1 - Começam hoje as inscrições para composição do Comitê Estatuinte

A Comissão Eleitoral da UFSJ comunica que estão abertas as inscrições para membros que vão compor o Comitê Organizador do Processo Estatuinte (Cope), de acordo com o referido na Resolução 022, do Conselho Universitário, de 9 de novembro de 2020.
 
De acordo com o Edital nº 004/2020, podem se candidatar servidores do quadro da UFSJ, docentes e técnicos-administrativos em exercício, e alunos de graduação e de pós-graduação, regularmente matriculados. O período de inscrição começa nesta segunda, 30, e se encerra às 17h do dia 2 de dezembro.
 
O Processo Estatuinte será conduzido por duas comissões: o Comitê Organizador do Processo Estatuinte (Cope) e a Comissão Estatuinte (CE). O primeiro terá a seguinte composição, sempre um titular e um suplente, totalizando seis vagas: docente, técnico, estudante, escolhidos por aqueles que representam a categoria no Conselho Universitário. As outras quatro vagas serão abertas a docentes e técnicos eleitos por seus pares, mediante inscrição.
 
A eleição está marcada para o dia 4, das 7h às 18h. Para votar, os eleitores devem acessar o endereço www.eleicoes.ufsj.edu.br, clicar em Edital 004/2020, e seguir as instruções da tela. O resultado final será divulgado dia 9 de dezembro, após as 17h, caso não haja recursos. Em cada uma das representações, o primeiro colocado assume a vaga de titular e o segundo, como suplente.
 
Clique aqui para mais informações, inclusive para consultar o cronograma geral desse processo eletivo.
 

2 - Inteligência artificial é tema de palestra

O projeto Aprendizado por Reforço: Engenharia e Estatística impulsionando a sociedade convida para a cerimônia de encerramento das atividades deste ano, marcada para o dia 1º de dezembro, terça, às 17h. Inteligência artificial e responsabilidade profissional é o tema da palestra que o professor Erivelton Geraldo Nepomuceno, organizador do evento, traz a debate, abordando os benefícios e desafios que a Inteligência Artificial proporciona à sociedade. “Levantarei a importante questão de que cada máquina, cada computador, cada robô, precisa ter um ser humano responsável por suas decisões”, explica.
 
A transmissão se dará no canal do projeto no YouTube, neste link específico, quando serão anunciadas também as equipes vencedoras dos Desafios de Programação. Acompanhe aqui as informações sobre o projeto e suas ações.
 

3 - PGDPlat: programa inscreve até hoje, 30

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Planejamento e Território da UFSJ (PGDPlat) encerra nesta segunda, 30, o prazo de inscrições para mestrado. São 15 vagas. A seleção prevê prova, entrevista e análise curricular, com resultado em 21 de dezembro. Os documentos devem ser enviados para este link, que também disponibiliza outras informações. Os projetos podem ser inscritos nas linhas de pesquisa Economia internacional e território; e Desenvolvimento, sustentabilidade e território.
 

4 - Evento avalia Sistema de Pós-Graduação

A Universidade Federal de Goiás (UFG) recebe, a partir desta segunda, 30, o II Colóquio de Avaliação do Sistema de Pós-Graduação, do qual participam gestores, docentes e alunos de todo o Brasil. O evento vai até a próxima sexta, 4, e pode ser acompanhado no canal da UFG no YouTube.
 
Entre os convidados, os presidentes da Capes, Benedito Aguiar, e do CNPq, Evaldo Vilela, que vão discutir a importância da formação nos cursos de mestrado e doutorado para o desenvolvimento científico, tecnológico e social do país. O Colóquio pretende também refletir sobre as mudanças pelas quais o sistema de pós-graduação passa atualmente, visando ao fomento e aperfeiçoamento da pesquisa nas universidades do país, tendo em vista as novas transformações econômicas, sociais, políticas e culturais que vêm impactando o meio universitário
 
A programação completa do II Colóquio pode ser lida aqui.
 

5 - 9º Congresso de Extensão prorroga inscrições

Extensionistas interessados em apresentar suas experiências no 9º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (9º CBEU) têm até hoje, 30 de novembro, para submeter (https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/caex/) resumo de trabalhos para as redes de conversa, uma das principais atividades da programação. Os trabalhos aprovados têm previsão para serem divulgados a partir de 9 de fevereiro de 2021.
 
