1 - Especial Dia do Servidor - UFSJ: riqueza imensa de todos nós

 
O professor Geraldo Tibúrcio de Almeida e Silva é um ícone da UFSJ. Não há nenhum aluno que não tenha boas recordações de tudo o que aprendeu com ele. Sua história está ligada às histórias de vários professores e técnicos que hoje são servidores da Universidade que ele viu nascer e se consolidar. Com o garbo cavalheiresco que lhe é peculiar, nosso mais antigo professor aposentado - um dos poucos tradutores juramentados de documentos papais - divide a seguir, com a comunidade acadêmica da UFSJ, aspectos de sua memória profissional e afetiva, que se entrelaça com a memória institucional, a existente, e a que estamos construindo agora.
 
Professor, qual a sua formação?
Fiz o curso de Formação de Professores da Escola Normal Tiradentes, aqui mesmo, em São João del-Rei. Formei-me em Letras na Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências, Letras, Pedagogia e Psicologia, embrião da nossa UFSJ, no ano de 1972. Na PUC-MG, me especializei em Língua Portuguesa. A pós-graduação em Linguística, com especialização e aprofundamento em Língua Portuguesa, em nível de mestrado cursei na Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Araraquara.
 
Conte um pouco de sua história profissional antes da UFSJ.
Desde que me formei no Curso Normal, em 1967, até 1972, quando concluí a graduação, já oferecia algumas poucas aulas de Língua Portuguesa em colégios particulares, inclusive no Colégio São João, dos padres salesianos.
 
Quando você ingressou na UFSJ?
Tendo concluído o curso superior de Letras em dezembro de 1972, já em fevereiro de 1973 fui convidado para o magistério superior na própria Faculdade Dom Bosco, onde pouco antes havia me formado, para ministrar aulas de Português e Latim. Federalizada a faculdade, tive a graça de ser mantido como professor da então UFSJ.
 
Qual o setor em que você trabalhou na UFSJ?
Praticamente só trabalhei mesmo como professor, pois ministrava várias disciplinas: Língua Portuguesa, Língua Latina e respectiva Literatura, Filologia Românica e Noções Fundamentais de Grego. Excepcionalmente, fui coordenador do curso de Letras por um pequeno espaço de tempo.
 
Como era o trabalho quando você foi admitido?
Foi sempre cumprindo o número de horas semanais exigidos por lei, divididas em horário de expediente durante o dia e quatro horas-aula à noite.
 
Quais mudanças foram as mais significativas ao longo de sua carreira?
Praticamente, o ritmo de trabalho foi sempre o mesmo, expediente e aulas à noite, apenas acrescentando as reuniões de Departamento e algumas aulas na parte da tarde.
 
Como você avalia a importância do seu setor e de seu trabalho para a UFSJ?
Como a UFSJ tem por objetivo formar professores, parece-me fácil admitir a importância e a necessidade que ela tem de sobressair em seu trabalho, preparando os futuros profissionais com a devida competência, para que assim exerçam a profissão escolhida, a bem de Deus e dos homens.
 
Tem algum caso interessante, curioso ou pitoresco que poderia nos contar?
Muitos... Um deles, para mim é o seguinte: era final de semestre, dei provas das várias disciplinas, preparei-as para corrigir. Lamentavelmente, passei mal e tive que ser internado na Santa Casa, com um terrível abscesso no fígado. Numa terrível angústia e preocupação para corrigir as provas (pois atrasaria o trabalho da Coordenadoria, caso não entregasse as notas em tempo hábil), mesmo internado na UTI do hospital, mandei buscar as provas na Faculdade e na minha mesinha de refeição, sobre o leito, ligado a várias “mangueirinhas” de soro e outros medicamentos, corrigi as provas de Latim, de Literatura Latina, de Grego e trabalhos de Filologia Românica. A Cida Haddad, minha ex-aluna e servidora da UFSJ, em sua mente pura e com profunda generosidade e grandiosidade indescritível de coração, em um jornal da cidade, mereceu-me, a respeito, lindíssimo artigo (O outro lado da moeda), preciosíssima pérola que guardo comigo até hoje, com imenso carinho e eterna gratidão!
 
