1 - Comissões abrem espaço para participação da comunidade acadêmica

 
A construção coletiva do processo democrático junto à comunidade universitária tem sido o tom da nova gestão da UFSJ ao completar seu quarto mês de trabalho. Desde maio, foram criadas nove comissões para tratar de pautas de interesse de todos os segmentos. Um dos destaques é a Estatuinte da UFSJ, que começa a ser organizada e promoverá a reforma administrativa e acadêmica da UFSJ, um pleito antigo e que vai envolver docentes, discentes e técnicos administrativos.
 
A vice-reitora, Rosy Ribeiro, presidente da Comissão, está entusiasmada e otimista com o trabalho. “São quatro membros, um de cada segmento. Além da Vice-Reitoria, que representa a atual gestão, os demais são o discente Lucas Fernandes Lopes, a docente Maria Clara Oliveira Santos e o técnico administrativo Lucas Resende Aarão. Já fizemos reuniões e estamos trabalhando no intuito de levar a proposta de funcionamento da Estatuinte ao Consu, que será responsável por sua análise e aprovação. Como sempre, a Reitoria fará o papel de mediadora nos processos decisórios, deixando que a comunidade acadêmica conduza, democraticamente, os destinos da UFSJ”, destaca Rosy.
 
Outra discussão muito importante vem sendo desenvolvida por outra comissão, formada pelos conselheiros Dimas José de Resende, Carine Klauberg Silva, Claudiney Nunes de Lima, Eduardo Miguel da Silva, Liliam Midori Ide, Moacir de Souza Júnior, Velcimiro Inácio Maia e Gustavo Henrique Almeida. Na próxima reunião da Congregação, no dia 24 de setembro, essa comissão apresentará a Proposta de Resolução para Modernização dos Regimentos Departamentais, na qual a novidade é a participação de técnicos administrativos nas assembleias de cada Departamento. A proposta segue depois para apreciação do Conselho Universitário (Consu).
 
Segundo a vice-reitora, esse trabalho da comissão ad hoc do Consu, é mais um passo rumo à reforma administrativa, um dos pontos de campanha da atual gestão. “Estamos caminhando a fim de consolidar uma nova sistemática nas discussões e tomadas de decisão na Universidade, fortalecendo a democracia e ampliando a participação dos segmentos da comunidade acadêmica, como os técnicos, que pleiteiam sua participação em todas as instâncias colegiadas e decisórias”, explica.
 
A vice-reitora fez questão de frisar que essa não é a única proposta que visa à expansão das vozes nas instâncias decisórias da UFSJ. “Nós podemos citar também as diversas comissões formadas ao longo desses três primeiros meses de gestão, em que todos os segmentos da Universidade - docente, discente e técnico administrativo - foram chamados, tendo a oportunidade de discutir assuntos de suma importância para todos nós”, completa Rosy.
 
Conheça, abaixo, as comissões instituídas pela Reitoria após a posse em 9 de maio deste ano:
 
1) Comissão para a revisão das resoluções do Conep (Portaria nº 390, de 01-09-2020)
Carlos Alberto da Silva Júnior (Adepe)
Adriano Guimarães Parreira (técnico administrativo)
Letícia Arantes Rocha (discente)
Rafael César Russo Chagas (docente)
Sérgio de Oliveira (docente)
 
2) Comissão ad hoc do Conep para elaboração de uma política de incentivo para os cursos de Pós-graduação Stricto Sensu da UFSJ (Portaria nº 392, de 02-09-2020)
Adriano Guimarães Parreira (técnico administrativo)
Christiano Vieira Pires (docente)
Marco Antônio Schiavon (docente)
Marconi de Arruda Pereira (docente)
Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo (docente)
Stênio Nunes Alves (docente)
 
3) Comissão ad hoc do Conep para elaboração de uma política de incentivo para os cursos de Graduação da UFSJ (Portaria nº 392, de 02-09-2020)
Letícia Arantes Rocha (discente)
Michelli Marlani Silva Loureiro (docente)
Peter de Matos Campos (docente)
Rafael César Russo Chagas (docente)
Sérgio de Oliveira (docente)
 
4) Comissão de Avaliação do Acervo Bibliográfico das Ciências Humanas e Sociais da UFSJ (Portaria n° 399, de 03-09-2020)
Paulo César dos Santos (diretor da Divisão de Biblioteca)
Ana Lúcia da Silva (bibliotecária)
Denise Ilídio da Silva (bibliotecária)
Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo (docente, conselheira Conep)
Patrícia Castro Mattos (docente, conselheira Conep)
 
