1 - 100 dias de Trabalho UFSJ: Núcleos trabalham em conjunto para vencer os desafios impostos pela pandemia
Há cinco meses o país convive com uma realidade inédita para toda uma geração: a pandemia do novo coronavírus, que forçou mudanças bruscas em nosso cotidiano, afetando individualidades e coletividades, entre as quais todos aqueles que compõem a comunidade acadêmica da Universidade Federal de São João del-Rei.
A Universidade, como um organismo vivo, não para: vem contribuindo para combater a disseminação do vírus e oferecer atendimento e acolhimento à população. Internamente, se prepara para o início do período remoto emergencial, na graduação e na pós, com o apoio de dois setores essenciais à implementação dos semestres extemporâneos: o Núcleo de Educação a Distância (Nead) e o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTInf).
Como pontua a coordenadora do Nead, professora Rejane Corrêa da Rocha, por mais que as nomenclaturas possam induzir interpretações, Ensino Remoto Emergencial (ERE) não é o mesmo que Educação a Distância (EAD). Esta segue legislação específica, oferecendo cursos marcados pelo caráter didático-pedagógico assíncrono. O número de vagas é maior, o protocolo de avaliação discente é padronizado e previamente estabelecido por normas, e conta com apoio de tutores que acompanham, pela plataforma Moodle, a frequência discente no ambiente virtual.
O calendário do Nead não foi interrompido em virtude da pandemia. A principal mudança ocorrida foi a aplicação de provas remotas; antes, todos os exames, assim como as bancas de avaliação, eram realizados presencialmente. “O plugin utilizado para a realização das provas foi desenvolvido por professores da UFSJ, Matheus Viana e Diego Dias, num projeto financiado pela Capes, e que vem sendo aplicado em outras instituições de ensino”, destaca Rejane.
Semestre emergencial
O Nead vem atuando para auxiliar a realização do semestre emergencial em várias frentes.
Em parceria com as pró-reitorias de Ensino de Graduação e de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, docentes e técnicos da UFSJ tiveram acesso a cursos de capacitação por meio da Plataforma de Extensão do Núcleo.
A Coordenação de Tecnologia tem se dedicado à manutenção dos sistemas virtuais num momento em que todas as plataformas vêm recebendo mais acessos. A preparação de tutoriais para a utilização do Portal Didático, o ambiente virtual de aprendizagem da UFSJ, é outra ação de suporte ao ensino emergencial. Segundo Rejane, o sistema de eleições também registra crescimento de demanda, uma vez que departamentos, coordenações e colegiados precisam seguir com seus trâmites internos.
Estrutura necessária
Há menos de um mês para o início do período remoto emergencial, o Núcleo de Tecnologia da Informação da UFSJ (NTInf), se vê diante de uma tarefa inédita: manter a estrutura necessária para que as aulas remotas aconteçam, ao mesmo tempo em que trabalha no desenvolvimento de um sistema que substitua o atual (Contac), de outro que automatize a solicitação de diplomas, e de mais outro, que incentive o uso do e-mail institucional por todos os alunos.
Para ficar apenas na ponta do suporte acadêmico, um projeto de grande valor para a equipe do NTInf é a criação de plataforma de conferências on-line própria, que está na fase de testes, num sistema semelhante ao Portal Didático, a ser aplicada também no retorno presencial. O que será viável graças à implantação, em todos os prédios dos campi de São João del-Rei, de antenas que potencializam a captação do sinal sem fio - trata-se do projeto WI-FI UFSJ, que já tem reserva técnica para atender aos campi fora de sede.
Além de garantir a conexão de internet para toda a comunidade acadêmica em todos os campi da UFSJ, gerindo, igualmente, os cadastros de acesso à intranet, o NTInf assegura a manutenção da rede física que mantém ativo todo o sistema administrativo. A equipe desenvolve sistemas por demandas e trabalha com aqueles adquiridos pela Universidade, como o SIG. E prioriza o uso de softwares livres: quem, por exemplo, utiliza os computadores dos laboratórios e das bibliotecas da UFSJ sabe que, por se tratar de uma instituição federal, é prioridade o uso de programas de código aberto.
Para o diretor do NTInf, Rodrigo Santos, todas essas ações convergem para uma intenção clara: tornar o Núcleo transparente aos olhos da comunidade. “Que nosso trabalho seja tão bem feito, que tudo funcione como o planejado, para que as pessoas nem se lembrem da gente.”
