1 - UFSJ recebe respiradores da Eslováquia para estudo clínico

A Universidade Federal de São João del-Rei recebe na próxima terça-feira, 24, dois aparelhos respiradores desenvolvidos pela Universidade de Comenius da Brastilava, a maior da Eslováquia. A entrega acontece às 14h, no auditório da Biblioteca, no Campus Santo Antônio, com todo o protocolo de segurança relativo à Covid-19. Por isso, o evento estará restrito a poucos convidados, dentre os quais o cônsul da Eslováquia no Brasil e os professores do Departamento de Medicina/Campus Dom Bosco (Demed/CDB), Alexandre Nunes e Américo Calzavara Neto.
 
Segundo a vice-reitora, Rosy Maciel, os respiradores fazem parte de um ensaio clínico da Universidade eslovaca que será conduzido junto com pesquisadores da Federal de São João del-Rei que também trabalham no Hospital das Mercês, do qual a UFSJ faz parte do Conselho Administrativo. Os aparelhos, produzidos a baixo custo, estão na última fase de testes em humanos.
 

2 - Pós em Enfermagem na Atenção Básica/Saúde da Família convida para defesa de trabalho de conclusão

O Programa de Pós-Graduação Lato Sensu Residência em Enfermagem na Atenção Básica/Saúde da Família (RESENF), Campus Centro Oeste Dona Lindu, convida a comunidade acadêmica para a defesa de trabalho de conclusão Cuidados Paliativos na Atenção Primária à Saúde: Desafios e Perspectivas da Enfermagem, da pós-graduanda Roberta Cristina de Melo Silva.
 
Quando: 02 de dezembro, às 14h, via Google Meet
Banca examinadora: professores doutores Patrícia Peres de Oliveira, Thalyta Cristina Mansano Schlosser e Juliano Teixeira Moraes.
 

3 - UFSJ conquista prêmio internacional pelo Flagship

O American Council, por meio do American Council on the Teaching of Foreign Languages (ACTFL), concedeu à UFSJ o ACTFL Global Engagement Initiative Award, prêmio que busca reconhecer experiências inovadoras de ensino/aprendizagem de línguas que envolvem uma vasta gama de experiências de engajamento cultural, para a construção de um currículo linguístico que ultrapasse a mera mobilidade acadêmica tradicional.
 
A UFSJ foi premiada pelas ações culturais desenvolvidas no âmbito do Programa Flagship de Português, principalmente o curso de verão on-line que permitiu aos intercambistas a imersão em diferentes aspectos da cultura brasileira. “Foi exatamente nosso programa de verão (verão deles, inverno nosso) que nos garantiu o prêmio. Virtualmente, destacamos as festas juninas, as comidas e danças típicas, tão importantes para a cultura de nosso país”, afirma a assessora para Assuntos Internacionais da UFSJ, Liliane Sade. Na foto, intercambistas dançam quadrilha, cada um em sua casa, com sua família, na plataforma Zoom.
 
A cerimônia de premiação ocorreu no último sábado, dia 20, na convenção anual da ACTFL, entidade que reúne 13 mil membros, de 69 países diferentes. A UFSJ, juntamente com as universidades da Georgia (UGA) e do Texas-Austin, parceiras do Programa, concorreu, somente nos Estados Unidos, com projetos dos 50 estados americanos, e mais os do governo americano.
 

4 - Lições da pandemia: reflexões sobre a cidade que queremos

A pandemia do novo coronavírus escancarou as desigualdades socioespaciais no Brasil, evidenciando que a maioria dos problemas observados nas cidades brasileiras – disparidades em termos de infraestrutura, moradia, transporte público, renda e possibilidade de acesso a recursos –  não são uma novidade no país. 
 
Seremos um dia capazes de identificar a crise global ligada à Covid-19 na fisionomia das cidades? Ela deixará marcas nas nossas cidades? Ao longo da história, as cidades responderam às epidemias com inovação/ melhoria do espaço urbano – com saneamento e fornecimento de água, construção de parques e espaços abertos, melhores condições de transporte – ações frequentemente acompanhadas da recriação da cidade precária nas periferias. Que lições podemos extrair dessa pandemia? A atual crise da saúde permitirá que o urbanismo se reinvente? Buscaremos refletir sobre essas questões neste webinário.
 
Assessores convidados:
- Raquel Rolnik, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo;
- Roberto Andrés, Arquiteto Urbanista, professor da Universidade Federal de Minas Gerais;
- A mediação será feita por Daniela Abritta Cota, professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSJ e integrante do Observatório Urbano de São João del Rei.
 
Para acessar o sétimo webinário, clique aqui.
 
Sobre o CRUBS
 
O Curso de Realidade Urbana Brasileira e São Joanense (CRUBS) faz parte das atividades desenvolvidas pelo Observatório Urbano de São João del Rei, projeto indissociável de ensino, pesquisa e extensão aprovado no Edital 001/2019 – Reitoria.
Desenvolvido em 7 webinários, entre os meses de setembro e novembro de 2020, o curso discutiu a problemática urbana no Brasil e os desafios para superação das desigualdades nas cidades brasileiras. 
 
Aberto à comunidade externa e aos estudantes da UFSJ, 70 cursistas participaram das atividades. Todos os webinários, bem como a apresentação do CRUBS e do Observatório Urbano podem ser acessados no canal Observatório Urbano de São João del-Rei do Youtube.
 
Para mais informações, acesse o site e as redes sociais do CRUBS, Instagram e Facebook.
 
*Com informações do Observatório Urbano de São João del-Rei

Última atualização: 23/11/2020