1 - Sedip informa que prazo para requisição de passagens e diárias termina em 10 de novembro

 
O Setor de Gestão e Controle de Diárias e Passagens (Sedip) informa que, conforme a Portaria n° 476/2020, emitida pelo Gabinete da Reitoria, o prazo para requisições de diárias e passagens aéreas no SCDP e requisições de ressarcimento de passagens terrestres com bilhetes já emitidos termina no dia 10 de novembro.
 
 

2 - Acolhimento institucional na pandemia é tema de seminário

 
O Programa Acolher realizou o III Seminário Acolher: desafios e potencialidades do acolhimento institucional durante e pós pandemia. O evento abordou diferentes aspectos da realidade profissional na área, tendo por objetivo “aprofundar de forma holística os debates acerca das temáticas que envolvem esse público em tempos de pandemia”, como afirma uma das coordenadoras do projeto, professora Elaine Cristina Dias Franco (CCO).
 
As discussões on-line continuam disponíveis para acesso no canal do YouTube pelo qual o Seminário foi transmitido. Na programação, diversos profissionais dos setores de proteção à criança e ao adolescente, educação e saúde dialogam sobre suas experiências frente aos desafios impostos pela pandemia da Covid-19.
 
O Programa Acolher, criado em 2016, é uma iniciativa do curso de Enfermagem do Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO). O programa de extensão tem como público-alvo crianças e adolescentes do município de Divinópolis, que foram encaminhadas a casas de acolhimento ou abrigos, como forma de proteção institucionalizada a situações de vulnerabilidade social.
 
São três frentes suas frentes de atuação: consultas com profissionais da Enfermagem, oficinas grupais e capacitação de servidores das casas de acolhimento. Em seus quatro anos, o Programa desenvolveu 85 oficinas, três seminários e cinco minicursos. Em 2019, recebeu menção honrosa como melhor trabalho de Minas Gerais no 15º Congresso Brasileiro de Adolescência, com a apresentação do estudo O cuidado a adolescentes Institucionalizados(as): percursos experimentados por mães sociais.
 
Acompanhe as atividades do Acolher no Instagram e no Facebook.
 
 

3 - Palestra explora os sonhos no cenário pandêmico da Covid-19

 
O Grupo Caminhos Junguianos, vinculado ao Núcleo de Estudo, Pesquisa e Intervenção em Saúde da UFSJ (Nepis), do Departamento de Psicologia (Dpsic), realiza nesta terça (20/10), às 14h30, a quarta palestra da programação do V Seminário Caminhos Junguianos: o sonho nunca morre. Evento internacional, on-line e gratuito, será transmitido no canal do Grupo no YouTube. Quem quiser participar, pode se inscrever neste link
 
Na agenda de hoje, a palestra Sonhos infamiliares, com o professor e psicólogo da UFMG, Gilson Iannini, que vai apresentar os resultados preliminares de sua pesquisa, que investigou cerca de mil sonhos de brasileiros durante a pandemia. O material é analisado a partir da obra Das Unheimliche (O Infamiliar), modelo de leitura dos “sonhos confinados”, entendidos “como realização disfarçada de desejos recalcados”, como explica o professor do Dpsic, professor Walter Melo, um dos organizadores do evento.
 
O Seminário integra as atividades do GT Epistemologia e Interfaces da Psicologia, vinculado à Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP), e tem como objetivo dialogar sobre os mecanismos do sonho a partir da Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung, a fim de “debater a capacidade que o ser humano tem de sonhar, mesmo nas situações mais adversas”, afirma Walter Melo.
 
Nesta edição, o evento homenageia a poeta Adélia Prado, e se estende até o dia 7 de dezembro. Para saber mais, acesse o perfil do Instagram e página do Facebook do Caminhos Junguianos.
 
 

4 -  I Congresso On-line Internacional de Bioquímica ocorre a partir de sexta (23/10)

 
O I Congresso On-line Internacional de Bioquímica será realizado entre os dias 23 e 25 de outubro. Essa é uma iniciativa conjunta de docentes e discentes dos cursos de Bacharelado em Bioquímica de três instituições: a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a Universidade Estadual de Maringá (UEM). 
 
