1 - Nove cursos da UFSJ conquistam notas máximas no Enade

 
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, na última quarta (20/10), os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade 2019), que avaliou mais de 8.300 cursos de graduação no país, nas áreas de Ciências da Saúde, Engenharias, Arquitetura e Urbanismo, além de cursos superiores de tecnologia em ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais e segurança.
 
Seguindo a tendência verificada desde que o Enade foi implantado, em 2004, as instituições de ensino superior públicas mantêm a dianteira na avaliação dos alunos concluintes nas áreas priorizadas a cada edição do Exame. Dos 510 cursos que obtiveram nota máxima (conceitos 4 e 5), 82% são oferecidos por universidades públicas: federais (67%), estaduais (14,5%) e municipais (0,5%).
 
Na UFSJ não poderia ser diferente. Dos 14 cursos avaliados na instituição, nove conquistaram os conceitos 4 e 5, ou seja, o mesmo patamar de excelência. Medicina-CDB, Arquitetura, Farmácia e Engenharia Florestal receberam nota 5. Engenharia de Produção, Enfermagem, Medicina-CCO, Engenharia Civil e Engenharia Agronômica chegaram à nota 4. Vale lembrar que o conceito Enade, calculado com base no procedimento estatístico de afastamento padronizado, varia de 1 a 5 e, à medida que esses valores aumentam, melhor é o desempenho no Exame.
 
Outro destaque no relatório do Enade 2019 é a comparação das médias das graduações da UFSJ com as nacionais. O levantamento considera os cursos oferecidos no município sede, em três frentes: média geral nas provas, na formação geral e no conhecimento específico. Todos os seis cursos de São João del-Rei superaram as médias do país nesse recorte.
 
A pró-reitora de Ensino de Graduação, Elisa Tuler, vê os resultados conquistados pela UFSJ como reforço da superioridade das instituições públicas em relação às particulares. “A comparação com outras instituições de ensino envolve diversos fatores, mas é muito satisfatório perceber que continuamos à frente da produção científica e da formação acadêmica”, sustenta.
 
Júbilo
Essa é a palavra que define a sensação entre a comunidade acadêmica do Campus Sete Lagoas, sede dos cursos de Engenharia Florestal e Engenharia Agronômica. A Florestal, avaliada pela primeira vez, entra no time das únicas quatro federais do Brasil que oferecem o curso a conquistar nota 5.
 
Esse sucesso, de acordo com a coordenadora, Mayra Marques, é resultado do empenho dos alunos, alimentado pela competência do corpo docente e técnico dos três departamentos que atendem ao curso: Departamento de Ciências Exatas e Biológicas, Departamento de Ciências Agrárias e Departamento de Engenharia Florestal. “Temos percebido que, desde o estágio até o primeiro emprego, nossos alunos se destacam pela competência e comprometimento, refletindo o amadurecimento pessoal e profissional durante a vida acadêmica, aliado à identificação com o curso (sim, é apaixonante) e constante atualização dos professores com as tendências do mercado de trabalho”, declara.
 
Para Mayra, também, o bom desempenho do curso é tributário do trabalho do professor Renato Castro que, desde sua implantação, em 2014, “não poupou esforços nem dedicação para que chegássemos aqui, trabalhando para que nossa graduação se tornasse referência para o setor florestal.”
 
O professor Cláudio Manoel Teixeira, coordenador da Engenharia Agronômica, faz coro às análises da professora Mayra, e avisa que, na próxima edição do Exame, estarão juntos no conceito 5. Nesta edição, foi por muito pouco que a conquista não foi dupla - um décimo apenas. A nota de corte para o conceito 5 é 3,95, e a Agronômica alcançou 3,94. “Conscientizamos os alunos da importância de se preparem com seriedade para o Enade, no sentido de agregarem à sua formação um curso bem conceituado nacionalmente”, afirma.
 
