1 - 100 dias de Trabalho UFSJ: Proad investe na compra de equipamentos de proteção à Covid-19

 
A Pró-Reitoria de Administração (Proad) conclui os 100 primeiros dias de gestão com a compra de equipamentos que serão importantes para garantir a segurança da comunidade acadêmica durante a pandemia da Covid-19. Até a segunda quinzena de setembro, devem chegar à UFSJ 500 dispensadores de álcool, 300 caixas (com 50 unidades cada) de máscaras, mil frascos (500 ml) de álcool em gel (70%), 200 frascos (cinco litros) de álcool em gel (70%) e mil litros de álcool etílico 70%.
 
O material será distribuído pela Proad em todos os campi, de acordo com as orientações do Protocolo de Biossegurança e Conduta para a Pandemia de Covid-19, elaborado pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 na UFSJ.
 
Além disso, os insumos vão reforçar a produção de álcool em gel no Campus Centro-Oeste Dona Lindu, sendo ainda utilizados em projetos de combate à doença desenvolvidos na UFSJ. A aquisição dos EPI’s ocorreu por meio de adesão ao edital realizado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
 
Outra ação desenvolvida foi a intensificação da limpeza e higienização das áreas com fluxo de pessoas nos campi, com foco em superfícies como corrimões, maçanetas, relógios de ponto, portarias, bebedouros. As equipes foram preparadas para a ação por meio do ciclo de treinamentos Desinfecção química, higienização, máscaras e demais medidas preventivas contra o novo coronavírus, ministrado pelo professor do curso de Farmácia, Frank Pereira de Andrade, em todos os campi da instituição.
 
Digitalização de processos, comunicação e acautelamento de equipamentos
A adoção do trabalho remoto levou a mudanças nos fluxos administrativos da UFSJ. A Proad já realiza a maior parte da movimentação de processos de forma digital, por meio da plataforma Sipac. “Era uma demanda que a gente tinha, sempre prorrogada, e que agora conseguimos implantar. Viramos a página da era do processo físico administrativo na UFSJ”, comenta a pró-reitora, Fernanda Márcia de Lucas Resende. Essa tramitação digital, ressalta Fernanda, é uma das exigências de órgãos de controle como o Tribunal de Contas da União (TCU).
 
A medida também possibilitou uma comunicação mais ágil com os campi fora de São João del-Rei, por não precisar mais do uso do sistema de malote, promovendo ainda economia de recursos, com menos gastos com compra de papel, impressão e armazenamento de documentos.
 
O teletrabalho, porém, trouxe desafios: “Quando está todo mundo no mesmo ambiente, as coisas fluem mais rápido, pois o setor administrativo é muito interligado”, afirma Fernanda. Mas as dificuldades geraram também avanços na comunicação, com a adoção de programas de videoconferência que facilitaram o contato com as equipes dos campi Sete Lagoas, Centro-Oeste Dona Lindu e Alto Paraopeba.
 
Para garantir as condições adequadas para o trabalho dos servidores que passaram a desempenhar suas atividades em casa, a Proad liberou a retirada de equipamentos e mobiliário da UFSJ por meio de termo de acautelamento.
 
Outras ações
Nesses 100 dias, a Proad também focou o trabalho nos seguintes pontos:
 
*Programa de Gerenciamento de Resíduos (PGR), sob coordenação do Núcleo de Meio Ambiente: já recolheu aproximadamente 200 kg de resíduos biológicos e químicos dos campi Tancredo Neves (CTAN) e Dom Bosco (CDB). O trabalho continuará, com o recolhimento de materiais contaminantes e/ou perfurantes dos laboratórios de todos os campi, além de equipamentos nocivos ao meio ambiente, como lâmpadas.
 
*Desenvolvimento do projeto de acessibilidade do CTAN, e início dos estudos para reforma da Residência Universitária, localizada neste campus.
 
*Finalização do projeto da reforma da piscina do CTAN.
 
A Pró-Reitoria de Administração, além de diversificada quanto à lista de suas competências, é também uma unidade operacional, tanto no sentido de execução de ações práticas, quanto no de procedimentos relacionadas aos processos administrativos.
 
