1 - Nesta quarta, tem ciclo de palestras do Defim

 
O Departamento de Estatística, Física e Matemática do Campus Alto Paraopeba da UFSJ (Defim) promove, nesta quarta (7/10), a partir das 19h30, encontro com a professora Sônia Pinto de Carvalho, da UFMG, que fala sobre sistemas dinâmicos, seguindo a interação com a plateia.
 
O Ciclo de Palestras é realizado desde 2009, com pautas relativas à área que caracteriza o Defim, por meio de debates com profissionais e pesquisadores convidados, num intercâmbio acadêmico que incentiva parcerias entre instituições.
 
As inscrições devem ser feitas neste link. Acesse a sala virtual, via RNP, aqui
 
 

2 - Pós em Desenvolvimento, Planejamento e Território abre inscrições para eleição de coordenador e vice

 
O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Planejamento e Território (PGDPlat) recebe, até esta quarta-feira (7/10), inscrições de interessados de concorrer aos cargos de coordenador e vice do Programa pelo e-mail pgdplat@ufsj.edu.br. As eleições ocorrem na próxima sexta-feira (9/10). O mandato será de dois anos.
 
Confira o edital completo.
 
 

3 - Mesa-redonda discute comunicação científica neste sábado (10/7)

 
A disciplina Metodologia Científica do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PGEnf) realiza, neste sábado, das 18h às 20h, mesa-redonda com o tema "Comunicação científica: como ter artigo aprovado para publicação?". A transmissão será pelo Google Meet
 
Participam do debate Francisco Carlos Félix Lana (BVS Enfermeria), Ricardo Alexandre Arcêncio (Editor Associado da RLAE) e Álvaro Francisco Lopes de Sousa (Editor Associado da REBEN). 
 
Veja o fôlder de divulgação.
 
 

4 - Fapemig divulga atualização das diretrizes para prorrogação de bolsas 

 
Publicação permite que instituições estendam por mais três meses o prazo das bolsas de PAPG 
 
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) acaba de publicar a Portaria Pre Nº 43/2020, que altera a Portaria Pre Nº 20, de 22 de maio de 2020. A publicação dispõem sobre a prorrogação excepcional dos prazos de vigência de bolsas de mestrado e doutorado no âmbito do Programa de Apoio à Pós-graduação (PAPG) da agência mineira. 
 
A atualização permite que instituições de ensino superior estendam o prazo das bolsas ativas da Fapemig, de mestrado e doutorado, por até seis meses, acrescentados ao tempo total original de sua vigência. Anteriormente, o acréscimo era de até três meses.  
 
A medida leva em conta a necessidade de ações para mitigar os impactos negativos da pandemia de Covid-19. Espera-se que a iniciativa minimize prejuízos para os bolsistas que não puderam continuar com suas atividades. 
 
Dúvidas podem ser esclarecidas com a Central de Informações da Fapemig pelo Fale Conosco
 
Implementação de bolsas 
Em 4 de junho de 2020, a Fapemig publicou nota sobre a implementação de bolsas do PAPG. O sistema Everest foi habilitado em todas as suas funções para as instituições regularmente conveniadas à Fundação. Deixou de ser necessário, ainda, o envio mensal, por parte das gestoras, de um e-mail para implementação das bolsas - as próprias instituições podem fazer esse processo.  
 
 

5 - Live apresenta as vantagens da adesão à Funpresp

 
Você conhece os benefícios que os mais de 98 mil participantes têm por fazer parte da Funpresp? Nesta quarta-feira (7/10), será realizada uma live com o diretor-presidente, Ricardo Pena, e o diretor de Seguridade, Cícero Dias, para apresentar a Fundação e explicar, em detalhes, todas as vantagens que os servidores públicos federais têm ao se tornarem participantes da categoria Ativo normal, como, por exemplo, a contribuição paritária do órgão patrocinador, a redução na taxa de carregamento de acordo com o tempo de adesão, o diferimento fiscal, as coberturas do Fundo Coletivo e a possibilidade de contratação da Parcela Adicional de Risco (PAR).
 
O bate-papo será aberto ao público, voltado para todos os servidores, participantes ou não, que possuem dúvidas relacionadas ao funcionamento da Entidade e aos benefícios da adesão à Funpresp. As dúvidas serão respondidas ao vivo pelos diretores e podem ser enviadas para o e-mail gecom@funpresp.com.br, identificadas com nome e órgão onde trabalha.
 
O bate-papo será no dia 07/10, às 18h, no canal do YouTube da TV Funpresp. 
 
 

6 - Dica Cultural: leitura dramática narra a retirada de obras de arte de museu durante bombardeio em Madri

 
"Noite de Guerra no Museu do Prado", de Rafael Alberti (1956), narra a retirada das obras do Museu do Prado, durante os bombardeios de Madri, na Guerra Civil espanhola. As obras do museu ganham vida para debater sobre a guerra, combater nela e em defesa da arte em tempos de luta. Rafael Alberti escreveu "Noite de Guerra no Museu do Prado" para homenagear os republicanos que lutaram pela defesa da cidade de Madri, bombardeada em 1936 pelas tropas franquistas com aviação alemã, mas especialmente os milicianos (os civis) que disseram e fizeram com que os quadros fossem tão importantes quanto vidas a salvar. 
 
"Por que salvar um museu? Quem pode salvar a arte da destruição e como?", são frases que ecoam no prólogo. Com direção de Ewald Hackler (que viveu os bombardeios em sua própria cidade, em outra guerra), tradução de Maria Clara Coelho, produção executiva de Jussilene Santana e grande elenco (artístico e técnico mais de 63 pessoas entre alunos, professores e técnicos da Unirio), esta leitura dramatizada forma parte da programação tripla: em homenagem ao centenário de Martim Gonçalves (1919-2019), diretor brasileiro responsável pela criação da primeira de escola de teatro de nível universitário; do bicentenário do Museu do Prado (1819-2019) e das comemorações a Timoteo Pérez Rubio, artista plástico espanhol exilado no Brasil, o coordenador da evacuação das obras do Prado durante a Guerra Civil espanhola. 
 
A gravação foi no Palcão da Unirio, mas apresentamos também no Armazém Cultural das Artes, no Teatro Maria Clara Machado/Planetário e no Instituto Cervantes. Ganhamos o edital do CCJF, recebemos convite para nos apresentarmos na Maison de France, no CACIQUE DE RAMOS e no querido Cordão da Bola Preta. Contudo, a pandemia foi a nossa guerra particular. Mas, agora, um ano depois, está aqui registrado um dos muitos trabalhos do IMG para vocês. Torne-se parceiro do acervo que guarda mais de 30 mil documentos sobre arte e cultura brasileira. 
 
Por enquanto, ajude-nos apenas repassando esse trabalho emocionante, ensaiado em 3 semanas, fruto de um compromisso técnico dos atores (relacionado à minha disciplina de voz). Ps.: Não foram usados microfone além do da câmera. Significa? Significa! 
 
"Noite de Guerra" é um projeto em co-parceria da Escola de Teatro da Unirio, do PPGAC e do IMG. O evento fazia parte do centenário de Martim, montamos a peça que ele queria produzir com a amiga arquiteta #linabobardi no @mam.rio (eles já tinham montado outras duas peças lá). 
 
* Publicação na íntegra do texto de divulgação

Última atualização: 07/10/2020