1 - UFSJ participa de evento internacional sobre desafios da pecuária sustentável

 
A UFSJ estará presente, nesta quarta, 3, no evento internacional Covid-19 - Impactos, desafios e aprendizagens para a produção animal sustentável na América Latina. O professor Rogério Martins Maurício, do Departamento de Engenharia de Biossistemas (Depeb), é um dos organizadores da iniciativa, que apresentará as ações desenvolvidas pelas cadeias de produção pecuária, durante a pandemia, reunindo experiências positivas e negativas de 11 diferentes países. Realizado pela Plataforma Global para a Pecuária Sustentável (GASL), o evento começa a partir de 11h. Os interessados podem se inscrever por meio deste link
 
Para colher informações, uma pesquisa foi realizada por meio de questionário, enviado a pessoas-chave de 22 países, dos quais 11 contribuíram com relatos. Foram convidados a participar produtores, representantes dos governos, iniciativa privada, indústria, associações e cooperativas, ligados ao setor pecuário. Além do Brasil, o evento contará ainda com a participação de organizadores do Uruguai, Argentina e da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
 
Representante do Brasil nessa proposta que busca o desenvolvimento de uma pecuária sustentável no planeta, o professor Rogério Maurício explica que o encontro irá apresentar as ações positivas e negativas de cada localidade para enfrentar os desafios implicados pela Covid-19. “Ao promover esse intercâmbio de informações, visamos compartilhar exemplos de sucesso que podem ser adotados por outros países, e criar estratégias de respostas para construir um futuro mais sustentável para o setor”, complementa.
 
Mobilização global
A GASL é uma plataforma que busca promover e orientar o desenvolvimento sustentável do setor pecuário global. Fornece ainda ferramentas para enfrentar de maneira abrangente os múltiplos desafios do setor, facilitando o diálogo em âmbito mundial e promovendo práticas locais e mudanças de políticas, com foco em inovação, capacitação, incentivos e ambientes propícios.
 
Além da América Latina, Covid-19 - Impactos, desafios e aprendizagens para a produção animal sustentável na América Latina realiza encontros na Oceania, África, América do Norte, Europa e Ásia. O conteúdo produzido pelos participantes regionais integrará o encontro global que acontece entre 14 e 18 de setembro.
 
 

2 - UFSJ não será posto aplicador do Celpe-Bras neste ano

 
A Assessoria para Assuntos Internacionais da UFSJ (Assin) informa que, como diversas universidades brasileiras e estrangeiras, está cancelando a aplicação do exame para Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), edição 2020, único exame de proficiência em Português reconhecido no Brasil.
 
O Celpe-Bras é aplicado anualmente no Brasil e no exterior pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com apoio do Ministério da Educação e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores. As provas são realizadas em postos aplicadores: instituições de Ensino Superior, representações diplomáticas, missões consulares, centros e institutos culturais, e demais entidades interessadas na promoção e difusão da Língua Portuguesa.
 
De acordo com a Assin, as questões que levaram a essa decisão consideram as normativas das autoridades sanitárias internacionais e a própria regulamentação que vem sendo produzida pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 UFSJ, além da Portaria nº 122, de 21 de março de 2020, que suspendeu, por tempo indeterminado, as atividades presenciais na Universidade. Há que se considerar, igualmente, o comprometimento da qualidade da aplicação das provas. “O uso obrigatório das máscaras dificulta a compreensão da fala do entrevistador e do participante, o que pode ser prejudicial aos candidatos, especialmente por se tratar de um idioma estrangeiro”, destaca a assessora Liliane Sade.
 
Diante desse conjunto de complicadores, dos riscos à integridade das equipes técnicas de apoio e à dos próprios candidatos, a UFSJ julgou necessário encaminhar ao Inep o cancelamento da adesão institucional ao exame de proficiência, neste ano.
 
 

3 - Inscrições para Cepco iniciam nesta quinta-feira (3/9)

 
O Comissão de Seleção do Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos (Cepco) recebe inscrições para eleição de novos membros no período de 3 a 11 de setembro.
 
No total, são ofertadas três vagas, sendo uma para representante docente do curso de Medicina; uma para docente do curso de Bioquímica; e uma para servidor técnico-administrativo do campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO). Cada categoria será eleita pelos respectivos pares. 
 
