1 - Pós em Ciências da Saúde abre edital com vagas para Mestrado e Doutorado

 
O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) abriu edital com 16 vagas para Mestrado e 12 para Doutorado. As inscrições devem ser realizadas entre 26 de outubro e 1º de novembro. 
 
Para o Doutorado, são seis vagas para a área de concentração em Saúde Coletiva; quatro vagas para a área de concentração em Doenças
Infecto-Parasitárias (DIP); e duas vagas para a área de concentração em Substâncias Bioativas (SB). 
 
Já no Mestrado, as vagas estão distribuídas em oito para a área de concentração em Saúde Coletiva; quatro para a área de concentração em Doenças Infecto-Parasitárias (DIP); e quatro para a área de concentração em Substâncias Bioativas (SB).
 
A seleção será realizada de forma remota e terá as seguintes etapas: avaliação de proposta de pesquisa, entrevista e pontuação do Currículo Lattes.
 
Mais informações na página do PPGCS.
 
 

2 - Pós em Enfermagem oferece 26 vagas para Mestrado

 
O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PGEnf) lançou edital com 26 vagas para Mestrado. As inscrições ocorrem entre os dias 19 e 30 de outubro, com envio de e-mail com a documentação exigida para pgenf@ufsj.edu.br  - o título da mensagem deve ser "Inscrição 2021". 
 
São oito vagas para a linha de pesquisa “Gestão em Serviços de Saúde e Enfermagem" e 18 vagas para "Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem". A seleção envolve análise do pré-projeto de pesquisa (1ª etapa), avaliação do Currículo Lattes (2ª etapa) e entrevista on-line (3ª etapa). A divulgação do resultado final está prevista para 14 de dezembro. 
 
 

3 - Setor de Apoio Logístico divulga procedimentos do serviço de Protocolo e Correspondências 

 
O Setor de Apoio Logístico informa que, a partir desta terça-feira (29/9), todos os documentos entregues no Serviço de Protocolo devem estar acompanhados do livro de protocolo da unidade remetente ou da guia de movimentação do Sipac impressa, inclusive para documentação enviada pelos campi Centro-Oeste Dona LIndu (CCO), Sete Lagoas (CSL) e Alto Paraopeba (CAP). Assim, o Serviço de Protocolo só está autorizado a receber qualquer documentação para realizar entrega com o protocolo devidamente preenchido.
 
Além disso, durante a pandemia da Covid-19, o Serviço de Protocolo está funcionando apenas no campus Santo Antônio (CSA), às terças e quintas-feiras, das 9h às 12h. Desta forma, não será mais permitida a entrega de documentos na portaria/vigilância.
 
A unidade esclarece ainda que o Serviço de Protocolo e Correspondências tem permissão de receber somente correspondências institucionais. Neste sentido, deve-se evitar que correspondências particulares sejam encaminhadas para a Universidade.  
 
 

4 - Inscrições para propostas de Criação e Circulação Artística encerram nesta quarta (30/9)

 
O prazo para inscrições no processo seletivo de projetos de Criação e Circulação Artística a serem desenvolvidos no ano de 2021 termina nesta quarta-feira (30/9). O edital, lançado pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UFSJ (Proex) e pelo Comitê de Criação e Circulação Artística (CCCA), concede auxílio financeiro e bolsas de extensão, modalidade iniciação artística, a discentes de graduação da UFSJ em projetos artísticos apresentados e desenvolvidos pela comunidade universitária. O edital prevê até R$ 15 mil para o desenvolvimento das ações, de acordo com a modalidade de inscrição.
 
As propostas devem ser enviadas para o e-mail editalcriacaoecirculacaoartistica@ufsj.edu.br. O resultado final está previsto para 26 de novembro.
 
O edital completo está disponível no site da Proex
 
 

5 - Indetec promove live sobre relacionamento com clientes

 
A Incubadora de Desenvolvimento Tecnológico e Setores Tradicionais do Campo das Vertentes (Indetec) realiza, no dia 8 de outubro, às 17h, a palestra on-line "Desafios do Relacionamento com o Cliente", com Julia Cunha, diretor de Operações da Escola em Movimento. 
 
"Relacionar-se bem com o cliente é fundamental para qualquer empresa. Sem o público, afinal, não há negócio", comenta o líder de Comunicação da Indetec, Tiago Ávila. Somente ao estabelecer essa boa relação é possível fidelizar os consumidores, e isso exige profissionalismo e capacidade de entender os anseios do público. 
 