5) Comissão ad hoc do Consu para estudo de uma normativa para os processos de desvinculação discente, pelo período de 60 dias (Portaria nº 350, de 12-08-2020)
Amarildo de Sá Rocha (discente)
Fernando Pacheco Cortez (docente)
Geraldo Márcio Silva (técnico administrativo)
Gisele Cristina Rabelo Silva (docente)
Lucas Eduardo Silveira Diana (discente)
Reimar de Oliveira Lourenço (docente)
 
6) Comissão ad hoc do Consu para estudar as normas de funcionamento da Reforma Administrativa e Acadêmica da UFSJ, pelo período de 90 dias (Portaria nº 351, de 12-08-2020)
Rosy Iara Maciel de Azambuja Ribeiro (vice-reitora; presidente)
Maria Clara Oliveira Santos (docente)
Lucas Resende Aarão (técnico administrativo)
Lucas Fernandes Lopes (discente)
 
7) Comissão para a revisão das resoluções dos Conselhos Superiores da UFSJ (Portaria nº 376, de 25-08-2020)
Carlos Alberto da Silva Júnior (Adepe)
Conselheiras e conselheiros do Consu:
Ana Flávia de Abreu (técnica administrativa)
Liliam Midori Ide (docente)
Luiz Paulo da Silva Barbosa (discente)
Reimar de Oliveira Lourenço (docente)
Sérgio Marinho Soares (docente)
Tarcísio Laerte Gontijo (docente)
 
8) Comissão ad hoc do Consu para estudo de regime de trabalho remoto docente (Portaria nº 378, de 26-08-2020)
Maria Jaqueline de Grammont Machado de Araújo (docente, e preside)
João Antônio Corrêa Filho (docente)
Juliana Reis Monteiro dos Santos (docente)
 
9) Comissão para reavaliar os procedimentos de heteroidentificação, conforme Resolução/Consu nº 014, de 31 de maio de 2019, bem como estudar a ampliação da Política de Ações Afirmativas da UFSJ (Portaria nº 398, de 03-09-2020)
Vítor Domingos dos Santos (presidente da Comissão de Heteroidentificação)
Ivan Ignácio Pimentel (representante da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação)
Conselheiros e conselheiras do Consu:
Lucas Fernandes Lopes (discente)
Luiz Paulo da Silva Barbosa (discente)
Marina Paula da Cunha Oliveira (técnica administrativa)
Paulo Henrique Caetano (docente)
 
*Comissão ad hoc do Consu que estuda a modificação dos Regimentos Departamentais da UFSJ
Dimas José de Resende (docente, e preside)
Carine Klauberg Silva (docente)
Claudiney Nunes de Lima (docente)
Eduardo Miguel da Silva (docente)
Gustavo Henrique Almeida (técnico administrativo)
Liliam Midori Ide (docente)
Moacir de Souza Júnior (docente)
Velcimiro Inácio Maia (docente)
 
 

2 - Covid-19: parcerias garantem materiais de segurança à UFSJ

 
Por intermédio do projeto UFSJ na prevenção à Covid-19, a Universidade recebeu doações de 15 termômetros infravermelho (sem contato) e de 100 máscaras próprias para segurança durante a pandemia. Essas doações foram viabilizadas a partir do trabalho da Assessoria Especial para Assuntos Estratégicos junto a empresas de São João del-Rei. As firmas doadoras desses equipamentos são: AMG Brasil, Café Soberano, Marluvas, New Kids e Venância Imóveis. Além destas, a parceria da UFSJ com a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) viabilizou o recebimento de outras duas mil máscaras.
 
As contribuições do empresariado foram feitas seguindo as regras do decreto do Ministério da Economia, publicado em abril, que flexibiliza os trâmites para que empresas possam fazer doações ao órgãos Governo Federal neste período. “Foi um projeto rápido, desenvolvido a partir de junho. Atingimos os resultados esperados e foi também um momento de contato, de abertura de diálogo, visando ao estabelecimento de parcerias futuras”, avalia o assessor Gabriel Antonio Silva Reis Barreto.
 
Todo o material resultante dessas doações foi repassado ao Comitê de Enfrentamento À Covid-19 e será distribuído pelos seis campi da UFSJ. “Os equipamentos vão permitir que a UFSJ possa viabilizar as novas regras de protocolo de biossegurança como, por exemplo, a aferição de temperatura corporal de todas as pessoas que adentrarem os campi”, explica Gabriel.
 
O projeto contou com o apoio da Pró-Reitoria de Administração (Proad), da Divisão de Materiais, e das assessorias de Comunicação Social e de Relações Interinstitucionais, além da supervisão da Procuradoria Jurídica.
 
