1 - O Dia do Professor na UFSJ

 
Diversos profissionais fazem parte da nossa vida, nos mais distintos momentos. Alguns, entretanto, passam por nós de forma marcante. Daqueles que a gente nunca se esquece! O professor, a professora, são desses.
 
Quem não se lembra do nome da pró que ensinou a ler e escrever? Aquele momento de insegurança de nossa ainda infantil existência, o choro que às vezes ameaçava contagiar todos os colegas, e lá estava a professora, lidando com tamanha intimidade com aquele tanto de incertezas. E a Educação Física no pátio da escola? A hora mais esperada por uns, e mais indesejada por outros. Aí veio a maratona de estudos nos cursinhos pré-vestibular, e cada um dos professores, tenho certeza, vibrava conosco ao ler a mágica palavra “Aprovado”. Então, com o esforço de todos eles, chegamos aos mestres que conduzem nosso aprendizado das profissões nas universidades.
 
Na semana em que celebramos o Dia do Professor, contaremos a trajetória de alguns dos docentes que, ao lado dos técnicos, alunos, funcionários, colaboradores e comunidades, constroem a Universidade Federal de São João del-Rei, um espaço do saber, da formação, da pesquisa, da ação em prol de cada uma das regiões em que está inserida: São João del-Rei, Divinópolis, Ouro Branco/Congonhas e Sete Lagoas.
 
Nesta série de homenagens, publicaremos histórias de docente em atividade há mais de 30 anos, mas também de quem acabou de chegar. Conheceremos experiências de uma professora que representará as mulheres na Ciência. A série terá, ainda, professores médicos, afinal, se o dia 15 de outubro marca o dia dos professores, no dia 18 celebramos o Dia do Médico.
 
Visite-nos aqui em nosso site. Assista à TV UFSJ. Siga nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter. E tenha uma boa aula com nossos professores, mais que merecidamente homenageados!
 
 

2 - Tese da UFSJ é vencedora do Prêmio Capes

 
O trabalho de conclusão de doutorado do estudante do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UFSJ (PPGBiotec), Felipe Rocha da Silva Santos, foi vencedor do Prêmio Capes de Teses - Edição 2020. Intitulada Identificação de candidatos a antivirais contra zika virus selecionados por análises in silico e in vitro, a pesquisa foi escolhida como a melhor na área de Biotecnologia. A elaboração do conteúdo contou com a orientação da professora Jaqueline Maria Siqueira Ferreira e a co-orientação do professor Alex Gutterres Taranto.
 
De acordo com Felipe Rocha, a conquista é um reconhecimento pela dedicação e pelos estudos promovidos para desenvolvimento da pesquisa. “Esse prêmio é fruto de muito trabalho e persistência, sobretudo no cenário político atual, marcado pela desvalorização da pesquisa científica. Portanto, esse estudo promissor mostra a qualidade das pesquisas nas universidades brasileiras.”
 
A professora Jaqueline Maria Siqueira Ferreira também comemorou o êxito de Felipe. “Essa premiação foi recebida com bastante entusiasmo e alegria, pois mostra o comprometimento da UFSJ e do PPGBiotec em produzir bons trabalhos.”
 
Conteúdo
A tese foi elaborada de maneira interdisciplinar, abrangendo as áreas de Virologia e Bioinformática/Química Medicinal. Os estudos realizados mostraram que um fármaco, já aprovado pelo mercado, possui grande potencial para se tornar um antiviral no tratamento do Zika vírus. O resultado foi conseguido a partir de análises de Bioinformática, desenvolvidas no Laboratório de Química Farmacêutica Medicinal, que identificaram estruturas químicas de compostos que poderiam contribuir para a multiplicação do Zika virus nas células-alvo.
 
Conquista inédita
A tese do aluno Felipe Rocha foi a primeira do doutorado do PPGBiotec a ser inscrita no Prêmio Capes e já foi a vencedora na área de Biotecnologia. O triunfo ganha mais relevância devido ao pouco tempo de criação do Programa, que passou a ser oferecido em 2016, sendo os primeiros trabalhos concluídos e defendidos em 2019.
 
