1 - Ato em defesa de orçamento justo para a Educação ocorre nesta quinta (17/9)

 
A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) convoca para ato nesta quinta (17/9), às 18h, em defesa da preservação do orçamento destinado à Educação. O encontro virtual será pela plataforma Zoom.
 
Estarão presentes outras 50 entidades representativas da Educação e da Ciência e 16 frentes parlamentares pluripartidárias para pedir a revisão do orçamento para o próximo ano. Como é de conhecimento, a perspectiva de redução, segundo o Ministério da Educação, é de R$ 1,882 bilhão. E mais: as duas agências de fomento da pesquisa no Brasil, CNPq e Capes, estão com seus orçamentos dependentes de créditos suplementares, o que pode comprometer o pagamento das bolsas em 2021.
 
A proposta deste ato é pautar a sociedade sobre a importância de debatermos uma mudança no modelo econômico dos recursos destinados à Educação e à Ciência brasileiras, e mostrar a todos que o orçamento previsto não só é insuficiente, como poderá inviabilizar o custeio e os investimentos das universidades federais, levando à paralisação da ciência, da pesquisa e da educação superior pública e gratuita. “Os brasileiros precisam compreender o quão grave é, por si só, o fato de precisarmos nos manifestar pelo cumprimento do direito constitucional à educação pública e de qualidade”, destaca a Andifes em nota.
 
As entidades vão reafirmar também a importância de serem conduzidos ao cargo de reitor ou reitora aqueles docentes autonomamente indicados no primeiro lugar pelo colégio eleitoral de suas respectivas universidades, sendo garantido assim um elemento definidor da democracia, que é o respeito à vontade da maioria.
 
 

2 - Inclusão e permanência são pautas da Proae

 
Seguindo a programação da Semana de Acolhida Virtual 2020, está no ar as boas-vindas da pró-reitora de Assuntos Estudantis, Janice Carvalho.
 
A mais nova Pró-Reitoria da UFSJ, criada em 2012, conta com uma equipe de 22 colaboradores, e atende a cerca de dois mil estudantes, por meio de diversos auxílios, que vão da alimentação ao transporte, da saúde à permanência e inclusão, além de uma rede de assistência em diversas frentes.
 
Em tempos de crise decorrente da pandemia da Covid-19, a Proae passou a oferecer também auxílios emergenciais para alimentação, complementação de renda e inclusão digital para a compra de equipamentos e de pacotes de internet, que destina recursos para programas de acessibilidade aos estudantes com diferença funcional.
 
Assista ao vídeo na página da TV UFSJ.
 
 

3 - Congresso Nacional de Pós-Graduandos debate cenários na pandemia

 
A Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) realiza, até este sábado (19/9), seu XXVII Congresso. A edição deste ano, totalmente on-line devido à pandemia, vai discutir o Pacto pela vida e pela democracia - Pós-graduandos(as) em defesa da ciência e do(a) pesquisador(a). Os debates podem ser acompanhados no canal da ANPG no YouTube, onde ficarão gravados.
 
Na mesa realizada nesta quarta (16/9), a professora do curso de Medicina da UFSJ, Ana Pimentel, foi uma das debatedoras do tema Desafios da pesquisa e das universidades na América Latina no contexto da pós pandemia. A programação completa está publicada na página da Associação
 
Além da discussão de pautas sobre a conjuntura e perspectivas da ciência e tecnologia, pós-graduação, defesa da vida e da democracia brasileira, está agendada a eleição de uma nova diretoria temporária para a entidade. O XXVII Congresso Nacional de Pós-Graduandos é um evento aberto ao público, que promove, ainda, abaixo assinado em defesa da Ciência Brasileira, com propostas para a salvaguarda de investimentos no setor, disponível aqui
 
 

4 - Saúde de crianças e adolescentes na pandemia é tema de simpósio

 
Nos dias 24 e 25 de setembro, acontece o VII Simpósio do Núcleo de Estudos sobre Crianças e Adolescentes (Neca). Aos que desejam participar do encontro, a submissão de trabalhos científicos pode ser feita até esta quinta (17/9).
 
O evento deste ano tem como objetivo a discussão de aspectos relacionados ao crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes no contexto da pandemia da Covid-19, trazendo informações e visando propor estratégias para favorecer a atenção à saúde nessa faixa etária.
 
A escolha da programação surgiu diante discussões entre a equipe do Núcleo, pesquisadores externos e estudantes, ao fazer o levantamento de demandas no campo da saúde de crianças e adolescentes perante o contexto atual.
 
