1 - Resolução do Consu inicia Processo Estatuinte na UFSJ

Reunido na segunda, 9, o Conselho Universitário da UFSJ (Consu) aprovou a resolução 22/2020, que estabelece os procedimentos para instauração do Processo Estatuinte, o conjunto de ações visando à elaboração do novo Estatuto da UFSJ. Em sua maior parte, a resolução traz o regulamento do referido processo, que acontecerá com a participação democrática dos três segmentos da comunidade universitária e de membros da comunidade externa.
 
A resolução prevê que o Processo Estatuinte seja conduzido por duas comissões: o Comitê Organizador do Processo Estatuinte (Cope) e a Comissão Estatuinte (CE). O Cope se responsabilizará, por exemplo, por iniciar a divulgação do Processo Estatuinte, atuando como instância de recurso das decisões da Comissão Estatuinte.
 
O Comitê terá a seguinte composição, sendo sempre um titular e um suplente: docente, técnico, estudante, escolhidos por aqueles que representam a categoria no Conselho Universitário. Além disso, o Cope terá mais dois representantes (titular e suplente) de cada segmento, indicados por meio de votação entre seus pares.
 
A Comissão Estatuinte (CE) tem, entre suas atribuições principais, a de executar a metodologia deliberativa, e elaborar a minuta do Estatuto, que será submetida ao Consu. Essa Comissão será formada por 49 delegados estatuintes eleitos: 15 docentes, 15 técnicos-administrativos, 15 estudantes e quatro membros da comunidade externa.
 
Segundo a relatora do processo no Consu, a vice-reitora Rosy Ribeiro, as regras constantes da Resolução nº 22 foram elaboradas a partir do trabalho da comissão nomeada para estudar as normas de funcionamento da reforma administrativa e acadêmica da UFSJ. Presidido por Rosy, o grupo reuniu também o técnico-administrativo Lucas Resende Aarão, a professora Maria Clara Oliveira Santos e o estudante Lucas Fernandes Lopes.
 
Cronograma
 
Segundo o cronograma geral de atividades do Processo Estatuinte, que consta no Anexo I da Resolução, as inscrições de membros para o Cope deverão ocorrer nos próximos 20 dias, contados a partir da data da aprovação no Consu. O processo de escolha estará a cargo da Comissão Eleitoral da UFSJ.
 
Segundo o voto da relatora, a última alteração no atual estatuto da UFSJ ocorreu em 2011. Entretanto, segundo Rosy, partes da estrutura organizacional da UFSJ não constam nessa atual versão, caso da direção de Centro, campi fora de sede, Assessoria para Assuntos Internacionais, entre outras.
 
Ainda de acordo com o parecer da relatora, “muito há o que ser revisto para tornar a UFSJ uma instituição que funcione mais adequadamente nos tempos que ora se descortinam.” Assim, a professora Rosy propôs que o Regimento Geral seja também estudado e revisto, assim que o Estatuto seja votado e aprovado.
 
Além de ser uma necessidade “já percebida” pela comunidade acadêmica, a relatora destacou que “a revisão de processos e a reestruturação da gestão acadêmica e administrativa para que possam responder às atuais demandas institucionais” estão entre os principais propósitos da gestão 2020-2024.
 
A resolução completa, com o cronograma para participação no Processo Estatuinte, foi publicada no dia 16, na página da Secretaria dos Órgãos Colegiados Superiores, neste link.
 

2 - Portaria prorroga prazos do Calendário de Planejamento de Compras da UFSJ

A Reitoria da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) lançou a Portaria nº 489, que prorroga os prazos do Calendário de Planejamento de Compras da UFSJ, de acordo com o disposto abaixo:
 
De 17/11 até 23/11 - Período para solicitação de cadastramento de novos materiais no Sipac junto ao Setor de Almoxarifado da sede.
De 17/11 até 30/11  - Cadastramento de Requisição de Compra para material de consumo.
 
Confira a portaria na íntegra.
 

3 - Zootecnia discute soro de equinos como tratamento para Covid-19

O Departamento de Zootecnia da UFSJ (Dzoo) promove, numa ação do Grupo de Estudos em Equideocultura Trem Que Marcha, a live Soro de equinos para tratamento da Covid-19, com o médico veterinário Luis Eduardo Cunha. O evento acontece nesta quinta, 19, às 20h, com transmissão pelo Instagram, sendo posteriormente disponibilizado nas redes sociais do Grupo.
 
A live tem como objetivo discutir as possibilidades terapêuticas e clínicas de um possível soro hiperimune para tratamento da Covid-19, a partir do plasma de equinos, linha de pesquisa que vem sendo explorada por cientistas brasileiros em diversas instituições. O convidado da noite, Luis Eduardo Cunha, é especialista em Microbiologia Médica e Comunicação em Saúde, membro da Academia de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro e servidor do Instituto Vital Brazil.
 