Virtual e gratuito
 
A nona edição do CBEU será realizada nos dias 10 e 11 de março, com transmissão aberta pelas plataformas digitais. Além das redes de conversas, o evento contará com 21 mesas-redondas com temáticas diversas e específicas, lançamento e exposição de produtos de extensão universitária, além de atrações culturais que estarão integradas, em 2021, ao Festival de Verão da UFMG.
 
Em rede
 
Promovido pela Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Federal de Alfenas (Unifal), o 9º Congresso conta, pela primeira vez, conta com o apoio da rede de instituições de ensino superior federais e estaduais sediadas em Minas Gerais. A UFSJ é parceira na organização Congresso, sendo representada pelo professor Daniel Cortez, do Campus Centro-Oeste Dona Lindu, membro da Comissão de Extensão.
 
A cada dois anos, desde 2002, o Congresso de Extensão roda o país. O primeiro encontro ocorreu em 2002, na Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa. O último se realizou em 2018, em Natal (RN), e reuniu, segundo os organizadores, cerca de nove mil pessoas.
 
Acompanhe nas redes sociais:
 
www.instagram.com/extensaoufmg
www.facebook.com/extensaoufmg
www.youtube.com/extensaoufmgCanal
www.twitter.com/extensaoufmg
 

6 - Mestrado Nacional em Matemática abre inscrições

Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat). As inscrições podem ser feitas até as 17h do dia 18 de dezembro, neste link. A taxa para se inscrever é R$ 76,00.
 
São 1.400 vagas para ingresso em março de 2021, direcionadas a professores de Matemática que atuam na Educação Básica, preferencialmente no ensino público, que “busquem aprimoramento em sua formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua docência”, como aponta o edital.
 
O Profmat é um programa nacional de mestrado semipresencial na área de Matemática e surgiu por iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), junto à comunidade científica da área.
 

7 - Conheça os vídeos vencedores da Mostra As Ciências e a Pandemia de Covid-19

Um júri selecionado pela SBPC elegeu três vídeos – um curta, um média metragem e um vídeo de até um minuto, além de dedicar uma menção honrosa a uma produção, pela originalidade e criatividade. E o público votou nos seus 9 favoritos. A mostra contou com a participação de 58 vídeos, de instituições de todas as regiões do País.
 
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) tem o prazer de divulgar os vídeos vencedores da mostra As Ciências e a Pandemia de Covid-19. Um júri selecionado pela SBPC elegeu três vídeos – um curta, um média metragem e um vídeo de até um minuto – e dedicou uma menção honrosa a um média metragem. O público escolheu seus 9 favoritos por meio de curtidas na playlist da Mostra no YouTube (@SBPCnet).  Os vencedores participarão de sessões de apresentação e bate-papo na semana que encerra a 72ª Reunião Anual da SBPC, nos dias 3 e 4 de dezembro.
 
Promovida pela SBPC com o objetivo de estimular e ajudar a promover e difundir as iniciativas audiovisuais de divulgação e conscientização sobre a pandemia de coronavírus no Brasil, a mostra recebeu 58 vídeos – 10 vídeos de até um minuto, 39 curta metragens e 9 média metragens. Instituições de 14 estados da Federação, de todas as regiões do País, enviaram trabalhos que colaboraram com a disseminação de informações de qualidade sobre a covid-19 e seus impactos na sociedade. A playlist completa das produções recebidas estão disponíveis em uma playlist no canal da SBPC no YouTube (acesse aqui).
 
Um júri selecionado pela SBPC escolheu um vencedor em cada categoria e uma menção honrosa, todos com base em critérios como relevância científica, ineditismo, grau de utilidade pública, clareza do roteiro, criatividade e empatia com a audiência. Além do júri, o público também foi convidado a participar da votação e apontar seus favoritos clicando em “Gostei” no vídeo no YouTube. 
 
No total, os vídeos tiveram cerca de 25 mil visualizações e receberam mais de 7 mil curtidas.
 
A mostra é parte da SBPC Jovem, atividade da versão virtual e estendida da 72ª Reunião Anual da SBPC, realizada entre os meses de setembro e dezembro de 2020.
 
*Com informações de Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência
 

8 - Museu Regional de São João del-Rei realiza exposição virtual sobre o Largo Tamandaré

Em comemoração ao aniversário de 307 anos de São João del-Rei, o Museu Regional, a partir do dia 08 de dezembro, inaugura a mostra virtual Largo Tamandaré Metamorfoses.
 
A exposição é composta por mais de 30 fotos e outros materiais selecionados pela equipe do museu, além das imagens vencedoras do concurso de fotografia realizado durante o mês de novembro.
 