A inscrição será feita com envio de formulário de inscrição para o e-mail cepco@ufsj.edu.br
 
A votação ocorre em 22 de setembro em formato on-line. O link será enviado por e-mail aos eleitores.  
 
 

4 - Café com Matemática debate "O Jogo Sets" nesta quinta (3/9)

 
O ciclo de seminários Café com Matemática, do Departamento de Matemática e Estatística (Demat) da UFSJ, promove, nesta quinta (3/9), às 19h, a palestra "O jogo SETS", com a Dra. Julia Plavnik, da Indiana University, em Bloomington (EUA).
 
Para esta sexta edição do Café em 2020, as inscrições podem ser feitas a partir do preenchimento e envio deste formulário até quarta-feira (2/9). O link para a sala virtual será enviado hoje por e-mail aos inscritos.
 
Os seminários têm por finalidade promover a divulgação científica, apresentando e discutindo temas relevantes e atuais das diferentes áreas da Matemática. Em 2020, devido ao isolamento social, os seminários estão sendo realizados virtualmente.
 
Para mais informações, acesse o site do Café com Matemática ou a página no Facebook.
 
 

5 - Participe da pesquisa on-line da CPA sobre ensino remoto na UFSJ

 
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFSJ continua realizando a pesquisa on-line para levantar a opinião de professores, estudantes, técnicos e terceirizados sobre o ensino remoto na UFSJ. A pesquisa será feita em duas etapas. O questionário para respostas da comunidade estará disponível no site da CPA e nos links relacionados abaixo.
 
De acordo com o professor do Departamento de Ciências Econômicas e membro da CPA, Douglas Ferreira, a ideia é investigar as opiniões da comunidade acerca do ensino remoto. “Essa proposta surgiu na Comissão, para avaliarmos as expectativas e os desafios em relação ao ensino-aprendizagem de forma remota”, explica.
 
A pesquisa on-line é bem objetiva, com um questionário rápido, de nove perguntas, que pode ser preenchido em apenas três minutos. “Por meio dela é que vamos investigar as expectativas e as dificuldades que as pessoas estão vivenciando”, adianta Douglas. Além das pesquisas que compõem o processo anual e obrigatório de auto-avaliação institucional, esse levantamento é uma exceção na forma da CPA atuar, promovendo um inédito mapeamento de opiniões.
 
Para Ricardo Resende, secretário da CPA, o questionário, ao final do primeiro semestre remoto, deverá será aplicado aos alunos durante o processo de inscrição periódica. A técnica administrativa Daniele Patury, também da CPA, espera que a pesquisa tenha boa adesão, uma vez que o ensino remoto vai afetar a vida de toda a comunidade.
 
Para participar
Estudantes de Graduação Presencial / Estudantes de Pós-Graduação Stricto Sensu
https://forms.gle/VMi327JeoPBEuqEK9
 
Professores
https://forms.gle/nxCt8fCt7meedXWs7
 
Técnicos Administrativos / Colaboradores Terceirizados
https://forms.gle/EtNQULpWAyFXprY8A
 
CPA
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), sendo composta por representantes comunidade acadêmica - estudantes, docentes, técnico-administrativos - e da sociedade civil.
 
A CPA tem a responsabilidade de coordenar, conduzir e articular o processo contínuo de autoavaliação da UFSJ, em todas as suas modalidades de ação, com o objetivo de fornecer informações sobre o desenvolvimento da Universidade, acompanhando as ações implementadas para a melhoria de qualidade do ensino e do seu comportamento social.
 
O atual presidente da CPA é o professor Carlos Alberto da Silva Júnior (Demat).
 
 

6 - Pós Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade reabre inscrições para mestrado

 
O Programa Interdepartamental de Pós-Graduação em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade (Pipaus) lançou edital em que reabre as inscrições para o preenchimento de 15 vagas de mestrado. O período de inscrições vai de 21 a 25 de setembro.
 
As inscrições deverão ser realizadas preferencialmente por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) ou, em última instância, pelos Correios, com data de postagem até o término das inscrições. 
 