As discussões vão reunir pesquisadores da UFSJ e de outras instituições, como USP e UEMG, envolvidos com a atenção à criança e ao adolescente, além de especialistas no campo da Covid-19 e militantes na causa da defesa dos direitos desse público.
 
Inscritos
Segundo a professora do curso de Enfermagem e líder do Neca, Márcia Romano, o grande desafio da realização do Simpósio deste ano é a organização feita de forma virtual. “'Toda equipe está intensamente empenhada no aprimoramento das habilidades tecnológicas, para que o evento alcance a excelência sempre esperada. E estamos tendo um ótimo retorno do público, com cerca de 600 inscritos até o momento”, destaca.
 
O VII Simpósio do Núcleo de Estudos sobre Crianças e Adolescentes está sendo realizado em parceria com o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente (REMSA), com apoio do Programa Continuidade do Cuidado.
 
As inscrições podem ser feitas até o primeiro dia do evento, de forma gratuita, neste site, onde também está disponível a programação do VII Simpósio.
 
 

5 - UFSJ receberá Encontro de Cordas em 2021

 
A UFSJ e a Federal de Minas Gerais serão parceiras na realização do V Encontro de Cordas Flausino Valle, em outubro de 2021. Na próxima edição, o encontro será realizado em formato híbrido (presencial e on-line), nas cidades Belo Horizonte e São João del-Rei.
 
O evento virtual deste ano aconteceu de 12 a 15 deste mês, com a participação da professora de violino do Departamento de Música da UFSJ, Sofia Leandro. O Encontro oferece oficinas e atividades diversas na área de cordas friccionadas, ressaltando a obra de Flausino Valle, barbacenense, compositor para violino com significativa produção musical no século XX.
 
O IV Encontro de Cordas contabilizou 740 participantes, de 22 universidades.
 
 

6 -`Pós em Engenharia Elétrica convida para defesas de dissertação 

 
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica UFSJ/Cefet-MG convida para as seguintes defesas de diseertação:
 
Título: ESTUDO DO CANAL DE PROPAGAÇÃO PARA APLICAÇÃO EM INTERNET DAS COISAS NA FREQUÊNCIA DE 903 MHz
Mestranda: Jéssica Cristine Bonoto de Oliveira
Quando: 18 de setembro, às 9h, pelo Google Meet
Banca: professores doutores Gláucio Lopes Ramos UFSJ (Orientador/UFSJ), Paulo Tibúrcio Pereira (Co-orientador/UFSJ), Sandro Trindade Mordente Gonçalves (Cefet-MG) e Humberto Xavier de Araújo (UFT)
 
Título: O EFEITO DA PRECISÃO FINITA NA ENTROPIA DE SINAIS RESULTANTES DE FILTROS DIGITAIS IIR
Mestrando: Vinícius da Silva Borges
Quando: 18 de setembro, às 13h30, pelo Google Meet
Banca: professores doutores Erivelton Geraldo Nepomuceno (Orientador/UFSJ), Carlos Augusto Duque (Co-orientador/UFJF), Dr. Márcio Matias Afonso (Cefet-MG) e Marcio Eisencraft (USP). 
 
Título: IMPLEMENTAÇÃO COMPUTACIONAL DE ALTO DESEMPENHO DO MODELO ELETROMAGNÉTICO HÍBRIDO E SUAS VARIANTES
Mestrando: Pedro Henrique Nascimento Vieira
Quando: 18 de setembro, às 14h, pela plataforma RNP
Banca:  professores doutores Marco Aurélio de Oliveira Schroeder (Orientador/UFSJ), Antonio Carlos Siqueira de Lima (Co-orientador/UFRJ), Rodolfo Antônio Ribeiro de Moura (UFSJ), Rafael Silva Alípio (Cefet-MG), Alberto Resende De Conti (UFMG) e Maria Cristina Dias Tavares (Unicamp). 
 
 

7 - Divulgada programação completa do I Simpósio Virtual do Museu Regional de São João del-Rei

 
O evento, que conta com nomes importantes da museologia e do patrimônio cultural de todo Brasil, será transmitido ao vivo através do Facebook e Youtube.
 
De 21 a 25 de setembro, o Museu Regional de São João del-Rei realiza o I Simpósio Virtual da instituição. Com o tema “Reflexões acerca da identidade e identificação do Museu”, o evento conta com a participação de acadêmicos, profissionais e representantes da comunidade. Além destes convidados ligados a museus, museologia e ao patrimônio cultural, o Simpósio também conta com a apresentação de trabalhos previamente inscritos por pesquisadores nacionais e internacionais. As transmissões online são gratuitas e ocorrem através da página institucional no Facebook e pelo canal do museu no YouTube.
 
