1 - Interrupção do serviço de Internet e redes

O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTInf) informa que devido à manutenção preventiva no Datacenter da UFSJ, do dia 03 ao dia 06/01/2021, poderá ocorrer instabilidade no acesso aos sistemas e Internet.
 
O NTInf agradece a compreensão de toda a comunidade acadêmica.
 

2 - Conheça o protocolo de biossegurança da UFSJ para conduta na pandemia

Em agosto deste ano, a UFSJ lançou o Protocolo de Biossegurança e Conduta para a Pandemia de Covid-19. O documento (veja aqui), elaborado pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 da UFSJ e subcomitês de campus, traz uma série de procedimentos a serem adotados para garantir a segurança das pessoas em caso de necessidade de utilizar o espaço físico da Universidade. Embora o protocolo seja focado na realidade da UFSJ, muitas recomendações podem ser utilizadas também em outros contextos, especialmente neste momento de crescimento da pandemia em nosso país.
 
A presidente do Comitê, vice-reitora Rosy Ribeiro, explica que as informações foram organizadas de forma a orientar o público em três diferentes situações, facilitando a adoção das medidas necessárias em cada caso. Essas situações previstas são: a entrada nos prédios dos campi nos períodos emergenciais; o cuidado e a proteção individual durante a permanência; e o uso e a higienização dos ambientes.
 
Que tal conferir item por item do protocolo, para garantir que todos os cuidados possam ser tomados também em 2021?
 
Entrada nos prédios 
 
As atividades do período remoto emergencial começaram em setembro. Caso, durante esse período, seja necessário acessar as dependências da UFSJ, as pessoas devem se identificar e se registrar na portaria, usar a máscara de forma correta e higienizar as mãos com álcool 70%, utilizando os dispensers disponibilizados pela instituição ou os seus próprios frascos de uso individual.
 
Estudantes, técnicos, professores e prestadores de serviço passam por uma barreira sanitária e têm a temperatura aferida. Se a temperatura for superior a 37,5 ºC, devem retornar para casa e seguir os protocolos específicos determinados pelos órgãos de saúde. Caso alguém apresente sintomas como tosse, febre, coriza, dor de garganta, dificuldade para respirar, fadiga, tremores e calafrios, dor muscular, dor de cabeça, perda recente do olfato ou paladar, deverá comunicar a instituição e procurar atendimento médico imediatamente - o protocolo relaciona os contatos dos pontos de referência para atendimento Covid em cada cidade onde a UFSJ tem campus.
 
Cuidado e proteção individual
 
O documento detalha como as pessoas devem proceder para se protegerem durante a permanência nos espaços da instituição. Este capítulo do protocolo é dividido em: uso de máscaras; lavagem das mãos; vestimenta e estilo; e comportamento.
 
As máscaras são de uso individual e devem ser trocadas de duas em duas horas ou quando estiverem úmidas - por isso a importância de levar máscaras reservas. O usuário deve ter cuidado no momento de colocar as máscaras (as mãos precisam estar higienizadas) e de tirá-las (pegar apenas nas alças). Mas, atenção: as máscaras não descartam a necessidade de manter o distanciamento social e a higienização das mãos.
 
A lavagem das mãos deve ser com água e sabão. Se não for possível, utilizar álcool 70% sempre que tocar em objeto de uso coletivo, ao entrar e ao sair da sala ou laboratório, após o contato com superfícies ou objetos com algum potencial de contaminação e durante todo o período de trabalho. A lavagem das mãos e antebraços deve durar pelo menos um minuto, incluindo os punhos, dorsos e palmas, entre os dedos e as as unhas.
 
A escolha da vestimenta deve evitar a utilização de objetos difíceis de serem desinfectados, como bolsas e bonés. Os cabelos longos deverão estar presos e mochilas serão guardadas em locais indicados. Jalecos não devem ser compartilhados.
 
