1 - PROEX divulga resultado da Chamada do “PROGRAMA INSTITUCIONAL DE AUXÍLIO AO ENFRENTAMENTO À PANDEMIA COVID-19, SEUS IMPACTOS E EFEITOS (PIE-COVID-19) – ETAPA II''

Lançada pela Reitoria da UFSJ no dia 16/11, com o apoio da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX) e da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPE), a Chamada do “PROGRAMA INSTITUCIONAL DE AUXÍLIO AO ENFRENTAMENTO À PANDEMIA COVID-19, SEUS IMPACTOS E EFEITOS (PIE-COVID-19) – ETAPA II teve o resultado publicado no site.
 
Nesta segunda edição, 13 propostas foram aprovadas e 34 bolsas distribuídas. O início das atividades é a partir de 4 de janeiro e o término até 30 de junho de 2021. 
 
Desde o início da crise sanitária, o PIE-COVID-19 tem contribuído para o desenvolvimento de ações transversais e interdisciplinares no enfrentamento à pandemia da coronavírus, realizadas por servidores e discentes junto às comunidades em que a UFSJ está inserida. Nesta nova chamada de demanda estimulada, os proponentes poderiam optar por uma das 8 (oito) frentes de ação discriminadas no edital, para cadastrarem suas atividades em desenvolvimento ou a serem implementadas, seja no âmbito de projetos e programas vigentes e em execução ou proporem ações temporárias e emergenciais. 
 
O Setor de Extensão Universitária (SETEX) é a unidade administrativa de apoio às propostas aprovadas.
 
Para mais informações, é só acessar o endereço ou entrar em contato pelo e-mail setex@ufsj.edu.br
 

2 - Normas para solicitação do serviço de tradução e interpretação do par linguístico português/ LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais)

A Língua Brasileira de Sinais (Libras), língua oficial das comunidades de pessoas surdas brasileiras, tornou-se oficial em abril de 2002, por meio da Lei 10.436, e regulamentada pelo Decreto 5.626, em dezembro de 2005. Com a legislação, a presença de tradutores-intérpretes de Libras nas instituições públicas tornou-se obrigatória.
 
Atualmente, a UFSJ conta com 7 (sete) Tradutores e Intérpretes de Libras/ Português (Tilsp) - Técnicos Administrativos em Educação, lotados no Setor de Inclusão e Acessibilidade (SINAC).
 
Para que a solicitação do serviço de tradução/interpretação aconteça de forma a otimizar o trabalho dos profissionais e assegure ao solicitante que a tradução/ interpretação seja realizada com qualidade, é preciso observar os seguintes critérios no momento da solicitação:
 
Quem deverá fazer a solicitação do TILSP:
 
a)    Coordenação de curso ou professor responsável pela disciplina (em casos de cursos de graduação e pós-graduação da UFSJ);
b)    Responsável pela coordenação de ações de ensino, de pesquisa e de extensão, com a participação prevista do público surdo;
c)    Responsável pela organização de eventos (a UFSJ deve constar como organizadora ou apoiadora do evento);
d)    Responsável pela ministração de cursos, minicursos, oficinas e afins, com vinculação direta a atuação da UFSJ;
e)    Unidade da UFSJ responsável pela produção de materiais audiovisuais, ficando a mesma, preferencialmente, responsável pela edição;
f)     Unidade responsável pela publicação de conteúdo no sítio da UFSJ ou em outros meios vinculados à instituição, ficando a mesma, preferencialmente, responsável pela edição.
 
Destaca-se que não é responsabilidade do(a) surdo(a), público a ser atendido, fazer a solicitação de TILSP junto ao SINAC, embora ele possa enviar a solicitação, se assim desejar, aplicando-se as condições abaixo:
 
A solicitação deverá ser feita com, no mínimo, 05 (cinco) dias úteis de antecedência, para atendimentos durante o período de vigência do calendário acadêmico da UFSJ (ensino presencial, a distância ou remoto). Casos excepcionais devem ser devidamente justificados e serão avaliados de acordo com a disponibilidade dos profissionais.
 
3.    Solicitações para períodos de recesso previstos no calendário acadêmico serão atendidos se houver profissionais disponíveis, pois esses períodos, frequentemente, coincidem com as férias dos profissionais.
 