Comprometimento, qualificação e competência foram, igualmente, fatores que levaram o conceito 4 para o curso de Engenharia Civil do Campus Alto Paraopeba. O desafio para o 5 já está posto pelo coordenador, Emmanuel Teixeira, até mesmo como tributo ao trabalho de seu antecessor, professor Jackson de Oliveira Pereira, que esteve à frente da coordenação da Civil por mais de uma década. “A nota no Enade é fruto do trabalho e união de todos, e do empenho de nossos alunos. Estamos aqui por eles e temos muito orgulho em compartilhar conhecimento técnico de forma humanizada. Estamos no caminho!”, destaca Emmanuel.
 
Saúde
Para os cursos avaliados na área de Ciências da Saúde, permanece a certeza, entre os coordenadores, da ligação entre resultado e trabalho coletivo, do qual deriva o compromisso com a qualidade de uma formação integral, que se beneficia de um corpo técnico e docente qualificado, e da inclusão contínua dos estudantes na rede pública de saúde.
 
Farmácia comemora o triunfo de chegar à nota 5, mantendo o foco na diretriz de formar um profissional crítico, reflexivo e humanista, inserido nos cenários de prática desde os primeiros anos da graduação. Segundo a professora Mariana Pereira, que coordena o curso, “somos, sem dúvida, um dos pioneiros na formação de excelência para o novo perfil do farmacêutico no país.”
 
A professora Vânia Oliveira, vice-coordenadora da Enfermagem, lembra que a proposta pedagógica do curso busca romper com o ensino tradicional, investindo na integração entre saberes distintos, nos ciclos básico e profissional, o que permite ao estudante conhecer as reais condições de saúde da população e dos serviços de atenção. Vem daí a manutenção do conceito 4, que já indica uma performance superior à média das demais, e o estímulo para alcançar o máximo no próximo Enade. Vânia analisa: “Não basta, porém, um corpo docente com formação exímia como o que temos. É preciso também investimentos em pesquisa, extensão e pós-graduação, e em relacionamentos interpessoais pautados pela cordialidade, respeito e cooperação. Temos tudo isso na UFSJ.”
 
As graduações em Medicina mantiveram o grau de excelência. Todos os concluintes, do Campus Centro-Oeste Dona Lindu (53 alunos) e do Campus Dom Bosco (26), fizeram as provas. Em Divinópolis, a Medicina teve desempenho equivalente ao anterior, consolidando-se, na opinião do coordenador Gustavo Rocha, como um dos melhores cursos de Minas Gerais e do Brasil. “Além disso, é importante ressaltar que, dentre os cursos mais bem avaliados no estado, grande parte são cursos novos, com currículo inovador, que prioriza a inclusão em atividades práticas de Atenção Primária à Saúde. Acredito ser esse também o grande diferencial dos cursos de Medicina da UFSJ”, salienta.
 
O Departamento de Medicina do Campus Dom Bosco recebeu em festa a notícia do conceito 5, logo na avaliação dos primeiros concluintes. Segundo o coordenador, Joel Lamounier, foram seis anos dedicados ao ensino público gratuito, os resultados comprovando que os recursos investidos em pessoal e infraestrutura valeram a aposta na educação médica de qualidade. “Ganha a população, ganha muito a UFSJ no cenário nacional. O curso fica mais competitivo”, diz Joel.
 
Dedicação e inovação
Em 2017, a nota do curso de Engenharia de Produção foi 3, o que provocou a equipe a trabalhar para melhorar o desempenho no exame nacional. Não atenta somente a critérios técnicos, mas também à motivação dos alunos e à atualização do novo projeto pedagógico, que privilegiou o envolvimento discente na pesquisa institucional, a partir de áreas específicas de fabricação e materiais para construção mecânica, aproveitando a infraestrutura departamental.
 
Dessa dedicação nasceu, nas palavras do coordenador Robson Pereira, “um trabalho coeso para a formação do engenheiro de produção, com ferramentas quantitativas e computacionais para gestão e otimização de processos e sistemas, conteúdos e projetos.” Resultado: conceito 4 no Enade 2019.
 