As inscrições devem ser feitas pelo site Sympla
 
 

6 - Inscrições para o Pibex 2021 vão até 5 de outubro

 
A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UFSJ (Proex) informa que o prazo para submissões das propostas de projetos e programas de extensão ao edital Programa de Bolsas de Extensão - PIBEX 2021 - encerra na próxima segunda-feira (5/10). Podem submeter propostas os servidores (docentes ou técnicos administrativos) do quadro permanente da UFSJ.
 
Serão selecionados projetos a serem desenvolvidos no período de um ano, entre abril de 2021 e março de 2022, e programas para dois anos, entre abril de 2021 e março de 2023, com a possibilidade de uso dos recursos do Fundo de Extensão.
 
A novidade deste ano é a possibilidade, já prevista em edital, de adaptação das ações de Extensão diante de cenários em que as atividades presenciais dos projetos e/ou programas não possam ser realizadas, em razão das recomendações de segurança e isolamento social para conter a transmissão de Covid-19.    
 
O resultado provisório será divulgado no dia 19 de novembro e o final está previsto para até o dia 10 de dezembro de 2020.
 
Os detalhes de como se inscrever e o edital completo estão no site da Proex. Outras informações com o Setor de Extensão Universitária (Setex/Proex) pelo email setex@ufsj.edu.br
 
 

7 - SBPC divulga programação de outubro da 72ª Reunião Anual

 
Com o tema “Ciência, Educação e Desenvolvimento Sustentável para o Século XXI”, o segundo ciclo da versão estendida e virtual do evento começa na próxima segunda-feira (5/10), com transmissão pelo canal da SBPC no YouTube
 
A programação científica do mês de outubro da versão virtual e estendida da 72ª Reunião Anual da SBPC já está disponível para consulta. O segundo ciclo do evento acontece de 5 a 10 de outubro e contará com a participação de cientistas importantes de todas as áreas do conhecimento. As atividades promovidas pela SBPC serão transmitidas pelo canal do YouTube e compartilhadas nas redes sociais da entidade (@SBPCnet).
 
Neste segundo ciclo, a SBPC e sociedades afiliadas organizaram para a programação científica 19 sessões, sendo sete conferências, seis painéis e seis mesas-redondas. Os destaques da programação ficam com as atividades de grandes prêmios científicos.
 
No dia 5, a Fundação Péter Murányi realiza o painel "Prêmio Péter Murányi 2020 Alimentação" com a vencedora da edição -  Vanessa Bueno Moreira Javera Castanheira Néia, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), e os outros dois finalistas, Carolina C. C. da C. Silva Grehs, nutricionista pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), e André Rodrigues dos Reis, professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
 
No dia 6 de outubro, Carlos Henrique Fioravanti, editor especial da revista Pesquisa Fapesp e ganhador do 40° edição do prêmio Prêmio José Reis de Divulgação Científica, do CNPq, fará a conferência "Em que o jornalismo científico poderia melhorar?".  
 
No dia 8, a SBPC convida a cientista vencedora do 1º Prêmio Carolina Bori “Ciência & Mulher”, a professora titular da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Helena Bonciani Nader, para proferir conferência sobre sua trajetória científica.  
 
As sociedades afiliadas à SBPC realizarão mesas-redondas com temas diversos, como "A genética e o câncer" (SBG), "O profissional de matemática aplicada para o século 21: o que aprender?" (SBMAC), "Etnomusiocologia contemporânea no Brasil: Reflexões sonoras contra o paradigma colonial" (Abet), "Meninas na ciência" (SBF), "Mulheres, corpos e ciência com desenvolvimento sustentável no século XXI" (CBCE), "A Força da interprofissionalidade em saúde no enfrentamento da pandemia" (ABEn).
 
Com o tema “Ciência, Educação e Desenvolvimento Sustentável para o Século XXI”, a versão estendida e virtual da 72ª Reunião Anual da SBPC é realizada em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
 
Além da programação científica, a Reunião Anual da SBPC conta com Sessão de Pôsteres, atividades da SBPC Jovem e Família, com atrações para todas as idades, e a SBPC Cultural, que encerra todos os dias as atividades científicas com apresentações artísticas, como música e teatro, sempre às 19h30.
 
O link das transmissões pode ser conferido aqui.
 
