1 - Primeira acolhida virtual programada para a semana de 14 a 18

 
Para dar as boas-vindas aos calouros e calouras da UFSJ, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen), por meio do Setor de Apoio Acadêmico (Seaca), preparou uma recepção diferente, como exige o período atípico que estamos vivendo.
 
A Semana de Acolhida Virtual aos Calouros 2020 será realizada entre os dias 14 e 18 de setembro, e contará com recepção virtual dos pró-reitores das áreas mais diretamente ligadas ao cotidiano dos estudantes que ingressam na Universidade neste semestre.
 
A partir de terça (15/9) e ao longo da primeira semana do período remoto emergencial, uma nova saudação será publicada na página da TV UFSJ, nesta ordem: Pró-Reitorias de Ensino de Graduação (Proen), de Assuntos Estudantis (Proae), de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex), de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope). Nesta segunda (14/9), a recepção estará a cargo do reitor da UFSJ, professor Marcelo Pereira de Andrade.
 
Também será lançado o Guia do Calouro, com informações virtuais importantes para os recém-chegados, em breve disponível na página do Seaca.
 
 

2 - Aula magna inaugura as atividades de ensino remoto na UFSJ

 
A UFSJ promove, nesta terça (15/9), a aula magna do período remoto emergencial da instituição. O evento marca o retorno das atividades de ensino, trazendo para debate um tema de interesse coletivo - A universidade e os saberes indígenas: diálogos epistemológicos. Promovida pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, a palestra será realizada a partir das 19h. Toda a comunidade acadêmica e demais interessados estão convidados a participar por meio do canal da TV UFSJ no YouTube.
 
O conteúdo será apresentado pelo professor do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Edson Kayapó, e mediado pela professora do Departamento de Ciências Sociais (Decis) da UFSJ, Maria Leônia Chaves de Resende. Ativista do movimento indígena, pertencente ao povo Mebengokré, o conferencista Edson Kayapó elogia a iniciativa, que promove visibilidade e audibilidade à temática indígena. “O contexto atual, que reúne pandemia, crise social e crise econômica, é o momento de promovermos um diálogo no qual consigamos convergir os saberes indígenas com os conhecimentos acadêmicos, em função da perpetuação da vida no planeta, em todos os sentidos, mas de maneira respeitosa.”
 
Segundo a professora Maria Leônia, ao abordar este tema, a Universidade cumpre seu papel de produtora e promotora de conhecimento, contribuindo para a preservação da cultura indígena. “Este espaço será extremamente produtivo, pois permitirá que sejam estabelecidos um vínculo e um diálogo com os saberes indígenas, dando oportunidade para que possamos identificar as formas de entendimento e as alternativas que eles colocam ao nosso mundo”, detalha.
 
Início das aulas
As atividades de ensino da UFSJ serão retomadas nesta segunda (14/9), após cerca de seis meses de suspensão, devido à pandemia. Na pós-graduação, as aulas recomeçaram na última terça (8/9). De acordo com o pró-reitor adjunto de Ensino de Graduação, Vicente de Paula Leão, o retorno é resultado de um esforço conjunto da Universidade que, a partir de um amplo debate com a comunidade acadêmica, em suas diferentes instâncias, definiu as bases para o início do período de ensino remoto emergencial.
 
Vicente Leão explica que, nesta semana, a UFSJ entra em uma nova e inédita fase, que só foi possível devido à participação de todos os segmentos que compõem a Universidade. Para marcar este novo momento, nada mais adequado do que fomentar o debate sobre a questão indígena, tema urgente e de interesse de toda sociedade. “A aula magna inaugura, simbolicamente, o período emergencial remoto. O retorno às atividades de ensino permite à UFSJ continuar exercendo, juntamente com as atividades de pesquisa e extensão, seu protagonismo na construção de uma sociedade mais justa e democrática.”
 
 

3 - Em parceria com Azul, Engenharia Mecânica realiza aula inaugural

 
Agendada para esta segunda-feira (14/9), às 19h, a aula inaugural do curso de Engenharia Mecânica da UFSJ. O evento acontece graças à parceria entre a Universidade e a empresa Azul Linhas Aéreas, com apoio do Grupo PET Engenharia Mecânica. A atividade será transmitida on-line pela TV UFSJ
 
A aula inaugural terá a participação do reitor da UFSJ, professor Marcelo Andrade, do gerente de Engenharia de Operações da Azul, Milton Feitosa, do coordenador do curso de Engenharia Mecânica, professor Jorge Nei Brito, e do estudante e membro do PET Mecânica, Gabriel Turini. Os convidados discutirão o tema UFSJ e Azul: asas para o futuro.
 
De acordo com o professor Antônio Sabariz, do Departamento de Engenharia Mecânica (Demec), e tutor do Grupo PET, a ideia da parceria com a Azul surgiu em uma reunião por videoconferência com a representante da área de Recursos Humanos da empresa, Maria Ritter. Eleita recentemente a melhor companhia aérea do mundo, a Azul tem agora por estratégia desenvolver um programa de employer branding, no qual podem se encaixar alguns projetos da UFSJ. “Levei à reunião a proposta de que alguns TCC’s fossem desenvolvidos na Azul, com orientação compartilhada entre a empresa e nossos docentes”, afirma Sabariz.
 