De que sente mais saudades de seus tempos de professor?
Das salas de aulas, das alunas e dos alunos, das discussões sobre a matéria estudada e todo aquele contato humano tão feliz e agradável.
 
Que mensagem gostaria de deixar registrada para nossos colegas?
Orgulho-me de fazer parte da Universidade Federal de São João del-Rei. A grande mensagem que eu gostaria de deixar aqui seria, num primeiro momento, o mais profundo agradecimento a Deus por nos conceder esta Universidade, riqueza imensa de todos nós. Por outro lado, conclamar a todos os queridos e queridas colegas no sentido de que nos demos as mãos, com firme e verdadeira fé, e continuemos nosso trabalho com toda dedicação, tendo sempre em vista a melhor formação de nossos universitários, para a conservação do bom nome e o alto conceito educacional da nossa UFSJ.
 
 

2 - Prazo para inscrições na prova da Anpad termina na próxima segunda (9/11)

 
Os interessados em realizar a prova da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Anpad) devem realizar as inscrições até a próxima segunda-feira (9/11), por meio deste link. Essa é uma das etapas de seleção para os interessados em cursar o Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede (Profiap), que tem a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) como participante. 
 
Mais informações na página do Profiap/UFSJ
 
 

3 - Profnit recebe inscrições para Exame Nacional de Acesso até domingo (8/11)

 
A Comissão Acadêmica Nacional do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit) recebe inscrições para o Exame Nacional de Acesso (ENA 2021) até o próximo domingo (8/11). 
 
São oferecidas 467 vagas, sendo 351 vagas abertas/sem reservas, 65 vagas para ações afirmativas, 47 vagas para servidores, além de quatro vagas adicionais. Somente no ponto focal da UFSJ são oferecidas 15 vagas. O Exame consiste em duas etapas: Prova Nacional e Análise Curricular.
 
O curso tem como objetivo a formação de recursos humanos já engajados ou dispostos a atuar nas competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) determinadas por Lei e dos Ambientes Promotores de Inovação nos diversos setores acadêmicos, empresarial, governamental, organizações sociais, entre outros.
 
O Profnit é um curso gratuito, presencial, com duração máxima de 24 meses e é coordenado pelo Conselho Gestor (CG) e pela Comissão Acadêmica Nacional (CAN), que estão sob responsabilidade pela Diretoria do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec) e do Ponto Focal Sede, a Universidade Federal de Alagoas. 
 
Integram a Rede Nacional do Profnit 32 Pontos Focais, distribuídos por 21 estados mais o Distrito Federal. Os Pontos Focais são responsáveis, por intermédio das respectivas Comissões Acadêmicas Institucionais (CAI), sediadas em cada Ponto Focal, por toda a gestão local do Profinit, observando a disciplina acadêmica nacional e do ponto focal, desenvolvendo atividades desde a organização local dos processos seletivos até à divulgação de regras e procedimentos para o ingresso/matrícula.
 
Mais informações no site do Profnit/UFSJ e pelo e-mail profnit@ufsj.edu.br
 
 

4 - PROGP abre inscrições para curso sobre secretariado de departamentos

 
A Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PROGP), por meio do Setor de Acompanhamento e Desenvolvimento (Sesed), abre inscrições para o curso “Perfil, funções e o papel do servidor lotado em secretaria de departamentos", que acontecerá por meio da plataforma de Extensão do NEAD e do Google Meet no período de 13 de novembro a 4 de dezembro. 
 
O curso visa capacitar servidores públicos da UFSJ para atuarem e melhorarem sua atuação em secretarias departamentais ao abordar as atribuições do técnico em secretariado, apresentar algumas técnicas secretarias e oferecer noções básicas da rotina do departamento e as atribuições básicas do secretário do departamento.  
 
As inscrições deverão ser feitas via SIGRH, na alça Capacitação. Após a realização da inscrição, a liberação da vaga fica condicionada à aprovação da chefia (Entrar no SIGRH → Alça Chefia da Unidade → Capacitação → Inscrições para Capacitação).
 