2 - 8ª edição do Fala Ciência ocorre em formato on-line nesta quinta (27/8)
Curso de divulgação científica capacita pesquisadores, comunicadores e estudantes
Em sua oitava edição, o Fala Ciência, curso de comunicação pública da ciência e tecnologia, traz uma programação para sensibilizar e compartilhar possibilidades para a divulgação científica. Os conteúdos são voltados não apenas para profissionais da área da Comunicação, mas também para pesquisadores, sejam professores ou estudantes, de todas as áreas de conhecimento.
Pela primeira vez on-line, o evento, que acontece nesta quinta-feira (27/8), será composto por três mesas-redondas e três sessões simultâneas. Para as sessões à tarde, o objetivo é aproximar palestrantes e espectadores, buscando uma experiência intensa de interação. Durante as apresentações, estará disponível o envio de perguntas e observações.
A abertura será apresentada pelo presidente interino da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Paulo Sérgio Beirão, e pela jornalista Bárbara Duque, coordenadora da instituição organizadora do evento, a Rede Mineira de Comunicação Científica (RMMC). A programação será exibida no
canal oficial da Fapemig no Youtube. A participação confere certificado e, embora não seja necessário realizar a inscrição para participar do evento, os interessados em obter a certificação devem inscrever-se pelo
Sympla. A seguir, mais detalhes da programação.
Mesas-redondas: divulgação científica na pandemia
Ao todo, o Fala Ciência será composto por três mesas-redondas distribuídas ao longo da manhã e início da tarde. Em ordem de apresentação: Divulgação Científica e Covid-19: ação e pesquisa, Políticas institucionais de divulgação científica e Por que os cientistas (mais do que nunca) precisam falar com os jornalistas. Todas têm duração de uma hora e meia.
Dando início à programação do evento, às 9h30, a sessão que debate a cobertura jornalística da Covid-19 recebe os jornalistas Luisa Massarani, coordenadora do Instituto Nacional de Comunicação Pública em Ciência e Tecnologia da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e Luis Felipe Fernandes Neves, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde da Fiocruz, na linha de pesquisa Divulgação, Popularização e Jornalismo Científico. A mediação será realizada pela jornalista Fernanda Fabrino, da Epamig.
A segunda mesa-redonda, às 11h, é voltada para a divulgação de pesquisas em diferentes instituições, de forma a potencializar as ações de comunicação e popularização da ciência. Também serão apresentadas políticas institucionais bem-sucedidas neste campo. As convidadas são Diélen Borges (UFU), Édina Ferreira (UFRGS), Nayane Breder (Funed), Priscilla Fujiwara (Funed) e Sônia de Oliveira (Cefet-MG). A PUC-MG também se faz presente pela mediação de Marisa Cardoso.
Já na terceira apresentação, às 14h, as jornalistas Sabine Righetti, da Agência Bori, e Amanda Milléo Almeida, da Gazeta do Povo, conversam sobre a atuação jornalística como uma ponte entre os cientistas e a população. Tópicos como a disponibilidade dos pesquisadores como fontes e a construção da relação de confiança entre esses profissionais e o público também serão abordados. A jornalista Diélen Borges vai mediar esse debate.
Sessões: divulgação científica em podcasts, escolas e imprensa
No ato de inscrição, os interessados devem optar entre três sessões que acontecem simultaneamente, entre 15h30 e 17h: Assessoria de imprensa: agite antes de usar; Divulgação científica ao pé do ouvido: surfando na onda do podcast; e Escola Básica: lugar de divulgação científica.
Na sessão sobre como estreitar a relação entre pesquisadores e assessorias de imprensa, serão abordados os desafios e as estratégias para estimular cientistas a divulgarem seus estudos em formatos mais acessíveis. Os convidados são os jornalistas Carlos Orsi e Bruno Lara, respectivamente, editor-chefe da Revista Questão de Ciência e pós-doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília (UnB). As apresentações serão mediadas pela jornalista Lea Medeiros.
Já na sessão sobre divulgação científica em podcasts, serão apresentadas formas de construir e preparar programas que caiam no gosto tanto de pesquisadores quanto de ouvintes. Os convidados são os jornalistas Bernardo Esteves e Bia Guimarães. Ambos apresentam e roteirizam seus respectivos podcasts. Esteves representa o programa A Terra é redonda, vinculado à revista Piauí; já Guimarães, o podcast 37 graus, cuja série mais recente foi realizada em parceria com a Folha de São Paulo. A mediação fica por conta da jornalista Laís Cerqueira.
