1 - Proae e Prope lançam auxílio digital para estudantes de pós-graduação

 
As pró-reitorias de Assuntos Estudantis (Proae) e de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope) divulgam editais para concessão de Auxílio Inclusão Digital para discentes de pós-graduação stricto sensu em vulnerabilidade socioeconômica, inscritos em unidades curriculares no Período Remoto Emergencial e que atendam aos critérios estabelecidos. 
 
O edital nº 9/2020 é voltado para aquisição de equipamentos, com repasse de R$ 2 mil. Além disso, poderá ser oferecido ao estudante com diferença funcional (deficiência) e com renda familiar per capita de até um salário-mínimo e meio, um Auxílio Inclusão Digital Complementar, para ser usado na aquisição de recursos de acessibilidade (licença de software, periféricos adaptados, órteses, próteses, recursos
de tecnologia assistiva, etc.) para o acesso ao Ensino Remoto Emergencial.
 
Já o edital nº 10/2020 destina-se a quem não possui acesso adequado à internet por meio das seguintes possibilidades:
 
a) Acesso ao programa de conectividade oferecido pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que consiste na disponibilização de um chip com pacote de dados gratuito para acesso à internet (a carga inicial e suas recargas serão gerenciadas pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis);
 
b) Auxílio financeiro para contratação de serviços de internet, oferecido pela UFSJ para estudantes não atendidos pelo programa de conectividade do MEC/RNP.
 
Os editais são de fluxo contínuo, assim as inscrições podem ser feitas a qualquer tempo durante o Ensino Remoto Emergencial, com envio de e-mail (conforme formato indicado nos editais) e documentos solicitados para auxiliodigitalpg@ufsj.edu.br
 
Acesse os anexos e confira mais informações na página da Prope.
 
 

2 - Contra a pandemia e pela prevenção ao suicídio, SPA amplia atendimento

 
O Setembro Amarelo deste ano ganha um contexto desafiador: a pandemia de Covid-19. A campanha de prevenção ao suicídio encontra pela frente um momento de incertezas e preocupação que tomam conta de boa parte dos indivíduos. “As pessoas sentem-se mais ansiosas e temem pela saúde e pelo futuro”, explica a psicóloga do Serviço de Psicologia Aplicada da UFSJ (SPA), Paula Pontes.
 
Não à toa, as ações do SPA neste período foram ampliadas. O SPA, que já prestava serviços à população e aos alunos do curso de Psicologia, por meio de plantão psicológico e outras atividades que promovem o bem-estar e a saúde do estudante, agora atende a todos os alunos da UFSJ, em parceria com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae). O objetivo é acolher as urgências subjetivas nesse período de distanciamento social, os momentos de crise e angústia durante a pandemia. Outra frente de atendimentos foca os profissionais de saúde de São João del-Rei e microrregião, em parceria com o projeto Cuidando de quem cuida, do Departamento de Psicologia (Dpsic).
 
“Todas essas ações são de extrema importância nesse momento em que observamos a intensificação dos sentimentos”, reforça Paula, que considera o atendimento essencial, por acolher os alunos ou outras pessoas que procuram pelo serviço, e auxiliá-los na ressignificação de suas vivências. “Os conflitos familiares têm se intensificado devido à maior convivência”, explica. Por outro lado, ressalta, é possível trabalhar muitas questões relacionais que, na rotina do dia a dia, andavam pendentes, esquecidas. “O isolamento social trouxe, para muitas pessoas, a descoberta de novos hobbies e atividades gratificantes, como exercícios físicos, artesanato, estar mais próximo à família.” Em tempos de tantas incertezas, sugere Paula, “é preciso ressignificar a vida”, e o apoio de um profissional de Psicologia pode fazer toda a diferença.
 
Setembro Amarelo no contexto da pandemia
Na terça-feira (29/9), às 19h30, o Serviço de Psicologia Aplicada promove, como parte da Campanha Mundial de Prevenção ao Suicídio, a live Setembro Amarelo no contexto da pandemia. O evento é uma parceria com o Instituto Federal Norte de Minas Gerais (IFNMG) - Campus Teófilo Otoni - e a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Além da psicóloga Paula Pontes, participam do evento a assistente social do IFNMG, Larisse Colen de Oliveira, e o professor da UFVJM, José Carlos Freire.
 
Seguindo as Diretrizes da Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio, a ação tem como objetivo fomentar a articulação intersetorial para prevenção ao suicídio, promoção e valorização da vida entre os alunos universitários e comunidade.
 
Para saber mais sobre o atendimento psicológico a estudantes, acesse a página https://ufsj.edu.br/proae/atendimento_psicologico_emergencial.php
 
Para conhecer os projetos de enfrentamento à Covid-19 do Departamento de Psicologia e saber como eles podem ajudar você: https://www.ufsj.edu.br/dpsic/covid-19.php
 
 

3 - Equipes Trem Ki Voa e Komiketo selecionam novos integrantes

 
O que as equipes Trem Ki Voa Micro e Komiketo Baja têm em comum, além do fato de serem espaços extracurriculares de aprendizado para estudantes da área tecnológica? Ambas estão com inscrições on-line abertas para selecionar interessados em participar de seus projetos.
 
