1 - XXII Semana Acadêmica da Administração (Semad) começa na terça-feira (3/11)

 
A XXII Semana Acadêmica da Administração (Semad) será realizada, em formato on-line, entre os dias 3 e 5 de novembro e terá como  tema "Os Desafios da Gestão Pós-Pandemia". As inscrições devem ser feitas por meio deste formulário
 
Confira a programação completa no site da XXII Semad
 
 

2 - Pós em Ciências Farmacêuticas convida para defesa de dissertação

 
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) convida para a defesa da dissertação "Efeitos dos  Derivados da Digoxina BD-13 e BD-14 na Migração e Adesão Celular", do mestrando Marco Túlio Alves Santos.
 
Quando: 4 de novembro, às 13h30, pela plataforma RNP
Banca: professores doutores Leandro Augusto de Oliveira Barbosa (orientador/UFSJ)- Orientador, Ralph Gruppi Thomé (UFSJ), Gustavo Blanco (KUMC), Israel José Pereira Garcia (UFSJ)- suplente - e Marco Túlio Corrêa Pessoa (MIIR) - suplente.
 
 

3 - Defesa de dissertação da Pós em Engenharia Química

 
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ) convida a comunidade acadêmica para a defesa da dissertação "BIODEGRADAÇÃO DE ÓLEO VEGETAL POR FUNGOS FILAMENTOSOS E MODELAGEM DO PROCESSO", da mestranda Karen Sartori Jeunon Gontijo.
 
Quando: 3 de novembro, às 16h, pelo Google Meet
Banca: professores doutores Édson Romano Nucci (DQBIO - PPGEQ/UFSJ), Ênio Nazaré de Oliveira Júnior (DQBIO/UFSJ), Ana Paula Fonseca Maia de Urzedo(DQBIO/UFSJ), Karina Arruda Almeida (Unifei/IRN) e Dalila Moreira da Silveira (DEQUI - PPGEQ/UFSJ) - suplente. 
 
 

4 - Encerram nesta sexta (30/10) inscrições para bolsas de pesquisa da Enap

 
A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) recebe até esta sexta-feira (30/10) inscrições para o processo seletivo sobre o tema da melhoria da qualidade regulatória. São ofertadas 10 bolsas de pesquisa, voltadas a candidatos com doutorado.
 
Confira mais informações no fôlder de divulgação ou no site da Enap
 
 

5 - Programa de Estágio Gerdau 2021 recebe inscrições até 20 de novembro

 
A Gerdau recebe inscrições, até 20 de novembro, para o seu Programa de Estágio 2021. São mais de 100 vagas para todo Brasil em diversas áreas. 
 
Benefícios: Bolsa auxílio + Plano de Saúde e Odontológico, Fretado ou Vale-Transporte, Alimentação na Empresa e Seguro de Vida. (Benefícios variados de acordo com cada localidade) .
Inscrições e mais informações: https://www.ciadeestagios.com.br/vagas/gerdau/
 
 

6 - SBPC Cultural traz música e teatro para a 72ª Reunião Anual

 
A atividade será realizada diariamente, de 3 a 7 de novembro, sempre às 19h30, com transmissão pelo canal da SBPC no YouTube
 
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) convida a todos para participar da programação Cultural do terceiro ciclo da 72ª Reunião Anual da SBPC, que será realizado na próxima semana, de 3 a 7 de novembro. Com apresentações musicais e teatro, as atrações da SBPC Cultural acontecem diariamente, sempre às 19h30, com transmissão pelo canal do YouTube da SBPC (@SBPCnet). Veja aqui a programação completa
 
Com o tema “Ciência, Educação e Desenvolvimento Sustentável para o Século XXI”, a versão estendida e virtual da 72ª Reunião Anual da SBPC é realizada em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
 
A semana abre com a apresentação musical da intérprete, compositora e atriz brasileira Khrystal, no dia 3 de novembro. Ela tem mais vinte anos de música, três discos lançados (disponíveis em todas as plataformas digitais), aparições em programas de TV como The Voice Brasil e encontros marcantes no palco com grandes artistas da música brasileira. 
 
Na quarta-feira, 4 de novembro, é a vez do grupo rítmico potiguar Folia de Rua apresentar os principais ritmos da Cultura Popular Potiguar Afro-Ameríndia e personagens do Auto do Calemba. Embalados pelos ritmos da cultura popular local de origem Afro/Ameríndia (Cocos: Bambelô e Zambê); indígenas (Potiguares e Caboclinhos de Ceará-Mirim) e com os personagens do Boi Calemba (Boi, Burrinha, Jaragua, Birico e Catirina), o grupo propõe um passeio pelo universo cultural das três etnias mais importantes na formação cultural do nordeste do Brasil.
 
Na quinta-feira, 5 de novembro, é dia da apresentação teatral "Chico Jararaca" com montagem do grupo Trapiá Cia Cultural. A peça conta a história de Chico Jararaca que nasceu no Seridó Potiguar e foi um cangaceiro do bando de Antônio Silvino (anterior ao de Lampião) que perambulou pela caatinga nordestina no início do século passado, fugindo de volantes e sobrevivendo de assaltos. Suas histórias povoam o imaginário do povo sertanejo e dão conta da enorme complexidade que foi o cangaço. Sua vida, durante e depois ao cangaço, foi marcada por aperreios, crenças, fantasias, saudades, perdas, boas correrias e uma preocupação diária com o uso consciente da água. O público terá a oportunidade de vivenciar o universo deste cangaceiro que sempre afirmou que nunca matou ninguém.
 
O dia 6 de novembro, sexta-feira, contará com duas atrações. A primeira é a apresentação musical "Delírios da pandemia (The fool on the hill – Beatles), com a Filarmônica da UFRN e Mad Dogs. Em seguida a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Ceará (UFC) fará a apresentação musical “Sobral apresenta Sanfona Sentida”.
 
Já no sábado, 7 de novembro, é o dia da apresentação teatral Estátua Amazônica, uma sátira escrita em 1851 pelo dramaturgo, caricaturista e homem das letras importante no século XIX, Araújo Porto-Alegre. Nela ele ridiculariza o colonialismo francês, a ambição de uma intelectualidade europeia e do arrogante cientificismo positivista predominante. Seus personagens são caricaturas de aproveitadores em busca de afirmações calcadas em sociedades emergentes.
 
Todas as apresentações serão realizadas às 19h30 no canal da SBPC no YouTube.

Última atualização: 03/11/2020