 
4.    As solicitações para a atuação de tradutores intérpretes de Libras em dias não úteis (sábado, domingo e feriados) deverão ser encaminhadas com 20 dias úteis de antecedência, juntamente com uma justificativa da necessidade do evento/ demanda ser em tais dias. O Sinac irá verificar a disponibilidade de profissionais disponíveis na data e hora solicitada, e abrirá um processo para Autorização Prévia para Execução de Serviço, em conformidade com os artigos 73 e 74 da Lei 8.112/1990), que deverá ser assinado pela Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas e pelo Reitor.
 
O(a) solicitante se responsabilizará por fornecer todos os dados necessários: data, local, horário, tipo de serviço, programação, quantidade de surdos a serem atendidos, site ou link do evento. Em caso de palestras, conferências e similares, enviar o e-mail, o telefone e o currículo dos palestrantes, a fim de que os tradutores-intérpretes tenham acesso à linha de pesquisa dos mesmos e à temática do evento e, assim, possam conhecer e estudar o assunto a ser traduzido, com antecedência.
 
Em interpretações de aulas, palestras, cursos, eventos ou em qualquer outra atividade, que demande um conhecimento técnico, em qualquer grau, é obrigatoriamente necessário que o material a ser utilizado seja   compartilhado com os profissionais intérpretes com, no mínimo, 48 horas de antecedência do evento.
 
O professor ou responsável pela atividade deve, também, reservar um momento antes do evento para conversar com os profissionais e verificar as demais adaptações físicas ou pedagógicas necessárias para que o serviço de interpretação ocorra.
 
Para acessar o formulário, clique aqui.
 

3 - UFSJ promove mesas sobre relações étnico-raciais e política de cotas

A Comissão de Heteroidentificação da UFSJ promove duas mesas-redondas nos próximos dias, levantando o debate sobre as relações étnico-raciais e suas heranças e, ainda, sobre a política de cotas. O evento é virtual e tem o apoio do Laboratório de Imagem e Som do Departamento de Ciências Sociais (LIS/Decis) e do DCE.
 
A primeira delas, na quinta-feira, 17, às 19h, aborda o tema “A política de cotas e suas complexidades”, recebendo como convidados os professores Rogério Antônio Picoli, do Departamento de Filosofia e Métodos, e Cláudio Márcio do Carmo, do Departamento de Letras, Artes e Cultura. A mediação será do técnico administrativo Vítor Domingos dos Santos, presidente da Comissão.
 
A segunda mesa acontece no dia seguinte, no mesmo horário, intitulada “As relações étnico-raciais e suas heranças”. Os convidados são os professores Manuel Jauará, do Departamento de Ciências Sociais, e Ivan Pimentel, do Departamento de Geociências. O mediador será o estudante de Teatro Rodolfo Rodrigues, representante do DCE na Comissão. 
 
Antes disso, na quarta-feira, 16 de dezembro, às 19h30, o DCE e os sindicatos dos técnicos (Sinds UFSJ) e dos professores (AD UFSJ) promovem a mesa "Racismo estrutural na UFSJ e a necessidade de espaços de enfrentamento". Participam, além de Rodolfo e Vítor, o estudante Lucas Ferreira da Silva.
 
As mesas redondas propostas nesse momento, de acordo com Vítor, devem trazer para a comunidade acadêmica da UFSJ e a comunidade em geral o conhecimento sobre “esse importante trabalho realizado na busca por uma sociedade mais justa e igualitária, em que o acesso à Universidade é um fator de transformação da sociedade e de quebra do racismo estrutural que permeia nossas relações cotidianas”.
 
Cotas nas instituições de ensino
 
A partir da promulgação da lei nº 12.711/2012, estabeleceu-se que as instituições aplicassem pelo menos 12,5% das vagas para cotas raciais, chegando a 50% em quatro anos. A UFSJ aderiu aos 50% das vagas para as cotas já no primeiro ano.
 
Inicialmente, o procedimento para ingresso pelas cotas previa que a autodeclaração como preto/pardo suficiente para o candidato ser considerado apto a concorrer às vagas dos cotistas, explica Vítor. Com o passar dos anos, entretanto, utilizar apenas a autoidentificação passou a ser questionável, uma vez que foram constatados usos indevidos das cotas ou até mesmo fraudes. Na UFSJ, a heteroidentificação passou a ser prevista como critério complementar da autoidentificação para candidatos às cotas raciais na UFSJ a partir do edital Sisu 2018-2.
 
O presidente da comissão explica que a heteroidentificação é importante porque “o racismo no Brasil recai sobre pessoas com um conjunto específico de características fenotípicas, ou seja, o racismo no Brasil é ‘de marca’, afetando os corpos notadamente e socialmente negros, e não necessariamente pela ascendência negra”.
 