Confira o fôlder com a programação completa.
 
Na segunda-feira (21), às 10h, Eneida Braga R. Lemos, Diretora do Departamento de Difusão, Fomento e Economia dos Museus/IBRAM, fará a abertura do evento que contará também com a participação da Diretora do Museu Regional de São João del Rei, Dra. Eliane Zanatta. A seguir os convidados da primeira mesa temática intitulada “Patrimônio Cultural e Museus”, Dra. Michele Arroyo- Presidente do Instituo Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais/IEPHA e o Prof. Dr. Ivan Coelho de Sá Diretor da Escola de Museologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO.  
 
A segunda mesa, no mesmo dia, denominada “Museus em Minas Gerais”, ocorre no período a partir das 15h.  Participam Milena Pedrosa, Superintendente de Bibliotecas, Museus, Arquivo Público e Equipamentos Culturais da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Pollyana Lacerda, Coordenadora do Sistema Estadual de Museu de Minas Gerais, Ms. Paulo Nascimento, Diretor do Museu do Ouro e a Dra Sandra Farias, Diretora do Museu do Diamante. 
 
Na terça-feira (22), retornamos para apresentações na parte da manhã e da tarde, seguindo os horários do dia anterior. A mesa temática que versará sobre “Museu Regional de São João del Rei-Reflexões Identitárias”, a partir das 10 horas, conta com a participação da Profª. Dra Letícia Julião da Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG e da Profª. Dra Christianni Morais da Universidade Federal de São João del-Rei/UFSJ. Na parte da tarde, a partir das 15 horas, teremos a participação da Gestora sócio-cultural, Srª. Alzira Haddad e o Jornalista e Gerente Cultural Emílio da Costa.
 
Já na quarta-feira (23), acontecem as últimas mesas sob a mesma temática do dia anterior “Museu Regional de São João del-Rei - Reflexões Identitárias”. A partir das 10h, com o Prof. Dr. Jezulino Lúcio Mendes Braga da Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG e a Diretora do Departamento de Processos Museais do Instituto Brasileiro de Museus-DPMUS/IBRAM, Ma. Carolina Vilas Boas. A partir das 15h, a Dra. Eliane Zanatta e a Museóloga Célia Corsino encerram os debates.
 
Os dias 24 e 25 de setembro ficam reservados para as apresentações das Comunicações Orais. Os autores selecionados, assim como os títulos de seus trabalhos, já foram divulgados no site do Museu Regional de São João del Rei. Após a apresentação, os participantes serão convidados a publicar seus trabalhos completos nos Anais do Evento, também em forma digital.
 
O Simpósio está inserido na programação da 14ª Primavera de Museus do Ibram. A edição deste ano da Primavera ocorre entre os dias 21 e 27 de setembro, com o tema “Mundo Digital: Museus em Transformação”.
 
Museu Regional de São João del-Rei
Aberto ao público em 1963, o Museu Regional de São João del-Rei é sediado em um casarão datado de meados do século XIX. A construção do imóvel partiu do desejo do Comendador João Antônio da Silva Mourão, poderoso comerciante são-joanense, em possuir um espaço para abrigar sua residência e também um comércio de secos e molhados. O sobrado passou pelas mãos de duas famílias, até ser vendido para uma empreiteira. Ele foi parcialmente demolido, desapropriado e restaurado. Das ruínas, veio a se tornar o Museu que hoje conta com um acervo arquivístico, bibliográfico, museológico, diversificado, datado entre o final do século XVIII e início do século XX, em sua maioria originária do estado de Minas Gerais. A maior parte da coleção é composta por obras de arte sacra, utensílios e mobiliários domésticos, imaginária, documentos e uma biblioteca especializada em arte, História e arquitetura.
 
* Com informações da Assessoria de Comunicação do Museu Regional de São João del-Rei
 
 

8 - Inscrições para XXV Simpósio Brasileiro de Fisiologia Cardiovascular começam na segunda (21/9)

 
As inscrições para XXV Simpósio Brasileiro de Fisiologia Cardiovascular iniciam na próxima segunda-feira (21/9) e seguem até 18 de janeiro de 2021. Já quem tiver interesse em submeter resumos para apresentar, deve ficar atento ao prazo, que encerra em 3 de novembro. 
 
Esta edição, realizada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), será realizada de forma 100% on-line entre os dias 28 e 30 de janeiro de 2021. 
 
A inscrição, instruções e submissão de resumos poderão ser feitas pelo site: https://doity.com.br/sbfcv2021
 
Mais informações na página da SBFCV/2021 no Facebook e Instagram

Última atualização: 17/09/2020