As escolas como terrenos férteis para a divulgação científica são o tema de mais uma sessão. Nela, serão discutidas formas de apresentar a experiência científica para jovens, além de exemplos bem-sucedidos inserção de cientistas no cotidiano de estudantes e professores de escolas básicas. Os convidados são os pesquisadores Luciano Mendes e Guilherme Lopes; o primeiro é secretário regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) Minas, enquanto o último é coordenador do A ciência que fazemos, projeto de extensão da UFJF. A mediação será feita pela jornalista Ana Eliza Ferreira.
Outras informações
3 - Hospital das Mercês empossa novos conselheiros
A Arquiconfraria do Hospital de Nossa Senhora das Mercês e a UFSJ promovem, nesta quinta (27/8), às 19h, cerimônia de posse do novo presidente e demais integrantes do Conselho Administrativo do Hospital, antecedida pela celebração de missa na Capela, oficiada pelo padre Geraldo Magela da Silva, pároco e assistente espiritual da Arquiconfraria.
Ricardo Rocha Camarano, que já atuava como conselheiro, assume a presidência do Conselho Administrativo do Hospital de Nossa Senhora das Mercês, e dará posse aos novos membros. Como o Hospital funciona em regime de cogestão com a UFSJ, os novos conselheiros são: Alfredo Carlos Guimarães, Antônio Marcos dos Santos, Bernardo Augusto Zanetti Pugliese, Roberto Mazzoni Camarano, Victor Ivan Lopes Tarôco; representando a Universidade, Tarso Magno Leite Ribeiro, Alexandre Nunes Pessoa, Américo Calsavara Neto, Nathália Nascimento Vasconcelos, Vanessa Cristina de Paiva Oliveira. O próprio padre Geraldo é quem vai conduzir a cerimônia.
História
O Hospital de Nossa Senhora das Mercês (HNSM), filantrópico, pertence à Arquiconfraria de Nossa Senhora das Mercês. Inaugurado em 5 de novembro de 1942, sua história está ligada a uma promessa feita pelo alfaiate Antônio de Paula Afonso aos pés da imagem mercedária. Seguindo carreira bem sucedida como leiloeiro no Rio de Janeiro, Antônio lançou, em 1936, a pedra fundamental do que seria o hospital como o conhecemos hoje.
A parceria com a Federal de São João del-Rei abre a possibilidade de o HNSM se tornar um hospital universitário. Atualmente, seu diretor clínico é Juarez Leite Corrêa; o vice, José Augusto de Vasconcellos; o diretor técnico, José Gabriel Knuppel, assessorados pelos advogados Rodolfo Silva Moura Vale e Karin Cristine Magnan Miyahira, e superintendência administrativa de Patrícia Aparecida de Resende Vieira.
4 - Pesquisa avalia impacto do ensino remoto na alfabetização
O coletivo Alfabetização em Rede, composto por cerca de 100 pesquisadores de 30 universidades brasileiras, iniciou em março a pesquisa Alfabetização em Rede: uma investigação sobre o ensino remoto da alfabetização na pandemia Covid-19 e sobre a recepção da Política Nacional de Alfabetização (PNA). O coletivo é coordenado pelo Grupo de Pesquisa em Alfabetização Linguagem e Decolonialidade (Gpeale) da UFSJ, sob a liderança da professora do Departamento de Ciências da Educação, Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo.
A primeira fase da pesquisa constitui-se de um
questionário voltado a docentes da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, que ficará disponível até o final do mês deste mês. O Gpeale já contabilizou cerca de oito mil respostas, em todas as regiões do país.
A iniciativa tem por objetivo conhecer como vem se efetivando o processo de alfabetização infantil durante o isolamento social, ao mesmo tempo em que investiga como a Política de Alfabetização do atual governo está sendo recebida pelos docentes. A segunda fase da pesquisa, com duração de dois meses, terá caráter qualitativo, e pretende analisar as condições de ensino naquela faixa de atuação, a partir da promoção de rodas de conversas com alfabetizadores.
5 - Prazo para inscrições de candidatos ao Comitê do CDC (Fortim dos Emboabas) termina na segunda (31/8)
A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex), da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), informa que o prazo para interessados em concorrer a uma vaga no Comitê de Desenvolvimento do Centro de Referência de Cultura Popular Max Justo Guedes (CDC) - Fortim dos Emboabas - termina na próxima segiunda-feira (31/8).
Os interessados podem se candidatar pelo email
sepac@ufsj.edu.br. Serão eleitos quatro docentes (dois titulares e dois suplentes) e dois técnicos administrativos (um titular e um suplente) para um mandato de dois anos. A eleição vai ocorrer no dia 2 de setembro pelo site
http://eleicoes.ufsj.edu.br e terão direito a votar docentes e técnicos integrantes do quadro permanente da UFSJ.