WEBMinicursos: atenção aos prazos!
Os interessados em participar dos WEBMinicursos do segundo ciclo da 72ª Reunião Anual da SBPC que serão realizados na primeira semana de outubro têm até a próxima segunda-feira (5/10) para se inscreverem.
 
A programação conta com atividades como, por exemplo, “Mediação em práticas educativas em museus de C&T”, “Criando experimentos para o estudo da linguagem”, “Hormônios e comportamento” e “Uso de jogos didáticos no ensino de parasitologia”. Veja aqui a lista completa. https://reunioes.sbpcnet.org.br/72RA/lista_mc.php
 
Os WEBMinicursos são compostos por 6h de videoaulas gravadas disponibilizadas pela plataforma Zoom e uma live 2h de duração, totalizando a carga horária de 8h.
 
Os WEBMinicursos também serão ofertados todos os meses, com assuntos de diversas áreas do conhecimento. Os interessados poderão se inscrever em até três minicursos por ciclo.
 
Mais informações no site do evento: http://ra.sbpcnet.org.br/72RA/
 
* Com informações da Assessoria de Comunicação da SBPC
 
 

8 - Live Fapemig aborda o tema "Vacinas: Como e Quando?" nesta quarta (30/9)

 
Evento acontece dia 30 de setembro às 11h30 pelo perfil do Instagram da Fapemig
 
A pandemia causada pelo coronavírus suscitou diversos debates, um deles é sobre a produção das vacinas. Com mais de 32 milhões de infectados no mundo, sendo mais de quatro milhões só no Brasil, a Covid-19 reduziu ou paralisou diversas atividades econômicas e sociais, e muitos brasileiros se perguntam ‘quando teremos a vacina?’. 
 
Dessa forma, buscando promover o debate sobre os processos científicos que envolvem a produção de vacinas, a Fapemig realizará no dia 30 de setembro (quarta-feira), às 11h30, a live ‘Vacinas: sim ou não, como e por quê? E quando?’. O evento acontecerá no perfil do Instagram da Fapemig e contará com a participação do professor do Departamento de Bioquímica e Imunologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e vice-presidente Regional - Minas e Centro-Oeste da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Mauro Teixeira. 
 
Teixeira é graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFMG e obteve o doutorado em Imunofarmacologia pela University of London. Pesquisador 1A do CNPq, o professor é membro da Ordem Nacional do Mérito Científico e Tecnológico, da Academia Mundial de Ciências (TWAS) e da Comissão Científica da Anvisa (CCVISA). Presidente da Sociedade Brasileira de Inflamação (SBIn), ele também coordena o INCT em dengue e interações hospedeiro-microorganismos. O pesquisador atua, ainda, na área de inflamação, especialmente tentando compreender a relevância e mecanismos moleculares da resposta inflamatória durante doenças infecciosas e autoimunes.  
 
LIVE FAPEMIG 
A fim de fomentar o debate sobre temas importantes para a ciência e para a população, a Fapemig lançou, em julho, a iniciativa Live Fapemig. Os eventos acontecem de forma mensal, pelo perfil no Instagram da Fapemig, e buscam levar à população informação sobre ciência, tecnologia e inovação. 
 
Já foram temas da Live Fapemig: “Fazer ciência em tempos de crise” e “Conexões e oportunidades para novos negócios”.
 
Serviço: "Vacinas: sim ou não, como e por quê? E quando?"
Data e horário: 30 de setembro, às 11h30  Convidado: professor de Bioquímica e Imunologia da UFMG e vice-presidente regional - Minas e Centro-Oeste da ABC, Mauro Teixeira 
Transmissão: https://www.instagram.com/fapemig/
 
* Com informações da Assessoria de Comunicação da Fapemig
 
 

9 - Ipea lança livro "Refúgio no Brasil" em webinar nesta quarta (30/9)

 
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) promove, nesta quarta-feira (30/9), às 18h, webinar para o lançamento do livro "Refúgio no Brasil", que aborda a integração de refugiados e solicitantes de refúgio em Brasília em 2019.
 
O levantamento realizado constatou que mais de 50% deles pertenciam a quatro grupos nacionais: venezuelanos, sírios, paquistaneses e ganenses. Confira os nomes dos palestrantes que participam do evento no fôlder de divulgação.
 
As inscrições devem ser feitas no site do Ipea.

Última atualização: 29/09/2020