No curso de Arquitetura e Urbanismo, “a avaliação super positiva” da nota 5, segundo sua coordenadora, Ana Cristina Faria, passa igualmente pela dedicação coletiva de professores, técnicos e estudantes. A flexibilidade da estrutura pedagógica do curso é outro ponto a favor, pois permite a construção ampla de um conhecimento inovador. “Todos se envolvem nesse ciclo de desenvolvimento de capacidades conceitual, técnica e crítica, na tentativa de compreender as demandas sociais, espaciais e culturais a partir de diferentes escalas, relacionando um pensamento global a uma esfera local ou regional de atuação profissional”, resume Ana Cristina.
 
 

2 - Hoje é o último dia para responder questionário sobre "Valores do Serviço Público Federal". Participe e garanta a presença da UFSJ nessa iniciativa!

 
A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PPLAN) solicita a contribuição dos servidores da UFSJ no preenchimento do questionário sobre "Valores do Serviço Público Federal". O prazo para resposta termina nesta sexta-feira (23/10).
 
Por quê?
A Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), coordena projeto que irá escolher os Valores do Serviço Público Federal. 
 
A ideia é que seja feita uma votação para que os próprios servidores federais de todo o Brasil escolham quais valores irão orientar e balizar a cultura da Administração Pública.
 
A iniciativa busca compreender os conceitos dos valores existentes na Administração Pública para refletir sobre o uso de tais valores no desenvolvimento pessoal, nas rotinas de trabalho, nas competências comuns e no clima organizacional. A partir das escolhas, serão desenvolvidas ações de promoção de tais valores.
 
Em seguida, os valores indicados pelos servidores passarão por processos de seleção e validação, incluindo a participação de representantes do setor privado e da sociedade civil. Finalmente serão consolidados os Valores do Serviço Público Brasileiro.  
 
A pesquisa é eletrônica e poderá ser respondida até 23 de outubro, de acordo com o passo a passo abaixo:
1ª - identificação do órgão: Fundação Universidade Federal de São João del-Rei;
2ª - Cada servidor pode sugerir de 1 a 3 valores (como exemplo ética, transparência, compromisso, respeito, honestidade);
3ª - clicar em enviar.
 
O resultado será divulgado pela CGU durante evento alusivo ao Dia Internacional contra a Corrupção, entre os dias 9 e 11 de dezembro.
 
Contribua na definição dos valores do serviço público brasileiro e aumente o seu orgulho em ser servidor!
 
Mais informações no site da CGU
 
 

3 - Assin recebe pré-inscrições para o Curso de Introdução à História, Religiões e Cultura do Líbano

 
A Assessoria para Assuntos Internacionais (Assin) realiza pré-seleção para o Curso de Introdução à História, Religiões e Cultura do Líbano. De acordo com edital, o público-alvo docentes e técnicos administrativos da UFSJ, além de estudantes de Pós-Graduação da instituição. As inscrições devem ser feitas até segunda-feira (26/10).
 
Confira mais informações aqui
 
 

4 - Arte e pandemia é tema de live nesta sexta (23/10)

 
O Programa de Extensão Centro de Referência da Cultura Popular promove, nesta sexta (23/10), às 16h, com transmissão pelo Facebook, encontro virtual que vai debater arte e pandemia. Quais as limitações que o isolamento impõe à criação artística? Como o formato on-line interfere na fruição estética? É possível produzir arte levando em conta a mediação tecnológica?
 
Essas são algumas das questões que poderão surgir ao longo do debate, que vai incentivar o diálogo em torno da adaptação da arte integrada aos meios digitais, e como o ensino de arte pode ser repensado nessas condições. Será abordado também o movimento de artistas para preservar seus ofícios como geradores de renda.
 
Na sala eletrônica, a receber as convidadas, a bolsista de extensão Lara Maia Mendonça, que fará a mediação; a professora Zandra Miranda, do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Artes Aplicadas da UFSJ (Dauap), e a empreendedora Larissa Daiane, responsável pelo circuito de palestras Marketing digital para negócios locais.
 
