1 - Novembro Azul UFSJ: Saiba mais sobre o segundo câncer mais comum no Brasil

 
Novembro marca o mês de campanha de prevenção, diagnóstico e cuidados do câncer de próstata. Trata-se do segundo câncer mais comum no Brasil. Segundo o Inca, são mais de 65 mil novos casos por ano no país, e mais de 15 mil mortes.
 
Entre os fatores de risco, estão: a idade (tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos), pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos, excesso de gordura corporal (aumenta o risco de câncer de próstata avançado), exposições a determinadas substâncias químicas.
 
Ainda segundo o Inca, a detecção pode ser feita por meio de diagnóstico precoce, que envolve a investigação de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença, ou rastreamento, com a realização de exames periódicos em pessoas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença. Esses exames são o toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico).
 
O diagnóstico precoce possibilita melhores resultados no tratamento, por isso, procure um médico em caso de: dificuldade de urinar, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite, sangue na urina.
 
Neste Novembro Azul, esteja atento, prevenindo, observando os possíveis sintomas e buscando auxílio médico.
 
Saiba mais sobre o assunto: https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-prostata
 
 

2 - Pós em Desenvolvimento, Planejamento e Território retifica edital de seleção de mestrado

 
O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Planejamento e Território (PGDPlat) divulgou retificação do edital de seleção de novos alunos para mestrado. Agora, não haverá taxa de inscrição para participar do processo seletivo. São ofertadas até 15 vagas.
 
As inscrições devem ser feitas até 30 de novembro, por meio deste formulário. Mais informações na página do PGDPlat
 
 

3 - Confira a programação científica da 72ª Reunião Anual da SBPC desta sexta-feira

 
Os destaques do último dia de programação científica deste ciclo são o painel “Modelos alternativos de desenvolvimento econômico para o País”, às 12h, e a conferência “Inteligência artificial e engenharias”, às 18h
 
O último dia de programação científica deste terceiro ciclo da 72ª Reunião Anual da SBPC, nesta sexta-feira, 06 de novembro, contará com quatro atividades. Entre os destaques estão o painel “Modelos alternativos de desenvolvimento econômico para o País”, às 12h, e a conferência “Inteligência artificial e engenharias”, às 18h. O dia também contará com atividades promovidas Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP), Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (Anpur) e a Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Todas as informações sobre este ciclo da RA estão disponíveis no site do evento e nas redes sociais da SBPC (@SBPCnet). As atividades promovidas pela SBPC serão transmitidas pelo canal da entidade no YouTube.
 
A sexta-feira começa com a mesa-redonda "A expansão do ensino superior no nordeste: desenvolvimento regional e população", organizada pelas entidades ABEP e Anpur, das 9h às 11h. Com coordenação de Ricardo Ojima, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a atividade contará com a participação de professora titular da UFRN, Wilson Fusco, professor do Programa de Pós-graduação em Demografia da UFRN e coordenador do GT Migração da Abep, e Monica Aparecida Tomé Pereira, professora na Universidade Federal do Vale do São Francisco.
 
Das 12h às 14h, a SBPC promove o painel “Modelos alternativos de desenvolvimento econômico para o País”, que será coordenado por Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo, professor colaborador na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A atividade contará com o ex-ministro Luiz Carlos Bresser-Pereira, Pedro Rossi, professor do Instituto de Economia da Unicamp, e José Luís Oreiro, professor associado do Departamento de Economia da Universidade de Brasília (UnB).
 
Das 15h às 17h, a SBQ realiza a mesa-redonda "Química e desenvolvimento sustentável", que será coordenada por Romeu C. Rocha Filho, professor associado do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O debate contará com a participação de Antonio Augusto Fidalgo Neto, pesquisador chefe do Instituto Senai de Inovação em Química Verde e Centro de Inovação Sesi, Arlene Gonçalvez Corrêa, professora titular do Departamento de Química da UFSCar, e Rafael Pedro Pellicciotta, gerente de estratégia, inovação & desenvolvimento de negócios da Braskem.
 
A programação científica será encerrada às 18h, com a conferência “Inteligência artificial e engenharias”, que será proferida por Roseli de Deus Lopes, professora associada do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EP-USP) e diretora da SBPC. A atividade será apresenta por Luiz Bevilacqua, professor emérito do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE-UFRJ).
 
O dia será encerrado com duas atrações musicais na SBPC Cultural, às 19h30. A primeira é a apresentação musical “Delírios da pandemia (The fool on the hill – Beatles), com a Filarmônica da UFRN e Mad Dogs. Em seguida a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Ceará (UFC) fará a apresentação musical “Sobral apresenta Sanfona Sentida”.
 
Todas as informações estão disponíveis no site http://ra.sbpcnet.org.br/72RA/
 
* Com informações da Assessoria de Comunicação da SBPC
 
 

4 - Colabore com a Pesquisa: Estudo da UFSCar coleta dados para entender efeitos do trabalho remoto

 
Uma pesquisa realizada pela equipe do Laboratório de Cinesiologia Clínica e Ocupacional (Laco) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) busca investigar os efeitos do trabalho remoto, o home office, sobre a atividade física, sintomas musculoesqueléticos e fatores psicossociais de trabalhadores administrativos, que permanecem muito tempo sentados fazendo o uso do computador.
 
O estudo conta com a participação do pós-doutorando Dechristian França Barbieri, do doutorando Luiz Augusto Brusaca e das graduandas Rafaela Veiga e Maria Paula Perruchi, sob supervisão da professora Ana Beatriz de Oliveira, do Departamento de Fisioterapia da UFSCar.
 
Para desenvolver a pesquisa estão sendo convidados trabalhadores administrativos com vínculo empregatício, em regime de home office, total ou parcial, que utilizam o computador como principal ferramenta de trabalho e permanecem na posição sentada por períodos diários maiores que seis horas.
 
O projeto do Laco tem como motivação entender se o trabalho remoto em decorrência da COVID-19 impacta de maneira expressiva a saúde dos trabalhadores administrativos. Os resultados servirão para orientar os profissionais da área da saúde a traçar estratégias de cuidado com os trabalhadores que estão em home office devido à pandemia do novo coronavírus.
 
A avaliação de atividade física será feita por questionário on-line e por medida direta com uso de sensores. A entrega dos sensores aos participantes seguirá todas as recomendações de biossegurança.
 
A participação é gratuita e os interessados devem entrar em contato pelo telefone (12) 99238-0821 (ligação ou WhatsApp) ou pelo e-mail projetomesaajustavel.ufscar@gmail.com
 
* Com informações da Fapesp e da Assessoria de Comunicação da UFSCar

Última atualização: 06/11/2020