1 - Dibib divulga resultado de edital para compra de livros

 
A Divisão de Biblioteca da UFSJ (Dibib) informa que se encontra disponível, neste link, o resultado da apuração do Edital 001/2020, para compra de material bibliográfico para os cursos de graduação, pós-graduação e demais setores da Universidade.
 
O quantitativo foi baseado no Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação do MEC, de 2012, considerando, para bibliografia básica, um livro para cada cinco alunos, até o limite de 20 exemplares. Como bibliografia complementar, o critério foi de dois exemplares, preferencialmente em plataforma digital. Títulos disponíveis na Minha Biblioteca, e no formato Kindle, ficaram fora da relação. Normas técnicas, de acordo com a Dibib, serão contempladas em outro processo de assinatura.
 
 

2 - Quer devolver livros da Biblioteca, mas não sabe como?

 
Desde o início da pandemia, os prédios das bibliotecas da UFSJ estão fechados. Mas a devolução dos livros pode ser feita diretamente nas portarias dos campi Santo Antônio (CSA) e Dom Bosco (CDB), em São João del-Rei, e dos campi Centro-Oeste Dona Lindu (CCO), Alto Paraopeba (CAP) e Sete Lagoas (CSL).
 
A Divisão de Biblioteca recomenda que a devolução seja feita pessoalmente, nas portarias. No caso das portarias do CSA, CCO e CAP, já estão instaladas caixas para receber as devoluções.
 
É possível também enviar pelos Correios, porém a responsabilidade pela entrega é do usuário. Nesse caso, o remetente deve citar como destinatária a biblioteca do respectivo Campus, certificando-se de que o endereço esteja correto
 
A devolução deve ser comunicada por e-mail, para que os servidores do setor possam recolher os livros e regularizá-los no sistema. Todos os contatos e demais informações sobre as bibliotecas da UFSJ podem ser encontrados em www.dibib.ufsj.edu.br.
 
Vale ressaltar que a devolução, neste momento, não é obrigatória.
 
 

3 - III Ciclo de Debates do GPEALE discute Letramento Científico nesta quarta (11/11)

 
O Grupo de Pesquisa em Alfabetização, Linguagem e Decolonialidade (GPEALE) promove, nesta quarta-feira (11/11), o "III Ciclo de Debates: Insurgências na Pandemia" com uma discussão sobre Letramento Científico. A transmissão ocorre das 19h às 21h, neste link
 
Confira mais informações no fôlder de divulgação
 
O grupo é formado por 16 pesquisadores da UFSJ, da UFPE, da UPE, da UFRN e da UEMG. Para saber mais sobre o trabalho desenvolvido, acesse a página  do GPEALE no Facebook. 
 
 

4 - Pós em Ciências Agrárias convida para defesa de dissertação

 
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (PPGCA) convida para defesa de dissertação “Qualidade do tomate do tipo Grape em diferentes cultivos e uso de embalagem ativa na retenção de compostos bioativos e na atividade antioxidante”, do mestrando André Mesquita Rocha. 
 
Quando: 12 de novembro, às 9h, pelo Google Meet
Banca: professores doutores Lanamar de Almeida Carlos (orientadora/UFSJ), Caroline Liboreiro Paiva (UFMG) e Cíntia Nanci Kobori (UFSJ)
 
 

5 - Tire seu TCC do drive! Concurso premia trabalhos em Jornalismo de Educação

 
A Jeduca, Associação dos Jornalistas de Educação, em parceria com o Itaú Social, abriram edital para premiação de três melhores trabalhos de conclusão de curso (TCC) de graduação em Jornalismo para formandos em 2020, ou que tenham sido defendidos em 2018 e 2019. O objetivo é fomentar a produção de material jornalístico de qualidade sobre temas relevantes para a educação pública brasileira.
 
Podem concorrer trabalhos em diferentes formatos, como livro-reportagem, especial multimídia, programa de rádio, documentário e monografia. Originalidade, qualidade e relevância social serão os pilares para a avaliação. O primeiro lugar leva R$ 3 mil como prêmio, o segundo, R$ 2 mil, e o terceiro, R$ 1 mil.
 
Há tempo para pensar e adequar seu TCC às normas do concurso: as inscrições podem ser feitas até 31 de janeiro de 2021, neste site, que concentra também todas as informações do certame nacional. Vamos lá?
 
 

6 - I Semana de Pesquisa, Desenvolvimento CIentífico e Inovação começa no dia 23 de novembro

 
A Associação de Pós-Graduandos da Universidade Federal de Viçosa (UFV) realiza, de 23 a 27 de novembro, a I Semana de Pesquisa, Desenvolvimento Científico e Inovação. O evento será totalmente on-line e aberto, contando com emissão de certificado digital. 
 
Além das palestras que serão gratuitas, o evento contará com diversos minicursos, tendo como objetivo promover a troca de conhecimentos e ferramentas importantes na área acadêmica. 
 
De acordo com a programação, ocrrem duas palestras por dia, no período noturno, a partir das 19h, com os seguintes temas:
 
1º dia: "Síndrome do impostor: você não é uma farsa!" e "As minorias na ciência";
 
2º dia: "Pesquisa em época de pandemia" e "Divulgação científica: Por que é importante falar sobre ciência para a sociedade?";
 
3º dia: "Considerações sobre plágio acadêmico" e "Propriedade intelectual-proteção ao conhecimento";
 
4º dia: "Empreendedorismo na pós-graduação: é hora de tirar a pesquisa do papel" e "Gestão de carreira acadêmico-científico e profissional";
 
5º dia: "Fontes de recursos para a pesquisa: O papel da Funarbe na captação de recursos e apoio aos pesquisadores" e "Produção científica na UFV".
 
As inscrições para as palestras e minicursos podem ser feitas neste formulário
 
Os minicursos disponíveis são "Elaboração de artigos científicos", "Introdução ao LaTeX", "Revisão sistemática e metanálise", "Noções básicas de análises estatísticas em R" e "Noções básicas de delineamentos e arranjos experimentais". Informações sobre o valor de cada minicurso e o conteúdo podem ser obtidos neste link.
 
Mais informações sobre o evento podem ser encontradas no Instagram (@APGUFV) ou pelo e-mail apgufv@gmail.com

Última atualização: 11/11/2020