O Trem Que Marcha tem realizado uma série de lives como forma de manter contato com seus estudantes. “Foi um pedido dos integrantes do Grupo, para motivar seus novos e antigos antigos membros”, conta a coordenadora Raquel Moreira, docente da Zootecnia.
 
O grupo
 
O Trem Que Marcha é um grupo de estudos voltado à área de equideocultura que, desde 2012, vem promovendo eventos e pesquisas que contribuem para a difusão de conhecimentos na área.
 

4 - Observatório da Saúde Coletiva promove seminário nesta segunda (23/11)

Durante os dias 23, 24 e 25 de novembro de 2020, acontecerá o I Seminário online do Observatório da Saúde Coletiva - Saúde e Solidariedade: Aprendizados em rede em tempos de pandemia. Serão discutidos temas como a defesa do SUS e das Universidades públicas, a importância das ações solidárias, os desafios da educação permanente, a desigualdade e os corpos de risco em situações de pandemia. Além das discussões, o evento irá contar com apresentações artísticas e atividades de autocuidado.
 
Diante da emergência de saúde pública global, causada pelo novo coronavírus, a Universidade Federal de São João del Rei buscou realizar ações voltadas para o enfrentamento desse problema. Assim, surgiu o Observatório de Saúde Coletiva (OBESC), uma iniciativa dos docentes e discentes do Núcleo de Pesquisa em Saúde Coletiva (NESC) da UFSJ e do Observatório Urbano de São João del Rei, que reúne uma abordagem interdisciplinar sobre a COVID-19 na cidade e região.
 
O evento é gratuito, conta com certificados e é acessível para pessoas surdas e com diferença funcional auditiva. Aos interessados, basta se inscrever clicando aqui.
 
Para mais informações, acesse o Instagram do Observatório da Saúde Coletiva
 

5 - Inscrições para pós em Ciência da Computação até dia 20

O período de inscrição para as seis vagas de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação se encerra nesta sexta, 20. Em etapa única, com avaliação de currículo e do plano de curso, o processo seletivo está detalhado no edital, recebendo inscrições exclusivamente por e-mail. As linhas de pesquisa são: Otimização e inteligência computacional; Sistemas de informação; e Sistemas distribuídos e computação de alto desempenho.
 

6 - Defesa de dissertação da Pós em Física e Química de Materiais

O Programa de Pós-Graduação em Física e Química de Materiais (FQMat) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) convida a todos para a defesa de dissertação DESENVOLVIMENTO DE SENSOR ELETROQUÍMICO À BASE DE NANOTUBOS DE CARBONO E NANOPARTÍCULAS METÁLICAS VISANDO A DETERMINAÇÃO DE COMPOSTOS ORGANOFOSFORADOS POR MEIO DE UM SISTEMA DE ANÁLISE POR INJEÇÃO EM BATELADA (BIA), da mestranda Laís Sales Porto.
 
Quando: 20 de novembro, às 13:30, pelo Google Meet.  
Banca examinadora: professores doutores Arnaldo César Pereira (Presidente), Wallans Torres Pio dos Santos (UFVJM), Luiz Gustavo de Lima Guimarães (DCNAT/UFSJ), Lucas Franco Ferreira (UFVJM) - suplente - e Keyller Bastos Borges (DCNAT/UFSJ) - suplente.
 

7 - Instituto Serrapilheira lança chamada pública de apoio à Ciência

As inscrições para a 4ª Chamada Pública de Apoio à Ciência do Instituto Serrapilheira vão até 20 de dezembro. O novo edital disponibiliza até 12 grants de R$ 200 mil a R$ 700 mil para jovens cientistas formados em Ciências Naturais, Ciência da Computação e Matemática. Os projetos devem ser originais, ainda que envolvam estratégias de risco. São bem-vindas propostas que questionem o conhecimento científico atual, abram novas perspectivas de avanço ou aprofundem o conhecimento de uma área específica. O foco é a ciência básica, não aplicada.
 
Os candidatos devem ter recebido grau de doutor entre 1º de janeiro de 2013 e 31 de dezembro de 2018, condição estendida em até dois anos para mulheres com filhos. Nessa fase, devem enviar uma pré-proposta, que será avaliada pelos revisores, segundo os critérios e etapas do processo seletivo descritos no edital. Os selecionados serão chamados para submeterem a proposta completa aos avaliadores, defendida em entrevista na etapa final.
 
A pré-proposta deverá incluir: currículo (conforme modelo internacional), produção científica, resumo da pesquisa e respostas a cinco perguntas específicas. Como produção científica, os candidatos indicarão pelo menos dois artigos em que foram autores principais, justificando porque consideram tais artigos de impacto, com base no seu conteúdo e contribuição intelectual, ou seja: seu efeito em questionar, avançar ou aprofundar o conhecimento no campo.
 
Após selecionados, os cientistas também poderão concorrer, de forma voluntária, a recursos extras para serem investidos exclusivamente na integração e formação de pessoas de grupos sub-representados em suas equipes. O valor do bônus vai variar de 10% a 100% do grant recebido.

Última atualização: 18/11/2020