Os objetivos principais do evento são: promover interações científico-tecnológica com pesquisadores e profissionais nacionais e internacionais; proporcionar oportunidades de enriquecimento pessoal, profissional e institucional entre os alunos do curso de Bioquímica e áreas afins; além de criar um ambiente de divulgação científica para pesquisas e trabalhos realizados por profissionais, discentes e pós-graduandos.
 
Mais informações sobre o evento e programação podem ser acessadas neste site e no Instagram.
 
 

5 - Prazo para responder o questionário sobre "Valores do Serviço Público Federal" termina na sexta (23/10)

 
A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PPLAN) solicita a contribuição dos servidores da UFSJ no preenchimento do questionário sobre "Valores do Serviço Público Federal"
 
Por quê?
A Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), coordena projeto que irá escolher os Valores do Serviço Público Federal. 
 
A ideia é que seja feita uma votação para que os próprios servidores federais de todo o Brasil escolham quais valores irão orientar e balizar a cultura da Administração Pública.
 
A iniciativa busca compreender os conceitos dos valores existentes na Administração Pública para refletir sobre o uso de tais valores no desenvolvimento pessoal, nas rotinas de trabalho, nas competências comuns e no clima organizacional. A partir das escolhas, serão desenvolvidas ações de promoção de tais valores.
 
Em seguida, os valores indicados pelos servidores passarão por processos de seleção e validação, incluindo a participação de representantes do setor privado e da sociedade civil. Finalmente serão consolidados os Valores do Serviço Público Brasileiro.  
 
A pesquisa é eletrônica e poderá ser respondida até 23 de outubro, de acordo com o passo a passo abaixo:
1ª - identificação do órgão: Fundação Universidade Federal de São João del-Rei;
2ª - Cada servidor pode sugerir de 1 a 3 valores (como exemplo ética, transparência, compromisso, respeito, honestidade);
3ª - clicar em enviar.
 
O resultado será divulgado pela CGU durante evento alusivo ao Dia Internacional contra a Corrupção, entre os dias 9 e 11 de dezembro.
 
Contribua na definição dos valores do serviço público brasileiro e aumente o seu orgulho em ser servidor!
 
Mais informações no site da CGU
 
 

6 - Setec promove treinamento para plataforma StreamYard nesta quinta (22/10)

 
O Setor de Tecnologia da Informação (Setec) realiza, nesta quinta-feira (22/10), às 9h, transmissão ao vivo explicando como fazer live utilizando a plataforma StreamYard.
 
De acordo com o chefe do Setec, Anderson Santos, "a  plataforma tem se mostrado a mais estável e mais fácil de ser utilizada. Além disso, com ela é possível que até 10 pessoas estejam ao vivo, podendo inclusive fazer o compartilhamento de tela".
 
Ele ainda cita ainda a possibilidade de compartilhar as perguntas dos espectadores na tela, tornando a transmissão mais interativa, e o fato da plataforma fazer transmissão simultânea para diferentes redes - como Youtube e Facebook. 
 
Entre e clique em definir lembrete no Youtube para ser avisado quando a live for iniciada. 
 
 

7 - Profnit convida para banca de qualificação de Mestrado

 
O Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit) convida a comunidade acadêmica para a banca de qualificação de Mestrado do aluno ANTÔNIO HENRIQUE POLASTRI RODRIGUES.
 
Título do trabalho: ANÁLISE DA ESCALA TRL PARA MENSURAÇÃO DA MATURIDADE DE TECNOLOGIA, A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS PESQUISADORES DA UFSJ.
Quando: 23 de outubro, às 14h, pela plataforma RNP.
Banca: professores Gabriel de Menezes Yazbech (orientador), Fabrício Molica de Mendonça (co-orientador), Marcelo Gomes Speziali (Departamento de Química/Ufop) e Cristiano Maciel da Silva (Dtech/UFSJ).
 
 

8 - Matrículas abertas para os WEBMinicursos de novembro da 72ª Reunião Anual da SBPC 

 
Os interessados podem se inscrever até o dia 30 de outubro. Participe!
 
Estão abertas até o dia 30 de outubro as matrículas para os WEBMinicursos da 72ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) que serão realizados na primeira semana de novembro.
 