O passo a passo para realização da inscrição está disponível neste endereço
 
 

5 - Vem aí o IV Encontro de Psicanálise: clínica do autismo

 
O IV Encontro de Psicanálise: dimensões da clínica do autismo acontece nesta sexta (6/11), a partir das 13h, com transmissão pelo canal Pintando o Setting UFSJ, no YouTube. O evento é uma proposta do Programa Pintando o Setting: clínica do autismo, da Universidade Federal de São João del-Rei, desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão em Psicanálise (Nupep), do Departamento de Psicologia da UFSJ (Dpsic).
 
Coordenado pelos professores Maria Gláucia Pires Calzavara e Roberto Calazans, o Programa integra diversas ações terapêuticas para o atendimento de sujeitos autistas e seus familiares. Realizado desde 2014, o encontro deste ano conta com a participação de seis convidados, entre psicólogos, psicanalistas e fonoaudiólogas, de diferentes estados do país, que trabalham com o espectro autista em diversos contextos, ancorados à proposta psicanalítica.
 
O intuito é discutir as diversas dimensões da clínica do autismo, por meio do diálogo e do fomento ao debate nesse campo teórico e clínico, a partir do que vem sendo estudado em instituições brasileiras. Ao longo da próxima sexta, os participantes podem se inscrever em três mesas, conforme programação descrita a seguir.
 
O IV Encontro é aberto ao público em geral: autistas, familiares de autistas, profissionais de saúde, psicólogos, psicanalistas, estudantes e interessados em conhecer melhor a proposta e as contribuições da Psicanálise para a clínica do autismo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio deste formulário. Serão emitidos certificados de participação, para o que é necessário assinar lista on-line de presença, que vai circular durante todo o evento.
 
Programação
13h: Abertura, com a professora Maria Gláucia Calzavara e o professor Roberto Calazans, do Departamento de Psicologia da UFSJ, coordenadores do Projeto Pintando o Setting
 
13h30: Mesa 1 - Autismo, familiares e pandemia
Vera Lúcia Ralin, doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Diogo Nonato Pereira - Mestre em Letras, psicanalista do Laço Analítico
 
16h: Mesa 2 - Direção de tratamento
Ana Martha Maia, doutora em Psicologia pela UFRJ e em Letras, pela PUC-RJ
Tânia Abreu - psicanalista, diretora da Biblioteca da Escola Brasileira de Psicanálise
 
18h30: Mesa 3 - Linguagem e adolescência
Suzana Faleiro Barroso, doutora em Teoria Psicanalítica pela UFRJ, coordena, na PUC-MG, pós-graduação em Abordagem psicanalítica do autismo e conexões
Lourdes Andrade, doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP, integra o Grupo de Pesquisa Aquisição, Patologias e Clínica de Linguagem (CNPq)
 
 

6 - Workshop de Matemática: inscrições de trabalhos vão até sábado (7/11)

 
De 26 a 28 de novembro, acontece o V Workshop de Matemática e Matemática Aplicada (V WMMA), parceria entre as universidades federais de Lavras e São João del-Rei. O evento visa promover a interação entre pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação que atuam nas áreas de Equações diferenciais parciais, Sistemas dinâmicos aplicados e Modelagem matemática. Na programação, palestras e plenárias com o intuito de consolidar o workshop no calendário científico da Matemática em Minas Gerais.
 
A submissão de trabalhos termina neste sábado (7/11). Devem ser enviados para o e-mail workshop.uflaufsj@gmail.com, contendo até duas páginas, formatadas nos templates do Latex ou em Word. Junto com o resumo, é necessário informar o nome completo do apresentador, titulação e a modalidade de preferência (comunicação oral ou vídeo).
 