A atenção aos hábitos comportamentais finaliza este tópico, trazendo 13 itens que abordam a necessidade de evitar o contato físico, manter distância, não compartilhar objetos pessoais, dentre outras instruções.
 
Ambiente seguro 
 
A terceira situação trata do uso e desinfecção dos ambientes. Como instruções gerais, é obrigatório, em todos os ambientes da UFSJ, o uso da máscara individual, a higienização frequente das mãos, adotar ventilação natural nos ambientes de trabalho (mantendo portas e janelas abertas), evitar o uso de ar condicionado. O capítulo aborda, ainda, cuidados de higiene para uso de banheiros e bebedouros, e estabelece que, durante a pandemia, os elevadores serão de uso exclusivo para pessoas com deficiência.
 
Outras dicas
 
O protocolo apresenta, ainda: um guia de cuidado com as máscaras; instruções para preparo de soluções sanitizantes; e uma lista de unidades de saúde para atendimento prioritário para Covid-19 nas cidades em que a UFSJ está presente.
 

3 - Assessoria para Assuntos Internacionais abre vagas para parceiros voluntários

A Assessoria para Assuntos Internacionais (ASSIN) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), seleciona PARCEIRO(A) VOLUNTÁRIO(A) DE ALUNOS(AS) ESTRANGEIROS(AS) EM ESTÁGIO VIRTUAL DE CURTA DURAÇÃO do corpo discente da UFSJ para o período de janeiro à abril de 2020. 
 
A chamada está disponível na página da ASSIN e os interessados poderão fazer sua inscrição no período de 23 de dezembro de 2020 a 6 de janeiro de 2021.
 
Para acessar a chamada, clique aqui.
 
Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail assin.intercambio@ufsj.edu.br.
 

4 - Trem Ki Voa Micro sobe ao pódio mais uma vez na SAE Brasil

A equipe “Trem Ki Voa Micro” UFSJ alcançou o 2º lugar na XXII Competição SAE Brasil AeroDesign 2020, desafio nacional de Engenharia Aeronáutica. A competição, que pela primeira vez teve uma edição on-line, é realizada pela Associação de Engenheiros da Mobilidade (SAE).
 
O desafio consiste em projetar e construir um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT), radiocontrolado e transportador de carga. A equipe já é tetracampeã nacional na classe micro e compete no evento desde 2010, tendo conquistado a 6ª colocação geral entre 20 equipes do mundo todo este ano.
 
“A boa colocação em 2020 representa a coroação de um mais um ano de muito trabalho e dedicação, ainda que mais distante da zona de conforto”, conta um dos integrantes do time e graduando em Engenharia Mecânica, Lucas Nascimento.
 
A equipe que competiu este ano contou com 31 membros dos cursos de Engenharia Mecânica, Elétrica e Produção. A apresentação do projeto nacional 2020 está disponível no canal do Youtube do grupo.
 
O projeto
 
O Trem Ki Voa é um projeto de caráter educativo e competitivo, criado em 2000 por alunos da UFSJ. A Trem Ki Voa Micro é orientada pelo professor do Departamento de Ciências Térmicas dos Fluidos (DCTEF), Cláudio Pellegrini.
 
A equipe foi campeã da SAE Brasil pela primeira vez em 2014 e, no ano seguinte, representou o país na competição mundial SAE AeroDesign East, na cidade de Lakeland, nos Estados Unidos, onde conquistou o título de vice-campeã mundial.
 
Em 2017 a equipe se tornou tricampeã nacional na classe micro, o que garantiu a volta aos Estados Unidos em 2018, quando conquistaram o segundo melhor resultado na apresentação de projeto.
 
Em 2019, a equipe alcançou o tetracampeonato e as menções honrosas de "Melhor Projeto" da classe micro, pelo segundo ano consecutivo, "Maior Pontuação na Missão LAPES" e "Maior 'Acuracidade' de Carga Paga".
 
Para saber mais sobre o projeto, acesse o site da equipe.
 

