencedoras do Concurso da Janela do FOTO BSB - Festival Internacional de Fotojornalismo de Brasília. O festival, um dos mais importantes do país, recebeu mais de dez mil imagens na convocatória, para a premiação das três finalistas.
 
Priscila Natany graduou-se no cursos de Jornalismo e Teatro da UFSJ. Trabalha com fotografia há mais de cinco anos, desenvolvendo projetos que entrelaçam fotografia, design e artes cênicas, pontes que comunicam dados da realidade atrelados à ficção. Para o concurso BSB, concebeu uma série de imagens com o ator Júnio de Carvalho. “São fotos de ações cotidianas de duas pessoas no período da quarentena, numa narrativa possível”, afirma.
 
O FOTO BSB aconteceu em formato on-line entre os dias 16 e 19 de agosto, com a proposta de criar, em tempos de pandemia, uma reflexão documental sobre o interior e o exterior das casas, das janelas, das varandas.
 
Sobre o Festival
O FOTO BSB – Festival Internacional de Fotojornalismo visa à discussão e à promoção da fotografia documental, sua autonomia como profissão, suas especificidades e também fronteiras com outros campos, como as Artes e as Ciências Sociais.
 
O registro de um momento, um instante que representa o que aconteceu e o que está para acontecer, que sintetiza uma época, um estado de espírito, uma visão de mundo. Uma série de debates, painéis e mesas, transmitidas pelo YouTube e IGTV, com recursos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.
 
A programação reuniu profissionais da área, no debate de aspectos técnicos envolvendo a profissão de fotojornalista, e na reflexão sobre o trabalho de grandes nomes do campo, as diferentes narrativas, o diálogo com a cultura, a sociedade, o meio ambiente. Fotojornalismo e questões contemporâneas – ativismo, feminismo, floresta, pandemia, guerra, novas narrativas, práticas transformadoras – nortearam as discussões. Juntos, pensadores de diferentes formações, fotojornalistas de extensa trajetória e jovens expoentes que vêm abrindo caminho.
 
 

7 - Matrículas para os WEBMinicursos da 72ª Reunião Anual da SBPC encerram na sexta (28/8)

 
Os interessados podem se inscrever até 28 de agosto. As videoaulas estarão disponíveis a partir do dia 31. Participe!
 
As inscrições das matrículas para os WEBMinicursos da 72ª Reunião Anual da SBPC, que serão realizados na primeira semana de setembro, se encerram daqui a uma semana, no dia 28 de agosto. A programação conta com atividades como, por exemplo, “Luz, sua natureza, interação com a matéria e aplicações”, “Como preparar, avaliar, publicar e divulgar um artigo científico”, “Boatos, mentiras, desinformação e ciência”, e “Ciência empreendedora: levando sua pesquisa da bancada para o mercado”.  A lista completa dos minicursos online está disponível neste link.
 
Esses WEBMinicursos, que serão realizados em setembro, foram oferecidos pela primeira vez durante a Mini Reunião Anual Virtual, realizada em julho. Devido ao sucesso da atividade e grande procura do público, a SBPC ofertará novamente alguns dos cursos que tiveram as inscrições esgotadas mais rapidamente no mês passado, para poder atender à demanda excedente de interessados.
 
Os WEBMinicursos contarão com quatro aulas, sendo as três primeiras videoaulas gravadas e disponibilizadas de 31 de agosto a 08 de setembro, e a última ao vivo, pelo Moodle, será realizada em data específica, na semana de 09 a 11 de setembro. Cada minicurso tem carga horária de oito horas, com direito a certificado de frequência para quem assistir a todas as aulas gravadas e à aula ao vivo.
 
Com o tema “Ciência, Educação e Desenvolvimento Sustentável para o Século XXI”, a versão estendida e virtual da 72ª Reunião Anual da SBPC será realizada em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) nas primeiras semanas dos próximos meses: de 1º a 4 de setembro; de 6 a 9 de outubro; de 3 a 6 de novembro; e de 1º a 4 de dezembro de 2020.
 
A programação científica será composta por painéis, mesas redondas e conferências, com transmissão pelo canal da SBPC no YouTube. O evento contará ainda com sessão de pôsteres e, nos sábados de cada mês, serão realizadas atividades da SBPC Jovem e do Dia da Família na Ciência, com atrações para todas as idades.
 
Os WEBMinicursos também serão ofertados todos os meses, com assuntos de diversas áreas do conhecimento. Os interessados poderão se inscrever em até três minicursos por ciclo.
 
Mais informações no site do evento: http://ra.sbpcnet.org.br/72RA/
 
 

8 - Consultoria realiza pesquisa sobre inovação e ciência

 
A consultoria Emerge realiza, até 30 de agosto, a pesquisa Inovação & Ciência, que tem o objetivo de aprofundar no entendimento da perspectiva dos cientistas para a inovação.
 
Assim, é solicitada a participação de cientistas (estudante, professor, pesquisador ou empreendedor) das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. 
 
O formulário para participar está disponível neste link

Última atualização: 24/08/2020