Apac
A Apac (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) é outra parceira da Universidade: garantiu a doação de duas mil máscaras confeccionadas por seus recuperandos. Com 400 pessoas acolhidas em seus projetos, a Associação, que promove a recuperação de pessoas condenadas pela Justiça, encontrou na produção de máscaras uma nova atividade laboral. E teve apoio da UFSJ. “A Universidade é uma grande parceira nossa”, afirma o coordenador da Apac, Antônio Fuzatto. Segundo ele, no início da pandemia, “tivemos a idéia de produzir máscaras e a Universidade veio ajudar. Recebemos também 50 litros de álcool em gel, produzidos no Campus de Divinópolis”, conta Fuzatto. É um “sentimento de gratidão” à UFSJ.
 
Comitê de Enfrentamento
De acordo com a professora do curso de Engenharia de Bioprocessos e integrante do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 UFSJ, Daniela Fabrino, parte das máscaras doadas foram destinadas aos servidores que estão trabalhando de forma presencial na instituição. “As doações auxiliam a garantir a presença segura e responsável durante as horas de trabalho”, afirma. Daniela acrescenta que é importante prover condições de adequação para as condutas descritas no protocolo de biossegurança apresentado pelo Comitê. “Nesse sentido, a instituição, o Comitê, e os subcomitês dos campi têm trabalhado incessantemente para que todos os servidores e discentes, quando for permitida a volta presencial, de acordo com as resoluções vigentes da casa, estejam orientados e seguros.”
 
 

3 - Engenharia Civil do CAP discute formação e mercado

 
O curso de Engenharia Civil, do Campus Alto Paraopeba da UFSJ (CAP) promove, até a próxima sexta, 11, sempre às 20h, uma série de lives com professores e ex-alunos do curso, transmitidas via Instagram.
 
De acordo com o professor Emmanuel Teixeira, um dos idealizadores dos encontros, a ideia nasceu para apaziguar os ânimos da comunidade acadêmica em relação ao retorno emergencial das aulas, situação nova para todos, e que tem despertado ansiedade entre todos os segmentos que formam a UFSJ. “O que melhor que uma boa conversa com nossos alunos que já estão inseridos no mercado de trabalho, e que certamente têm várias angústias a compartilhar?”, indaga.
 
Esse reencontro pretende, ainda (seguindo o depoimento do professor Emmanuel), acolher atuais e futuros alunos na direção de um conhecimento técnico mais humanizado, como se exige hoje da formação nas Engenharias.
 
Programação
O De frente com o ex traz, nesta quarta, 9, o egresso Willian de Oliveira Maia, que será recebido pelo professor de Estruturas, Lucas Roquete. Na quinta, 10, é a vez de o professor Jackson Pereira (Hidráulica e Saneamento) recepcionar a aluna Jôzielle Marques da Rocha. Dia 11, sexta, o ex será o engenheiro civil Marcelo Freitas, que estará à mesa de debate com a professora Mariana Arruda (Construção Civil).
 
No começo da semana, estiveram na live os egressos Gabriel Luis Anibal de Oliveira, Tairine Cristine Bertola Cruz, Jordan Lopes Albino e Wallison Cardoso dos Santos, que conversaram com os professores Emmanuel Teixeira, da Hidráulica e Recursos Hídricos; e Tales Moreira e Leandro Neves, da Geotecnia.
 
 

4 - Curso oferece a professores formação em artes para a infância

 
O curso de extensão Artes para a infância em tempos de isolamento: músicas e cinemas, promovido pelo Departamento de Ciências da Educação, oferece, entre 15 de setembro e 1º de dezembro, aulas na área voltadas a professores e interessados na temática. As inscrições terminam nesta quarta (9/9) e devem ser feitas por este e-mail amanda.valiengo@ufsj.edu.br
 
As aulas serão nas noites de terça; haverá atividades assíncronas. A participação dá direito a certificado.
 
 

5 - LAbI-UFSCar solicita colaboração de pesquisadores para série "Ciência contra a Covid-19"

 
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico da Universidade Federal de São Carlos (LAbI - UFSCar) convida pesquisadoras e pesquisadores de todo o Brasil que estão desenvolvendo pesquisas relacionadas à pandemia de Covid-19, para divulgar seus trabalhos na nova série “Ciência contra a Covid-19”. O projeto tem como objetivo apresentar de forma clara e acessível a todos os públicos, como a ciência brasileira tem trabalhado em diversas áreas do conhecimento para encontrar soluções para o enfrentamento da Covid-19.
 
Cada episódio da série será composto de um vídeo sobre a pesquisa com duração entre 3 e 5 minutos, apresentado pelo(a) pesquisador(a). Podem participar professores, pesquisadores e pós-graduandos.
 
Os interessados devem entrar em contato com a equipe de produção do LAbI UFSCar pelo e-mail producao.labi@gmail.com para informações sobre a gravação, divulgação e demais esclarecimentos.
 
Conheça o LAbI UFSCar em:
http://www.labi.ufscar.br/
www.facebook.com/labiufscar
www.youtube.com/user/labiufscar
Instagram: @labi_ufscar  

Última atualização: 09/09/2020