No terceiro ciclo da 72ª Reunião Anual da SBPC serão oferecidos outros seis WEBMinicursos: “Mapeamento de serviços ecossistêmicos”; “Plastinação: ensino, pesquisa e extensão”; “Aplicações da energia nuclear na saúde”; “Laboratório forense: as substâncias e o crime”; “Aspectos éticos da pesquisa acadêmica com seres humanos na educação”; e “Estratégias publicitárias: inovação (e renovação) no digital”.
 
Os WEBMinicursos contam com quatro aulas, sendo as três primeiras videoaulas gravadas e disponibilizadas de 2 a 10 de novembro, e a última ao vivo, pelo Zoom, será realizada em data específica, na semana de 11 a 13 de novembro. Cada minicurso tem carga horária de oito horas, com direito a certificado de frequência para quem assistir a todas as aulas gravadas e à aula ao vivo.
 
Com o tema “Ciência, Educação e Desenvolvimento Sustentável para o Século XXI”, a versão estendida e virtual da 72ª Reunião Anual da SBPC será realizada em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) nas primeiras semanas dos próximos meses: de 3 a 7 de novembro e e de 30 de novembro a 5 de dezembro de 2020.
 
A programação científica será composta por painéis, mesas redondas e conferências, com transmissão pelo canal da SBPC no YouTube. O evento contará ainda com sessão de pôsteres e, nos sábados de cada mês, serão realizadas atividades da SBPC Jovem e Família, com atrações para todas as idades.
 
Os WEBMinicursos também serão ofertados todos os meses, com assuntos de diversas áreas do conhecimento. Os interessados poderão se inscrever em até três minicursos por ciclo.
 
Mais informações no site do evento: http://ra.sbpcnet.org.br/72RA/
 
* Com informações da Assessoria de Comunicação da SBPC
 
 

9 - Teatro da Pedra lança material com Contações de Histórias e Atividades para crianças

 
O Teatro da Pedra em parceria com o CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - lançará no mês de outubro uma série de Contações de Histórias e atividades relacionadas às mesmas que visam alcançar crianças de 5 a 12 anos estudantes das escolas municipais e estaduais de São João del-Rei.
 
Comprometido com pauta de que a cultura é um direito assegurado constitucionalmente através do Estatuto da Criança e do Adolescente e de suma importância para a formação de indivíduos, o grupo realiza o projeto “Teatro para escola” pelo quarto ano consecutivo, sendo três deles executados em parceria com o CMDCA.
 
Este ano o projeto será realizado de forma remota para evitar aglomerações devido à pandemia causada pelo Covid - 19 e contará com a parceria entre as escolas e o grupo para a disseminação do material.
 
Cada escola receberá ao todo 18 vídeos, sendo eles, 6 com contações de histórias distintas e 12 com atividades relacionadas. O material produzido abrange uma temática variada e foi feito por atrizes e atores do Teatro da Pedra que utilizam técnicas de contação de histórias estudadas pelos grupo, elementos lúdicos e linguagem áudio visual.
 
O material é permanente e poderá ser utilizado pelas escolas em diferentes anos e momentos. A ideia é que os vídeos sirvam como um apoio pedagógico para incentivar o fabular e o criar das crianças.
 
Sobre o Teatro da Pedra
O Teatro da Pedra é um grupo que treina, cria, estuda e constrói todos os dias um teatro feito coletivamente sendo referência nos estudos de corpo e movimento propostos por Rudolf Laban. Além disso, seus atores e atrizes são pesquisadores da cena, da voz, do canto e interessados no encontro com as pessoas e com o mundo perto e longe de nós.
 
Há mais de 15 anos o grupo realiza o projeto Arte por Toda Parte que leva aulas de teatro, dança, circo e música à milhares de crianças, jovens e adultos de São João del - rei e região acreditando que este encontro nos alimenta enquanto educadores e também enquanto artistas.
 
O grupo possui uma sede na cidade de São João del-Rei, interior de Minas Gerais, em um sítio com imenso espaço verde. Local de treinos, espetáculos, oficinas, encontros. Um lugar de arte.
 
Confira 
Site: www.teatrodapedra.org
Facebook e Instagram: @teatrodapedra
Facebook e Instagram: @aptp.tp
E-mail: teatrodapedra.mg@gmail.com
 
* Com informações enviadas por relise do Teatro da Pedra

Última atualização: 20/10/2020