1 - Professor da UFSJ está entre os cientistas brasileiros mais influentes

O professor Josefredo Rodriguez Pliego Júnior, coordenador do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Química da UFSJ (PPGMQ), integra ranking internacional dos 100 mil cientistas mais influentes do mundo. A pesquisa avaliou 2.030 instituições científicas no Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Itália, Reino Unido, Holanda, Portugal e Japão. O país lidera a divulgação científica em suas instituições e centros de pesquisa, e é o que mais usa redes sociais para esse fim.
 
Contudo, o que faz um cientista ser considerado bem-sucedido? Segundo o estudo, realizado na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, a fórmula é simples: é mais influente aquele que, ao longo da carreira, é mais citado em artigos e estudos publicados em meios de referência. O ranking, que relaciona 600 cientistas brasileiros, foi publicado no Journal Plos Biology.
 
O levantamento utilizou dados da base Scopus, que atualizou a posição dos cientistas em dois rankings: o impacto do pesquisador ao longo da carreira; e o impacto em um único ano, nesse caso, 2019. Em ambos, foram utilizados o número de artigos e as citações feitas sobre as pesquisas como método de avaliação dos pesquisadores. No primeiro caso, os cientistas foram classificados em 22 campos científicos e 176 subcampos, e os dados ao longo da carreira foram atualizados até o final de 2019. Já o segundo ranking, considerou dados apenas de 2019.
 
Entre os 600 pesquisadores brasileiros mais influentes, figuram 47 nomes, vinculados a universidades e instituições de pesquisas de Minas Gerais. São 10 federais, ao lado da PUC-Minas, Fiocruz Minas e Fundação Ezequiel Dias (Funed). De acordo com o professor Paulo Beirão, presidente da Fapemig, a participação de cientistas mineiros no ranking ressalta como o Estado, historicamente, ocupa um lugar importante na produção científica internacional. “Nós temos pessoas que contribuem muito para o avanço do conhecimento no Estado. É importante sabermos usar esse capital intelectual, para que a sociedade valorize a ciência e a tecnologia como forma de enfrentar seus desafios”, avalia.
 
Patentes
 
Na UFSJ, o professor Pliego tem trabalhado com reações de fluoração de moléculas orgânicas usando KF como fonte de flúor, um sal pouco reativo. A pesquisa faz uso de cálculos de Mecânica Quântica de primeiros princípios para projetar os catalisadores capazes de promover a reação.
 
Este ano, a equipe de pesquisa coordenada pelo professor Pliego depositou duas patentes, em que o sistema catalítico projetado em computador foi testado experimentalmente pelo mestrando Samuel Silva, egresso do PPGMQ. “Foi excitante ver as predições de simulação computacional funcionando no laboratório. Já temos uma tecnologia totalmente funcional para fluoração de forma mais eficiente, desenvolvida aqui na UFSJ”, comemora o pesquisador.
 

2 - Vivências atravessadas pelo vírus é tema de congresso na UFSJ

A 4ª edição do Congresso Vertentes da Psicologia (Convep 2020), que tematiza vivências em tempos de pandemia, começa nesta segunda, 30, e vai até 11 de dezembro, com transmissão de palestras e mesas-redondas via YouTube. As oficinas se realizam pelo Google Meet, sendo os links enviados diretamente para os inscritos.
 
O Congresso, totalmente on-line e gratuito, é uma realização dos graduandos do curso de Psicologia da UFSJ, sob coordenação do professor Celso Tondim. Este ano, a proposta do evento é discutir criticamente como as vivências de grupos socialmente minoritários foram afetadas pela Covid-19. “Queremos democratizar a discussão do tema em uma tentativa de desinvisibilizar essas vivências, mostrar que elas existem e são o nosso foco”, escreve a comissão organizadora do Convep.
 
A programação traz oficinas artísticas e outras, diretamente voltadas à formação de psicólogos, com o objetivo de estender a importância do aspecto formativo prático, em todas suas dimensões, num momento extremo, que exige novas escutas para o processo terapêutico, que vem sendo mediado tecnologicamente. Essas dimensões abrangem morte, luto, perenidade, bem-viver, trabalho, ensino, violências, enlace, resistências. No sarau, informa o site do Congresso, “o tempo será de quem quiser se mostrar.”
 
Acompanhe o 4º Congresso Vertentes da Psicologia nas redes sociais.
Instagram: https://www.instagram.com/convep.ufsj/
Facebook: https://facebook.com/convep.ufsj     
 

3 - Defesa de dissertação do Programa de Pós-Graduação em Ecologia

A coordenadoria da Pós-graduação em Ecologia da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) convida a todos para a defesa de dissertação MONITORAMENTO DA BIODIVERSIDADE POR CÓDIGO DE BARRAS DE DNA: POTENCIAIS E LIMITAÇÕES COM OS FUNGOS LIQUENIZADOS DA ILHA KING GEORGE, ANTÁRTICA MARÍTIMA, do discente Bryan Augusto Azevedo Vieira de Resende.
 
Quando: 02 de dezembro, às 14h, pelo Google Meet.
Banca examinadora: professores doutores Juliano de Carvalho Cury, Natália Mossman Koch e Iara Freitas Lopes

Última atualização: 01/12/2020