 

2 - Proae divulga resultado dos pedidos de auxílio digital

 
A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFSJ (Proae) divulgou o resultado dos primeiros pedidos que recebeu para a concessão do Auxílio à Inclusão Digital. Os pedidos aprovados estão listados pelo número de matrícula dos solicitantes. Foram aprovadas 442 solicitações para a compra de equipamentos, e 142 para acesso à internet.
 
Os estudantes que tiveram a solicitação indeferida devem apresentar recurso à Proae, uma única vez, conforme o item 8.1 dos editais, bastando preencher e encaminhar o formulário Recurso Contra Indeferimento. A pró-reitora Janice Carvalho orienta que o façam, pois se trata de situações que podem ser resolvidas com rapidez.
 
Confira neste link o resultado das solicitações realizadas até o dia 24.
 
 

3 - UFSJ realiza primeiro congresso de cereais e panificação

 
Entre os dias 5 e 10 de outubro, acontece a primeira edição do Congresso On-Line Brasileiro de Tecnologia de Cereais e Panificação (CBCP), que reunirá pesquisadores, estudantes, docentes e profissionais da área, atuantes em todas as regiões do país. O evento é uma parceria da UFSJ com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Embrapa Milho e Sorgo e Embrapa Agroindústria de Alimentos.
 
O prazo para submissão de artigos para avaliação da Comissão Científica vai até esta quarta, 2 de setembro. Interessados devem acessar o portal oficial do CBCP para confirmar a participação. Há faixas de valores de acordo com o público-alvo: estudantes de graduação (R$ 25), pós-graduação (R$ 30) e profissionais da área (R$ 35), sendo possível adquirir um pacote “combo” com até sete minicursos.
 
A organização do Congresso espera até 500 pessoas, entre profissionais e pesquisadores da área de panificação, estudantes dos cursos de Engenharia e Tecnologia de Alimentos, além de interessados ou entusiastas pelo tema. Concebido para ter abrangência regional e se realizar no Campus Sete Lagoas (CSL) da UFSJ, o evento, na versão on-line, se amplia - são palestrantes de todo o país, e docentes de vários estados compondo a Comissão Científica.
 
Idealizador e organizador geral do Congresso, o professor Felipe Trombete (do curso de Engenharia de Alimentos do CSL) ressalta que a parceria entre a UFSJ e a Embrapa vem se desenvolvendo no Grupo de Pesquisa em Tecnologia de Cereais e Produtos Amiláceos. “A colaboração da Embrapa tem sido muito importante para o fortalecimento das linhas de pesquisa do grupo”, completa. Também destaca que a “virtualização” foi vista com bons olhos pelos organizadores. “A realização do Congresso em ambiente virtual permitiu ampliarmos tanto o número de participantes quanto o número de convidados.”
 
As perspectivas diante da pandemia
Felipe Trombete afirma que, diante dos efeitos econômicos da pandemia, “o setor de panificação tem se reinventado e investido muito em estratégias de comunicação, entregas e produção com segurança.” As discussões nas palestras e minicursos podem oferecer soluções para suprir as demandas atuais, como os desafios do abastecimento e entrega de alimentos.
 
Algumas das tendências atuais do mercado de cereais e panificação do Brasil ganham espaço para o debate, destaca o professor, citando o aumento na demanda por produtos integrais, de fermentação natural e sem glúten.
 
Para as professoras Cíntia Kobori, Janaína Barbosa e Juliana Ubaldo, integrantes da Comissão Científica da CBCP, as mudanças de paradigma para o setor de Tecnologia de Alimentos “mostram que é possível trocar conhecimentos de diferentes formas, agir e pensar de maneira inovadora mediante novos cenários desafiadores.”
 
Programação
Toda a programação do Congresso poderá ser acessada no portal do evento, que transmitirá todas as palestras e minicursos. Os trabalhos aprovados terão seus resumos publicados nos anais do CBCP, em formato e-book, e as 15 melhores pesquisas serão publicadas no periódico científico Research, Society and Development, sem custos.
 
O Congresso On-Line Brasileiro de Tecnologia de Cereais e Panificação se divide nas seguintes áreas: avaliação da qualidade tecnológica/industrial de cereais e derivados; desenvolvimento de novos produtos; estudos com consumidores e avaliação sensorial; aspectos microbiológicos, químicos e bioquímicos; gestão da segurança de alimentos; segurança alimentar e nutricional. A participação no evento garantirá aos inscritos certificado de 20h; os minicursos, de 2h30.
 