5 - Tutorial: saiba como utilizar a biblioteca digital

Está disponível à comunidade acadêmica da UFSJ o acesso à biblioteca digital Minha Biblioteca, uma plataforma multidisciplinar de livros técnicos e científicos. Para facilitar o uso, a Universidade disponibilizou, na página da Divisão de Biblioteca (Dibib), tutorial que mostra como acessar a biblioteca digital, quais são os elementos da tela principal, como navegar dentro dos livros e como tirar dúvidas.
 
O acesso à biblioteca digital é pelo Sistema de Gerenciamento de Acervo (Pergamum), que também tem tutorial (clique aqui). Ao realizar uma busca no Pergamum, o resultado apresentará obras impressas e digitais. Para acessar as obras digitais, é necessário fazer login.
 
Está previsto, também, treinamento para uso da plataforma. Acompanhe no site da UFSJ, site da Dibib e redes sociais da UFSJ (Facebook, Instagram, Twitter).
 

6 - CAPES lança sistema de informações sobre internacionalização

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), lançou o Plano de Trabalho para Internacionalização (PTI), um sistema destinado às instituições de ensino superior (IES) participantes do Programa Institucional de Internacionalização (CAPES/PrInt). A iniciativa é uma parceria entre as diretorias de Relações Internacionais (DRI) e de Tecnologia da Informação (DTI) da Fundação, com apoio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).
 
O PTI é composto por três módulos: Compromisso Institucional e Parceria e Redes de Pesquisa são módulos de preenchimento, enquanto o módulo Sumário Executivo reúne os resultados principais. Esta estrutura pretende facilitar os processos para as pró-reitorias e equipes técnicas das instituições de ensino, que deverão preencher as informações referentes à internacionalização.
 
Benedito Aguiar, presidente da CAPES, acredita que “reunir em um só lugar as informações das 36 instituições participantes do PrInt facilitará planejamentos futuros, dando uma dimensão mais precisa do alcance e dos benefícios que esse Programa traz”. Ele ressaltou a importância da continuidade das ações e a relevância do PrInt para “o desenvolvimento científico e tecnológico do País”.
 
Em 2019 a CAPES criou, para as IES participantes do programa, “um formulário para reflexão sobre o processo de lançamento da política institucional de internacionalização”, lembrou Heloisa Hollnagel, diretora da DRI. Ela também contou que, este ano, o formato foi aprimorado para que “se tenha uma visão mais ampla do trabalho e das estratégias que efetivamente têm sido executadas” em cada instituição.
 
Emerson Maccari, coordenador-geral de Bolsas e Projetos da DRI, explicou que o envio das informações “se dará por meio de um sistema amigável, que possui uma lógica que permite à IES, ao final da ação, montar um sumário executivo com o resumo dos cinco melhores produtos dos tópicos anteriores”.
 
Módulos
 
A plataforma para a coleta de dados dará subsídio à construção coletiva de indicadores para a avaliação intermediária do PrInt. No primeiro eixo, Compromisso Institucional, serão coletadas informações que apontem o incentivo à construção, execução e consolidação de planos estratégicos de internacionalização.
 
O segundo módulo, Parcerias e Redes de Pesquisa, receberá dados para registrar a formação de parcerias de pesquisas internacionais, melhorando a qualidade da produção acadêmica brasileira e estimulando a mobilidade de professores e alunos. Por fim, no Sumário Executivo, o sistema produzirá um relatório consolidado dos cinco aspectos mais relevantes de cada tema, além dos objetivos listados nos dois módulos anteriores.
 
Programa
 
O PrInt é uma iniciativa da CAPES para aumentar a visibilidade das universidades e da pesquisa brasileira a partir da cooperação internacional. O Programa induz as instituições a formularem um plano de internacionalização, estabelecendo um marco inovador e decisivo para a internacionalização das universidades brasileiras.
 
*Com informações de Redação CCS/CAPES

Última atualização: 23/12/2020