 

5 - Dia Nacional da Coleta de Alimentos recebe doações on-line

 
té o dia 7 de novembro, você pode se tornar um colaborador do Dia Nacional da Coleta de Alimentos. Essa é uma campanha de arrecadação de alimentos para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social. Realizada pela Companhia das Obras, associação sem fins lucrativos fundada na Itália, em 1986, chegou ao Brasil em 1999, com o objetivo de auxiliar empresários, organizações sem fins lucrativos, gestores e profissionais a desenvolver ações pontuais que promovam o bem de todos.
 
A Coleta de Alimentos é feita por meio de aporte financeiro de empresas e pessoas que apoiam o projeto. Voluntários organizam todo o gesto e fazem a coleta; supermercados disponibilizam suas lojas como espaço físico para o recebimento das doações; bancos de alimentos fazem a estocagem, distribuição e acompanhamento dos alimentos arrecadados e entregues às instituições de caridade selecionadas.
 
A campanha ocorre desde 2006 e, nesses 14 anos, já arrecadou cerca de 1.700 toneladas de alimentos, tendo a participação de mais de 71 mil voluntários, beneficiando centenas de milhares de pessoas em todo o Brasil.Desde 2009, São João del-Rei participa desse projeto, que em 2019 contou com o apoio de sete supermercados e coletou 4.620 quilos. No Brasil todo, ano passado, foram 186.909 quilos de alimentos arrecadados, 2013 entidades beneficiadas e 350.248 pessoas beneficiadas.
 
Neste ano, 40 cidades aderiram à campanha, beneficiando milhares de pessoas em todas as regiões do Brasil. O total arrecadado será integralmente revertido em alimentos, que serão distribuídos a entidades beneficentes, por meio de bancos de alimentos, como o Mesa Brasil/SESC e a Sociedade de São Vicente de Paulo.
 
Na UFSJ, alunos, professores e técnicos fazem parte da rede de voluntários, seja divulgando o evento, seja fazendo ou recebendo suas doações.Com a pandemia da Covid-19, os voluntários não poderão atuar diretamente nos supermercados, como nos anos anteriores. A Coleta 2020 será realizada on-line, por meio de doações em dinheiro.
 
Como doar?
As doações em dinheiro serão feitas pela Plataforma Sympla, de modo que a garantir segurança e transparência. Para doar, clique aqui.
 
O total arrecadado será integralmente revertido em alimentos. No dia 7 de novembro, está programada live de encerramento, transmitida no canal da Coleta no YouTube.
 
 

6 - IEEE UFSJ realiza workshop virtual

 
O Ramo Estudantil IEEE UFSJ realizará, de 4 a 6 de novembro, às 18h30, pelo Google Meet, workshop sobre o software ARDUINO, apresentando funcionalidades, aplicações e projetos que possam ser desenvolvidos com o mesmo. Para participar, o interessado deve preencher este formulário eletrônico. Mais informações pelo e-mail ieee@ufsj.edu.br.
 
O Ramo Estudantil proporciona atividades técnicas e de extensão, a fim de promover a integração com a comunidade universitária, e a formação técnica de seus integrantes
 
 

7 - Pós em Ciências da Saúde convida para defesas de tese

 
O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) convida a comunidade acadêmica para as seguintes defesas de tese:
 
Doutoranda: Nayara Dornela Quintino
Título da tese: "Avaliação da qualidade de vida e alfabetização em saúde em pacientes com Doença de Chagas (coorte SaMiTrop)"
Quando: 29 de outubro, às 9h, pelo Zoom
Banca: Drª. Clareci Silva Cardoso - Orientadora: professoras doutoras Clareci Silva Cardoso (orientadora), Eliete Albano de Azevedo Guimarães (UFSJ), Roberta Carvalho de Figueiredo (UFSJ), Maria do Carmo Pereira Nunes (UFMG) e Lea Campos de Oliveira (USP).
 