As propostas de pesquisa deverão ser submetidos exclusivamente à área de concentração "INTERDISCIPLINAR - POÉTICAS ARTÍSTICAS E SOCIOCULTURAIS: ESPAÇO, MEMÓRIA". A definição da linha na qual o anteprojeto será inserido e conduzido será estabelecido pelo corpo docente, com a anuência do Colegiado do Programa e será divulgada no resultado final.
 
Mais informações no site do Pipaus.
 
 

7 - Prazo para inscrições em Mestrado da Pós em Artes Cênicas encerra em 12 de outubro

 
O Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) reabriu as inscrições para mestrado, que podem ser feitas até 12 de outubro. A documentação exigida no edital deve ser enviada pelo e-mail ppgac_selecao@ufsj.edu.br
 
O curso de Mestrado possui uma única área de concentração – Artes Cênicas – e está organizado nas linhas de pesquisa "Cultura, Política e Memória" (oito vagas) e "Performance, Processos e Poéticas Artísticas" (10 vagas). 
 
Mais informações no site do PPGAC
 
 

8 - Pós em Engenharia Mecânica lança edital para disciplinas isoladas

 
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPMec) recebe, entre os dias 7 e 11 de setembro, inscrições de interessados em cursar disciplinas isoladas.
 
Para concorrer a uma das vagas, é necessário possuir diploma de curso superior ou ser aluno de graduação da UFSJ regularmente matriculado nos cursos de Engenharia e Ciências Exatas. 
 
Confira o edital completo. Mais informações no site do PPMec
 
 

9 - Mensagem de acessibilidade à comunidade acadêmica

 
O Setor de Inclusão e Assuntos Comunitários (Sinac) lançou um vídeo explicativo com recomendações à comunidade acadêmica sobre como otimizar a acessibilidade dos alunos com diferença funcional no retorno às aulas na modalidade remota emergencial. Dentre as recomendações, a solicitação de que o conteúdo das aulas síncronas seja encaminhado com antecedência ao Setor, para ajustes, recomendações e tradução em Libras.
 
Orisvaldo Antônio da Silva, que chefia o Setor de Inclusão e Acessibilidade, relembra a trajetória do Sinac na UFSJ, fala de sua equipe e de alguns termos e tecnologias assistivas adotadas hoje, quando se discute o tema da inclusão, sem esquecer das barreiras com as quais a pessoa com diferença funcional ainda lida na Academia. “Precisamos da colaboração de todos para fortalecer uma cultura de acessibilidade como valor para a instituição”, alerta o psicólogo Marcelo Soares Cotta, supervisor da equipe de graduandos da Psicologia que atua no Sinac.
 
Assista ao vídeo completo na página da TV UFSJ
 
 

10 - Festival Artes Vertentes e o encontro das águas

 
Na terça-feira (1/9), teve início o Ciclo Pororoca: o encontro das artes, série de encontros com convidados que já participaram ou vão participar do Festival Artes Vertentes. Serão dez encontros, sempre às terças-feiras, às 19h, pelo Youtube e Facebook.
 
Este primeiro reúne o poeta Guilherme Gontijo Flores e o ilustrador Daniel Kondo, que trabalharam em parceria na feitura dos livros A Mancha e Coestelário: mundos para rememorar, um impactante projeto poético visual que homenageia algumas das grandes perdas que tivemos em 2020, rememorando a arte deixada por aqueles que se foram.
 
De acordo com a produtora Giselle Mara, egressa da UFSJ, os encontros “têm como propósito reafirmar o comprometimento do Festival Artes Vertentes em proporcionar reflexões sobre a nossa sociedade contemporânea por meio da arte.”
 
FAV
O Festival Artes Vertentes (FAV) terá como mote curatorial, em 2020 e 2021, a água. Enquanto se prepara a nona edição, programada para o período entre 26 de novembro e 6 de dezembro, entra em cena o Ciclo Pororoca. Entre os artistas convidados, os professores Guilherme Vincens, Renata Vanucci e Bruno Santos, do curso de Música da UFSJ, e alunos e ex-alunos, como Marlon de Paula, Isis Bey Trindade e Lucimélia Romão.

Última atualização: 02/09/2020