A coordenadora do PPGBiotec, Luciana Alves Rodrigues dos Santos Lima, destacou a importância da premiação para o curso de pós-graduação. “O prêmio representa o reconhecimento do PPGBiotec em âmbitos nacional e internacional. Também evidencia todo o esforço de professores e alunos na produção de pesquisas de alta qualidade, mostrando que estamos no caminho certo”, celebra.
 
A premiação
O Prêmio Capes de Tese é uma iniciativa que reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos em programas de pós-graduação brasileiros. Os conteúdos são avaliados de acordo com os seguintes critérios: originalidade, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação e o valor agregado pelo sistema educacional ao candidato. Criado em 2005, o prêmio abrange todas as áreas de conhecimento, que têm um representante na avaliação da pós-graduação stricto sensu.
 
 

3 - PROGP abre edital para seleção interna de instrutores de curso de capacitação

 
A Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PROGP) torna pública a abertura das inscrições do processo seletivo para instrutores internos para ministrarem os seguintes cursos:
 
1- Secretarias Integradas de Graduação e/ou Secretarias dos cursos de Graduação;
 
2- Secretarias Integradas de Pós-Graduação e/ou Secretarias dos cursos de Pós-Graduação;
 
3- Secretarias de Departamentos.
 
Podem se inscrever servidores do quadro permanente de pessoal, docente ou técnico-administrativo, da UFSJ, nos campi de São João del-Rei, Alto Paraopeba, Centro-Oeste Dona Lindu ou Sete Lagoas.
 
Mais informações estão disponíveis no edital de seleção interna.
 
 

4 - Startup mais desejada no LinkedIn é de egresso da Economia

 
Leonardo Almeida, ex-aluno do curso de Economia da UFSJ, é o fundador e presidente da Menu: startup que ocupa atualmente o primeiro lugar na lista do LinkedIn como a mais desejada para se trabalhar. À frente de outros destaques como Nubank, a Menu, criada em 2016, possui um marketplace que conecta indústrias diretamente com bares e restaurantes. Foi com a experiência nas áreas de e-commerce e indústria alimentícia, e observando a dificuldade que os pequenos negócios tinham para comprar produtos da indústria, que Leonardo e seu sócio, Gustavo Penna, decidiram criar uma startup que fizesse a ponte com os distribuidores. O negócio tem sede em São Paulo e trabalha com uma logística que pode ser feita tanto pela indústria quanto pela própria Menu. Caso a empresa parceira não tenha como entregar direto nos pontos de venda, ela deixa os produtos em um armazém da startup e ela se encarrega de levar até os bares e restaurantes que fizeram os pedidos.
 
O negócio foi estruturado com capital próprio até 2017, quando os primeiros investidores apostaram na companhia. Em 2019, o crescimento exigiu mais investimento na tecnologia necessária para que a Menu atuasse de forma relevante no mercado no qual está inserida. Além de criar o Menu Hub, uma solução customizada para atender franquias que, em geral, precisam comprar produtos padronizados pela rede franqueadora.
 
Em março deste ano, a startup também criou a Menu Box, serviço no qual a companhia se encarrega de atender aos pequenos negócios que precisam comprar somente uma ou duas unidades de cada produto.
 
Com a pandemia provocada pelo novo coronavírus, a necessidade do isolamento social ocasionou o fechamento de bares e restaurantes em todo o país. Apesar das dificuldades pelas quais o setor de alimentação passou nesse período, a Menu se expandiu e chegou a 150 funcionários.
 
O plano da Menu para o segundo semestre de 2020 é um maior investimento em marketing e vendas para ganho de escala. Já para 2021, a startup planeja crescer quatro vezes de tamanho, entrando nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste.
 
 

5 - Arché comanda reforma para Associação Ponte de Misericórdia

 
A Arché, empresa júnior do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSJ, tem se dedicado a um projeto especial de reforma dos interiores do galpão Castelinho, espaço administrado pela Associação Ponte de Misericórdia, de São João del-Rei.
 
