1 - UFSJ abre vagas para transferências, portador de diploma e revinculação

 
 partir de 6 de janeiro estarão abertas as inscrições para o processo seletivo de vagas remanescentes na UFSJ. As inscrições serão feitas exclusivamente na página do edital: https://ufsj.edu.br/vestibular/pvr_20211.php.
 
A seleção se divide em quatro categorias: transferência interna; revinculação; transferência externa e reingresso; e admissão de portador de diploma de curso superior. Conheça cada uma delas:
 
Transferência interna
 
No dia 6 de janeiro será divulgado o quadro de vagas e as inscrições estarão disponíveis, mas atenção: o prazo vai até o dia 8 do mesmo mês. Para se inscrever, o interessado deve acessar o sistema Contac, dentro do Minha UFSJ. A divulgação do resultado final e a confirmação de interesse dos selecionados acontece no dia 15 de janeiro.
 
A transferência interna se refere ao pedido de mudança de turno (integral/noturno) ou polo do mesmo curso; mudança de curso para outro de mesma nomenclatura, mas de modalidade (presencial/a distância) ou campus diferente; transferência entre cursos de graduação com mesma nomenclatura e graus acadêmicos distintos (Licenciatura/Bacharelado) e transferência entre cursos de graduação de áreas afins, a Reopção.
 
Revinculação
 
No dia 18 de janeiro acontece a divulgação do quadro de vagas e a abertura das inscrições, que vão até o dia 20 do mesmo mês. A divulgação do resultado final e a confirmação de interesse dos selecionados acontece no dia 27 de janeiro.
 
A revinculação consiste na admissão de portador de diploma de curso interdisciplinar da UFSJ em curso de área afim e a admissão de portador de diploma da UFSJ em curso de mesma nomenclatura do curso já integralizado, mas de grau acadêmico distinto. Por exemplo, o discente que se formou em uma licenciatura pode pedir a revinculação em bacharelado e vice-versa. No caso do curso interdisciplinar, vale lembrar que a formação “Interdisciplinar em Biossistemas”, oferecida no Campus Sete Lagoas, é a única que se encaixa na categoria.
 
Transferência externa e reingresso
 
A divulgação do quadro de vagas acontece no dia 29 de janeiro e as inscrições vão de 19 à 24 fevereiro, até as 20h. Para efetuar a inscrição nesta modalidade, o candidato deve pagar uma taxa no valor de R$ 150. O resultado final será divulgado no dia 12 de março e o período de matrícula dos selecionados vai de 15 a 19 do mesmo mês.
 
Esta modalidade se refere ao pedido de Transferência Externa, válida para discentes não graduados com matrícula ativa no curso de graduação de interesse ou em curso de área afim de outras instituições de ensino superior credenciadas pelo MEC. Também podem participar aqueles que tenham abandonado ou tenham sido desligados do curso de graduação de interesse ou de curso de área afim da UFSJ ou de outras instituições de ensino superior credenciadas pelo MEC e queiram reingressar.
 
Portador de diploma de curso superior
 
O quadro de vagas será divulgado no dia 24 de março e as inscrições vão de 25 a 30 do mesmo mês. O resultado final será divulgado no dia 26 de abril. O período de pré-inscrição vai de 26 a 28 do mesmo mês e o candidato deve pagar uma taxa de 200 reais para efetuá-la. O interessado deve possuir diploma obtido em instituição devidamente credenciada pelo MEC.
 
Para mais informações,  acesse o edital completo.
 
