1 - UFSJ divulga agenda de inscrições para pós em novembro

 
O calendário de inscrições para os programas de pós-graduação stricto sensu da Federal de São João del-Rei traz possibilidades em várias áreas do conhecimento, abertas ao longo de todo o mês de novembro.
 
A seguir, detalhamos essa agenda, para que você venha estudar na UFSJ!
 
Profiap
Uma das etapas de seleção para os interessados em cursar o Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede (Profiap) na UFSJ, a prova da Anpad, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, recebe inscrições até esta segunda-feira (9/11), neste link. Clique aqui para mais informações.
 
Ciência da Computação
O período de inscrição para as seis vagas de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação vai até 20 de novembro. As inscrições serão recebidas exclusivamente no e-mail inscricoes.ppgcc@ufsj.edu.br, como descrito em edital, para uma seleção em etapa única, com avaliação de currículo e do plano de curso. As linhas de pesquisa são: Otimização e inteligência computacional; Sistemas de informação; e Sistemas distribuídos e computação de alto desempenho.
 
Engenharia Mecânica
No período de 23 a 27 de novembro, é a vez de o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPMec) receber inscrições para 13 novos alunos de mestrado, que começam a estudar no primeiro quadrimestre letivo de 2021. A seleção será realizada em três etapas: prova on-line, avaliação do Currículo Lattes (com documentação comprobatória) e avaliação das cartas de recomendação. Mais informações no e-mail ppmec@ufsj.edu.br
 
Desenvolvimento, Planejamento e Território
Candidatos a uma das 15 vagas oferecidas pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Planejamento e Território (PGDPlat) têm prazo até 30 de novembro para se inscrever à seleção do mestrado. Documentos devem ser enviados para este link, que também disponibiliza outras informações. Em três etapas, a seleção prevê prova, entrevista e análise curricular, com resultado em 21 de dezembro. Os projetos podem ser inscritos nas linhas pesquisa Economia internacional e território e Desenvolvimento, sustentabilidade e território.
 
 

2 - Doutorando da UFSJ participa de livro sobre educação e tecnologias digitais

 
A UFSJ está presente no e-book gratuito Tecnologias digitais e escola: reflexões no projeto Aula Aberta durante a pandemia, lançado em outubro. Autor de um dos textos que integram a obra, o técnico administrativo Michel Montandon representa a Universidade na coletânea. Escrito por pesquisadores que são referências nacionais, o conteúdo promove uma análise sobre a Educação no novo contexto de ensino remoto e a distância gerado pela Covid-19, além de ideias práticas para serem adotadas por professores e demais interessados. Publicado em parceria com a Parábola Editorial, o livro é uma realização do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-MG) e pode ser baixado neste link
 
Licenciado para cursar doutorado em Estudos de Linguagens no Cefet-MG, Michel assina o capítulo Vídeo artesanal na educação: processos, produção e (bri)colagem. De acordo com o autor, a pandemia impôs uma realidade inesperada para professores, que precisaram desenvolver habilidades antes não exigidas, como a produção de conteúdo audiovisual. “Minha contribuição buscou apresentar possibilidades metodológicas para criação de vídeos em um ambiente restrito, como o ambiente doméstico. O objetivo foi ensinar que é possível construir um bom material de forma artesanal, utilizando equipamento precários, mas investindo em linguagem e poder de síntese, por exemplo.”
 
A coletânea
O livro é um desdobramento do projeto de extensão Aula Aberta do Cefet-MG, que oferecia palestras e bate-papos presenciais antes da pandemia. Depois da suspensão do calendário acadêmico, as atividades migraram para as redes sociais, promovendo um espaço de debate sobre Educação. Por meio de lives, pesquisadores de todo o Brasil debateram conteúdos que buscaram esclarecer dúvidas e diminuir as angústias de professores que viveram uma mudança na rotina e na maneira de ensinar.
 
Tecnologias digitais e escola traz parte das discussões promovidas pelo Aula Aberta. O leitor vai encontrar textos teóricos que tentam entender a atual realidade da educação brasileira no contexto da pandemia, assim como estudos que propõem atividades para serem desenvolvidas com o uso das ferramentas digitais.
 
Organizada pelas professoras Ana Elisa Ribeiro e Pollyana de Matos Vecchio (Cefet-MG), a coletânea reúne, além do artigo de Michel Montandon, textos de pesquisadores como Carla Coscarelli (UFMG), Vera Menezes (UFMG) e Clecio Bunzen Júnior (UFPE), entre outros.
 
 

3 - Imigrantes memórias: infância na Colônia e Palestra Itália

 
Além dos dois trabalhos apresentados pela UFSJ durante o X Seminário da Imigração Italiana de Minas Gerais, realizado de 6 a 10 de outubro, e noticiados neste site, outras duas pesquisas da Universidade fizeram parte da programação científica.
 
Na mesa que discutiu a influência italiana na difusão, organização e popularização dos esportes em Minas Gerais, o professor do Departamento de Ciências Sociais, Euclides Couto, apresentou a pesquisa Societá Sportiva Palestra Itália: sociabilidade, resistência étnica e integração social em BH (1921-1942).
 
De acordo com Euclides, o trabalho é um “recorte” de sua dissertação de mestrado em Ciências Sociais pela PUC-MG, na qual abordou a formação social dos principais clubes de Belo Horizonte, que são Atlético, América e Cruzeiro. A Societá Sportiva Palestra Itália foi um time fundado pelos imigrantes italianos em 1921 e que, em 1942, se transformou no atual Cruzeiro Esporte Clube. “Minha pesquisa investiga o período de sócio-gênese do futebol em BH e um grande mérito dela é a problematização sobre a questão da identidade cultural dos italianos na cidade”, explica.
 
José Teodoro
Já a mestranda em Educação pela UFSJ, Virgínia Aparecida Ambrosio, apresentou, por meio de pôster virtual, a pesquisa Fotografia e infância rural: a Colônia José Teodoro pela lente de João da Costa (São João del-Rei, 1960-1970). O trabalho foi desenvolvido sob a orientação da professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Christianni Morais.
 
Virgínia concebeu seu projeto a partir das fotografias feitas por seu avô, João da Costa, que morava na Colônia José Teodoro, na periferia de São João del-Rei. Com a câmera que ganhou num sorteio, esse descendente de imigrantes realizou uma série de fotos que retratam com sensibilidade as paisagens, o cotidiano e o modo de vida da sua colônia italiana às margens do Rio das Mortes, próxima à Fazenda do Pombal. “Meu avô fez inúmeras fotos, principalmente de crianças. É a partir das informações contidas nas fotos infantis, e com entrevistas dos retratados nas imagens, que estou escrevendo minha dissertação, discutindo questões como memória, infância e história da educação”, afirma.
 
 

4 - Seminário comemora 20 anos do Portal de Periódicos nesta quarta (11/11)

 
Nesta quarta-feira (11/11), o Portal de Periódicos completa 20 anos de apoio e dedicação à ciência brasileira. Para celebrar a data e debater sobre os desafios futuros, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) promoverá o IV Seminário do Portal de Periódicos.
 
O evento será on-line, transmitido pelo canal da Capes no YouTube, das 15h às 18h.
 

Última atualização: 09/11/2020