1 - O I Seminário Consciência Negra em Pauta da UFSJ começa hoje, 27

O I Seminário Consciência Negra em Pauta da UFSJ inicia hoje, 27 de novembro, de 17h30 às 19h. Realizado pelo Centro Acadêmico de Comunicação Social, o evento discute sobre o panorama e as perspectivas da população negra brasileira na Academia e mercado de trabalho jornalístico. As atividades acontecem também neste sábado e domingo, 28 e 29. A programação completa está disponível no Instagram: https://instagram.com/cacosufsj?igshid=18i9kwolhelwe

A noite de hoje começa com uma palavra da coordenadora de curso de Comunicação Social, Filomena Bonfim. Em seguida, será promovida a mesa “Diálogos Educomunicativos e de Advocacy. Mulheres (Negras) Líderes em Educação”, com a professora Rosangela Malachias.

Às 18h15, acontece o debate sobre “Vivências e perspectivas da mulher negra no mercado de comunicação”, com a jornalista e egressa do curso Clara Fernandes.
 

2 - Inscrições para o 15° Concurso de Presépios se encerram no domingo, dia 29

As inscrições para o 15° Concurso de Presépios da UFSJ se encerram no domingo, dia 29.

Neste ano, devido à pandemia, o concurso será ONLINE. Os presépios serão avaliados pela Comissão de Julgamento e os 10 melhores irão à votação popular no Instagram do Centro Cultural da UFSJ: https://www.instagram.com/centroculturalufsj/

Para acessar o regulamento e outras informações, acesse: https://ufsj.edu.br/centrocultural/concurso_de_presepios.php
 

3 - Pplan convida os servidores a participar da segunda fase da pesquisa “Projetos Valores do Serviço Público”

A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (Pplan) da UFSJ convida os servidores da instituição a participar da segunda fase da pesquisa "Projeto Valores do Serviço Público", elaborada pela Controladoria Geral da União (CGU). Os interessados têm até a próxima segunda, 30 de novembro, para participar, respondendo o formulário de priorização dos Valores, disponível no link:  http://bit.ly/VaLoReS2

Para esclarecimento de dúvidas sobre o projeto, entre em contato pelo e-mail integridadepublica@cgu.gov.br ou pelo Whatsapp Institucional da Coordenação-Geral de Integridade Pública: https://wa.me/message/SVFDFW7IPIRVJ1

A participação de todos é fundamental para o projeto.
 

4 - André Baldoni é o novo pró-reitor de Pesquisa da UFSJ

O professor André de Oliveira Baldoni é o novo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Ele assume o cargo que era ocupado pelo professor Stênio Nunes Alves, que faleceu no início do mês, em decorrência de complicações da Covid-19. O pesquisador era coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFSJ, no Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO), em Divinópolis.

Ao assumir o cargo, Baldoni lamentou a morte do ex-pró-reitor, com quem mantinha, inclusive, uma parceria profissional. Ele lembrou que o último artigo publicado por ele foi em conjunto com Stênio. “Infelizmente, ele nem chegou a ver a publicação.” O artigo, intitulado Pacientes do componente especializado da assistência farmacêutica: qual a frequência e o perfil das potenciais interações medicamentosas?, está disponível neste link.

Por outro lado, o pesquisador afirmou estar otimista, mesmo com os novos desafios que vai enfrentar. "Vamos trabalhar para afirmar e ampliar o importante trabalho de pesquisa desenvolvido hoje pela UFSJ. Mesmo diante de tantos desafios e dificuldades que temos no atual contexto, acredito que seja possível avançarmos muito em relação à pesquisa na nossa instituição. O trabalho harmônico, planejado e articulado com a equipe e os diversos setores serão os principais aliados para superá-los.”

O novo pró-reitor lembra, ainda, que a própria história da UFSJ evidencia seu potencial para seguir avançando em relação à pesquisa. Como exemplos recentes, Baldoni cita a conquista do Prêmio Capes de Teses 2020; o fato de o professor Josefredo Rodriguez Pliego Júnior estar no ranking dos mais influentes cientistas no mundo; e o segundo lugar da UFSJ no cenário internacional, entre as universidades públicas do país, quando avaliado o impacto de pesquisas no período 2013-2018.

Em relação ao planejamento de trabalho, a proposta é começar com as demandas emergenciais e, sem seguida, organizar o planejamento para os próximos anos. “Devemos nos alinhar com o novo processo de avaliação multidimensional da Capes (que está em curso), com a Política Nacional de Pós-Graduação, com as demandas da comunidade acadêmica e da sociedade. Além de trabalharmos conectados às diretrizes e políticas de financiamento das agências de fomento nacionais e internacionais”, afirma. O objetivo é dar suporte à pesquisa e valorizar professores e estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade.

Currículo
Professor Adjunto da UFSJ (CCO). Graduado em Farmácia, modalidade Análises Clínicas, pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal, MG) em 2006. Mestrado (2010) e Doutorado (2013) na Universidade de São Paulo (USP), na área de Assistência Farmacêutica e Farmácia Clínica. Organizador das duas edições do livro Farmacoterapia: guia terapêutico de doenças mais prevalentes (2013 e 2017). Orientador de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFSJ. Coordenador do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Farmácia Clínica. Assessor técnico do Conselho Federal de Farmácia.

Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFSJ (2019-2020), membro da Sociedade Brasileira de Ciências Farmacêuticas, do Brazil Chapter - International Society for Pharmacoepidemiology (ISPE), do Grupo de Pesquisa Epidemiologia e Avaliação de Novas Tecnologias em Saúde. Membro do Grupo Brasileiro de Desprescrição. Foi membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UFSJ/CCO (2014 a 2017), da Comissão Assessora de Farmácia Clínica do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Minas Gerais, de 2016 a 2017, e da Comissão de Iniciação Científica da UFSJ (2015 - 2019). Coordenou o serviço de Farmácia Clínica do ambulatório universitário da UFSJ e do PET-Saúde/GraduaSUS (Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde). Atua na área de Farmacoterapia, Assistência Farmacêutica, Farmácia Clínica, Cuidado Farmacêutico, Farmacoepidemiologia, Geriatria.
 

5 - Capes comemora 20 anos do Portal de Periódicos

Assista!

  


Última atualização: 27/11/2020