 

2 - Pós: vagas para Física e Química de Materiais, Bioengenharia, Biotecnologia e Geografia

 
Ano novo, hora de planejar 2021. Que tal verificar as oportunidades de pós-graduação que a Universidade Federal de São João del-Rei está oferecendo? Confira quais programas de pós-graduação publicaram edital recentemente, ou estão com inscrições abertas:
 
Física e Química de Materiais
 
O Programa de Pós-Graduação em Física e Química de Materiais (FQMat) recebe, até 15 de janeiro, inscrições para dez vagas de mestrado e cinco de doutorado. De acordo com o edital, os interessados devem preencher formulário on-line e enviar os documentos exigidos. O FQMat possui como área de concentração "Física e Química de Materiais" e as linhas de pesquisa são "Síntese, Caracterização e Propriedades de Materiais" e "Estudos Teóricos e Computacionais de Materiais". A seleção será em única etapa, com avaliação do curriculum vitae e histórico escolar. Mais informações na página do FQMat
 
Mestrado e doutorado em Bioengenharia
 
Até 26 de fevereiro é possível se inscrever para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Bioengenharia da UFSJ (PPBE), que oferece dez vagas, sendo seis para mestrado e quatro para doutorado. Os candidatos devem se inscrever eletronicamente, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), bastando seguir as instruções em tela. Toda a documentação deve ser digitalizada e anexada nos campos definidos. O link para download do edital está disponível no Sigaa. Na página do PPBE, há um tutorial para orientar o passo a passo das inscrições: https://ufsj.edu.br/ppbe/processo_seletivo.php
 
Doutorado em Biotecnologia
 
O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia publicou edital de abertura do processo de inscrição, seleção e matrícula dos candidatos a mestrado e doutorado em Biotecnologia, referente ao primeiro semestre de 2021. As inscrições serão feitas entre os dias 2 e 4 de fevereiro. O edital completo pode ser acessado neste link: https://ufsj.edu.br/ppgbiotec/processo_seletivo_turma_2021.php
 
Geografia
 
O Programa de Pós-Graduação em Geografia lançou edital para ingresso no Mestrado, primeiro semestre de 2021. As inscrições podem ser feitas até 12 de fevereiro. As vagas, área de concentração, as linhas de pesquisa e o edital completo podem ser acessados pelo link https://ufsj.edu.br/ppgeog/processo_seletivo_2021.php
 
 

3 - Curso de Filosofia modalidade EAD abre vagas

 
O curso de Filosofia da UFSJ, modalidade Ensino a Distância, abre inscrições para novos estudantes a partir desta quarta-feira (6/1). Interessados devem se inscrever pela internet, conforme instruções desta página.
 
De 6 a 13 de janeiro, as inscrições são destinadas para professores em exercício da atividade na rede pública de ensino. Os docentes interessados ocuparão as vagas por meio de sorteio público, realizado no dia 14 de janeiro, às 14h, transmitido por videoconferência no Google Meet. A lista dos sorteados será divulgada no mesmo dia pela página do processo seletivo.
 
As vagas que não forem preenchidas serão disponibilizadas aos demais interessados, que poderão fazer a inscrição entre 29 de janeiro e 11 de fevereiro. Estes inscritos precisam ter feito pelo menos uma edição do Enem nos últimos três anos (2017, 2018 ou 2019). O resultado final do processo será divulgado no dia 19 de fevereiro.
 
Serão oferecidas 250 vagas ao todo, distribuídas por nove polos onde o curso é oferecido, sendo cinco em Minas Gerais e quatro em São Paulo. Para conferir a lista de cidades completa e a relação de vagas para cada município acesse a página da seleção.
 
Os candidatos que tiverem alguma dúvida podem procurar atendimento com a Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) pelo email copeve@ufsj.edu.br. Para mais informações acesse o edital completo

 

4 - Nead seleciona professor orientador para especialização em Ensino de Sociologia

O Núcleo de Educação a Distância (Nead/UFSJ) abriu processo seletivo simplificado para professores orientadores de monografia para atuarem no Curso de Especialização Lato-Sensu em Ensino de Sociologia no Ensino Médio.
 
