1 - Trem Ki Voa Micro recebe inscrições até 9 de outubro

 
A equipe Trem Ki Voa Micro está com inscrições abertas, até 9 de outubro, para o Processo Seletivo 2020. O participação no projeto permite ao estudante aplicar conceitos aprendidos em sala de aula, além da experiência de trabalhar com outras pessoas da área e evoluir em aspectos como trabalho em equipe, liderança, criatividade, entre outros.
 
Serão disponibilizadas vagas para todos os setores: Aerodinâmica, Cargas e Aeroelasticidade, Desempenho, Engenharia do Produto, Estabilidade e Controle, Estruturas e Ensaios, Projeto Elétrico e Simulação e CAD. A disposição e o número de vagas variam de acordo com as necessidades da equipe.
 
Os cursos que podem participar do Processo Seletivo são Administração, Ciências da Computação, Economia, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Física, Jornalismo e Matemática.
 
A Trem Ki Voa Micro é uma equipe de AeroDesign da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), cujo objetivo é desenvolver um projeto aeronáutico de um veículo aéreo não tripulado (VANT), radio controlado, para transporte de carga e competir na SAE Brasil AeroDesign, que acontece anualmente em São José dos Campos (SP). Atualmente, a equipe conta com a colaboração de mais de 30 alunos orientados pelo professor Cláudio C. Pellegrini.
 
Fundada em 2009, o time já acumula quatro troféus de campeã nacional, conquistados em 2014, 2016, 2017 e 2019. Os campeonatos nacionais levaram a equipe a quatro competições mundiais, e em 2015 a equipe sagrou-se vice-campeã mundial na SAE East Aerodesign, nos Estados Unidos.
 
Acesse o edital e o formulário de inscrição no site da Trem Ki Voa Micro.
 
Mais informações no Facebook e Instragam da equipe ou pelo e-mail produtotkvm@gmail.com
 
 

2 - Live discute trabalho escravo e luta pela terra no Sul de Minas

 
O professor do Departamento de Ciências Sociais (Decis), Marcos Andrade, participa, nesta quinta (24/9), às 19h, de live com o tema Trabalho escravo e luta pela terra no Sul de Minas - passados presentes. O evento pode ser assistido no canal do YouTube do Laboratório de Imagem e do Som do Decis, o LIS UFSJ.
 
O debate será mediado pelo professor de História do IF-Sul de Minas (Campus Machado), Isaac Casemiro Ribeiro. Além do professor Marcos, o debate terá como convidados os professores de Juliano Custódio Sobrinho (Colégio São Luís, SP), João Lucas Rodrigues (E.E. Coronel Ananias de Andrade, Bom Repouso, MG) e Marcos Bertachi (Movimento Sem-Terra - Quilombo Campo Grande) - todos da área de História - e do coordenador da Articulação dos Empregados Rurais, Jorge Ferreira Filho.
 
Antes do término da transmissão ao vivo, será disponibilizado link para requerimento, pelos ouvintes, de certificado de participação.
 
Acompanhe, no Facebook e no Instagram, os eventos promovidos pelo LIS.

Última atualização: 24/09/2020