As imagens expostas, datadas entre as décadas de 1870 e 2010, pertencem ao acervo do museu, a outras instituições e arquivos públicos e também a coleções particulares. A mostra visa retratar a história, a relação da comunidade com o local e, principalmente, as mudanças arquitetônicas que a Praça Severiano de Resende passou ao longo das décadas.
 
Desde o início de 2020, devido às normas de segurança adotadas por conta da pandemia do novo Coronavírus, o Museu Regional migrou suas atividades para o meio digital e vem realizando eventos virtuais e gratuitos.
 
Relacionar o museu com seus arredores é importante para a consolidação para integrar e gerar maior interação do Museu com a comunidade local. Como enfatiza a diretora da instituição, Eliane Zanatta, “a praça do Largo Tamandaré é como se fosse parte da Casa do Comendador João Mourão, que hoje sedia o museu. O espaço valoriza a edificação em meio ao ambiente urbano, e esteve, está e estará presente nas funções de socialização.”
 
Dessa forma, outro propósito da mostra é representar a maneira como os moradores da cidade enxergam esse espaço. Eliane acredita que a exposição pode contribuir para esse novo olhar do público para a Praça Severiano de Resende. “A exposição pretende explorar os mais diversos ângulos relacionados à estética e à memória, trazendo novas perspectivas que muitas vezes passam despercebidas no dia a dia da própria comunidade”.
 
A mostra online pode ser acessada até o dia 08 de março de 2021, através do site do Museu Regional de São João del-Rei:
https://museuregionaldesaojoaodelrei.museus.gov.br/
 
Museu Regional de São João del-Rei
 
Aberto ao público em 1963, o Museu Regional de São João del-Rei é sediado em um casarão datado de meados do século XIX. A construção do imóvel partiu do desejo do Comendador João Antônio da Silva Mourão, poderoso comerciante são-joanense, em possuir um espaço para abrigar sua residência e também um comércio de secos e molhados. O sobrado passou pelas mãos de duas famílias, até ser vendido para uma empreiteira. Ele foi parcialmente demolido, desapropriado e restaurado. Das ruínas, veio a se tornar o Museu que hoje conta com um acervo arquivístico, bibliográfico, museológico, diversificado, datado entre o final do século XVIII e início do século XX, em sua maioria originária do estado de Minas Gerais. A maior parte da coleção é composta por obras de arte sacra, utensílios e mobiliários domésticos, imaginária, documentos e uma biblioteca especializada em arte, História e arquitetura.
 
*Com informações de Assessoria de Comunicação do Museu Regional de São João del-Rei.
 

9 - Abertas as inscrições para o primeiro Concurso Virtual de Marchinhas Carnavalescas de São João del Rei 2020

Promovido pela Associação de Bandas e Blocos Carnavalescos de São João del-Rei (ABBC Del Rei), o Concurso Virtual de Marchinhas Carnavalescas de São João del-Rei visa incentivar e premiar o trabalho de compositores que residam ou atuem na cidade há pelo menos 1 ano. O Concurso é um dos eventos realizados pela ABBC Del Rei como contrapartida ao benefício emergencial da Lei 14.017 de 2020 (Lei Aldir Blanc).
 
A cidade de São João del-Rei já foi reconhecida, num passado não muito distante, como um dos melhores carnavais do Brasil. Reconhecida como capital brasileira da cultura em 2007, é também conhecida como ''cidade da música'' e ''terra onde os sinos falam''. Em um território com tantos músicos e compositores, justifica-se a realização de um concurso de marchinhas que visa incentivar o trabalho de compositores locais.
 
Nesta primeira edição, o Concurso presta homenagem a Valdomiro Damázio Santiago, mais conhecido como Pistilim, no intuito de resgatar e preservar a memória deste compositor tão importante para a história do samba e do carnaval são-joanenses. O evento acontecerá de modo 100% virtual devido às medidas de proteção contra a COVID-19.
 
A inscrição vai até dia 11 de dezembro e é 100% online e gratuita. As 3 marchinhas melhor
classificadas pelo voto do Júri Popular receberão mais de R$ 2.000,00 em premiações. O regulamento e o formulário de inscrição estão disponíveis no Instagram @concursodemarchinhasjdr e também no site do Laboratório de Arte Pública
 
Em caso de dúvidas ou caso necessite de mais informações, entre em contato com o
concursodemarchinhasjdr@gmail.com ou através do Instagram do Concurso.
 
*Com informações de Concurso de Marchinhas SJDR

Última atualização: 30/11/2020