1- Curso de Medicina do Dom Bosco inicia eleições para coordenação e colegiado

As inscrições para Coordenador, Vice-Coordenador e Membros do Colegiado do Curso de Medicina Campus Dom Bosco estão abertas de 17 a 19 de novembro. Os interessados devem encaminhar cópia digitalizada de declaração escrita e assinada para o e-mail secretariacmedi@ufsj.edu.br
 
Os candidatos a Coordenador e Vice-coordenador devem ser docentes integrantes do quadro da carreira do magistério superior da UFSJ, em exercício, e estarem lotados no Departamento do Curso de Medicina (DEMED). Também é considerado que a graduação do professor, preferencialmente, tenha pertinência com a área do Curso de Medicina. As informações completas estão disponíveis neste link
 
Já a eleição para membros do Colegiado do Curso irá preencher três vagas disponíveis para docentes integrantes da Carreira do Magistério Superior alocados no Departamento de Medicina (DEMED) e nos Departamentos de Ciências Naturais e de Psicologia. Também é necessário que estejam ministrando aulas no Curso de Medicina no semestre letivo atual ou que a tenham ministrado no semestre letivo anterior. O edital com todas as orientações pode ser acessado aqui.
 

2 - Lista preliminar de inscritos para Exame Nacional de Acesso do Profnit será divulgada nesta terça (17/11)

A Comissão Acadêmica Nacional do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit) divulga, nesta terça-feira (17), a lista preliminar de inscritos para o Exame Nacional de Acesso (ENA 2021). A prova ocorrerá em 5 de dezembro.
 
Ao todo, são oferecidas 467 vagas, sendo 351 vagas abertas/sem reservas, 65 vagas para ações afirmativas, 47 vagas para servidores, além de quatro vagas adicionais. Somente no ponto focal da UFSJ, são oferecidas 15 vagas. O Exame consiste em duas etapas: Prova Nacional e Análise Curricular. Na UFSJ, são ofertadas 15 vagas, sendo 10 de ampla concorrência e cinco destinadas a servidores. Podem concorrer portadores de diploma de qualquer curso de nível superior.
 
O curso tem como objetivo a formação de recursos humanos já engajados ou dispostos a atuar nas competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) determinadas por Lei e dos Ambientes Promotores de Inovação nos diversos setores acadêmicos, empresarial, governamental, organizações sociais, entre outros.
 
O Profnit é um curso gratuito, presencial, com duração máxima de 24 meses e é coordenado pelo Conselho Gestor (CG) e pela Comissão Acadêmica Nacional (CAN), que estão sob responsabilidade da Diretoria do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec) e do Ponto Focal Sede, a Universidade Federal de Alagoas.
 
Um total de 32 Pontos Focais integram a Rede Nacional do Profnit, distribuídos por 21 estados mais o Distrito Federal. Os Pontos Focais são responsáveis, por intermédio das respectivas Comissões Acadêmicas Institucionais (CAI), sediadas em cada Ponto Focal, por toda a gestão local do Profinit, observando a disciplina acadêmica nacional e do ponto focal, desenvolvendo atividades desde a organização local dos processos seletivos até à divulgação de regras e procedimentos para o ingresso/matrícula. A seleção será realizada em caráter nacional, mas com competição entre candidatos restrita ao âmbito do Ponto Focal escolhido. 
 

3 - Abertas inscrições para minicurso de LaTeX

O ramo estudantil IEEE da UFSJ, em parceria com o Grupo de Alta Tensão e Coordenação de Isolamento (GATCI), convida todos para participar do minicurso de LaTeX. 
O evento será realizado no dia 20/11 às 18 horas, com foco em construção de apresentações.
 
Para realizar as inscrições e obter mais informações, clique aqui.
 

4 - Ciclo de Palestras - Patrimônio Construído e Função Social da Propriedade começa no próximo sábado (21/11) 

O curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSJ promove, a partir deste sábado (21), o Ciclo de Palestras - Patrimônio Construído e Função Social da Propriedade. A Universidade é representada pela professora Clarissa Campos que realiza o evento em conjunto com o coletivo Kasa Invisível, que atualmente pleiteia o direito de uso de três edificações no estilo Art Déco no centro de Belo Horizonte.
 
Com o objetivo de promover ações educativas e discussões acerca do tema, os encontros serão focados em diversos assuntos como: 1. Função Social da Propriedade e Coletivização do Patrimônio Construído; 2. Legislação Urbanística, Patrimonial e Procedimentos de Aprovação de Projetos de Restauro; 3. Projetos e Obras de Restauro: Limites e Possibilidades; 4. Formas de Financiamento e Subsídio a Obras de Restauro.
 
Aos interessados, as inscrições podem ser feitas aqui. O link da transmissão será liberado e divulgado no dia do evento.
 
Agenda:
Novembro | 2020 (CONFIRMADO)
21/11 - Função Social da Propriedade e Coletivização do Patrimônio Construído
Palestrantes:
Tiago Castelo Branco
Izabela Galera
Philippe Urvoy
 
28/11 - Projetos e Obras de Restauro: Limites e Possibilidades
Palestrantes:
Larissa Camilo
Priscila Musa (conf)
Liziane Mangili
 
Fevereiro | 2021 (PREVISÃO - a confirmar)
06/02 - Legislação Urbanística, Patrimonial e Procedimentos de Aprovação de Projetos de Restauro
13/02 - Formas de Financiamento e Subsídio a Obras de Restauro
 

5 - SAE Brasil discute a mobilidade do futuro na próxima segunda (23/11)

A Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil) promove, na próxima segunda-feira (23/11), o "Bate Papo com a Mobilidade do Futuro". O evento conta com a participação del profissionais de referência no mercado da mobilidade que irão compartilhar um pouco de sua jornada estudantil e no mercado de trabalho, com objetivo de inspirar a carreira dos jovens na área. O Bate-papo será realizado das 18h às 19h, no Youtube (https://www.youtube.com/user/canalsaebrasil).
 
Mais informações no site e no Facebook da SAE Brasil.

Última atualização: 17/11/2020