Atual gerente de projetos da Arché, Isadora Simões conta que o projeto partiu de uma iniciativa da professora Laura Tavares, que fez a ponte entre a Associação e a empresa júnior. “Como a Arché estava interessada há tempos em fazer um projeto social, foi uma ótima oportunidade”, contextualiza.
 
Três, das 29 pessoas que atualmente compõem a Arché, estão envolvidas na reforma do Castelinho. Por mais que seja possível trabalhar de forma remota, a equipe tem feito visitas ao galpão. “É bom estar no local para fazer o levantamento do que precisamos e para ter melhor noção do espaço”, explica Isadora. Por questões burocráticas, o projeto demorou um ano para sair do papel. A previsão é que seja finalizado ao longo do mês de novembro.
 
Sobre o potencial de transformação decorrente dessa reforma, Isadora diz que a otimização e o planejamento do espaço vão mudar totalmente a qualidade de vida de quem o frequenta. “Será um espaço pensado para o conforto, o aconchego, as atividades em grupo.” O galpão fica no Guarda-Mor, bairro vizinho ao Campus Santo Antônio; lá, a Associação oferece aulas de karatê, violão e biscuit para crianças, e recebe eventos que estejam autorizados.
 
Desafio e seleção
Até o momento, o principal desafio que a equipe tem enfrentado são os limites do orçamento e, sobretudo, o pensar a “espacialidade”, já que o local é utilizado para demandas distintas. A atual presidente da Arché, Paula Vilela, explica: “O Projeto Castelinho é, sobretudo, a espacialização, ou seja, a implantação de um espaço diretamente ligado à qualidade de vida de diversas pessoas.” Nessa perspectiva, tem-se a oportunidade de ponderar sobre questões mais amplas que a reforma em si. “Temos uma forma de refletir na cidade em que estamos o nosso compromisso e dedicação com nossa profissão, nosso curso e nossa Universidade”, destaca.
 
Para acompanhar ações e demais projetos da Arché, acesse seus perfis no Instagram ou no Linkedin. Neste mês, a equipe recruta novos integrantes. O edital de seleção está disponível na plataforma ISUU. Para se inscrever, basta preencher o formulário digital e enviá-lo até o dia 16 de outubro, próxima sexta-feira.
 
 

6 - Abertas inscrições para Mestrado e Doutorado do Programa Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular

 
O Programa Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM) recebe, até o dia 31 de outubro, inscrições de candidatos aos cursos de Mestrado (seis vagas) e Doutorado (três vagas) com ingresso no ano de 2021.
 
Os editais e outras informações estão disponíveis na página do Programa.
 
 

7 - Música e Agrárias recebem inscrições para mestrado

 
O Mestrado Acadêmico em Música da UFSJ recebe, até 30 de outubro, inscrições para 10 vagas, distribuídas entre três linhas de pesquisa: Dimensões teóricas e práticas da performance musical; Dimensões teóricas e práticas da formação musical; e Aspectos estéticos e culturais da produção musical. O programa abrange temáticas variadas, que vão de música e cultura, musicologia, educação musical para performance e performance musical à música histórica mineira e edição de partituras, contemplando também temas ligados à saúde do músico, que podem interessar a estudiosos da área.
 
Devido à pandemia, foi estabelecido um processo diferenciado de seleção, da maneira que consta em edital. Provas e entrevistas estão agendadas para os dias 19 e 20 de novembro. Mais informações, neste endereço.
 
PPGCA
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (PPGCA) abre edital com 12 vagas para mestrado. As inscrições vão até a última sexta do mês (30/10).
 
A seleção será realizada de forma remota, nas seguintes etapas: avaliação do projeto de pesquisa, defesa oral do projeto de pesquisa e pontuação do Currículo Lattes e histórico escolar.
 
O programa, com área de concentração em Produção Vegetal, estrutura-se em duas linhas de pesquisa: Sistemas de Produção Agrícola e Sistema Solo-Planta-Ambiente. Mais informações, na página do Programa.
 
