1 - Estudo propõe destino ambientalmente correto para rejeitos

 
As estudantes Sarah Eulália Batista e Alice Helena Ribeiro, graduadas em Engenharia Civil pela UFSJ (Campus Alto Paraopeba-CAP) foram vencedoras do Prêmio TCC/IC 2020 - Tecnologia em Geossintéticos Benedito de Souza Bueno. Organizada pela Associação Brasileira de Geossintéticos e pelo Comitê Técnico de Geossintéticos, a premiação distingue os melhores trabalhos de conclusão de curso e de iniciação científica na área de geossintéticos. A cerimônia de entrega do Prêmio, com apresentação dos trabalhos vencedores, foi transmitida on-line pelo YouTube, e está disponível neste link
 
O estudo foi orientado pelo professor Tales Moreira, do Departamento de Geotecnia, e contou com apoio do Grupo de Pesquisa em Infraestrutura de Transportes e Obras Geotécnicas (Infrageo). Nos últimos quatro anos, o Infrageo vem desenvolvendo estudos geológico-geotécnicos para a destinação da escória de aciaria, um subproduto da siderurgia, atividade econômica característica da região do Alto Paraopeba. A recém premiada pesquisa de Sarah e Alice dá continuidade ao trabalho iniciado por Lilian Agda e Ricardo Ramos, agraciados com o segundo lugar no concurso IGS Brasil em 2017. ‘‘Partindo dessa pesquisa, nosso trabalho buscou validar a solução estudada de uma forma mais estruturada, desenvolvendo-a em escala real’’, explica Alice Ribeiro.
 
Para Sarah Batista, o trabalho criou uma alternativa sustentável de grande valia, que significou a conclusão de toda uma linhagem de pesquisas. “Pudemos validar uma nova solução de contenção com potencial geotécnico e ambiental que, além de poder ser adotada em diversos cenários, se apresenta como alternativa viável e econômica para conter a voçoroca no nosso Campus’’, destaca.
 
O orientador atesta o potencial da proposta de sustentabilidade ambiental e inovação da pesquisa. Tales ressalta o destino inovador e ambientalmente correto recomendado à grande disponibilidade de escória de aciaria produzida na região. ‘‘Prefeituras já têm procurado o Infrageo para verificar a possibilidade de aplicação da técnica na contenção e recuperação de áreas degradadas por voçorocas.” Outro desdobramento dessa linha de pesquisa será a defesa de TCC que traz projeto executivo para a recuperação da voçoroca do Campus Alto Paraopeba.
 
 

2 - Estudo cataloga espécies frutíferas da Leite de Castro

 
cerola, ameixa, amora, cajá-manga, caju, goiaba, graviola, jambo-amarelo, jambolão, pitanga e romã: poderia ser a descrição de um pomar ou mesmo de uma feira livre. Mas são as frutas que você pode encontrar em um lugar inusitado: a Avenida Leite de Castro, uma das mais movimentadas de São João del-Rei. Essas foram as insólitas descobertas catalogadas no e-book Guia de árvores frutíferas da Leite, do biólogo e mestre em Bioengenharia pela UFSJ, Gustavo Almeida.
 
Segundo ele, além das frutas, podem ser encontradas na via cerca de outras 100 espécies, com predominância de ipês-amarelos, ipês-roxo, sibipiruna e jacarandá mimoso. Gustavo iniciou o levantamento há aproximadamente um ano, em setembro de 2019. A ideia surgiu pelo fato de o pesquisador caminhar rotineiramente pela avenida, e sempre observar a área verde nos canteiros. “Desde os tempos de graduação em Ciências Biológicas na UFSJ, a Leite de Castro me chamava a atenção, por ser a “avenida verde” de São João del-Rei”, comenta.
 
O biólogo destaca que, entre as principais características da flora presente na Leite, está o fato de ocorrerem florações em diferentes períodos do ano, o que garante “um embelezamento paisagístico contínuo na Leite de Castro.” Porém, apesar de haver uma boa conservação da flora na avenida, é preciso investir no manejo dessas árvores. E estar atento ao uso dessa imagem arborizada da Leite, que não reflete o que ocorre em São João como um todo. “Para deixar a cidade mais verde, é preciso planejar e realizar novos plantios de árvores no espaço urbano”, defende.
 
Como exemplo, Gustavo cita o índice Território e Ambiente do IBGE, que aponta um nível de arborização menor nas vias de São João del-Rei em comparação com outros municípios de Minas Gerais. “A ampliação da cobertura vegetal é uma ação de desenvolvimento constante. Alguns municípios planejam o plantio por meio de plano diretor de arborização urbana, instrumento que pode definir as diretrizes de planejamento, implantação e manejo”, explica.
 
Como desdobramento do trabalho, Gustavo informa que há a perspectiva de ações de sensibilização ambiental e de plantio comunitário de árvores na Avenida Leite de Castro.
 
 

3 - Seminário on-line discute configurações tecnológicas ambientais nesta sexta (9/10)

 
O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Planejamento e Território (PGDPLAT) realiza, nesta sexta-feira (9/12), das 14h às 16h, o Seminário  “Configurações Tecnológicas Ambientais: Performance Mundial no Período entre 1990 a 2015”, ministrado pela rpofessora Rosa Lívia Gonçalves Montenegro (UFJF). O evento faz parte da disciplina de Seminários da pós-graduação, e pode ser acessado pelo Google Meet
 
 

4 - Pós em Ciências Morfofuncionais convida para defesa de dissertação

 
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais (PPGCM) convida para a defesa da dissertação “A DELEÇÃO GENÉTICA DO RECEPTOR 4 DO TIPO TOLL ACARRETA EM AUMENTO DA POPULAÇÃO FOLICULAR OVARIANA E ALTERA A FERTILIDADE DE CAMUNDONGOS FÊMEAS ADULTAS”, do mestrando Júlio Panzera Gonçalves. 
 
Quando: 21 de outubro, às 14h, pelo Google Meet.
Banca: professores doutores Paulo Henrique de Almeida Campos-Júnior (orientador/DCNat/UFSJ), Patrícia Maria D’Almeida Lima (co-orientadora/DCNat/UFSJ), Flávia Carmo Horta Pinto (DCNat/UFSJ), Fernanda Radicchi Campos Lobato de Almeida (UFMG) e Priscila Totarelli Monteforte (DCNat/UFSJ) - suplente.
 
 

5 - Defesa de dissertação da Pós em Biotecnologia

 
O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) convida toda comunidade acadêmica para a defesa de da dissertação “Impacto do DMPEI na atividade anti-adesiva de biofilme em biomateriais e sua aplicação biotecnológica como biocida em preparações pigmentárias”, do mestrando Vinícius Souza Tarabal.
 
Quando: 16 de outubro, às 13h30, pelo Google Meet
Banca: professores doutores Paulo Afonso Granjeiro (orientador/UFSJ), Adriano Guimarães Parreira (UEMG), José Antônio da Silva (UFSJ) e Juliana Teixeira Magalhães (UFSJ) - suplente. 

Última atualização: 09/10/2020