1 - 100 dias de Trabalho UFSJ: Pplan garante orçamento para manutenção das atividades da UFSJ

 
A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (Pplan) completa 100 dias de muito trabalho e sucesso nas ações efetivadas. Durante o período, atuou para promover o bom andamento do orçamento da UFSJ, dentro de um contexto no qual a instituição não recebeu nenhum reajuste no montante de recursos e teve que redefinir prioridades e novas estratégias, devido à pandemia.
 
À frente da equipe, o pró-reitor Renato da Silva Vieira explica que os esforços estão focados em viabilizar o funcionamento da Universidade. “A Pplan está atenta às pessoas e em como contribuir com os setores da UFSJ para manter as atividades da instituição, além de garantir os auxílios que vêm permitindo aos alunos darem continuidade aos estudos. Para isso, estamos de portas abertas para ajudar na resolução de problemas.”
 
Planejamento constante
O principal desafio superado pela equipe da Pplan foi elaborar o planejamento orçamentário de 2020, diante dos imprevistos e novas demandas trazidas pela pandemia. Esse contexto exigiu o desenvolvimento de ações não incluídas no planejamento estratégico da UFSJ, que impactaram em despesas não previstas, as quais são tratadas, semanalmente, em reuniões com a Reitoria.
 
Renato Vieira pontua que a gestão anterior entregou a Universidade numa situação de conforto orçamentário significativo, mas um contingenciamento de 40% de recursos, no início do ano, trouxe preocupação quanto à manutenção de atividades e contratos. Ao final do primeiro semestre, houve o desbloqueio desse montante, o que assegurou a manutenção do funcionamento da UFSJ. Uma das iniciativas financiadas por essa liberação de verbas foi o Auxílio Inclusão Digital, lançado neste mês.
 
O pró-reitor alerta ainda para o corte de 18,46% no orçamento anunciado para 2021, e já prevê novos desafios. Qualquer redução dos recursos da UFSJ pode prejudicar a continuidade de iniciativas já implementadas, como, por exemplo, os investimentos direcionados à assistência estudantil, que aumentaram durante a pandemia. “Neste cenário, a UFSJ tem um compromisso social com estudantes e servidores, trabalhando para evitar demissões de terceirizados e para manter o pagamento de bolsas aos discentes, buscando não inviabilizar a vida universitária.”
 
Em dia com o Governo Federal
O cadastro de toda a estrutura da UFSJ no Sistema de Organização e Inovação do Governo Federal (Siorg) foi destacada como uma ação executada com excelência. Muito estudo e dedicação foram necessários para encaminhar os dados solicitados pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, cumprindo o prazo estabelecido. Na avaliação de Renato Vieira, “graças a um trabalho intenso dos profissionais envolvidos, foi possível concluirmos a atividade.”
 
Novas parcerias
O Setor de Convênios e Apoio a Projetos (Secap) vem recebendo atenção especial da nova gestão. A equipe realiza a revisão das normas que regem a celebração dessas parcerias, com o intuito de imprimir mais celeridade aos processos.
 
De acordo com Renato Vieira, os estudos promovidos, em conjunto com a Procuradoria Jurídica, pretendem modificar resoluções que serão apreciadas pelos Conselhos Superiores, visando trazer mais harmonia e rapidez ao trâmite de tais propostas. “Temos a consciência de que o aperto orçamentário será permanente, e entendemos os convênios como uma alternativa para o desenvolvimento de ações que retornem recursos para a UFSJ.”
 
Projetos da gestão
Entre as metas estabelecidas pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento para este exercício, está a transformação do orçamento da UFSJ numa ação participativa, permitindo acesso às informações a toda comunidade acadêmica, para transparência no direcionamento dos recursos investidos pela instituição. Outro foco está voltado à realização de todo o controle orçamentário por meio de sistemas digitalizados, em substituição às planilhas atuais, visando agilizar e facilitar a consulta e o monitoramento de dados.
 
 

2 - Confira a programação de setembro da 72ª Reunião Anual da SBPC

 
Com o tema “Ciência, Educação e Desenvolvimento Sustentável para o Século XXI”, a primeira semana da versão estendida e virtual do evento será realizada 1 a 4 de setembro com transmissão pelo canal da SBPC no YouTube. Inscrições para WEBMinicursos se encerram nesta sexta-feira (28)
 
A programação científica do mês de setembro da versão virtual e estendida da 72ª Reunião Anual da SBPC já está disponível para consulta. O primeiro ciclo do evento será de 1º a 4 de setembro e contará com a participação de cientistas importantes de todas as áreas do conhecimento. As atividades serão transmitidas pelo canal do YouTube da SBPC e compartilhadas nas redes sociais da entidade (@SBPCnet).
 
Nesta primeira semana, a SBPC oferecerá 8 atividades, sendo quatro conferências, sendo elas, "O que é spintrônica", "Coronavírus: da biologia ao tratamento e prevenção", "A importância dos sonhos" e "Os povos indígenas no Brasil". O evento também promoverá o painel "Ciência do mar: herança para o futuro", e as mesas-redondas "Usos sustentáveis da biodiversidade amazônica", "Sono e saúde da geração jovem. O impacto das novas tecnologias na qualidade do sono e da vida" e "Estado laico sob ataque: educação, saúde, direitos humanos".
 
Com o tema “Ciência, Educação e Desenvolvimento Sustentável para o Século XXI”, a versão estendida e virtual da 72ª Reunião Anual da SBPC é realizada em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O evento acontece na primeira semana de setembro (1 a 4), de outubro (5 a 9), de novembro (3 a 6) e de dezembro (31/11 a 4).
 
Além da programação científica, a Reunião Anual da SBPC contará com sessão de pôsteres e, nos sábados de cada mês, serão realizadas atividades da SBPC Jovem e a Família na Ciência, com atrações para todas as idades.
 
WEBMinicursos: atenção aos prazos!
Os interessados em participar dos WEBMinicursos da 72ª Reunião Anual da SBPC que serão realizados na primeira semana de setembro têm até esta sexta-feira, 28 de agosto, para se inscreverem.
 
A programação conta com atividades como, por exemplo, “Luz, sua natureza, interação com a matéria e aplicações”, “Como preparar, avaliar, publicar e divulgar um artigo científico”, “Boatos, mentiras, desinformação e ciência”, e “Ciência empreendedora: levando sua pesquisa da bancada para o mercado”.  A lista completa dos minicursos online está disponível neste link
 
Os WEBMinicursos contarão com quatro aulas, sendo as três primeiras videoaulas gravadas e disponibilizadas de 31 de agosto a 08 de setembro, e a última ao vivo, pelo Moodle, será realizada em data específica, na semana de 09 a 11 de setembro. Cada minicurso tem carga horária de oito horas, com direito a certificado de frequência para quem assistir a todas as aulas gravadas e à aula ao vivo.
 
Os WEBMinicursos também serão ofertados todos os meses, com assuntos de diversas áreas do conhecimento. Os interessados poderão se inscrever em até três minicursos por ciclo.
 
Mais informações no site do evento: http://ra.sbpcnet.org.br/72RA/

Última atualização: 26/08/2020