 

8 - Tempos de ensino remoto e pandemia é pauta na UFSJ

 
Nesta quarta (14/10), às 19h, na programação do Projeto UFSJ Convida Comunidade, a UFSJ recebe a professora Edméa Santos, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a convite da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, para falar sobre A universidade e o ensino remoto em tempos de pandemia.
 
Edméa pesquisa a educação on-line e suas relações com a cibercultura e produtos da indústria do entretenimento, as táticas audiovisuais de que lança mão para, por exemplo, formar professores nesse contexto contemporâneo. Em um de seus artigos, a pesquisadora lança a pergunta: “EAD, palavra proibida, educação on-line poucos sabem o que é, ensino remoto é o que temos para hoje, mas qual é mesmo a diferença?”
 
A palestra será transmitida no canal YouTube da TV UFSJ, onde também ficará gravada no acervo de vídeos.
 
 

9 - Pós em Ciências da Saúde convida para defesa de tese

 
O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) convida toda comunidade acadêmica para a defesa da tese "Avaliação da qualidade de vida e alfabetização em saúde em pacientes com Doença de Chagas (coorte SaMiTrop)", da doutoranda Nayara Dornela Quintino.
 
Quando: 29 de outubro, às 9h, pelo Zoom
Banca: professores doutores Clareci Silva Cardoso (orientadora/UFSJ), Eliete Albano de Azevedo Guimarães (UFSJ), Roberta Carvalho de Figueiredo (UFSJ), Maria do Carmo Pereira Nunes (UFMG) e Lea Campos de Oliveira (USP).
 
 

10 - Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher está com inscrições abertas

 
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) recebe, até o dia 31 de outubro, inscrições de trabalhos para a segunda edição do Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher. Neste ano, a premiação será dedicada a Meninas na Ciência: as jovens e futuras cientistas do país. Indicações e documentação devem ser enviadas à SBPC, pelo e-mail premiocarolinabori@sbpcnet.org.br. O anúncio das premiadas será feito no dia 15 de janeiro de 2021.
 
O prêmio será concedido a uma estudante do Ensino Médio e a uma da graduação, cujas pesquisas de iniciação científica demonstrem criatividade, boa aplicação do método científico e potencial de contribuição com a Ciência no futuro. Também serão consideradas estudantes com desempenho destacado em atividades científicas como feiras, olimpíadas científicas e atividades similares.
 
As indicações para a categoria Meninas na Ciência serão feitas via pró-reitorias de Pesquisa, secretarias de Educação e organizadores de olimpíadas e feiras científicas de âmbito nacional. Devem estar justificadas, com informações como breve biografia das candidatas, currículo atualizado na Plataforma Lattes e uma carta de recomendação, fundamentada em evidências que comprovem a pertinência do Prêmio. Além disso, a candidata deverá encaminhar o projeto/atividade científica realizada, explicando o desenvolvimento, os objetivos atingidos e sua relevância. A documentação deverá enfatizar o que foi realizado pela própria estudante, identificando as atividades desenvolvidas com ajuda da orientadora/orientador. Em caso de desempenho destacado em atividades científicas, comprovar igualmente a participação e o desempenho na referida ação.
 
Homenagem às cientistas brasileiras
Criado em 2019, o Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher é uma homenagem às cientistas brasileiras destacadas e às futuras cientistas brasileiras de notório talento, que leva o nome de sua primeira presidente mulher: Carolina Martuscelli Bori. A SBPC – que já teve três mulheres na Presidência e hoje conta com uma Diretoria marcadamente feminina – criou essa premiação por acreditar que homenagear as cientistas brasileiras e incentivar as meninas a se interessarem por esse universo é uma ação marcante de sua trajetória histórica, na qual tantas mulheres foram protagonistas do trabalho e de anos de lutas e sucesso da maior sociedade científica brasileira e da América do Sul.
 