A apresentação remota dos trabalhos aceitos para comunicação oral terá 10 minutos de duração, seguidos de outros 10 para interação entre participantes e público. No formato de vídeo, o limite máximo de tempo será cinco minutos, para postagem na página do evento
 
A relação dos trabalhos aceitos será divulgada até 15 de novembro, na página oficial, sendo também encaminhada para o e-mail utilizado na submissão. As inscrições, gratuitas, serão recebidas até 24 de novembro, por meio de formulário disponível aqui
 
 

7 - Pedagogia e agroecologia são eventos da semana

 
A 22ª Semana de Pedagogia da UFSJ (Semape) debate, até sexta-feira (6/11), o tema Pedagogia e pandemia: desafios da dodiscência em tempos pandêmicos. Pela primeira vez realizada totalmente on-line, a programação da Semana, aberta a todos os interessados, se estrutura em mesas-redondas, que discutem desde artes para crianças no isolamento até o futuro da escola no pós-pandemia. Reunindo professores e pesquisadores da UFSJ e de outras instituições, a 22ª Semana será transmitida pelo canal Semape 2020, no YouTube, onde também ficarão gravadas para consulta assíncrona. A programação pode ser consultada aqui
 
Comercialização de orgânicos
Foi o tema do 12º encontro do Programa Conversando Agroecologia On-line, realizado ontem, 3, pelo Grupo Guayi de Agroecologia, atuante no Campus Sete Lagoas da UFSJ. Na pauta do debate, a comercialização de alimentos orgânicos em tempos pandêmicos, ilustrada, na conversa, pela fala do idealizador do aplicativo Facilita Orgânicos, José Maria. O aplicativo é destinado produtores rurais e agroativistas, visando a contribuir com as práticas de produção, no que diz respeito à gestão de processos dentro dos sistemas produtores. Acompanhe a agenda dos encontros, transmitida pelo Google Meet, no Facebook do Guayi. Contato também pelo e-mail guayi@ufsj.edu.br.
 
 

8 - Oficina de Poesia inscreve até dia 9 de novembro

 
A nona edição do Festival Artes Vertentes, agendada para o período de 26 de novembro a 6 de dezembro de 2020, traz, em sua programação, a oficina Poesia: modos de vida, com o poeta Guilherme Gontijo Flores. Gratuita, porém com vagas limitadas, realizada dias 30 de novembro, 1, 3 e 4 de dezembro, pela plataforma Google Meet, as inscrições podem ser feitas até a próxima segunda (9/11), neste link
 
A oficina
Poesia: modos de vida se propõe a pensar a arte poética como um tipo de abertura para variadas possibilidades de um agir e de um fazer, discutindo, por um lado, algumas formas tradicionais poéticas e, por outro, algumas demandas éticas da escrita no presente. Os dois primeiros encontros serão voltados para a apresentação desses problemas, com exemplos diversos; e os dois últimos, para leitura e discussão do que for produzido nos dias de oficina.
 
Em 2020, como forma de garantir a segurança e saúde do público, dos artistas residentes do evento e dos moradores de Tiradentes, o Festival Artes Vertentes será on-line, com a participação de seu público por meio das redes sociais, nas quais toda programação será disponibilizada gratuitamente. Tanto para a oficina, quanto para os ciclos de ideias e debates com os artistas, serão emitidos certificados de participação, que contam como horas acadêmicas.
 
Acompanhe o Festival Artes Vertentes:
Site: https://www.artesvertentes.com
YouTube: https://www.youtube.com/user/artesvertentes
Facebook: https://www.facebook.com/festivalartesvertentes
Instagram: https://www.instagram.com/festivalartesvertentes/
 
 

9 - Inscrições para Mestrado da Pós em Ciência da Computação vão até 20 de novembro

 
O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) recebe, até 20 de novembro, inscrições para seis vagas de Mestrado. Os interessados devem fazer as inscrições, com envio dos documentos exigidos no edital, exclusivamente pelo e-mail inscricoes.ppgcc@ufsj.edu.br.
 
As linhas de pesquisa são: Otimização e Inteligência Computacional; Sistemas de Informação; e Sistemas Distribuídos e Computação de Alto Desempenho, cada uma com duas vagas. A seleção será realizada em etapa única, como avaliação do Curriculum Vitae e do Plano de Curso.
 
Mais informações na página do PPGCC

Última atualização: 04/11/2020