1 - CPA/UFSJ quer saber como foi sua experiência no primeiro período remoto

Já está on-line a pesquisa da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFSJ para saber de professores, estudantes, técnicos-administrativos e servidores terceirizados como foi a experiência ao longo do primeiro período do Ensino Remoto Emergencial (ERE). A pesquisa não demanda mais do que três minutos, e é de grande importância para que a Comissão possa acompanhar os processos e indicar caminhos para melhorias.
 
O objetivo é investigar as opiniões da comunidade acerca do ensino remoto durante a pandemia. Um   questionário foi aplicado no início do período e, agora, um novo está sendo proposto, ao final desse primeiro período. A pesquisa estará disponível até a data de encerramento da segunda etapa da Inscrição Periódica para o segundo período emergencial, que começa em 25 de janeiro de 2021.
 
Para participar, acesse:
 
Discentes de Graduação e Pós-Graduação
https://forms.gle/Z6H8iakHxP5qeynM9
 
Docentes
https://forms.gle/23ydrVPRyqU4ht9Q6
 
Técnicos-administrativos e Colaboradores Terceirizados
https://forms.gle/sSoVdMdzussVqX2Q8
 
Mais informações: http://www.ufsj.edu.br/cpa-ufsj/
 

2 - Datas para inscrições e pré-inscrições do segundo período emergencial são alteradas

No dia 25 de janeiro de 2021, milhares de alunos da UFSJ iniciam o segundo período emergencial, de forma remota, condição imposta pela pandemia de Covid-19 e a consequente necessidade de garantir a segurança da comunidade acadêmica. Os estudantes devem ficar atentos, entretanto, a modificações em algumas das datas do calendário.
 
A data de início das aulas permanece a mesma. As modificações são referentes às inscrições e pré-inscrições. Confira abaixo:
 
4 e 5 de janeiro: Pré-inscrição para o 2º período emergencial (Inclusão automática de unidades curriculares próprias do curso).
 
6 de janeiro: Resultado da pré-inscrição automática para o 2º período emergencial.
 
6 a 11 de janeiro: 1ª etapa da inscrição periódica para o 2º período emergencial (inclusão de unidades curriculares do próprio curso).
 
14 de janeiro: Resultado da 1ª etapa de inscrição periódica para 2º período emergencial.
 
14 a 17 de janeiro: 2ª etapa da inscrição periódica para o 2º período emergencial (sendo possível modificações na inscrição realizada anteriormente ou inclusão de unidades curriculares de outros cursos).
 
19 de janeiro: Resultado da 2ª etapa da inscrição periódica para o 2º período emergencial.
 
19 a 22 de janeiro: 3ª etapa de inscrição periódica para o segundo período emergencial (ocorrência e critérios são liberados previamente pelo Colegiado do curso)
 
25 de janeiro: Início do 2º período emergencial.
 
Para consultar o calendário completo clique aqui, e outras informações sobre o ensino remoto emergencial (ERE), acesse ensinoremoto.ufsj.edu.br
 
Veja, também, o tira-dúvidas sobre ERE publicado no Instagram da UFSJ
 

3 - Inscrições para o Mestrado em Desenvolvimento, Planejamento e Território começam nesta quarta (22/12)

A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Planejamento e Território (PGDPLA)  torna público a abertura de inscrições e as normas para a seleção e o preenchimento de até 20 vagas para o curso de Mestrado em DESENVOLVIMENTO, PLANEJAMENTO E TERRITÓRIO para o período letivo que terá início em maio ou junho de 2021.
 
Aos interessados, as inscrições acontecem do dia 22 de dezembro de 2020 a 30 de janeiro de 2021, por meio do link. No formulário, além do requerimento de inscrição, haverá espaço reservado e obrigatório para os anexos da documentação constante no item 2.2 deste Edital. Não haverá recursos referentes à falta de documentos.
 
Para mais informações, acesse o site
 

4 - Projeto no Campus Sete Lagoas populariza estudo de Anatomia Vegetal

O projeto “Prospecção de Corantes Alternativos de baixo custo para uso em Anatomia Vegetal” desenvolveu uma nova e acessível técnica de coloração utilizada nos estudos em microscópio. A pesquisa foi desenvolvida no Laboratório de Anatomia Vegetal (LAV) do Departamento de Ciências Exatas e Biológicas no Campus de Sete Lagoas da UFSJ (CSL).
 
A iniciativa é do professor Cleber José da Silva, coordenador do LAV, em parceria com o professor Leonardo Henrique França de Lima, coordenador do Laboratório de Modelagem Molecular e Bioinformática. O projeto, que contou também com uma equipe de quatro bolsistas, teve como objetivo desenvolver um método de coloração, necessário para os estudos em microscópio, que pudesse substituir os corantes sintéticos e tornar o estudo de Anatomia Vegetal mais acessível.
 
Os resultados do trabalho foram publicados este ano no artigo An inexpensive and environmentally friendly staining method for semi-permanent slides from plant material probed using anatomical and computational chemistry analyses (Um método de coloração barato e ecologicamente correto para lâminas semipermanentes de material vegetal sondado usando análises químicas anatômicas e computacionais, em livre tradução).
 
O professor Cleber conta que o próximo passo do grupo é levar a iniciativa para as escolas da região com o projeto "Anatomia Vegetal descomplicada: popularizando a Anatomia Vegetal - da Universidade às Escolas de Ensino Básico". A partir do desenvolvimento de uma metodologia de baixo custo para produção do material necessário, a expectativa é viabilizar alternativas diante das barreiras de falta de estrutura que muitas escolas enfrentam. “Creio que será uma excelente contribuição para despertar nos estudantes e professores o desejo de aprofundamento na Ciência, possibilitando experiências científicas relevantes para formação de futuros cientistas.” conta o professor.
 
Para saber mais sobre o projeto e outras iniciativas do LAV, acesse a página do laboratório.

Última atualização: 22/12/2020