A primeira inscreve para seu processo seletivo até o dia 9 de outubro. O edital está disponível nas redes sociais da equipe, e o formulário de inscrição pode ser acessado neste link. Participando da Trem Ki Voa Micro, o estudante poderá aplicar conceitos aprendidos em sala de aula, além da experiência de trabalhar em um grupo multissetorial (são oito áreas de atuação), que engloba também quesitos como liderança e criatividade.
 
A Trem Ki Voa Micro é a equipe de aerodesign da UFSJ, fundada em 2009, e que acumula quatro troféus de campeã nacional (2014, 2016, 2017 e 2019) na SAE Brasil AeroDesign. Os campeonatos nacionais levaram o time a quatro competições mundiais. Em 2015, sagrou-se vice-campeã mundial na SAE East Aerodesign, nos Estados Unidos.
 
Mais informações: Facebook, Instragam e e-mail produtotkvm@gmail.com
 
Komiketo
Já a Equipe KomiKeto Baja UFSJ, que tem como objetivo o desenvolvimento de um veículo baja para participar da competição anual promovida pela Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade do Brasil (SAE BRASIL), recebe inscrições até dia quinta-feira (8/10), via formulário Google.
 
Participar dessa equipe pode expandir os conhecimentos teóricos da sala de aula e colocar o estudante em contato com ferramentas utilizadas pela indústria. Além disso, os participantes aprendem as metodologias necessárias para o desenvolvimento de projetos, tecnologias, soluções inovadoras e trabalho cooperativo.
 
Para quem desejar mais informações antes de se inscrever, será realizada uma palestra informativa no dia 3 de outubro, às 15h. O processo seletivo da Komiketo continua no dia 10, com uma dinâmica virtual; no dia 17, está programada a entrevista dos candidatos.
 
A equipe selecionada começará a atuar no dia 20 de outubro. Outras informações podem ser obtidas no edital, Facebook e Instagram.
 
 

4 - UFSJ é parceira em movimento empreendedor na região de Divinópolis

 
A UFSJ é uma das entidades parceiras do Movimento Empreendedor do Vale do Rio Pará (Movap). Trata-se de um Programa de Pré-Incubação de Empresas que tem como finalidade disseminar a educação empreendedora na região do Vale do Rio Pará, onde está situada a cidade de Divinópolis (MG).
 
O Programa será executado com recursos da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio de um projeto de extensão desenvolvido pela nascente incubadora de empresas do Cefet-MG.
 
Atuação
O Movap buscará incentivar alunos do Ensino Médio, graduação, pós-graduação e professores, vinculados às instituições, a desenvolverem ideias e pesquisas que tenham potencial de negócio, por meio de capacitação e treinamento intensivo, visando prepará-los para a produção de soluções tecnológicas aplicadas ao mercado.
 
O Programa será lançado no dia 29, terça, às 14h30, por videoconferência, com a presença do Secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTIC, Paulo Alvim. No mesmo evento, será lançada chamada pública para submissão de ideias a serem desenvolvidas dentro do Movap.
 
Parcerias
O Programa surgiu de uma parceria entre a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Rio Pará, do Grupo de Educação Ética e Cidadania; o Cefet/MG - Campus Divinópolis; a Prefeitura Municipal de Itapecerica (MG); a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade Divinópolis; e a Federal de São João del-Rei - Campus Centro-Oeste Dona Lindu, tendo o Sebrae Minas como órgão responsável pela capacitação das equipes participantes, e a Fundação Cefet Minas, gestora dos recursos financeiros.
 
 

5 - Informativo do Nepe aponta aceleração de contágio de Covid-19 em São João del-Rei

 
O Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia (Nepe/UFSJ) acaba de publicar o informativo n. 09, referente ao acompanhamento da evolução do número de casos da COVID-19 no município de São João del-Rei e na região do Campo das Vertentes.
 
Confira alguns destaques:
 
- SJDR apresenta, atualmente, ACELERAÇÃO no ritmo de contágio. A média móvel de novos casos na cidade é de 9,9 casos/dia, o que representa um aumento de 147%, em comparação com 14 dias atrás;
 
- Barbacena apresenta REDUÇÃO, pela 2ª semana consecutiva, enquanto em Lavras a situação é de ACELERAÇÃO no ritmo do contágio.
 
Clique aqui para acessar o Informativo COVID-19/Vertentes e verificar a situação de cada município, ou acesse o site do Nepe.    
 
Dúvidas e informações, escreva para o e-mail nepe@ufsj.edu.br
 
 

6 - Simpósio Internacional, Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade ocorre virtualmente em novembro

 
O VIII Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade acontecerá virtualmente, no período de 2 a 7 de novembro, com a participação de professores/pesquisadores de várias universidades brasileiras e estrangeiras. 
 
A inscrição como ouvinte ou sem trabalho pode, ainda, ser feita na página oficial do evento.
 
Os inscritos no evento receberão os devidos certificados e o e-book "Diálogos entre trabalho e educação: desafios contemporâneos". 

Última atualização: 25/09/2020