1 - Pós em Desenvolvimento, Planejamento e Território retifica edital de seleção de mestrado
O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Planejamento e Território (PGDPlat) divulgou
retificação do edital de seleção de novos alunos para mestrado. Agora, não haverá taxa de inscrição para participar do processo seletivo. São ofertadas até 15 vagas.
2 - Pós em Ciências Agrárias debate controle biológico de pragas em seminário
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (PPGCA) promove, nesta segunda-feira (16/11), o Seminário "Interações Mediadas por Compostos Orgânicos Voláteis e sua Aplicação no Controle Biológico de Pragas", com Cleverson Fraga de Oliveira.
3 - Pós em Engenharia Elétrica convida para defesa de dissertação
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (UFSJ/Cefet-MG) convida a comunidade acadêmica para a defesa da dissertação "DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA DE BIOFEEDBACK ELETROMIOGRÁFICO PARA ANÁLISE DE FADIGA MUSCULAR", do mestrando Leandro da Conceição Medeiros.
Banca: professores doutores Erivelton Geraldo Nepomuceno (orientador/UFSJ), Eduardo Bento Pereira (coorientador/UFSJ), Valter Júnior de Souza Leite (Cefet-MG) e Liliana Fajardo Oliveira (FCMS/JF).
4 - Novo prazo para resultado da chamada PPSUS
Atenção! Foi alterado o prazo para divulgação do resultado da chamada 03/2020 - Programa de pesquisa para o SUS: Gestão compartilhada em saúde – PPSUS MS/CNPQ/FAPEMIG/SES. As propostas aprovadas para contratação serão conhecidas até 16 de novembro, próxima segunda-feira.
O aviso que estabelece os novos prazos pode ser acessado
aqui.
A extensão do prazo foi necessária para que o Comitê Gestor do Programa finalize as considerações e a equipe da Fapemig realize os procedimentos necessários. Quando disponível, o resultado será publicado aqui, no site da Fundação.
Pesquisas para o SUS
Lançada em julho deste ano, a chamada 03/2020 prevê investimento da ordem de R$1,7 milhão. O objetivo é apoiar projetos de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação que promovam a formação e melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo, 145 propostas foram recebidas, oriundas de pesquisadores de todo o Estado.
* Com informações da Assessoria de Comunicação da Fapemig
5 - Repositório de áudios da SBPC Jovem e Família recebe materiais até 27 de novembro
Os áudios devem ter entre 2 e 5 minutos, estar em formato .mp3 e ser encaminhados por e-mail ao endereço radio@sbpcnet.org.br
O repositório de áudios da SBPC Jovem e Família, atividade da 72ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), recebe, até o dia 27 de novembro, materiais para o ciclo de dezembro do evento. Lançado no dia 10 de outubro, o projeto tem como objetivo a circulação de conteúdos relacionados à ciência, sobretudo em rádios comunitárias.
Atualmente, o repositório reúne 162 áudios, enviados por 32 iniciativas de todas as regiões do Brasil, e contempla públicos e temas variados. Os materiais são de uso livre para download e compartilhamento e podem ser acessados no endereço:
https://ra.sbpcnet.org.br/72RA/atividades/sbpc-jovem/radios/.
O próximo e último ciclo da 72ª Reunião Anual da SBPC começa no dia 1º de dezembro. Dúvidas sobre o repositório de áudios podem ser esclarecidas pelo e-mail
radio@sbpcnet.org.br.
Sobre a 72ª Reunião Anual da SBPC
Entre os dias 13 a 24 de julho, a SBPC realizou a primeira Mini Reunião Anual Virtual, com o objetivo de marcar a semana em que o evento originalmente ocorreria. O sucesso de público foi tão grande que a SBPC e a UFRN decidiram que seria oportuno estender o evento ao longo do segundo semestre. A 72ª Reunião Anual da SBPC é realizada inteiramente de forma virtual, entre os meses de setembro e dezembro de 2020.
SBPC Jovem e Família
A SBPC Jovem e Família reúne atrações para todas as idades. A programação, abertas a todos, inclui oficinas, visitas virtuais a museus de ciências e exibição de vídeos educativos sobre temas científicos, com o objetivo de estimular o contato do público geral com a ciência, com pesquisadores e com seus experimentos.
* Com informações da Assessoria de Comunicação da SBPC
6 - Final brasileira do Famelab 2020 será transmitida pela TV Cultura
Lançado em 2005 pelo Festival de Ciência de Cheltenham, na Inglaterra, o
FameLab é realizado em 32 países e, é considerada hoje, uma das maiores competições de comunicação científica do mundo. A final nacional da competição de 2020 será transmitida pela primeira vez em rede nacional, pela TV Cultura, no dia 15 de novembro (domingo), às 15h, com apresentação de Marcelo Tas.