Essa abertura pode pavimentar também, na opinião de Sabariz, um novo campo de prática para o Grupo PET, que já tem por estratégia articular e desenvolver projetos que agregam qualidade ao curso e à Universidade. A Azul, por sua vez, reconhece o potencial das pesquisas desenvolvidas nas universidades federais, na busca por soluções criativas para a complexidade do mundo atual. “Acredito que essa parceria se inicia com a aula inaugural de segunda, pois vai levar uma palavra de otimismo a toda comunidade da UFSJ, no sentido de que sairemos disso com muito aprendizado”, avalia o professor.
 
Conduzida pela assessora de Relações Interinstitucionais, professora Luciene Tófoli, essa live se insere na programação do Projeto UFSJ Convida.
 
 

4 - Zootecnia promove aula magna nesta segunda (14/9) pelo Youtube

 
O Curso de Graduação em Zootecnia da UFSJ realiza, nesta segunda-feira (14/9), a aula magna inaugural do semestre, que será conduzida pelo zootecnista Guilherme Minssen, que abordará o tema "A importância da Zootecnia no agronegócio brasileiro." O objetivo é apresentar aos discentes (calouros e veteranos) as particularidades da profissão que escolheram abraçar, bem como entender a importância da Zootecnia para o Brasil. 
 
A aula será transmitida pelo canal Zootecnia UFSJ no Youtube, a partir das 19h. 
 
 

5 - Grupo PET - Materiais e Inovação Tecnológica abre seleção para bolsista

 
O Grupo Pet - Materiais e Inovação Tecnológica lançou edital para seleção de um bolsista e formação de cadastro de reserva. As inscrições vão até 30 de setembro, com envio de ficha de inscrição e documentação exigida para o e-mail petmecanicaufsj@gmail.com.
 
Um dos requisitos, além de outros presentes no edital, é estar regularmente matriculado no curso de graduação em Engenharia Mecânica na UFSJ, com carga-horária mínima cursada com aproveitamento de 360 horas e máxima de 2.520 horas. A previsão é de que o resultado final seja divulgado em 12 de outubro. 
 
 

6 - Lançado edital para o 15º Concurso de Presépios

 
Está no ar o edital do 15º Concurso de Presépios UFSJ! As inscrições estarão abertas entre os dias 29 de outubro e 29 de novembro de 2020.
 
Esse ano, devido à pandemia, o concurso será on-line. Os presépios serão avaliados pela Comissão de Julgamento e os 10 melhores irão à votação popular no Instagram do Centro Cultural UFSJ.
 
Para mais informações, acesse o site do Concurso de Presépios. Dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail sepac@ufsj.edu.br
 
 

7 - Matrículas abertas para os WEBMinicursos de outubro da 72ª Reunião Anual da SBPC

 
Os interessados podem se inscrever até o dia 05 de outubro. Participe!
 
Estão abertas até o dia 05 de outubro as matrículas para os WEBMinicursos da 72ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) que serão realizados na primeira semana de outubro.
 
No segundo ciclo da 72ª Reunião Anual da SBPC serão oferecidos outros sete WEBMinicursos, dentre eles, "Mediação em práticas educativas em museus de C&T", "Criando experimentos para o estudo da linguagem", "Hormônios e comportamento" e "Uso de jogos didáticos no ensino de parasitologia". Veja aqui a lista completa.
 
Os WEBMinicursos contam com quatro aulas, sendo as três primeiras videoaulas gravadas e disponibilizadas de 05 a 13 de outubro, e a última ao vivo, pelo Moodle, será realizada em data específica, na semana de 14 a 16 de outubro. Cada minicurso tem carga horária de oito horas, com direito a certificado de frequência para quem assistir a todas as aulas gravadas e à aula ao vivo.
 
Com o tema “Ciência, Educação e Desenvolvimento Sustentável para o Século XXI”, a versão estendida e virtual da 72ª Reunião Anual da SBPC será realizada em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) nas primeiras semanas dos próximos meses: de 5 a 10 de outubro; de 3 a 7 de novembro; e de 30 de novembro a 5 de dezembro de 2020.
 
A programação científica será composta por painéis, mesas redondas e conferências, com transmissão pelo canal da SBPC no YouTube. O evento contará ainda com sessão de pôsteres e, nos sábados de cada mês, serão realizadas atividades da SBPC Jovem e Família, com atrações para todas as idades.
 
Os WEBMinicursos também serão ofertados todos os meses, com assuntos de diversas áreas do conhecimento. Os interessados poderão se inscrever em até três minicursos por ciclo.
 
Mais informações no site do evento: http://ra.sbpcnet.org.br/72RA/
 
* Com informações da Assessoria de Comunicação da SBPC

Última atualização: 14/09/2020