A Comissão de Heteroidentificação da UFSJ foi criada pela Portaria nº 356/2019, com o objetivo de verificar a autodeclaração dos candidatos declarados pretos e pardos nos processos de admissão aos cursos de graduação da UFSJ. Atualmente é composta por 15 membros titulares, sendo 11 docentes, três técnicos administrativos e um discente, e mais um suplente para cada segmento. O objetivo, segundo Vítor, é garantir que a política afirmativa seja destinada ao público-alvo que a lei nº 12.711 busca contemplar.
 
“A autoidentificação do candidato é o primeiro passo para o reconhecimento do candidato como negro, e envolve diversos fatores pessoais/sociais que criam o sentimento o pertencimento. Contudo, o papel da política afirmativa procura atender a população que fenotipicamente é reconhecida como negra e, como consequência, passível de discriminação, que imprime aos mesmos a falta de oportunidades ao longo da vida por simples fatores como a cor da sua pele, textura do cabelo e outros aspectos corporais da origem negra”, detalha Vítor.
 
Desde o Sisu 2019-2, a Comissão de Heteroidentificação, composta por membros reconhecidos pela atuação nas causas raciais ou devidamente capacitados para tal, passou a atuar nos processos seletivos de graduação da UFSJ. Já são três processos seletivos e mais de 400 candidatos avaliados. O processo de heteroidentificação na UFSJ é regulamentado pela Resolução Consu nº 14/2019 e prevê três fases distintas nos ritos ordinários (ingresso Sisu) e extraordinários (denúncias) de aferição: avaliação da foto para autoidentificação, avaliação presencial ou do vídeo (conforme edital) e fase recursal. 
 

4 - Aluno do Programa de Mestrado em Desenvolvimento, Planejamento e Território recebe prêmio

O Lincoln Institute of Land Policy concedeu ao aluno do programa de mestrado em Desenvolvimento, Planejamento e Território (PGDPLAT) da UFSJ, Fábio Henrique Florindo Amano (Fellow) o prêmio de apoio a dissertações de mestrado em curso do seu programa para América Latina e Caribe.
 
Este prêmio é realizado em prol dos objetivos do Lincoln de identificar, apoiar e disseminar pesquisas que levarão a uma melhor compreensão, decisões e ações; e para encorajar e apoiar acadêmicos na fronteira do conhecimento da área.
 
O discente foi selecionado em reconhecimento à proposta encontrada no projeto intitulado Tributação da Terra e Dinâmica Imobiliária, orientado pelo prof. Renan Pereira Almeida (DCECO/PGDPLAT), de promover o entendimento e a aplicação de novos métodos, ferramentas e técnicas para atingir as metas da política fundiária e tributária.
 
A avaliação das propostas foi realizada por uma comissão externa ao Lincoln Institute, formada por especialistas internacionais em questões de política fundiária, que analisou cuidadosamente cada uma das propostas identificadas em toda América Latina. O aluno receberá o valor de US $ 5.000 (dólares) como apoio.
 
A discente Karina  de Paula Carvalho, do PGDPLAT, foi aprovada no doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) - CPDA/UFRRJ Turma de 2021.
 
*Com informações de Secretaria Integrada - PGDPLAT 

5 - Programa de Mestrado em Letras convida para defesa de dissertação 

O Programa de Mestrado em Letras (PROMEL): Teoria Literária e Crítica da Cultura da UFSJ convida para a defesa de dissertação O Cinema como Semiótica Sincrética: a proposta beividiana, da mestranda Poliana Magalhães Oliveira.
 
Quando: 16 de dezembro, às 14:30, pelo Google Meet. Os interessados em assistir à defesa devem pedir acesso à reunião entre 14 horas e 14h30min. 
 
Banca examinadora: professores doutores Antônio Luiz Assunção – UFSJ (Orientador/Presidente), Conrado Moreira Mendes – PUC/MG (Titular Externo), Cláudio Márcio do Carmo - UFSJ (Titular Interno), Argus Romero de Abreu Morais - UFSJ (Suplente)
 

6 - Começou a votação do 15º Concurso de Presépios UFSJ

Os presépios classificados pela Comissão Julgadora estão no Instagram do Centro Cultural UFSJ
 
Os presépios mais "curtidos" pelo público do Instagram, serão os vencedores! Não deixe de pedir seus amigos e familiares para curtirem seu presépio! A votação será do dia 16 ao dia 28/12 às 10h!
 
*Com informações de Centro Cultural UFSJ

Última atualização: 17/12/2020