1 - Profnit recebe inscrições para Exame Nacional de Acesso

 
A Comissão Acadêmica Nacional do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profinit) comunica que as inscrições para o Exame Nacional de Acesso (ENA 2021) serão realizadas entre os dias 2 e 8 de novembro. 
 
São oferecidas 467 vagas, sendo 351 vagas abertas/sem reservas, 65 vagas para ações afirmativas, 47 vagas para servidores, além de quatro vagas adicionais. Somente no ponto focal da UFSJ são oferecidas 15 vagas. O Exame consiste em duas etapas: Prova Nacional e Análise Curricular.
 
O curso tem como objetivo a formação de recursos humanos já engajados ou dispostos a atuar nas competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) determinadas por Lei e dos Ambientes Promotores de Inovação nos diversos setores acadêmicos, empresarial, governamental, organizações sociais, entre outros.
 
O Profnit é um curso gratuito, presencial, com duração máxima de 24 meses e é coordenado pelo Conselho Gestor (CG) e pela Comissão Acadêmica Nacional (CAN), que estão sob responsabilidade pela Diretoria do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec) e do Ponto Focal Sede, a Universidade Federal de Alagoas. 
 
Integram a Rede Nacional do Profnit 32 Pontos Focais, distribuídos por 21 estados mais o Distrito Federal. Os Pontos Focais são responsáveis, por intermédio das respectivas Comissões Acadêmicas Institucionais (CAI), sediadas em cada Ponto Focal, por toda a gestão local do Profinit, observando a disciplina acadêmica nacional e do ponto focal, desenvolvendo atividades desde a organização local dos processos seletivos até à divulgação de regras e procedimentos para o ingresso/matrícula.
 
Mais informações no site do Profnit/UFSJ e pelo e-mail profnit@ufsj.edu.br
 
 

2 - Pesquisas da UFSJ focalizam jornalismo e memória

 
Começa nesta terça-feira (6/10), o 10º Seminário de Imigração Italiana em Minas Gerais, evento on-line que este ano discute a influência dos italianos no desenvolvimento, cultura e esportes no Estado. Dois trabalhos de pesquisadoras da UFSJ foram selecionados para o evento, e serão transmitidos neste link na quarta-feira (7/10), a partir das 15h30, na mesa que vai debater memória, imagens e notícias dos italianos e seus descendentes em Minas Gerais.
 
Um deles é Relatos afetivos, fotográficos e lembranças em abismo: traços identitários e culturais, desenvolvido pela professora do Departamento de Comunicação Social (Dcoms), Kátia Lombardi.
 
A proposta do trabalho foi, a partir de histórias colhidas por meio de fotografias e de relatos orais, investigar transferências identitárias e culturais entre diferentes gerações de imigrantes italianos em São João del-Rei. Para tanto, Kátia escolheu duas famílias italianas, que abriram seus álbuns de fotografias e “baús de memórias” para a pesquisadora. A partir das narrativas dos descendentes sobre as imagens dos acervos familiares, Kátia reflete acerca de conceitos como memória, identidade e hibridismo cultural.
 
Jornal do Poste
Já a professora do Departamento de Letras, Artes e Cultura (Delac), Eliana Tolentino apresentará a comunicação Adelina Corroti e flânerie em Minas Gerais, que traz à luz a biografia pouco conhecida de uma personagem central na imprensa são-joanense.
 
Adelina Corroti foi uma escritora que viveu em São João del-Rei nas primeiras décadas do século passado. Casada com um italiano e apaixonada por jornalismo, tinha o costume de redigir à mão notícias e textos em papéis e afixar cópias em locais movimentados da cidade. Inspirado no seu “fazer jornalístico diário” foi que, anos mais tarde, o são-joanense Joanino Lobosque fundou o Jornal do Poste, pioneiro do jornalismo mural, que se tornou tradição sui generis da cidade de São João del-Rei.
 
Adelina Corroti viveu também em Belo Horizonte, onde manteve, à custa própria, sua atividade literária e O Poste, seu jornal mural. Considerada personagem ilustre na história da imprensa mineira, Adelina é citada no livro Baú de ossos, do memorialista Pedro Nava.
 
Toda a programação do Seminário é gratuita, e está disponível nesta página
 
 

3 - Artes Vertentes traz "ação cultural para a liberdade" na programação da semana

 
Nesta terça (6/10), a partir das 19h, no canal do YouTube do Festival Artes Vertentes, tem lugar o encontro entre Maria Valéria Rezende, um dos principais nomes da literatura contemporânea no Brasil, e Ísis Bey Trindade, ex-aluna da UFSJ, artista visual, ceramista e arte educadora.
 
Na cena da quarta confluência do Ciclo Pororoca, duas mulheres conversam sobre experiência e participação em expressões artísticas que promovem libertadoras mudanças na sociedade e na vida de cada um que decida adotar a “ação cultural para a liberdade” como forma de perceber identidade e memória na construção de si e do coletivo.
 
Com apresentação de Luiz Gustavo Carvalho, as convidadas vão se debruçar sobre seus polos: Maria Valéria vem se dedicando, desde os anos 1960, à educação popular, em diferentes regiões do Brasil e no exterior, tendo trabalhado em todos os continentes. Ísis Bey é responsável, desde 2018, pelas artes visuais desenvolvidas ao longo do ano pelo Festival com as crianças e adolescentes de Tiradentes.
 
Esse quarto encontro, assim como os anteriores, ficará gravado nos canais do Artes Vertentes no YouTube e no Facebook
 
 

4 - III Workshop do ProfMat ocorre em 30 de outubro

 
O III Workshop do Mestrado Profissional em Matemática da UFSJ (III WProfMat UFSJ) já tem data marcada: 30 de outubro. Organizado pelos docentes do ProfMat, neste ano o evento ocorrerá de forma on-line, com atividades síncronas/ao vivo no dia 30 de outubro e assíncronas (gravadas no formato de vídeo-pôsteres).  
 
O evento tem o objetivo de divulgar os trabalhos de dissertação de Mestrado do ProfMat; possibilitar a interação entre alunos, ex-alunos e docentes do Profmat e; e promover as trocas de experiências entre as instituições associadas.
 
Os interessados em submeter vídeo-pôsteres e/ou participar do evento devem ser inscrever na página do evento.
 
Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo e-mail workshop.profmat.ufsj@gmail.com
 
 

5 - Enap oferece 10 bolsas para estudos sobre melhoria da qualidade regulatória

 
A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) abre processo seletivo para 10 bolsas de pesquisa, voltadas a candidatos com doutorado, sobre o tema da melhoria da qualidade regulatória.
 
Confira mais informações no edital e no fôlder de divulgação. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail pesquisa.enap@enap.gov.br

Última atualização: 06/10/2020