A cerimônia de premiação ocorre anualmente, alternando duas categorias – Mulheres Cientistas e Meninas na Ciência -, durante o Simpósio Mulheres e Meninas na Ciência, a ser realizado em 11 de fevereiro, em celebração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, instituído pela Unesco.
 
Na primeira edição, realizada no início deste ano, Helena Bonciani Nader, professora-titular da Universidade Federal de São Paulo, foi escolhida para receber o prêmio na categoria Mulheres Cientistas. E Alice Rangel de Paiva Abreu, professora emérita da UFRJ, recebeu Menção Honrosa.
 
Confira aqui o edital e envie sua inscrição.
 
* Com informações da Assessoria de Comunicação da SBPC
 
 

11 - SBPC lança mostra As ciências e a pandemia de Covid-19

 
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) lançou a mostra As ciências e a pandemia de Covid-19, para estimular e difundir as iniciativas audiovisuais de divulgação e conscientização sobre a pandemia do coronavírus no Brasil. A mostra é parte das atividades da versão virtual e estendida da 72ª Reunião Anual da SBPC, realizada entre os meses de setembro e dezembro de 2020.
 
Nesses meses de pandemia, testemunhamos esforços da comunidade científica, instituições e organizações da sociedade civil para informar o grande público sobre o que é o novo coronavírus, seu surgimento, prevenção, tratamentos disponíveis, recomendações das organizações internacionais de saúde; as pesquisas em desenvolvimento e seus eventuais resultados, os possíveis fármacos e vacinas; a disseminação da doença no país e no mundo, o impacto diferenciado em diversas regiões, camadas sociais e setores mais vulneráveis da população; e os principais desafios à sociedade durante e após a pandemia. É objetivo da mostra também combater as fake news, além de apresentar os procedimentos científicos nas ações de enfrentamento do novo coronavírus.
 
Dessa forma, instituições de ensino e pesquisa, universidades, entidades, grupos de pesquisa e escolas de todo o Brasil podem participar enviando, até esta sexta, 16, dois vídeos, no máximo, para cada uma das categorias – Drops (de até 1 minuto), curta-metragem (de até 10 minutos) e média-metragem (de 10 a 20 minutos) – respeitado o limite total de 300 vídeos.
 
O material inscrito passará por curadoria indicada pela SBPC. Os selecionados serão publicados em uma playlist no canal da SBPC no YouTube, para votação do público e do júri selecionado pela SBPC, em novembro.
 
Os nove vídeos mais votados pelo público e os três selecionados pelo júri serão conhecidos no dia 25 de novembro. Confira aqui o regulamento e participe!
 
* Com informações da Assessoria de Comunicação da SBPC
 
 

12 - Live do Ibict aborda "Vacinas para a Covid-19" nesta quarta (14/10)

 
A próxima QuartaàsQuatro, live promovida semanalmente pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), unidade de pesquisa do MCTI, terá como tema "Vacinas para a Covid-19". O evento contará com transmissão on-line ao vivo pela página do Ibict no Youtube, nesta quarta-feira (14/10), às 16h (horário de Brasília).
 
A live terá como convidados Jorge Biolchini, pesquisador do Ibict e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do convênio IBICT-UFRJ; Eduardo de Gomensoro, Gerente Médico de Vacinas da GlaxoSmithKline; e Bruno Scarpellini, médico infectologista e epidemiologista.
 
 

13 - Enap promove o Ciclo de Palestras "Mês do Servidor Público"

 
A Enap realizará em outubro uma sequência de encontros online em comemoração ao Mês do Servidor Público, em parceria com o Instituto República. Renomados especialistas nacionais e internacionais falarão sobre motivação, inovação e uso de tecnologia na provisão de serviços públicos.
 
O primeiro encontro ocorre nesta quinta-feira (15/10), às 18h, com o tema "Inovação no Serviço Público". O palestrante é o professor Sandford Borins, da Universidade de Toronto. Os participantes inscritos que confirmarem presença terão direito a certificado.
 
Os demais encontros ocorrem nos dias 22 e 29 de outubro. Mais informações neste site. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail dppg@enap.gov.br

Última atualização: 13/10/2020