1 - Pós em Engenharia Química recebe inscrições para Mestrado até dia 30 de outubro

 
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ) está com inscrições abertas, até dia 30 de outubro, para novos alunos de Mestrado. O edital oferta 17 vagas na área de concentração de Desenvolvimento de Processos Químicos, dividida nas linhas de pesquisa "Engenharia das reações químicas e desenvolvimento de materiais" e "Processos e controle ambiental". Uma vaga será reservada para técnico administrativo do quadro de servidores da UFSJ.
 
A seleção será feita de forma on-line. As isncrições devem ser feitas por meio do SIGAA/UFSJ, no seguinte passo a passo: no menu, à esquerda da tela, clicar no item “Processos Seletivos” e, em seguida, em “Processos Seletivos – Stricto Sensu” e localizar o processo seletivo “ENGENHARIA QUÍMICA”. O processo seletivo será realizado por meio de avaliação do curriculum vitae.
 
Mais informações na página do PPGEQ.
 
 

2 - Inscrições para Mestrado da Pós em Ciência da Computação vão até 20 de novembro

 
O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) recebe, até 20 de novembro, inscrições para seis vagas de Mestrado. Os interessados devem fazer as inscrições, com envio dos documentos exigidos no edital, exclusivamente pelo e-mail inscricoes.ppgcc@ufsj.edu.br.
 
As linhas de pesquisa são: Otimização e Inteligência Computacional; Sistemas de Informação; e Sistemas Distribuídos e Computação de Alto Desempenho, cada uma com duas vagas. A seleção será realizada em etapa única, como avaliação do Curriculum Vitae e do Plano de Curso.
 
Mais informações na página do PPGCC.
 
 

3 - Podcast produzido na UFSJ discute Forragicultura e Pastagens

 
A professora do curso de Zootecnia da UFSJ, Janaina Martuscello, lançou um podcast sobre Forragicultura e Pastagens. A iniciativa faz parte da reestruturação do Projeto de Extensão "Recuperação de pastagens degradadas" no período de pandemia. O podcast trata sobre assuntos relacionados à produção animal sob pastejo e tem sido ouvido em várias regiões do País. Para acessar o podcast, basta procurar por "Forragicultura e Pastagens" no Spotify, Google Podcast e Apple Podcast.  
 
 

4 - Dia das Crianças marca estreia da segunda temporada do podcast Histórias de Ninar para Pequenos Cientistas

 
O podcast do projeto Minas Faz Ciência apresenta contos infantis sobre conceitos, teorias e acontecimentos das diferentes áreas das ciências
 
Neste Dia das Crianças, o projeto Minas Faz Ciência lança a segunda temporada do podcast infantil Histórias de Ninar para Pequenos Cientistas. Com cerca de 10 minutos de duração, os episódios apresentam histórias sobre a vida de grandes nomes da Ciência, conceitos, teorias e acontecimentos científicos.
 
Nesta segunda temporada, crianças de todas as idades poderão ouvir contos construídos em parceria com pesquisadores mineiros. As histórias são baseadas em circunstâncias reais, mas a narrativa usa recursos da ficção.
 
O primeiro episódio da temporada apresenta a vida da Terra. O conto trata do surgimento do nosso planeta e da sua evolução, ao longo de 4,5 bilhões de anos. Fala sobre como nossos oceanos e continentes foram estruturados, do relevo e das vegetações, do surgimento da vida e de grandes eventos planetários, como a extinção dos dinossauros, as eras glaciais e o aparecimento dos seres humanos.
 
Novos episódios serão lançados semanalmente, em agregadores de podcasts e no site Minas Faz Ciência Infantil. Os contos serão acompanhados da produção de material de apoio: textos de contextualização para adultos, publicados no site Minas Faz Ciência. O objetivo das postagens é abordar o contexto e explorar temas relacionados ao conto científico, dando suporte a pais, responsáveis e professores.
 
O Histórias de Ninar Para Pequenos Cientistas já veiculou outros oito episódios, que falam sobre sistema imunológico e vacinas, como funcionam os neurônios, a história de Isaac Newton e a descoberta da gravidade, como viviam os humanos na época de Luzia, entre outros temas, de áreas diversas.
 
O podcast está disponível nos principais agregadores de podcast, como Spotify, Deezer e Google Podcasts. Acesse: https://anchor.fm/pequenos-cientistas.
 
Minas Faz Ciência
Minas Faz Ciência é o projeto de divulgação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Reúne produtos midiáticos (revista, portal, podcasts, redes sociais e vídeos) sobre Ciência, Tecnologia e Inovação que trazem novidades, debates e curiosidades sobre a área, centrados no que está sendo desenvolvido em terras mineiras. Um dos focos do projeto é o público infantil. São produzidos conteúdos direcionados para crianças no site infantil e na revista anual Minas Faz Ciência Infantil.
 
* Com informações da Assessoria de Comunicação da Fapemig
 
 

5 - Ipiranga Agroindustrial recebe inscrições para trainee até 16 de novembro

 
O Programa de Trainee Ipiranga Agroindustrial 2021 está com inscrições abertas até 16 de novembro. A empresa gera energia elétrica de biomassa e produz açúcar e combustível limpo e renovável. 
 
Sobre o Programa:
Com duração de 18 meses o Programa Trainee da Ipiranga Agroindustrial tem como objetivo encontrar talentos que:
 
- Busquem aprendizado contínuo;
 
- Tenham boa iniciativa;
 
- Que se relacionem bem com pessoas;
 
- Gostem de trabalhar em equipe;
 
- Que sejam dinâmicos e com energia para encarar os projetos.
 
 
Pré-requisitos:
 
Inglês: Intermediário ou superior;
 
Pacote Office Completo (indispensável Excel e Power Point);
 
Mobilidade: Residir nas cidades das unidades e/ou ter disponibilidade para mudança;
 
Formação: Entre 12/2018 a 12/2020.
 
Cursos: Administração, Agronomia, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Elétrica e Eletrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia Agronômica, e Engenharia Agrícola.
 
Inscreva-se: https://ipirangaagro.across.jobs/
 
* Com informações da Assessoria de COmunicação da Ipiranga Agroindustrial

Última atualização: 14/10/2020