6 - Mestrado em Ciência da Computação recebe inscrições para disciplinas isoladas
O Mestrado em Ciência da Computação está com com inscrições abertas, até 2 de setembro, para inscrição em unidades currilacures isoladas para interessados com diploma de curso superior.
Para se isncrever, é precios enviar e-mail com cópia digitalizada simples (sem necessidade de legitimação em Cartório de Notas) dos seguintes documentos:
Formulário de inscrição devidamente preenchido, Diploma de Graduação, Identidade e CPF.
A solicitação será analisada pelo professor ou professora da disciplina, que indicará ao Colegiado de Curso o deferimento ou indeferimento do pedido com base na análise dos documentos e na disponibilidade de vagas nas turmas. Os docentes se reservam no direito de não preencher todas as vagas oferecidas.
Serviço: Período de Inscrições – Seleção 1º Período Emergencial de Ensino Remoto - 2020
Quando: 25 de agosto a 02 de setembro de 2020
7 - Encontro de agroecologia debate filme Comer o quê?
Dentro da programação on-line do 4º Encontro de Agroecologia, nesta terça-feira (25/8), às 20h, está marcada roda de conversa sobre o filme Comer o quê?, que apresenta o cotidiano de uma série de personagens ligados ao mundo de alimentação, de chefs consagrados a produtores rurais, passando por especialistas em Nutrição, Economia e Gastronomia.
O debate terá as participações de Marisa Singulano, professora do Departamento de Ciências Sociais da UFOP, e Ester Louback, mestranda em Comunicação pela mesma Universidade.
Inscrição
Para participar, o internauta deve acessar
este link. Após a inscrição, o interessado receberá por e-mail uma mensagem com as instruções de como assistir previamente ao filme, e também o link para acesso a esse debate do Conversando Agroecologia On-line, que tem programação semanal, e é uma promoção do
Grupo Guayi de Agroecologia.
8 - Intermidialidade é tema de dossiê
A professora Miriam de Paiva Vieira, do Departamento de Letras, Artes e Cultura (Delac) da UFSJ, foi uma das organizadoras, ao lado da professora Márcia Arbex (UFMG), da 19ª edição da Revista Vis, do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade de Brasília.
O dossiê Imagens legíveis, textos visíveis traz artigos de outros pesquisadores do Grupo Intermídia – Núcleo de Estudos sobre a Intermidialidade – e do Intermidialidade: literaturas, artes e mídia, grupo de trabalho da Anpoll, a Associação Nacional de Pós-Graduação em Letras e Linguística. Para ter acesso ao dossiê, confira
este link.
A Vis 19 explora a relação entre a escrita e a imagem, o diálogo entre a literatura e as artes, e as produções artísticas marcadas pelo encontro de linguagens. São ao todo 12 artigos inéditos, que trabalham o tema do ponto de vista teórico-metodológico e por meio de estudos de caso.
O dossiê traz ainda uma entrevista com o professor emérito da Indiana University (EUA), Claus Clüver. O pesquisador é referência na área de intermidialidades e conta na entrevista sobre sua trajetória e o panorama atual de suas investigações acerca das relações entre artes e mídias.
9 - Pós em Engenharia Mecânica convida para defesa de dissertação
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica convida a comunidade acadêmica para a defesa de dissertação de mestrado intitulada “Estudo do comportamento das superligas MAR-M246 convencional e modificada com nióbio oxidadas ciclicamente a 900 e 1.000° C”, do discente Rodrigo de Andrade Reis.
Banca: professores doutores Artur Mariano de Sousa Malafaia (presidente/UFSJ), Carlos Alberto Della Rovere (UFSCar), Renato Baldan (Unesp), Roseli Marins Balestra (UFSJ) e Alysson Helton Santos Bueno (UFSJ) - suplente.
10 - Conselho Internacional de Museus realiza pesquisa sobre as instituições
Que museu você quer no futuro?
Este é o tema de pesquisa que está sendo realizada pelo ICOM Brasil (Conselho Internacional de Museus) para mapear os impactos da pandemia de covid-19 nos museus no país. O objetivo é saber como as pessoas têm interagido com as instituições culturais durante a quarentena e o que as estimulariam a visitar os equipamentos culturais novamente.
Os participantes na pesquisa concorrerão ao sorteio de catálogos oferecidos pela Pinacoteca de São Paulo, pelo Museu da Imagem e do Som (MIS-SP) e Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-SP), além de um curso de História da Arte no MIS-SP.
Última atualização: 25/08/2020