* Texto atualizado em 1º de setembro, às 18h07
 

4 - Nupid na Rede encerra série com debate on-line

 
Um debate virtual envolvendo a coordenadora do CAPS de Três Pontas (MG), Maria Paula Vasconcelos, e a professora Lúcia Rosa, será a forma como o Núcleo de Pesquisa e Intervenção nas Políticas sobre Drogas da UFSJ (Nupid) encerrará a série Família, conjuntura política e saúde mental, realizada nas últimas semanas.
 
O debate será transmitido nesta terça (1/9), a partir das 16h, no canal do Nupid no YouTube. O evento final da série envolve as duas participantes das lives realizadas nessa iniciativa. A professora Lúcia Rosa abordou, em sua palestra, o processo de construção da política de atenção à saúde mental no Brasil e a relação das famílias com os serviços de atenção. Já Maria Paula Vasconcelos, em sua fala, compartilhou experiências práticas com as famílias no CAPS, ressaltando desafios e possibilidades do cuidado e redução de danos.
 
O debate final pode ser assistido por todos os interessados.
 
 

5 - Programa lança guia de oficinas e oferece atividades virtuais

 
O programa de extensão Centro de Referência da Cultura Popular: pensando o museu e seus territórios criou um guia de oficinas para apresentar detalhadamente as atividades realizadas pelo grupo no ano passado. Produzido pelos bolsistas do programa, sob a supervisão da professora Glória Maria Ferreira Ribeiro, do Departamento de Filosofia e Métodos, o material faz referência às oficinas realizadas no Fortim dos Emboabas, voltadas ao público infantil, com temas relativos à arte, cultura africana e preservação do patrimônio imaterial.
 
Neste período de pandemia, o grupo vem oferecendo oficinas artesanais e rodas de conversa virtuais, em seus canais do Facebook e do Instagram. “A ideia é trazer um pouco de leveza aos pais e professores, em sua lida cotidiana com as crianças nesse período de isolamento social”, destaca Glória.
 
Museu de território
O programa de extensão está em seu sétimo ano e tem como proposta implantar um museu de território que se expanda pelos diferentes lugares onde haja a presença da cultura popular, com destaque ao protagonismo afro-descendente. O grupo conta atualmente com 21 bolsistas, que trabalham em parceria com a Escola Municipal Dr. Kleber Vasques Filgueiras (Museu de Vivências) e com a Escola Estadual Maria Tereza (Museu do Barro), além de manter diálogo com o bairro Alto das Mercês, por meio de um núcleo de estudos em cerâmica no espaço do Fortim, agora renomeado para Centro de Referência de Cultura Popular Max Justo Guedes. Para acompanhar as atividades do programa, acesse o blog do grupo
 
 

6 - Colóquio virtual sobre comitês de ética ocorre nesta quinta (3/9)

 
O Colóquio Virtual sobre os CEPs – realizado pelo Instituto Federal Catarinense (IFC) - vai ocorrer na próxima quinta-feira (3/9), das 14h às 18h, com transmissão pelo Youtube do IFC - Camboriú.
 
O Colóquio conta com a participação da assessora da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), Edinalda de Araújo Matias, e da membro da Conep, Aline Machado, tendo por finalidade abranger toda a comunidade de pesquisadores, participantes de pesquisa, interessados em pesquisa e membros dos CEPs/Conep.
 
Para participar do evento, é necessário fazer a inscrição gratuita em: https://tinyurl.com/coloquioCEPs
 
Confira a programação completa
 
 

7 - Desafio Sebrae incentiva empreendedorismo jovem

 
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançou o Desafio Jovem Empreendedor Sebrae, destinado a estudantes universitários de todo o país. A competição é um jogo virtual, que simula o dia a dia de uma empresa. Equipes de três a cinco participantes terão suas decisões analisadas em três fases, concorrendo a prêmios. As inscrições vão até o dia 9, e os interessados podem registrar seus times e conferir o regulamento neste link
 
Para participar, cada equipe necessita de um orientador e, caso haja desistência de algum membro, o time será desclassificado se o número de pessoas for inferior a três. As equipes podem ser compostas por estudantes de diferentes cursos, desde que façam parte da mesma instituição. A primeira fase da competição começa no dia 11; os estudantes receberão certificado ao concluírem cada etapa do Desafio.

Última atualização: 01/09/2020