A seleção será feita mediante critérios de avaliação EDITAL Nº 015/2020 conforme cronograma abaixo:
 
- Inscrições: de 21/12/2020 até às 23h59min 10/01/2021;
 
- Análise dos dados das Inscrições: 11 a 13/01/2021;
 
- Resultado Preliminar: 14/01/2021, no site www.nead.ufsj.edu.br/editais;
 
- Período de Recurso: O pedido de recurso deve ser encaminhado para o e-mail pgsoc@nead.ufsj.edu.br;
 
- Análise dos Recursos: 15/01/2021;
 
- Resultado Final: 20/01/2021, no site www.nead.ufsj.edu.br/editais
 
Mais informações pelo e-mail pgsoc@nead.ufsj.edu.br
 
 

5 - Projeto "Pequenos Grandes Violinistas" recebe inscrições de novos alunos e renovações para os atuais

 
O programa de extensão Pequenos Grandes Violinistas abre inscrições para novos alunos e renovação de inscrições para antigos alunos nesta terça-feira (5/1), por meio deste formulário eletrônico. Em caso de dúvidas, os interessados poderão escrever para e-mail para pequenosgrandesviolinistas@gmail.com
 
Sobre o projeto
O Pequenos Grandes Violinistas é dedicado ao ensino coletivo de violino a crianças dos 3 aos 12 anos. Mais do que uma oportunidade de aprender a tocar violino, procura-se oferecer aos participantes vivências próprias de um contexto social alternativo que é a aula de música em grupo. Tocando violino, as crianças poderão aprofundar os sentidos diretamente ligados à prática instrumental, como audição, visão e tato, mas também podem adquirir competências sociais ligadas ao convívio, à partilha, à comunicação não verbal e à cooperação.
 
Devido à pandemia do coronavírus, as aulas continuarão sendo adaptadas para o contexto remoto, funcionando individualmente ou em pequenos grupos de crianças da mesma faixa etária e nível de conhecimento do violino, até que se reúnam condições para o retorno presencial. Assim, é necessário que os participantes tenham acesso a um dispositivo de videochamada e conexão à internet. Também é necessário que cada participante adquira o seu próprio instrumento, após consulta à coordenação do projeto para melhor orientação quanto ao tamanho. A participação é gratuita.
 
A pedagogia do Pequenos Grandes Violinistas prevê o acompanhamento ativo da família durante as aulas e no contato com o violino em casa, pelo que pelo menos um responsável adulto deverá acompanhar as aulas, tanto no formato remoto quanto no presencial.
 
Ao longo dos 2 anos de funcionamento da ação, o Pequenos Grandes Violinistas já atendeu cerca de 40 crianças, que têm vindo a se apresentar em eventos culturais diversos. Alguns dos alunos mais velhos adquiriram habilidades que lhes permitiram inclusive integrar outros agrupamentos instrumentais, como a Orquestra-Escola da Lira Sanjoanense, regida pelo maestro Modesto Flávio Fonseca, cumprindo assim o objetivo de também contribuir para a continuidade das tradições musicais da cidade de São João del-Rei.
 
 

6 - Parceria oferece descontos em cursos de espanhol do Instituto Cervantes de Brasília

 
O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) estabeleceu parceria com o Instituto Cervantes de Brasília, principal instituição responsável pela difusão do ensino do espanhol e da cultura da Espanha e dos países hispânicos no mundo.
 
O Instituto oferecerá benefícios exclusivos para as instituições associadas ao GCUB, como:
 
- Prova de nivelamento gratuita;
- Carnê virtual da biblioteca gratuito;
- 25% de desconto em todos os cursos (virtuais e oferecidos pelo Instituto Cervantes de Brasília);
- 25% de desconto na realização do exame de proficiência DELE (todos os Institutos Cervantes do Brasil aplicarão o desconto de 25%).
 
Não há limite para o número de inscrições. No entanto, os interessados devem ficar atentos ao calendário de cursos e às datas de inscrição e realização do exame DELE.
 
Para se inscrever, basta preencher este formulário e escolher as opções desejadas. 
 
Não existe uma data limite para preenchimento, no entanto, o interessado deverá estar atento às datas dos cursos.
 
Em caso de dúvidas, favor entrar em contato pelo e-mail assin.intercambio@ufsj.edu.br ou nas redes sociais da Assin.

Última atualização: 05/01/2021