Doutoranda: Débora Soares da Silva Maia
Título da tese: "Avaliação de atividades biológicas de espécies Annonaceae"
Data: 6 de novembro, às 14h, pelo Google Meet 
Banca: professores doutores João Máximo de Siqueira (orientador), Eduardo Sérgio da Silva (UFSJ), Luciana Alves Rodrigues dos Santos Lima (UFSJ), Fernanda de Oliveira Bustamante (UEMG) e Alysson Rodrigo Fonseca e Silva (UEMG).
 
Doutorando: Heber Paulino Pena
Título da tese: "Associação entre os achados histopatológicos e o diagnóstico de Leishmaniose Tegumentar, confirmado por PCR, em uma região endêmica do interior do Brasil: Um Estudo Transversal."
Data: 17 de novembro, às 9h, pelo Google Meet
Banca: professores doutores Eduardo Sérgio da Silva (orientador), Luís Marcelo Aranha Camargo (UFSJ), Ralph Gruppi Thomé (UFSJ), Eduardo de Castro Ferreira (Fiocruz) e Solange Corrêa Garcia Pires D’Avilla (Famerp).
 
 

8 - Defesa de dissertação da Pós em Engenharia Elétrica

 
A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (UFSJ/Cefet-MG) convida a comunidade acadêmica para a defesa da dissertação  "PROJETO E CONSTRUÇÃO DOS SISTEMAS DE AUTOMATIZAÇÃO E DA ESTRUTURA DE UMA CADEIRA DE RODAS MULTIFUNCIONAL COM BASE EM DEMANDAS DE USUÁRIOS", do mestrando Luis Fernando Freire de Souza.
 
Quando: 23 de outubro, às 14h30, pelo Google Meet
Banca: professores doutores Márcio Falcão Santos Barroso (orientador/UFSJ), Erivelton Geraldo Nepomuceno (UFSJ), Érika Lorena Fonseca Costa de Alvarenga (UFSJ) e Eduardo Mazoni Andrade Marçal Mendes (UFMG). 
 
Mais informações, na página do Programa.
 
 

9 - Andifes abre inscrições para concurso audiovisual

 
Os estudantes das instituições federais de Ensino Superior associadas à Andifes podem se inscrever na segunda edição do Concurso Audiovisual da Andifes, coordenada pelo Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom).
 
Com o tema A cultura ao alcance de todos via universidades federais, o concurso tem como objetivo incentivar a produção de conteúdos audiovisuais que priorizem narrativas sobre a produção cultural das universidades para a sociedade.
 
As inscrições vão até o dia 18 de dezembro. Assim como na edição anterior, os vídeos devem ter cerca de um minuto e podem ser enviados por estudantes de qualquer estado da Federação e do Distrito Federal, desde que regularmente matriculados em uma das universidades públicas e institutos federais de educação superior ligados à Andifes. A técnica para criação do vídeo é livre, podendo ser utilizados recursos complementares de animação, filtros especiais, entre outros.
 
Os três primeiros colocados recebem prêmios que variam entre R$ 1.000,00 e R$ 3.000,00.
 
Regulamento do 2º Concurso Audiovisual da Andifes 
Ficha de inscrição
Modelo de autorização de uso de imagem
 
 

10 - Pesquisadora da UFJF solicita colaboração de estudantes e professores de Engenharia da UFSJ 

 
Estudante da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza pesquisa sobre Aprendizagem Ativa para professores e alunos dos cursos de engenharia. Ela solicita a colaboração da comunidade acadêmica da UFSJ para preenchimento de formulário para coleta de informações. Confira abaixo a mensagem:
 
"Meu nome é Nayara Medeiros, do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Juiz de Fora, e estou fazendo meu TCC com o objetivo de avaliar a aplicação da Aprendizagem Ativa nas Faculdades de Engenharia durante a Pandemia da Covid-19. 
 
Para isso, gostaria de contar com a sua colaboração para que essa pesquisa se efetive, garantindo que seus dados pessoais serão mantidos em completo sigilo.
 
Seguem formulários de pesquisa:
Pesquisa Alunos
Pesquisa Professores"

Última atualização: 23/10/2020