No Brasil, o FameLab é organizado pelo
British Council Brasil em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI); Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap); e Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp). A Fapemig apoia a iniciativa via Confap.
Para participar da competição, na primeira etapa pesquisadores de todas as regiões do Brasil, das áreas de Ciências da Vida ou Ciências Exatas, Tecnológicas e Engenharias, produziram um vídeo de três minutos apresentando um conceito científico ou tecnológico e seus impactos no cotidiano das pessoas.
Em 2020, a 4ª edição da competição no Brasil, teve 118 inscritos, e
30 foram selecionados para a semifinal. Antes de se apresentarem diante de um comitê avaliador e para convidados, receberam treinamentos em comunicação científica ministrados por Ronaldo Christofoletti, biólogo do Instituto do Mar (Imar) da Unifesp e especialista em comunicação científica; pela treinadora britânica Wendy Sadler, comunicadora e conferencista científica britânica da Cardiff University; e por Guilherme Defante Telles, vencedor do FameLab Brasil 2018. Em seguida, os 10 melhores trabalhos disputarão a final e a oportunidade de representar o Brasil no FameLab internacional.
Jurados da semifinal
- Felipe Castanhari, youtuber, conhecido por apresentar o canal Nostalgia. Atualmente, apresenta a série Mundo Mistério na Netflix.
- Arquimedes Belo Paiva, doutor em ciências sociais pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Brasília e coordenador do programa temático de divulgação científica do CNPq.
- Carla Tieppo, neurocientista, doutora em neurofarmacologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo.
- Simone Evaristo, bióloga citotecnologista no Instituto Nacional de Câncer do Ministério da Saúde.
Jurados da final
- Luiz Mello, diretor científico da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).
- Odir Dellagostin, presidente do CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa).
- Mariluce Moura, jornalista, criadora de uma das mais importantes revistas de divulgação científica brasileira, a Pesquisa Fapesp, que dirigiu entre os anos de 1999 e 2014.
- Regiane Relva Romano, assessora especial no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), professora-doutora na Fundação Getúlio Vargas e na Fundação Instituto de Administração (FIA/USP) e especialista em Inovação e Tecnologia.
* Com informações da Assessoria de Comunicação da Fapemig e do Confap
7 - Hub do BH-TEC oferece seu primeiro serviço inovador
O
Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), por meio do seu Hub de Inovação Multifuncional financiado pela Fapemig, oferece gratuitamente para as empresas privadas e públicas do ecossistema mineiro que atuam na área da Sustentabilidade um método de ponta visando auxilia-las no planejamento de mercado, produto, tecnologia e recursos de maneira integrada ao longo do tempo: o Roadmap de Inovação.
A metodologia foi desenvolvida pelos pesquisadores do
Institute for Manufacturing da Universidade de Cambridge no Reino Unido e possibilita a representação gráfica, na forma de um roadmap (mapa), da estratégia de uma organização. Assim, torna-se possível visualizar quais são os produtos/serviços que precisam ser desenvolvidos para atingir um determinado mercado, qual tecnologia e recursos necessários e quando devem estar disponíveis.
“Esta é a primeira prestação de serviço do Hub para empresas mineiras que têm atuação em Sustentabilidade. O BH-TEC entende esse tema como transversal, contemplando as dimensões ambiental, econômica e social, e foi escolhido por ser o drive de uma Área de Inovação, direcionamento estratégico do Parque tecnológico. Acreditamos que, por meio do roadmap, as organizações têm insumo para tornarem-se mais inovadoras e sustentáveis, e o ecossistema mineiro mais competitivo”, avalia o CEO do BH-TEC, Marco Crocco.
Como participar?
Podem participar do Roadmap de Inovação startups, empresas públicas e privadas de qualquer porte, observados os critérios apresentados na Chamada Pública 01/2020 – disponível no
www.bhtec.org.br. O período de inscrição é de 3 a 13 de novembro.
Serão selecionadas até cinco instituições que vão trabalhar em parceria com a equipe do IEBT Inovação – responsável pelo método.
Como resultado final, as organizações selecionadas têm um plano de ação a partir das dimensões de Mercado, Produto, Tecnologia e Recursos na linha do tempo presente, curto, médio e longo prazo.
* Com informações da Assessoria de Comunicação da Fapemig e do BH-TEC
Última atualização: 13/11/2020